Para qualquer pessoa, a segurança da família e da própria residência merece todos os esforços possíveis para ser garantida. Tendo o Brasil como o segundo país mais violento da América do Sul, cuidar da proteção nunca foi tão necessário. Graças aos avanços da tecnologia, novos equipamentos estão tornando a segurança residencial mais acessível para todos os tipos de moradia.

Essa é uma grande oportunidade para você ampliar seu leque de serviços e se destacar entre a concorrência. A Pesquisa Nacional sobre Segurança Eletrônica aponta que 75% do mercado de segurança é composto por prestadores de serviços. Portanto, esteja atento às tendências do mercado para oferecer as novidades aos clientes antes de todos.

Quer saber quais são os principais serviços de segurança residencial procurados atualmente? Continue a leitura e descubra!

O crescimento do mercado de segurança eletrônica

A sensação de insegurança entre a população se intensificou nos últimos anos. Dados do setor indicam que os consumidores finais estão recorrendo mais a sistemas de segurança. Segundo a Associação Brasileira de Segurança Eletrônica (ABESE), 69% dos serviços do setor em 2018 foram realizados em residências.

O segmento de segurança eletrônica cresceu 10% em 2019 e tende a crescer ainda mais em 2020. Tal cenário traz uma ótima oportunidade para os autônomos que trabalham com instalações e pretendem se profissionalizar nesse mercado.

Em janeiro deste ano, o GetNinjas registrou um aumento de mais de 47% na demanda por serviços de automação residencial em relação ao mesmo mês em 2019.

Opções de serviços de segurança residencial para você oferecer

Como prestador de serviços, estar atento às tendências do mercado é fundamental para conquistar mais clientes e ter um diferencial frente à concorrência. Qualquer pessoa que trabalhe com elétrica ou automação residencial pode oferecer serviços de segurança residencial.

Alguns tipos de sistemas são básicos, por isso, podem ser facilmente adicionados à lista de serviços prestados por um profissional.

Para diferenciar o seu atendimento ao cliente, fique de olho nas opções abaixo porque estão entre as mais procuradas pelos consumidores.

1. Porteiro eletrônico com vídeo

Esse dispositivo permite visualizar quem deseja acessar a residência, sem a necessidade de sair para confirmar sua identidade. Com o mesmo benefício dos interfones tradicionais, é possível falar com o visitante e vê-lo em tempo real. O sistema é útil para evitar situações em que criminosos utilizam pessoas conhecidas para conseguir acesso à moradia.

2. Fechadura magnética

Bastante usadas em portas de vidro, madeira, alumínio ou aço, as fechaduras magnéticas são mantidas por uma corrente elétrica contínua e representam ótimas opções para proteger ambientes com grande fluxo de pessoas.

Os ímãs desse tipo de fechadura são atraídos um pelo outro com grande força, impedindo a abertura forçada da porta. Sua liberação pode ser feita por uma campainha externa, leitores de crachá ou scanner biométrico.

3. Câmeras de CFTV

Consideradas sinônimos de sistemas de segurança, as famosas câmeras são amplamente utilizadas para o monitoramento de casas e empresas. O sistema de circuito fechado de televisão (CFTV) se baseia na distribuição das câmeras em pontos estratégicos do ambiente a ser monitorado.

Sua transmissão é realizada para um ou mais pontos de visualização, de forma rápida. Os equipamentos mais modernos permitem a conexão com computadores, smartphones e outros dispositivos. Com esses aparelhos, é possível monitorar as imagens capturadas em tempo real pelo usuário.

4. Sensores de presença

Atrelados a uma central de monitoramento, os sensores de presença são ótimas ferramentas para combater invasores. Capazes de serem ativados por ruídos ou movimentos, esses dispositivos podem emitir um alarme silencioso ou de sirene quando acionados.

Os sensores são recomendados para proteger as residências no período noturno, ou seja, quando os moradores estão dormindo. Os recursos também podem ficar ativos durante viagens ou sempre que a moradia permanecer vazia.

5. Botão do pânico

Solicitar ajuda em caso de emergência, de forma discreta e rápida, é a função desse dispositivo. Disponível em versão eletrônica ou digital, o botão do pânico aciona um alarme silencioso que é recebido pela polícia, pela central de monitoramento ou por quem quer que seja o responsável pela segurança.

Há diversos tipos desse sistema, dentre eles: fixo em residências ou lojas, móvel, para carro, de teclado e até versões em forma de aplicativos para celular.

6. Sistema biométrico

Os controles de acesso por biometria já não são mais coisa de filme. Esse tipo de sistema é indicado para quem deseja algo mais sofisticado e elevado, já que faz com que a liberação de portas, fechaduras ou catracas seja realizada após a leitura das digitais de uma pessoa previamente autorizada.

Apesar de precisar de um alto investimento, esse modelo de segurança é eficiente e pouco falho.

7. Cercas elétricas

Para evitar a invasão de propriedade, as cercas elétricas são capazes de descarregar uma alta tensão no indivíduo que encostar em seus fios. Geralmente, esse sistema é instalado nos muros que ficam ao redor da residência.

Além da descarga, também é possível associar a cerca a uma central de alarme. Essa combinação possibilita uma rápida ação de segurança em caso de danos aos fios.

Como pôde ver, são muitas as opções de serviços voltados para a segurança. Sempre que possível, ler notícias e assistir a palestras sobre a sua área de atuação pode fazer a diferença em seu negócio. Quanto mais atualizado você estiver sobre as tendências do mercado, mais preparo terá para atender demandas futuras.

Ao oferecer um serviço diferenciado e de qualidade, você pode se tornar uma referência e até incentivar os clientes a indicá-lo para outras pessoas. Dessa maneira, sua lista de contatos crescerá, assim como a sua oferta de serviços na área de segurança residencial ficará mais diversificada e inovadora.

Acompanhar blogs que trazem novidades e dicas para prestadores de serviços — como este do GetNinjas — também é um ótimo caminho para se manter bem informado. Você pode assinar a nossa newsletter e seguir os nossos perfis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novas publicações! Estamos no Facebook, no Twitter e no Youtube.


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos comentários

Daniel

9 julho 2021

Estou à disposição para ampliar meus conhecimentos, fazendo cursos assim que aparecerem

Gilberto Almeida de Oliveira

13 agosto 2020

Estou disposto a participar de cursos e mini-cursos profissionalizantes na área de segurança patrimonial .