Entenda de uma vez por todas a diferença entre logo e marca! 

Logo ou marca?

Maçã mordida? Apple. Cartão roxinho? Nubank. Amarelo e vermelho? McDonald ‘s. Esses símbolos ficam na cabeça, né? Mas, falando na prática, você sabe se isso é logo ou marca?

Por mais que não pareça, é super comum não entender ou não perceber a diferença entre os dois. Mas, é sempre importante entender os dois.

Afinal, esse é um assunto que está ganhando muita popularidade ultimamente.

E, como as empresas globais provam diariamente, para um negócio de sucesso é vital ter uma logo e uma marca bem estruturada e conectada.

Pensando nisso, criamos esse conteúdo para te explicar o que são essas duas coisas, o que elas têm de comum e o que elas têm de tão diferente.

Leia até o final para não ficar com nenhuma dúvida.

O que é criação de logo?

Começando pelo mais visual e estético, a logo é, literalmente, a representação visual da sua marca.

Mesmo parecendo algo simples, não se engane. A logo é, geralmente, a primeira impressão do seu cliente com a marca. E, por isso, deve ser bem pensada para transparecer a essência e a personalidade do seu negócio.

A maçã mordida, por exemplo, é a logo da Apple, pois ela é um símbolo visual capaz de representar a marca.

Afinal, qualquer pessoa do mundo que ver esse desenho, já sabe do que se está falando. 

Uma logo bem estruturada e bem posicionada no mercado tem o poder de ser um atalho visual dentro do mercado, podendo ser a sua vantagem competitiva.

A logo é capaz de deixar a sua marca conhecida e lembrada, criando uma conexão com o seu público.

Inclusive, existem diversos tipos de logos, como:

  • Lettermark: são as logos que destacam as letras iniciais ou abreviações da marca, como a Cable News Network ou CNN;
  • Símbolo ou ícone: são as logo que possuem apenas o símbolo visual, não havendo letras, como a maçã da Apple ou os quatros quadrados coloridos da Microsoft;
  • Wordmark: são as logos que utilizam do próprio nome da marca por completo, geralmente criando uma fonte personalizada para a marca, como a Disney e o Google;
  • Combination mark: são as logos que utilizam do texto e do símbolo para se formar, como a Dove, a Adidas ou a Amazon.
  • Emblema: são as logos que inserem o nome dentro do símbolo gráfico, ou seja, todos os elementos são integrados em um único emblema, como a Ford e a Nivea.

Na hora de fazer a logo da sua marca, é importante entender os tipos existentes, para que você consiga selecionar qual o mais adequado para o seu tipo de negócio.

Afinal, uma logo certeira gera uma empresa reconhecida.

Quem pode fazer?

Mas e aí, quem pode fazer essa logo?

Para a criação de uma logo, é necessário possuir um nível de conhecimento técnico em softwares de edição de imagens.

Por isso, o mais comum é que profissionais dentro da área de Design e da Publicidade realizem esse tipo de projeto.

Além disso, dentro do Design, existe um cargo específico para essa função: o designer de logotipos. Seu objetivo é única e exclusivamente projetar e criar conceitos para as logos de empresas que o contratam.

Dentro desse serviço, é comum ser solicitado a criação da logo juntamente com a criação de uma identidade visual para a empresa.

A identidade visual é o conjunto de elementos que representa visualmente a empresa, ou seja, suas cores, símbolos, tipografia e todos os outros quesitos visuais.

Ela é utilizada nos posts do Instagram, no panfleto que ficará na loja, no cartaz da porta ou até mesmo no outdoor de divulgação.

É importante a definição e a constância desses elementos para que o consumidor consiga aprender e reconhecer a sua marca.

Saiba mais: Quanto custa Fazer um Logo?

Quais cursos precisa?

Como já dito, para criar uma logo, é importante ter o conhecimento de programas de edição de imagem, como o Illustrator ou Photoshop, do programa Adobe.

Isso quer dizer que é possível, para se profissionalizar, fazer cursos específicos desses programas e, assim, já poderá iniciar a sua carreira na área.

Mas, o mais comum, é que o indivíduo seja formado ou, no mínimo, estudante em cursos como Publicidade e Propaganda ou Design.

Confira também: O que é freelancer?

O que é criação de marca?

Jeff Bezos, CEO da Amazon, afirma que a marca é o que as pessoas falam quando você não está na sala. Mas será que é verdade?

Diferente da logo, a marca é um conceito amplo, envolvendo diversos fatores e perspectivas.

