O que as pessoas geralmente pensam em fazer nos feriados e nas festas? Curtir. Dificilmente pensam em trabalhar. Os bons empreendedores, no entanto, estão sempre de olho em maneiras de aproveitar as brechas ou os espaços vazios para fazer o que sabem: oferecer, com eficiência, produtos e serviços de qualidade em um cenário com menos concorrência. 

Se você também é dono do próprio negócio ou trabalha como autônomo, saiba como aproveitar esses momentos para fazer uma renda extra.

Como fazer uma renda extra em datas comemorativas?

Há poucos dias terminou a Copa do Mundo de futebol masculino, exatamente no ano de 2022. Você deve ter percebido o quanto foi produzido e vendido com esse tema nos últimos meses até agora. E continua sendo. 

Coca-Cola, Adidas, Visa, Qatar Airways e Qatar Energy apareceram como as grandes marcas da copa e o álbum de figurinhas da Panini teve um tremendo sucesso com o público imenso de torcedores de futebol, desde crianças pequenas aos vovôs. 

Mas não são só as grandes marcas que marcam gols e também não é só da Copa que estamos falando. Muitas empresas e/ou empresários aproveitam as datas comemorativas para planejarem ações de marketing voltadas a seus produtos ou serviços. 

Afinal, o que as pessoas fazem em datas comemorativas? Comemoram e presenteiam. E é aí que você entra: oferecendo ou produto ou serviço que possa ser presenteado ou que tenha a ver com aquela comemoração, como itens decorativos, bebidas, comidas, cestas, flores e assim por diante.

A estratégia de comunicação utilizada para potencializar as vendas de um produto ou serviço em determinado período do ano é chamada de marketing sazonal e é com base nela que vamos apresentar as melhores formas de atrair consumidores para sua empresa com o objetivo de fechar bons negócios.

Datas comemorativas no Brasil

Em primeiro lugar, é importante saber quais são as principais datas comemorativas no Brasil e quais têm mais a ver com o seu negócio para escolher em quais vale a pena um maior investimento de marketing. 

Em ordem cronológica, tendo em vista o início do ano:

  • Carnaval
  • Páscoa
  • Dia das Mães
  • Dia dos Namorados
  • Festa junina
  • Dia dos Pais
  • Semana do Brasil, em função do dia 07 de setembro, dia da Independência
  • Dia das Crianças
  • Black Friday
  • Cyber Monday
  • Natal
  • Ano Novo

Aniversários das cidades, assim como Dia do consumidor, do cliente e do frete grátis também podem configurar como datas de promoções ou venda de algum tipo de serviço, ou produto diferenciado.

Dependendo do que você vende, o início de uma estação pode valer como um link para a compra de seu produto ou serviço. As floriculturas podem aproveitar o início da primavera para fazer campanhas favorecendo a compra de flores, e salões de beleza, por exemplo, podem aproveitar o verão para ofertas de depilação. Para o inverno, são mais efetivas campanhas voltadas ao uso de laser e de cremes para tratamento da pele. Nesses casos, o termo sazonal vem bem a calhar.

Dicas de como aumentar a sua renda nos dias de feriados

O aproveitamento dessas datas comemorativas e feriados só vai funcionar se as ações de marketing forem planejadas com antecedência. Isso porque tudo precisa estar pronto até a referida data. É como se a data comemorativa fosse o ponto de chegada. 

Naquela data, os produtos ou serviços precisam estar disponíveis para compra. Mas para chegar aí, há um caminho prévio. Várias ações são necessárias, entre as quais:

  • Definir estratégias de precificação dos produtos ou serviços, considerando a experiência do cliente e o valor médio cobrado
  • Criar campanhas para atrair os clientes em potencial, ou seja, aqueles para os quais seus produtos ou serviços foram desenvolvidos ou fidelizar os seus clientes
  • Negociar com os fornecedores
  • Controlar o estoque de produtos
  • Cuidar da logística de entregas, se for o caso

Para não haver frustração do cliente, é preciso garantir que ele tenha uma excelente experiência de consumo, desde o momento em que é atraído pela sua loja ou marca, até o momento de comentar sobre o produto ou serviço recebido.

Se o planejamento não estiver bem pensado, há grandes riscos do tiro sair pela culatra: o pedido não chegar, problemas com as embalagens, um monte de reclamações e uma avalanche de críticas.

Já está provado que há um aumento considerável de vendas nas datas comemorativas, mas também deve ficar claro que essas datas carregam consigo bastante afeto. Por isso, têm um peso ainda maior, para o bem e para o mal. 

Então, confira nossas dicas para garantir sucesso em suas vendas

Tenha um calendário anual

Confira o calendário anual das datas comemorativas e faça um calendário específico com as datas que mais têm a ver com o seu negócio e, consequentemente, com o seu público-alvo.

Se você trabalha com itens decorativos ou fantasias, por exemplo, Carnaval, Páscoa e Dia de São João não podem ficar de fora. 

Assim que selecionadas as datas, é possível fazer um planejamento mais adequado para colocar em prática as ações de marketing sazonal, com um cronograma, ações  e orçamento mais detalhados para cada etapa do processo.

Crie promoções atrativas nas datas comemorativas

Esta é a principal estratégia para a venda de produtos ou serviços. As promoções funcionam como chamarizes durante todo o ano, mas para as datas comemorativas a comunicação deve ser reforçada ainda mais por meio de campanhas e ações específicas.

Conheça alguns exemplos:

  • Cupons de desconto
  • Frete grátis
  • Embalagens temáticas
  • Compre um e ganhe outro
  • Compre um e ganhe 50% de desconto no segundo produto
  • Preços especiais no site e redes sociais até tal hora
  • Utilize o serviço e receba um brinde
  • Utilize o serviço e ganhe um vale para uma amiga

Você com certeza já se deparou com algum desses tipos de promoções ou faz uso delas no seu negócio, não é mesmo? Que tal criar algo único?

Personalize seu produto e serviço próximo às datas comemorativas

Aproveite a data para fazer com que a sua marca seja lembrada. Criar produtos ou serviços personalizados é uma excelente maneira de fidelizar seu cliente, ou conquistar novos clientes.

Quem não fica feliz quando recebe algo que foi feito sob medida? Uma caneca com uma mensagem especial para o seu pai, no Dia dos Pais? Ou uma cesta de café da manhã feita com as coisas que ele mais gosta?  Um dia de rainha para a mãe em um spa? Camisetas, chaveiros, quadros e sacolas são produtos personalizados que vendem bastante. 

Atualize as redes sociais

Mesmo que você não trabalhe no e-commerce, é importante utilizar redes sociais ou sites para atrair clientes e mostrar o seu produto ou serviço. Hoje em dia, é difícil sobreviver no mercado sem se posicionar na internet. Afinal, a grande maioria dos consumidores faz pesquisas usando a rede.

No período que antecede a data comemorativa, é importante atualizar as redes sociais, incluindo conteúdos que mencionam o tema em questão. Inserir post com conteúdos temáticos é uma boa opção para chamar os clientes para a compra dos produtos.

Inserção de vídeos com conteúdo do tipo unpacking fazem muito sucesso. É uma forma de apresentar seu produto e de mostrar o quão especial ele é. Ah, e não esqueça de utilizar imagens vinculadas aos posts, lembrando como é bom poder comemorar.

Gostou deste conteúdo? 

Então conheça outras formas de conseguir uma renda extra e saiba como é possível ganhar um dinheiro a mais trabalhando em regime CLT.

Ponto para aproveitar as datas comemorativas e juntar aquela grana extra? Aqui no GetNinjas, você encontra consultoria especializada em diversas áreas. Entre em contato com nossos consultores e aproveite para comemorar seu sucesso.


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