Confira dicas imperdíveis de como fechar negócios!

Dentro de uma empresa, tudo se resume a um ponto-chave: o fechamento de um negócio.

O planejamento, a estruturação da marca, o estudo do público alvo, abertura da loja ou comércio, a oferta de serviços, a promoção nos meios digitais, a prospecção de clientes, a apresentação de projetos, a divulgação de resultados.

Conta para a gente: qual dessas etapas continuam se o fechamento do negócio não existe?

Querendo ou não, a venda é o sustento do empreendimento e o eterno objetivo global dela.

Tendo isso em mente, é importante que você conheça o seu cliente e o seu processo de vendas.

Mas, principalmente, que você esteja por dentro de todas as dicas que vão te ajudar a fechar negócios ainda melhores.

Pensando nisso, criamos esse conteúdo para aprofundar ainda mais o tópico de vendas no seu dia a dia de empreendedor.

Leia até o final e anote todas as dicas!

Entenda a necessidade dos clientes

Dentro do assunto de vendas, tem algo que nunca podemos esquecer: para quem estamos vendendo.

Deixando mais ilustrativo: imagine que você é colocado em um palco e pedem para você fazer um discurso para 200 pessoas. Elas podem estar exatamente na sua frente, mas você não saberá o que elas querem ouvir, certo? 

Independente do que você falar, pode ser que você não consiga convencer uma pessoa da sala a gostar de você. Afinal, você não sabe nada sobre elas.

Agora imagina se você é colocado em uma sala com 50 pessoas e afirmam que todos são manicures.

Caso você precise convencê-los a comprar uma nova linha de esmalte, você percebe como é mais fácil?

Você já sabe o trabalho e os interesses do grupo focal, mesmo que por cima.

É exatamente por isso que é importante conhecer a necessidade dos seus clientes!

No dia a dia do vendedor, é melhor fazer 100 ligações vendendo 10 vezes ou 20 ligações para vender 15?

Conhecer seu público alvo ajuda a otimizar o processo de venda da marca e direcionar os seus produtos e serviços.

Como conhecer o público do seu negócio?

Apesar de parecer complicado, conhecer o seu público é mais fácil do que parece! E existem alguns passos que podem te ajudar.

#1 – Pesquise o público-alvo do seu nicho

Primeiro de tudo, pare para entender o mercado que você está inserido. Use da internet e dos seus concorrentes para ver a situação atual de consumo. 

Veja qual o perfil de pessoas que se interessam no nicho que você está inserido e quais dores elas estão tentando resolver.

#2 – Faça uma autoanálise dos clientes que você já possui

Com um perfil de mercado definido, é hora de você olhar para o interno.

Não precisa fazer nada gigante, apenas pense em qual o seu perfil de cliente e quais são suas características: média de idade, gênero, classes sociais, estado civil, etc.

Com essa imagem será possível fazer um pequeno comparativo ao do mercado. 

#3 – Pergunte aos clientes

Nada impede que você pergunte aos seus próprios clientes, não é?

Você pode criar e enviar formulários – seja pelo WhatsApp ou e-mail – para entender o que da sua loja satisfaz o seu cliente.

Não precisa ir tão longe, você pode até mesmo perguntar pessoalmente ao seu cliente na hora da compra. É até uma nova forma de puxar assunto!

#4 – Defina seu público alvo 

Público-alvo é um grupo de clientes específicos que possam ter mais interesse no seu serviço.

Por exemplo, se você é professor de química, o seu público-alvo provavelmente será aluno até seus 17/18 anos e os pais dessas crianças.

Ao conhecer o público-alvo, você conhece a plateia que está comunicando e daí tudo fica mais fácil.

#5 – Defina sua persona

Persona, dentro do público-alvo, é um personagem semi-ficcional que representa quem o seu cliente é. 

Nesse momento é importante focar em: ocupação, estado civil, tipo de entretenimento, idade, gostos e, principalmente, quais dores e problemas essa pessoa enfrenta.

#6 – Pense no dia a dia da sua persona

Por onde ela anda? Qual rede social ela usa? Quais suas preocupações do dia a dia? Quais seus assuntos de interesse?

Seguindo esses passos, você já terá um mapeamento bem claro de quem é seu cliente e quais são as suas necessidades.

Confira também: Inside sales: saiba como aplicar técnica de vendas em seu negócio

Dicas de como fechar um negócio

Agora que você conhece tudo sobre o seu cliente, você já sabe exatamente quais são os problemas dele.

Mais importante que isso, você deve saber porque o seu serviço é a solução do cliente.

É a partir desse momento que as coisas começam a andar.

Então confira algumas dicas valiosas para saber como fechar o negócio!

#1 – Venda a solução

Como dito anteriormente, você já conhece o seu cliente e qual a preocupação dele.

Então, na hora de vender, você precisa mostrar que você e o seu produto são a solução.

Por isso, é importante que você conheça todas as características do que vende, sejam positivas ou negativas.

Com isso em mente, utilize uma oratória persuasiva e convença o cliente que os benefícios do serviço ou produto vão afetar a vida dele.

Atenção: é importante que você não seja insistente, pois isso pode aborrecer o lead. Fale apenas o suficiente para ele desejar a compra.

#2 – Crie um ciclo de vendas

Ciclo de vendas, na prática, significa o período de tempo de interação entre a empresa e o cliente, desde o início no primeiro contato ao pós-venda.

É importante que você entenda quais são as etapas da sua venda, qual a média de tempo que cada uma leva e qual a porcentagem de assertividade que ela tem.

Periodicamente, é necessário fazer uma análise e estruturar novas ideias para inovação e otimização desse ciclo.

Assim, suas vendas serão cada vez mais rápidas e certeiras.

#3 – Diga sempre a verdade

Tem coisa pior do que uma propaganda enganosa? A gente vai animado usar o produto e, quando vê, ele não é metade do que o vendedor prometeu.

No seu processo de vendas, em hipótese alguma, minta para o seu cliente.

Além de perder a confiança do seu público, você estará tirando a autoridade da sua marca e, provavelmente, tornando aquele cliente um detrator do seu negócio.

É possível e real ter um bom nível de vendas com sinceridade. Aliás, um atendimento humanizado e honesto gera conexão e proximidade com o cliente,

#4 – Mostre sua experiência em vendas

O momento de fechar o negócio é o momento em que você deve colocar as suas habilidades de venda para jogo!

Por isso, é importante que você se mantenha em constante estudo da área de vendas e de sucesso do cliente.

Mas, falando do que interessa, no momento da negociação dê tudo de si.

Seja simpático, mostre interesse no que o cliente está falando e, principalmente, use argumentos que mostrem a qualidade do que vende.

Em momentos de conversa, por exemplo, dê sugestões para o cliente de outras coisas que ele pode fazer. Isso não vai afastá-lo de você, apenas mostrar que você tem um interesse sincero em ajudar a pessoa.

#5 – Peça indicações

Sabe aqueles clientes fiéis de anos? Por que não pedir para eles te indicarem?

O melhor tipo de marketing é aquele elogio de alguém que já usou o produto e adora.

Então, converse com seus clientes e peça para eles te indicarem, sejam em grupos do WhatsApp, Instagram ou até mesmo quando as pessoas estiverem procurando o serviço.

#6 – Mostre depoimentos

É bem fácil confiar em alguém que a gente tá vendo elogiar, né?

O efeito psicológico chamado “Efeito de Manada” mostra que as pessoas tendem a agir da mesma forma que um grupo maior esteja fazendo.

Por isso é tão importante o depoimento de clientes satisfeitos.

Com ele, você consegue mostrar a relação próxima com a clientela e mostrar que existem diversas pessoas que confiam e gostam do seu trabalho.

#7 – Tenha compromisso com o processo de vendas

Como cliente, um processo de vendas humano pode ser, literalmente, o fator de decisão de venda.

Como vendedor, você deve entender que o lead é uma pessoa com problemas na correira do dia a dia.

Vamos supor que você é uma marca de moda tentando vender uma roupa feita à mão para ele e, no primeiro contato, é comentado que o lead possui um filho de 7 anos.

Já chegando no final da jornada de compra, imagina se você oferece a mesma roupa a mão personalizada para o filho como uma oferta surpresa? Ou até mesmo só pergunta como o menino está?

Essas coisas fazem o cliente se sentir bem com a marca e, aonde a gente se sente bem, a gente quer ficar perto e consumir de lá.  

Ainda sobre isso, é muito importante ser fiel a todo o processo de vendas. Isso quer dizer que, nada de sumir para o cliente no meio da jornada, ok?

Leia também: Atenda bem os clientes e feche mais negócios

Anotou todas as dicas?

7 dicas de como fechar negócio

Vender é realmente uma arte.

E, agora que você já conhece todas as dicas sobre como fechar um negócio, tá na hora de colocar tudo em prática.

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