Judô e jiu-jitsu são duas modalidades bastante procuradas por pessoas que desejam praticar algum tipo de luta — agora, você sabe qual é a diferença entre essas duas artes marciais?

Entender bem as características e particularidades de cada modalidade é essencial. Isso porque, assim, você poderá escolher aquela que mais combina com seu perfil e interesses.

Portanto, se você está em dúvida entre judô e jiu-jitsu, e quer saber mais sobre essas duas modalidades — incluindo suas principais diferenças — continue acompanhando a leitura com atenção!

O que é judô?

O judô é uma arte marcial que foi criada em 1882, no Japão, pelo mestre Jigoro Kano.

Ela envolve o uso do corpo, além de golpes e técnicas específicas, para atacar um oponente e se defender.

Alguns desses golpes e técnicas são: chaves de braço, deslocamentos, estrangulamentos, imobilizações, projeções e torções.

O termo “judô” pode ser traduzido como “caminho suave”, enfatizando a utilização da técnica e do movimento eficiente, em vez de força bruta, para vencer um oponente.

O foco principal dessa arte marcial são projeções (arremessos) e quedas, sendo que grande parte dos treinamentos e das competições é dedicada ao combate em pé, com o intuito de derrubar o oponente no tatame. 

Aliás, é válido destacar que o propósito do judô em competições é marcar um ippon (ponto completo), que pode ser alcançado com um arremesso limpo, imobilização por 20 segundos, estrangulamento ou chave de braço.

Ainda sobre a modalidade, vale a pena mencionar uma curiosidade sobre ela: o judô foi incluído oficialmente nos Jogos Olímpicos de 1964 — edição que foi realizada justamente no Japão. E, desde então, ele tem feito parte das Olimpíadas.

O que é jiu-jitsu?

Agora que você já sabe o que é o judô, entenda, com mais detalhes, sobre o jiu-jitsu, outra arte marcial bastante popular no Brasil e no mundo.

O jiu-jitsu é uma arte marcial que se concentra em técnicas de combate corpo a corpo, utilizando principalmente imobilizações, estrangulamentos e chaves de articulação — e, assim como o judô, ela é praticada em tatames.

Agora, diferentemente do judô, existem alguns debates quanto ao ano e ao país no qual o jiu-jitsu foi criado.

Alguns dizem que ele surgiu na Índia, outros, na China, porém, para diversos pesquisadores, a sua origem também se deu no Japão.

Já em relação ao ano, há quem diga que o jiu-jitsu surgiu em 1460, 1530 e 1600. Ainda, há pesquisadores que dizem que ele surgiu há mais de 3.600 anos.

Mesmo que não haja uma concordância em relação ao início do jiu-jitsu, o fato é que a modalidade surgiu antes do judô, sendo, inclusive, uma inspiração para essa segunda arte marcial.

A principal característica do jiu-jitsu é um combate com maior enfoque no solo.

Em competições, o objetivo é vencer por submissão (estrangulamento ou chave de articulação) ou por pontos, que são dados por posições dominantes e ações estratégicas.

Uma curiosidade sobre a modalidade é que ela foi desenvolvida no Brasil pelos irmãos Gracie após aprenderem técnicas com Mitsuyo Maeda, um judoca japonês que viajou ao país no começo do século XX.

Os irmãos Gracie adaptaram e refinaram essas técnicas, colocando uma ênfase especial no combate no solo e em estratégias de submissão. 

Afinal, qual a diferença entre judô e jiu-jitsu?

Após conhecer o judô e o jiu-jitsu com mais profundidade, fica mais fácil entender as diferenças entre eles.

Embora ambas modalidades sejam formas de luta em tatames, o judô e o jiu-jitsu se diferenciam em alguns aspectos — começando pela origem.

Como você viu, o judô foi criado em 1882, no Japão. Já no caso do jiu-jitsu há divergências a respeito de quando e onde ele surgiu. Apesar disso, é fato que a modalidade existe há muito mais tempo.

Além dessa questão, outra diferença entre o judô e o jiu-jitsu se refere à dinâmica e aos objetivos de cada modalidade.

Na primeira, os lutadores realizam diferentes ações com o intuito de levar o oponente ao chão por meio de um ippon, que dá a vitória.

Já na segunda modalidade, a maior parte da luta ocorre no solo, tendo como propósito imobilizar e finalizar o oponente.

Ou seja, enquanto no judô o embate é mais em pé, no jiu-jitsu ele é realizado deitado.

Ainda, há diferenças sutis nas vestimentas. O kimono de judô é mais largo, especialmente nas mangas.

Já o de jiu-jitsu é mais ajustado. Essa mesma questão também vale para a calça.

Por último, outra diferença que vale ser mencionada é que judô é um esporte olímpico há décadas, enquanto o jiu-jitsu, não.

Agora, apesar dessas diferenças, é válido ressaltar que tanto o judô quanto o jiu-jitsu são artes marciais que oferecem diversos benefícios, físicos e mentais, para quem as pratica.

Veja no tópico a seguir quais são eles!

Quais os principais benefícios do judô e do jiu-jitsu?

Tanto o judô quanto o jiu-jitsu ajudam seus praticantes a melhorar o condicionamento físico, a força, o equilíbrio, a flexibilidade, a resistência, a concentração e a coordenação motora.

Além disso, ambas as práticas estimulam a disciplina, a paciência, o autocontrole e o respeito, e contribuem para a defesa pessoal, para a tomada de decisões e para a redução do estresse e da ansiedade.

Por isso, independentemente de você escolher fazer aula de judô ou de jiu-jitsu, saiba que você só tende a ganhar com a prática de uma dessas artes marciais. 

E se você fizer ambas as aulas, melhor ainda, pois essas duas artes marciais são complementares.

Onde encontrar escolas e professores de judô ou jiu-jitsu?

Como você viu, tanto o judô quanto o jiu-jitsu são modalidades que podem proporcionar diversos benefícios aos seus praticantes. Por esse motivo, vale a pena fazer aulas de uma ou de ambas as artes marciais. 

Agora, onde encontrar escolas e professores qualificados que dão aulas dessas duas modalidades? No GetNinjas!

Ao utilizar a plataforma do GetNinjas, você consegue encontrar, de maneira fácil e prática, professores que dão aula de jiu-jitsu e de judô perto de você.

Basta acessar a nossa plataforma, pesquisar por “aula de judô” ou “aula de jiu-jitsu” e responder às perguntas do formulário.

Em pouco tempo, profissionais que dão aulas próximo de onde você mora poderão entrar em contato e apresentarão seus trabalhos, assim como seus preços.

E então, gostou de saber sobre a diferença entre judô e jiu-jitsu? Comente no espaço abaixo o que você achou do conteúdo!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *