Quais as vantagens de ser um empreendedor?
Se você deseja abrir o próprio negócio, mas não sabe por onde começar, descubra quais as vantagens de ser um empreendedor.
O sonho da carteira assinada já não é mais uma realidade para muitas pessoas. O número de profissionais dispostos a abrir o próprio negócio, virando em empreendedor, em busca de melhores oportunidades e qualidade de vida está crescendo a cada ano.
De acordo com dados do Ministério da economia, 69,6% das empresas abertas entre janeiro e abril de 2022 são de Microempreendedores Individuais (MEIs). Esse dado evidencia a quantidade de pessoas que desejam conquistar a independência profissional sem a necessidade de pagar altos impostos e taxas.
Entretanto, transformar o hobby em um negócio e entrar no mundo do empreendedorismo exige planejamento. É preciso ter uma mentalidade empreendedora para enfrentar todos os desafios que podem surgir pela frente.
Se você deseja abrir o próprio negócio, mas não sabe por onde começar, acompanhe nosso conteúdo e saiba os benefícios do empreendedorismo, quais os tipos e como se qualificar para entrar no mercado do empreendedorismo com o pé direito.
O que é empreendedorismo?
Começando pela simples definição, o empreendedorismo é a capacidade de empreender. Ou seja, executar, fazer, realizar. Tudo começa com uma ideia e a ação para torná-la realidade. Portanto, o empreendedorismo é a habilidade de desenvolver e gerenciar um negócio com o objetivo de captar lucros.
Você sabia que o empreendedorismo está muito ligado à inovação e à descoberta de novas oportunidades?
De acordo com o teórico Joseph Schumpeter, o empreendedor é o responsável pela realização de novas combinações, sendo responsável pelo processo de destruição criativa: abrir mão de antigos métodos e mercados com o propósito de criar algo novo e positivo para a sociedade.
A partir deste conceito, podemos concluir que o empreendedorismo não é apenas o ato de abrir uma empresa ou um novo negócio. Mas, sim identificar um problema ou oportunidade e trabalhar para vendê-la visando encontrar uma solução para determinado público alvo.
Tipos de empreendedores
Cada modelo de negócio exige um tipo diferente de empreendedor. Conheça os diferentes tipos e descubra em que modalidade você pode se enquadrar.
Empreendedor Informal
Em busca de renda extra ou até mesmo uma fonte de renda principal, muitas pessoas começam com um negócio simples sem formalização.
O empreendedor informal atua na venda direta ou prestação de serviços. Entretanto, mesmo com um perfil criativo e empreendedor, é importante enfatizar que a formalização é fundamental para gerar oportunidades e ganhos para o negócio.
Além de obter mais chances de fechar parcerias, você possui mais segurança em investimentos, acessar linhas de crédito e receber benefícios do governo.
Empreendedor Individual
Diferente do empreendedor informal, os microempreendedores individuais possuem formalização. Determinados e organizados, possuem alta capacidade de entrega e podem trabalhar como profissionais liberais ou até mesmo como prestadores de serviços em diversas áreas de atuação.
Empreendedor Cooperado
Este tipo de empreendedor colabora com o crescimento dos resultados da empresa de maneira autônoma. Portanto, o empreendedor cooperado não possui o interesse de ser dono do negócio, mas atua no crescimento dos resultados, como no caso de muitos MEIs, que prestam serviços como freelancers em empresas sem vínculo empregatício.
Empreendedor Franqueado
Se você quer empreender, mas tem receio de assumir riscos de primeira, ser um empreendedor franqueado pode ser uma boa escolha. Nessa modalidade, o empreendedor se associa a uma empresa já consolidada, tendo a possibilidade de retorno financeiro mais garantida.
Leia também: MEI ou Empresário Individual: qual a diferença?
Qual é o perfil do empreendedor?
Muitas pessoas entram na jornada do empreendedorismo por necessidade pessoal, geração de renda ou identificação de uma oportunidade de mercado. Mas, independente do sonho, todos visam o mesmo resultado: sucesso.
O fato é que não existe uma receita para alcançá-lo. Muitas pessoas se formam ao longo da vida através de experiências do cotidiano: escola, trabalho, amigos e família. E, todas essas vivências vão construindo a personalidade do futuro empreendedor, que sabe como transformar problemas em oportunidades.
Entretanto, existem experiências que só podem ser aprendidas na prática. Para isso, são necessárias algumas habilidades e características que podem ajudar o empreendedor nessa missão.
A primeira competência fundamental é a capacitação profissional. Esse diferencial competitivo fará com que o empreendedor seja capaz de acompanhar tendências de mercado para se destacar da concorrência e ainda saber como escolher profissionais mais adequados para cada área da empresa.
Conhecimento nunca é demais. Estar atualizado o tempo inteiro irá ajudar a encontrar novas formas de oferecer produtos e serviços, identificar novas estratégias e construir uma visão empreendedora ao longo do tempo.
