Estamos chegando ao final de mais um ano e como sempre, a maioria das empresas busca fazer uma avaliação geral de como foi o ano e pesquisar as tendências de mercado para aumentar as vendas e gerar mais lucros no próximo ano.

Após um ano de muitas oscilações no mercado, principalmente por conta da pandemia global que modificou, inclusive, o nosso local de trabalho e a forma como realizamos os processos, a grande maioria dos empresários de pequenas à grandes empresas passaram por adaptações.

Após o período de mudanças, muitas empresas continuaram em home office e estão adaptando e usando novas tecnologias para trazer mais clientes e fazer a sua marca crescer.

Por esse motivo, vamos abordar nesse texto quais serão as tendências de mercado para quem deseja vender mais e aumentar os lucros com as festas de fim de ano e também para 2023. 

Como aumentar as vendas em 2023?

Se você vende algum produto ou serviço, com certeza você está interessado em descobrir como alavancar as vendas e conquistar novos clientes. Muitas vezes pode ser difícil se manter antenado com as tendências de mercado e ainda aplicá-las no seu negócio.

Então, para facilitar a sua busca, vamos trazer aqui algumas dicas de como você pode vender mais usando as ferramentas certas.

Utilize estratégias de marketing digital

Não é novidade que o marketing digital é uma estratégia que está dominando o mundo das vendas. E para utilizar essas ferramentas na sua marca é necessário fazer uma análise de comportamento dos consumidores.

Além disso, novas estratégias baseadas no digital estão tomando cada vez mais espaço e sendo utilizadas por grandes marcas. As principais tendências são:

Marketing de conteúdo

Crie conteúdos completos e feitos para a persona da sua marca. Além disso, utilize estratégias de SEO com palavras-chave e link building para fazer com que seu texto fique nas primeiras posições dos buscadores. 

Inteligência artificial

O uso da inteligência artificial no marketing digital é aplicado por meio do machine learning. E você pode estar se perguntando, o que isso significa? Vamos explicar agora. 

O machine learning é uma habilidade do sistema em aprender um comando sem a necessidade de programação. Os computadores identificam padrões e assim, fazem previsões com alta precisão.

As principais aplicações de inteligência artificial no marketing podem ser vistas no uso de chatbots, na qualificação de leads, na mídia paga, nos sistemas de recomendação ou mesmo no conteúdo. 

Social commerce

O termo traduzido significa comércio realizado nas redes sociais, ou seja, é a compra que acontece utilizando alguma rede social como o Facebook, Instagram ou WhatsApp. 

Além das compras, o social commerce também proporciona a interação entre o cliente e a marca, onde o cliente pode receber informações e tirar dúvidas sobre o produto ou serviço solicitado.

Conteúdos feitos por especialistas

O Google vem se preocupando cada vez mais com a informação que o usuário recebe, não só pela questão do conteúdo ser completo, mas também sobre quem escreveu esse texto.

Além do Google instruir as marcas a produzirem textos com imagens, vídeos e links, é importante que quem estiver escrevendo tenha conhecimento sobre o assunto, assim, o leitor sentirá mais confiança ao ler sobre determinado tema.

Usando essas estratégias aplicadas ao marketing digital, com certeza a possibilidade de aumentar as vendas e o lucro serão maiores. 

Crie um calendário com datas comemorativas

Além de ser uma estratégia de planejamento para a sua empresa, você também pode tirar vantagem e aumentar as suas vendas em datas comemorativas ao longo do ano.

Crie um calendário usando alguma ferramenta como o Notion, o Google agenda ou mesmo uma planilha no Excel. Mapeie os dias e também quando começará a pensar nas estratégias de vendas para essas datas.

Por exemplo, você pode criar um produto personalizado para o natal e o Réveillon ou mesmo oferecer uma promoção de seus serviços nessas datas e dar brindes para seus clientes. 

Aposte em conteúdos personalizados e completos

Já demos essa dica ao longo do texto, mas ela é tão importante que vamos ter um tópico só para ela. Com as últimas atualizações feitas pelo Google é muito importante que você dê atenção ao conteúdo que está produzindo para o seu site ou blog.

Vamos elencar os principais objetivos do Google com as atualizações que podem fazer com que as páginas do seu site tenham um mal desempenho e caiam nas posições:

  • Identificar conteúdos de baixa qualidade;
  • Identificar conteúdos que não foram escritos por especialistas no assunto;
  • Verificar se o conteúdo foi escrito por pessoas ou máquinas

Por isso, crie conteúdos originais e criativos, que sejam feitos por profissionais no assunto, usando imagens, links internos e externos e também com vídeos produzidos por especialistas para dar mais credibilidade no seu texto. 

Use as redes sociais para engajar com seus clientes

As redes sociais deixaram de ser somente um espaço de descontração e passou a ser utilizado para divulgar as marcas e criar uma relação mais próxima com o cliente, fazendo com que ele sinta que pode ter um contato direto com o dia a dia da marca.

Por isso essa dica é valiosa, invista em uma boa estratégia nas suas redes sociais. Engaje com os usuários, faça lives, reels, publique fotos e stories e abuse de todas as ferramentas disponíveis para mostrar os seus produtos e serviços.

Se você quer conquistar mais clientes precisa ser visto e para isso, é importante mostrar como a marca é verdadeira e se preocupa com seus clientes e com diversas causas. 

Veja também: Como criar um site de vendas?

Faça parcerias com marcas e influenciadores digitais

Outra estratégia que está muito em alta e tem relação com o uso de redes sociais é a parceria com influenciadores e outras marcas.

Se você vende algum produto, ofereça para influenciadores digitais que tem a ver com a sua persona. Pesquise o perfil deles e veja se possuem o mesmo tom de voz da sua marca.

Não adianta vender produtos fitness e escolher um influenciador que fale sobre produtos para cabelo. Mesmo que essa pessoa consuma esse tipo de produto, não é esse o público alvo que ela atinge e, consequentemente, essa estratégia não será útil para a sua empresa.

A mesma dica vale para as marcas. Tenha em mente que você precisa atingir um público que queira o seu produto ou que precise do serviço que você está oferecendo.

Veja também: O que é marketing de indicação e como conseguir mais vendas?

Utilize plataformas de contratação de serviços

Existem diversas plataformas para contratação de serviços ou venda de produtos. Você pode se cadastrar para conseguir clientes de forma rápida e sem burocracia. Essa dica vale, principalmente, para os profissionais que estão começando na carreira.

Existem plataformas para a maioria das áreas que você tenha interesse em trabalhar, desde cosméticos até produtos alimentícios. 

Além dessas dicas, você pode investir em outras estratégias para aumentar as suas vendas em 2023, como:

  • Melhorar o atendimento ao cliente: priorize sempre a satisfação do cliente para que eles voltem a comprar com você e ainda indique a sua marca para outras pessoas. 
  • Invista em novos produtos ou serviços: esteja sempre antenado nas tendências de mercado e no que o seu público alvo vem consumindo com frequência para que você possa oferecer o que há de mais novo no mercado. 
  • Foque na qualidade: ofereça sempre produtos e serviços de alta qualidade para atrair mais clientes e fidelizar os existentes. 
  • Mantenha o seu site atualizado e otimizado: crie estratégias de SEO para otimização do seu site e tenha conteúdos sempre atualizados e informações verídicas. 

Veja também: Por que o pós-venda é tão importante quanto a venda?

Com essas dicas, com certeza você conseguirá aumentar as suas vendas nesse finalzinho de ano e começar 2023 com tudo! 


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