Isso quer dizer que a marca engloba toda a experiência e emoção do consumidor.

A marca, então, engloba a logo, a identidade visual, o nome, o slogan, a forma de se comunicar, a personalidade, o atendimento e todos os outros fatores que influenciam na opinião do cliente sobre o negócio, pois esse conjunto possibilitará a identificação da empresa.

Isso quer dizer que a construção de marca está em quando escutamos “feito para você” e, automaticamente, lembramos do Banco Itaú. Ou até mesmo um “amo muito tudo isso” e lembramos do McDonald ‘s.

No geral, como dá para perceber, a construção da marca é muito mais complexa, envolvendo diversos fatores.

Mas, uma coisa é fato, é essa definição que gera a maior percepção da sua marca.

É necessário um investimento a longo prazo para a construção de uma marca sólida, bem posicionada no mercado e coerente.

Um ponto importante é a gestão de marca. Afinal, a empresa não pode se posicionar como diversa, mas não ter representatividade dentro dos seus funcionários.

Por isso, o trabalho e manutenção da marca não acaba. É preciso continuar trabalhando e construindo um ambiente que seja condizente com o que a marca prega.

Quem pode fazer?

Para a construção de marca, é essencial que você entenda o principal agente: você.

Afinal, ninguém conhece mais o seu negócio do que você mesmo, né?

Mas, para um suporte profissional e estratégico, há a possibilidade de você contratar pessoas da área da publicidade que trabalham com gestão de marca.

Com esse serviço, é possível construir em conjunto diversas coisas, como:

  • Tom de voz;
  • Percepção de valor e excelência;
  • Pilares;
  • Missão;
  • Propósito;
  • Visão;
  • Arquétipos;

E muito mais! Essas são algumas das construções feitas por uma equipe, juntamente com você, para  estruturação da marca.

A construção da gestão de marca em um único documento – serviço adequado – serve como um “guia” para que a marca consiga ser na prática o que ela acredita.

Saiba mais: Quanto custa Projeto de Branding?

Quais cursos precisa?

Como dito, para a construção de um livro de gestão de marca, é necessário um nível de conhecimento técnico sobre esses conceitos.

Essa área, em inglês, é chamada de branding.

Em um olhar direto, é possível realizar cursos de branding e gestão de marca e, dessa forma, iniciar a carreira.

Mas o comum é que o profissional possua graduação em áreas como Marketing, Publicidade e Propaganda.

Leia também: Descubra o que significa os logos das grandes marcas

Quais as principais diferenças entre eles?

Agora que os dois estão bem explicados, acredito que é claro a sua diferença.

Mas, para reiterar, a logo é o símbolo visual da empresa. Enquanto a marca é a essência e personalidade da empresa, proporcionando a experiência do cliente.

A logo, então, é um dos elementos da marca que forma a empresa.

Essa é a sua diferença principal.

Quais pontos têm em comum?

A grande similaridade entre as duas é o poder de reconhecimento e a sua complementação.

Para uma empresa ser sólida e bem posicionada no mercado, não basta apenas uma logo bonita ou uma marca bem estruturada, é necessário que os dois sejam complementares.

A logo, então, deve estar condizente com a essência da marca. E vice e versa.

É nessa constância e complementação que a empresa consegue se destacar na mente do consumidor, ganhando sua devida vantagem competitiva.

Além disso, mesmo que a marca tenha como foco a experiência e emoções do cliente, é importante saber que a logo também tem esse processo.

A escolha da cor para ser usada em um símbolo, por exemplo, pode mudar toda a percepção do cliente. Não só ela, mas como os símbolos, a tipografia, a disposição dos elementos e todos os outros fatores.

Por exemplo, quando é utilizado a cor amarela e vermelha de maneira forte na logo do McDonald ‘s, já é uma maneira de estimular o consumo e a fome.

Cada detalhe deve ser pensado junto com o profissional de designer.

Percebe a diferença entre logo e marca?

Qual a diferença entre criação de logos e criação de marca?

Reforçando o de antes…

Maçã mordida? Apple. Cor roxinha? Nubank. Amarelo e vermelho? McDonald ‘s.

Ficou mais fácil de entender, né?

Agora que você já sabe todas as diferenças entre logo e marca, já tem ideias sobre como vai soar no seu negócio?

Nós, do GetNinjas, somos uma plataforma de conexões entre quem precisa e quem sabe fazer.

Aliás, temos designers e publicitários espalhados por todo o país para te ajudar no processo de consolidação da sua marca!

Conheça os nossos profissionais e construa sua logo, marca e negócio com a gente! 


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