Além de conhecer novos mercados, busque ter um conhecimento profundo do próprio negócio. Com todas as informações necessárias na ponta da língua, você saberá como vender o produto ou serviço com autoconfiança e passar credibilidade para os seus clientes e fornecedores.
Iniciativa, persistência e planejamento são características que estão conectadas uma à outra e que ajudam a desenvolver o perfil empreendedor.
Ter atitude para identificar oportunidades e aproveitá-las é uma habilidade essencial para quem deseja sair da cadeira de espectador e se tornar protagonista em qualquer negócio.
Entretanto, ser empreendedor também significa correr riscos. Pode ser que você fracasse muitas vezes. Mas, o segredo está em não desistir. Veja todas as dificuldades como experiências e lições que podem te levar a reavaliar planos e metas. E é aqui que entra o planejamento.
Monitorar constantemente os resultados e monitorar as informações da empresa é uma competência importante para te ajudar a identificar o que está funcionando e o que ainda pode ser corrigido para conquistar os objetivos pré-definidos.
Saiba mais: Empreendedorismo: você está pronto para começar?
Como se tornar um empreendedor
O primeiro passo para tirar o sonho de empreender do papel, é estudar o mercado. Procure por novos negócios que foram pouco explorados e possuem mais oportunidades. Sendo assim, aposte em nichos específicos, com uma concorrência menor e um público mais específico.
Depois de estudar o mercado, busque conhecer quais são os seus pontos fortes. Empreender em uma área que você já possui conhecimento é uma boa escolha para que não seja necessário começar do zero.
Para isso, faça uma lista com interesses e ideias que você considera ter chances de sucesso. Com a lista em mãos, você será capaz de colocar na balança o que faz mais sentido para você e compreender quais das atividades listadas possui mais oportunidade de mercado.
Além disso, avalie a sua capacidade de investimento e sua tolerância aos riscos. Se o seu empreendimento exige um aporte inicial maior, mas você não possui dinheiro suficiente, considere a opção de escolher um modelo de negócio que caiba no seu bolso.
Com o modelo de negócio definido, lembre-se de encontrar o seu diferencial competitivo. Foque sempre na solução de um problema. Para isso, responda a seguinte pergunta: o que esse produto/serviço agrega à vida das pessoas?
A ideia é identificar como o seu negócio pode se diferenciar da concorrência e ganhar destaque no mercado.
Empreendedorismo no Brasil
A pandemia da Covid-19 ocasionou grandes desafios para pessoas e empresas, sobretudo na economia e na saúde pública no Brasil.
Neste período de crise, muitos Brasileiros encontraram oportunidades de faturar uma renda extra ou, em muitos casos, uma fonte de renda principal.
Dentro deste contexto, diversos negócios nas áreas da segurança, higiene e telemedicina, por exemplo, cresceram em demanda e se tornaram muito procurados no país, durante e após a crise.
Portanto, mesmo em momentos de crise, o brasileiro tem a oportunidade de identificar soluções e alternativas, ampliando a visão empreendedora. Mas, quais as vantagens de ser um empreendedor no Brasil?
O nosso país conta com muitos produtos e serviços de baixa qualidade. E, como vimos neste conteúdo, identificar nichos específicos e pouco explorados é um dos passos para começar com o pé direito no mercado do empreendedorismo.
Existem muitas oportunidades para quem deseja se tornar empreendedor no Brasil. Para fugir da burocracia e das altas taxas de impostos, muitos optam pelo MEI: uma modalidade que favorece o pequeno empreendedor.
Além da rapidez e praticidade que essa categoria oferece na abertura do CNPJ, o MEI possui acesso a direitos e benefícios previdenciários, ingressando no regime de tributação Simples Nacional, que oferece um valor mensal inferior aos demais regimes.
Independente do cenário, lembre-se que obstáculos podem existir mesmo nos países desenvolvidos. Veja os contratempos como caminho para criar negócios prósperos e inovadores.
Leia também: Confira 6 livros para quem quer ser empreendedor
Vantagens de ser um empreendedor
Abandonar a carteira assinada para empreender é o sonho de muitos brasileiros. Mas, antes de tomar essa decisão, saiba quais são as vantagens do empreendedorismo.
Além da possibilidade de trabalhar com o que gosta, empreender é um ótimo caminho para alcançar metas e objetivos pessoais. Autonomia, independência e realização profissional também estão na lista dos benefícios de ser empreendedor.
O profissional dono do próprio negócio não segue a orientação de terceiros para tomar decisões e tem mais tempo livre para investir tempo em diversas atividades. Uma desvantagem nesse ponto é que, pode ser que você perca muitos feriados para se dedicar ao seu negócio.
Porém, com organização e planejamento, é possível equilibrar a vida profissional com a qualidade de vida que você deseja. Por último e não menos importante, os rendimentos/lucros são a esperança que brilha os olhos dos futuros empreendedores.
Nesta etapa, saiba que o sucesso dependerá do seu esforço. Com determinação, visão e foco, a sua empresa oferecerá vantagens para os seus clientes e, consequentemente, para você!
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