Primeiramente, o que você pensa quando ouve a palavra “mudança”? É muito comum pensar em modificação de comportamento, de hábitos, de vida. Porém, em termos mais práticos, fazer uma mudança significa, no geral, mudar de um lugar para outro. E isso claramente implica em transportar bens materiais.

Fazer uma mudança de grande porte significa levar cama, colchão, geladeira, fogão, armário, sofá e assim por diante. Uma mudança menor pode significar levar apenas roupas, livros e coisas de apego, como o ursinho que o namorado te deu no primeiro encontro ou aquele jogo de louça maravilhoso herdado da avó.

Da mesma forma, mudar de uma sala comercial minúscula para uma sala maior significa que seu negócio está em expansão, ou seja, que seu trabalho está valendo a pena por tanto esforço e tempo dedicado. Nesse sentido, as mudanças também carregam afetos. Bens afetivamente valiosos.

Agora, pensando nas transportadoras de mudanças, levar a casa ou apenas algumas caixas é a mesma coisa? O que muda?

Você já ouviu falar em carreto? Pois, você sabia que dá para contratar carretos para fazer a sua mudança? Não sabia? Sem problemas. Vamos te explicar tudinho sobre a diferença entre mudança e carreto.

Leia mais: 5 dicas para mudanças sem dores de cabeça

Analise a sua necessidade

Primeiramente, entenda que cada um tem seu motivo para fazer uma mudança. Alguns vão a trabalho, porque receberam uma proposta melhor. Outros vão estudar em um país estrangeiro ou viver o tão sonhado ano sabático. Alguns levam toda a família, incluindo o cachorro, o papagaio e dois gatos. 

Leia mais: O que fazer antes de entregar imóvel alugado?

Mas nem toda a mudança acontece por motivos felizes ou escolha própria. Algumas pessoas perdem quase tudo o que têm em função de enchentes ou outros desastres ambientais. Há casos em que é preciso cuidar de um parente que está mal da saúde. 

Por isso, é importante analisar o seu caso para decidir qual serviço de transporte usar. 

Enfim, se a mudança não for “para ontem”, faça um planejamento, levando em consideração, entre outros fatores, se você:

  • Vai se mudar para perto ou para longe?
  • Quanto você pode pagar?
  • Consegue embalar e/ou encaixotar seus pertences e carregar seus móveis? E fazer o mesmo quando chegarem ao seu destino? Precisa de ajudantes ou de uma equipe especializada?

Planejar o que vamos fazer é essencial para nos sentirmos mais organizados, ainda mais quando falamos em mudanças, porque, afinal, vamos precisar nos adaptar a outro lugar. Conseguir levar o que queremos, de forma segura, é um bom recomeço. 

Aproveite a Internet para pesquisar sobre os serviços de transporte disponíveis ou que atendem a sua região. Busque informações sobre:

  • Orçamentos;
  • Tempo para levar a carga de uma cidade para outra;
  • Previsão de data de partida e data de chegada;
  • Avaliações sobre o serviço da transportadora ou do responsável;

O que é o serviço de mudanças?

Se você quer transportar mais do que o que cabe em um cômodo, por exemplo, o ideal é contratar um serviço de mudança. 

Serve para o transporte de uma quantidade maior de carga em distâncias mais longas. Neste sentido, quem mais faz uso desse tipo de transporte são as famílias ou pessoas que estão se mudando em grupo. 

As mudanças podem ser feitas por profissionais autônomos ou por empresas de transportes, desde que tenham veículos de grande porte.

Qual a diferença entre mudanças e carreto?

De acordo com isso, o orçamento de uma mudança leva em consideração critérios como:

  • O tamanho do caminhão utilizado e o espaço ocupado dentro dele;
  • A distância a ser percorrida, afinal, o valor da gasolina sofre oscilações e apresenta momentos de alta;
  • O grau de dificuldade da mudança, incluindo o local do destino. Por exemplo, se é um apartamento no oitavo andar ou em um prédio comercial, existem horários específicos para a realização deste tipo de serviço; 

Para um transporte mais seguro, o melhor tipo de caminhão é o baú, por ser fechado e permitir uma boa organização do que está sendo levado. Os veículos próprios para mudanças são acolchoados e com uma estrutura interna para amarrar os móveis. Assim, a tendência é que eles cheguem ao seu destino assim como saíram de sua origem.

Isso nos leva a mais uma vantagem de usar esse tipo de serviço de transporte. Muitas empresas especializadas ou profissionais responsáveis incluem no seu serviço o empacotamento do que vai ser transportado, utilizando material adequado, como plástico bolha. Uma preocupação a menos para o cliente e um diferencial para o transportador. 

Quando você for fazer uma pesquisa ou pedir indicações, não esqueça de se informar sobre isso. 

Talvez a maior desvantagem desse tipo de serviço de transporte seja o preço, bem superior ao do o carreto. Mas isso é justificado por todas as especificidades citadas.

Leia mais: Como embalar a mudança

O que é o serviço de carreto?

O carreto geralmente é realizado por um profissional autônomo para transportar pouca carga em uma distância menor e com um veículo menor, que nem sempre é fechado. A título de exemplo, o carreto pode até ser realizado por uma caminhonete.

Qual a diferença entre mudanças e carreto?

Leia mais: Qual a diferença entre motorista e entregador?

Serve muito bem para um estudante que vai se mudar de apartamento na mesma cidade e que não vai carregar muita coisa. Neste caso, mais de uma viagem pode ser negociada.

Se comparado com um transporte de mudança, tem algumas desvantagens:

  • Com raras exceções, não garante tanta segurança;
  • O carregamento e descarregamento é feito pelo dono do transporte, com ou sem o auxílio de um ajudante, mas o empacotamento fica por conta do contratante do serviço que, dependendo da situação, pode ter que ajudar a carregar e descarregar o que está sendo levado;
  • Se o veículo for aberto, o contratante vai ter que torcer para não chover;

A maior vantagem é o preço a ser pago, bem menor, a não ser se considerarmos o custo com as dores nas costas. Brincadeiras à parte, cada tipo de transporte tem o seu valor e suas especificidades, como você já viu.

Não adianta gastar horrores com uma empresa de transporte para levar algumas coisas para o outro lado da cidade. Por isso, é importante anotar os prós e contras de cada tipo de transporte e buscar alguém que possa realizar esse serviço da melhor forma conforme suas necessidades. 

Dicas para te ajudar a escolher entre serviço de mudanças e carreto

Já analisou sua situação e escolheu o transporte mais adequado para sua mudança, mas ainda tem algumas dúvidas?

Fique ligado nessas dicas:

Analise o local para onde você vai se mudar

De acordo com o que falamos no início do texto, fazer uma mudança não significa, apenas, transportar suas coisas de um lugar a outro. Fazer uma mudança significa mudar de lugar. 

Fisicamente, significa conhecer a redondeza, os vizinhos, os estabelecimentos mais próximos. Se a mudança for com a família, significa encontrar uma nova escola para os filhos. Em suma, mudar é entrar em um processo de adaptação. E isso deve ser levado em conta na sua escolha. 

Por outro lado, se sua mudança implicar em várias novidades, vale a pena investir em uma transportadora de mudanças ou em uma equipe mais especializada para não precisar se preocupar com mais uma coisa.

Se sua mudança for mais tranquila, um carreto dá conta do serviço.

É trabalho individual ou dá para contar com uma equipe?

Por outro lado, outra questão essencial é saber exatamente como vai ser o serviço contratado, para não haver surpresas desagradáveis, como ter que ajudar o responsável a carregar as embalagens e os móveis sem saber disso.

Em suma, tudo deve ficar claro. Dessa forma, saiba se serviço da transportadora de mudanças inclui processo de embalagem? A equipe leva tudo para o caminhão? 

No caso do carreto, o serviço pode ser feito apenas pelo profissional, mas ele pode também ter um ajudante ou você pode combinar de ajudar a carregar e descarregar o veículo. O importante é que tudo esteja acordado e, de preferência, registrado.

Contrato de prestação de serviço e demais documentações

Sob o mesmo ponto de vista de qualquer serviço, é importante receber uma nota fiscal com a descrição de todos os itens que estão sendo transportados. Também é importante verificar se o prestador de serviços tem a documentação necessária para transporte de carga entre municípios ou estados.

Afinal, essa documentação vai servir para garantir que você é dono daqueles pertences e que se houver alguma blitz, por exemplo, o transportador tem como comprovar que a carga que  está sendo transportada é sua.

Em relação ao carreto, é interessante assinar um contrato que pode, ainda, ser registrado no cartório. Vale a pena conferir se o transportador possui o Registro Nacional dos Transportadores de Cargas (RNTRC) antes de fechar o negócio.

Leia mais: O que deve conter em um contrato de prestação de serviços?

Contrate um seguro

Antes de mais nada, é importante saber que em qualquer mudança pode acontecer extravios ou danos aos seus pertences, além dos acidentes de trânsito. Por esse motivo, dependendo da distância da mudança, é importante investir em um seguro. 

É o seguro que vai garantir o ressarcimento do seu dinheiro, conforme o item anterior. A maioria dos serviços de mudanças já oferece esse adicional, mas, especialmente no caso dos carretos, vale a pena dar uma conferida. 

Conte com o GetNinjas!

Se você está prestes a iniciar uma mudança e não sabe bem por onde começar, qual serviço contratar e como organizar seus pertences, contrate um profissional através do GetNinjas! Na plataforma, você encontra serviço de mudança e carreto e ainda consegue negociar o orçamento diretamente com o profissional. 

Dessa forma, peça um orçamento agora!

E se você é prestador de serviços e quer aumentar sua cartela de clientes, cadastre-se no GetNinjas e comece a receber pedidos. 


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *