Qual a diferença entre mármore e granito?
Quer saber qual material é ideal para seu projeto? Leia nosso artigo e faça a escolha certa entre mármore e granito.
Na hora de investir em uma reforma residencial, é comum surgirem algumas dúvidas. Uma delas é sobre qual a diferença entre mármore e granito.
Afinal, quais as características de cada material? Será que um é melhor do que o outro para colocar em bancadas, pisos ou revestimentos?
Se você, assim como muitas pessoas, também têm essas dúvidas, acompanhe este conteúdo até o final para entender a real diferença entre mármores e granitos!
O que é mármore?
Em primeiro lugar, é válido entender melhor as principais características de cada material, começando pelo mármore.
Formado a partir de calcário submetido a altas temperaturas e pressões ao longo de milhões de anos, o mármore é uma pedra metamórfica. Isso significa que ela é gerada a partir da transformação de outras rochas.
Devido a essa origem, o mármore é um material mais denso e cristalino, sendo bastante valorizado pela sua beleza e durabilidade.
Por esse motivo, muitas pessoas e empresas costumam utilizá-lo em diversas áreas, como bancadas de banheiro, salas de estar, cozinhas, corredores e halls de entrada.
Vale destacar que o mármore é um material que pode ter padrões e cores variadas, como branco, cinza, rosa e verde.
Além disso, a sua superfície pode ser polida — o que ajuda a proporcionar um brilho ainda mais intenso, destacando sua aparência elegante e sofisticada.
Contudo, é importante ter em mente que o mármore pode ser mais suscetível a manchas e riscos. Por isso, é preciso ter um certo cuidado com ele.
Ainda sobre o mármore, é válido mencionar que existem diferentes tipos dessa pedra natural, sendo os mais populares:
- Mármore Carrara;
- Mármore Branco Paraná;
- Mármore Nero Marquina;
- Mármore Travertino;
- Mármore Crema Marfil.
Uma curiosidade sobre esse tipo de material é que ele costuma ser usado por diversos artistas na produção de esculturas, por conta da sua facilidade de esculpir e polir.
Inclusive, o famoso pintor e escultor italiano Michelangelo utilizava essa pedra para criar as suas obras de arte.
O que é granito?
Agora que você já conhece melhor o mármore, vale a pena saber mais sobre o granito, outro tipo de pedra natural bastante utilizado em obras e reformas.
Formado pela solidificação lenta do magma no interior da crosta terrestre, o granito é uma pedra ígnea, isto é, que tem atributos do fogo.
O granito é composto, principalmente, de quartzo, feldspato e mica, o que proporciona uma aparência mais granular e mesclada a esse material.
É válido ressaltar que, além desse visual mais granular e mesclado, o granito é conhecido por ser bastante durável e resistente — inclusive, em relação a riscos e manchas.
Por esse motivo, ele também é utilizado em diversas áreas como bancadas de cozinha, pias de banheiro, pisos, fachadas, escadas e lareiras. Inclusive, seu uso também é comum em aeroportos e shoppings.
Outra característica do granito é que ele possui diferentes opções de cores, sendo o preto, branco, bege e cinza as mais utilizadas em ambientes. Contudo, há também modelos em tons de verde, azul, marrom e rosa.
Ainda sobre o granito, vale mencionar que existem diferentes tipos dessa pedra natural, sendo os mais populares:
- Granito São Gabriel;
- Granito Branco Itaúnas;
- Granito Verde Ubatuba;
- Granito Cinza Andorinha;
- Granito Amarelo Santa Cecília.
Afinal, qual a diferença entre mármore e granito?
Agora que você já sabe melhor o que é mármore e granito, fica mais fácil entender qual é a diferença entre eles.
Em primeiro lugar, estão a formação e a composição dessas pedras naturais. Além disso, é válido citar a aparência de cada uma.
Como você viu, o mármore caracteriza-se por linhas e padrões variados. Já o granito é um material com um visual mais granular e mesclado.
Apesar dessas diferenças, ambos podem ser encontrados no mercado em uma ampla variedade de cores.
Mais um aspecto que vale ser mencionado em termos de diferenças entre essas duas pedras é que o granito costuma ser mais durável e resistente a manchas e riscos, em comparação com o mármore.
Por conta disso, as aplicações e usos desses dois materiais geralmente são um pouco diferentes.
O mármore é mais adequado para áreas onde a estética é priorizada sobre a resistência, como bancadas de banheiro, lareiras, revestimentos de paredes e áreas de decoração.
Sua aparência proporciona um visual mais elegante, sofisticado e luxuoso aos ambientes.
Já o granito é mais indicado para cozinhas, áreas de serviço, pisos de alto tráfego e aplicações externas, onde a resistência e a durabilidade são essenciais.
Confira também: Melhor pedra para bancada de cozinha
Por fim, outra diferença relevante entre o mármore e o granito é o preço cobrado por cada material.
De modo geral, o mármore é um material mais caro, mesmo não sendo tão resistente quanto o granito.
Isso acontece por conta da sua raridade, delicadeza, complexidade de extração e processamento.
Já o granito é um material mais acessível, especialmente devido à sua abundância e facilidade de processamento, o que o torna um custo-benefício interessante.
Apesar dessas diferenças, tanto o mármore quanto o granito são boas opções de materiais, sendo, também, de fácil limpeza, vale ressaltar.
Encontre profissionais especializados em mármore e granito no GetNinjas
Com base nas informações apresentadas até aqui, você já sabe, de forma mais clara, qual é a diferença entre o mármore e o granito.
Agora, a partir das características de cada material e do orçamento que você tem disponível, decida qual faz mais sentido para a sua obra ou reforma.
E nesse ponto, é válido saber que você pode encontrar profissionais qualificados no GetNinjas.
Em nosso site, você encontra, de maneira fácil e rápida, um especialista em mármore e granito que presta serviços perto de você.
Assim, é possível garantir um trabalho de qualidade em sua propriedade, seja em relação à instalação ou manutenção desses materiais.
Na prática, com o trabalho de especialistas, você terá o auxílio de profissionais em todas as etapas do projeto, incluindo dicas e cuidados para preservar a beleza e a funcionalidade desses dois materiais.
E então, o que você achou deste conteúdo? Ele esclareceu as suas dúvidas sobre as diferenças entre mármore e granito? Deixe um comentário!
Escrever comentário: