O termo “Internet das Coisas” (do inglês Internet of Things) é, conceitualmente, a conexão entre o mundo físico e o mundo digital, tudo por meio da web. Representa uma evolução da tecnologia, no sentido de ampliar a interligação das coisas. Ou seja, uma busca da comunicação entre máquinas, dispositivos, eletrodomésticos, automóveis, entre muitos outros objetos ligados ao dia a dia das pessoas.

Saiba o conceito de Internet das Coisas

O uso da internet em objetos ocorreu, inicialmente, sobretudo na área médica. Permitiu-se uma nova dinâmica na área, os pacientes passaram a ter acesso, por exemplo, aos medidores de pressão arterial que gravam os dados coletados e o direcionam para a nuvem, permitindo um compartilhamento dos dados para a família e o médico.

A Internet das Coisas já está presente no nosso dia a dia com diversas funcionalidades, como em aplicativos que registram sua velocidade, distância e tempo durante uma corrida, através do seu Gadget. Nesse caso, há uma associação clara entre o mundo digital e o mundo físico.

O uso de chips em carros, eletrodomésticos, caixas eletrônicos, pulseiras, roupas, celulares, já é uma realidade que pode facilitar o uso de recursos, transação financeiras, entre outros. A tecnologia vem se expandindo e evoluindo, tornando-se capaz de exercer funções cada vez mais complexas, com objetivo principal em facilitar tarefas do dia a dia.

Veja o vídeo produzido pela equipe de tecnologia do Estadão, onde você pode conferir mais detalhes e “ilustrações” do conceito de Internet das Coisas e um discussão sobre um tema importante sobre a segurança na Internet:

A disseminação da internet banda larga e redução de custos dos chips, é responsável por possibilitar a popularização da Internet das Coisas, que mesmo não tão conhecida por nome e conceito, já é uma realidade. O que nos resta é aguardar o que vem por aí!

E se você quer desenvolver um aplicativo, aqui no GetNinjas você encontra desenvolvedores de aplicativos entre outros profissionais de Design e Tecnologia. Peça agora um orçamento e receba até 7 profissionais na sua região.


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Último comentário

6 aplicativos que ajudam a fugir do trânsito - Guia do GetNinjas

1 outubro 2014

[…] Novos aplicativos de celular são criados a todo momento para facilitar o dia a dia das pessoas (Saiba o conceito de Internet das Coisas). Para o problema do trânsito já estão disponíveis vários aplicativos para baixar. Confira uma […]