Abrir uma empresa é um processo desafiador que envolve planejamento e esforço. Mas, mesmo após já ter dado este primeiro passo, é comum que muitos empreendedores tenham dificuldade na hora de divulgar o próprio negócio e encontrar clientes interessados em consumir o produto ou serviço oferecido.

Neste momento, surge outro desafio: como atrair clientes?

Desde o início das redes sociais, estamos acostumados a utilizá-las como meio de entretenimento, diversão ou até mesmo para nos atualizarmos sobre notícias, família e amigos. 

Mas, você sabia que as redes sociais podem ser uma ferramenta fundamental para alavancar o seu negócio e encontrar clientes em potencial?

Sabemos que uma estratégia de marketing digital não se faz da noite para o dia. Pensando nisso, montamos esse post para te ajudar a usar as redes sociais para divulgação do seu negócio em alguns passos básicos, para você que deseja tornar o seu negócio visível no mercado.

Confira nosso conteúdo e saiba como atrair mais clientes utilizando as redes sociais.

Vantagens de investir nas redes sociais

De acordo com o relatório mais recente produzido pela DataReportal (empresa especializada em encontrar dados, insights e tendências no mundo digital), os brasileiros passam, em média, 3 horas e 47 minutos por dia conectados às redes sociais.

Portanto, se você deseja se conectar aos seus clientes e impulsionar o seu negócio, ter uma presença digital é algo indispensável para estar mais próximo do seu público alvo. Mas, quais são as vantagens de criar um perfil empresarial nas redes?

Antes de explicar os benefícios de utilizar as redes sociais como ferramenta de marketing, vamos entender o que é o tão falado marketing digital.

Marketing digital

De maneira simples e objetiva, o marketing é ação de promover produtos e serviços tendo como objetivo final a conquista e fidelização de clientes. O marketing digital, por sua vez, envolve a utilização de canais de mídia digital ou redes sociais para promover produtos e serviços. 

Sendo assim, ao abrir um novo negócio, definir como será a divulgação online e offline do serviço é um passo fundamental. 

Por medo de perder muito tempo na criação de conteúdo para as mídias digitais e não obter retorno, muitos empreendedores acabam por deixar as redes sociais como um plano para o futuro. 

Entretanto, é válido reforçar que, todo perfil criado em redes sociais que não possui um investimento imediato, leva algum tempo para ganhar autoridade e relevância de maneira gratuita nas redes.

Dessa forma, quanto antes o seu negócio estiver online, maiores serão as chances de obter retorno a curto, médio e longo prazo. 

As redes sociais

Além da famosa barra de pesquisa do Google, você já parou pra pensar que muitas pessoas utilizam as redes sociais para encontrarem produtos e serviços que desejam? 

Caso você ainda não tenha criado o perfil para a sua empresa, pode ser que seus possíveis clientes encontrem os seus concorrentes e não o seu negócio.

Mas, caso você já tenha criado a sua estratégia e tenha colocado o seu plano de marketing digital em prática, as probabilidades de ganhar mais receita são maiores. Afinal, com a sua empresa visível, mais clientes farão negócios com você. 

Além de permitir o contato direto e frequente com os consumidores, as redes sociais podem melhorar o reconhecimento da sua marca, pois, a rede social conecta pessoas de diversos perfis e interesses em diversos lugares do mundo.

Portanto, este é o ambiente perfeito para divulgar o seu negócio e fazer com que o seu produto ou serviço ganhe destaque e, consequentemente, mais vendas.

Outro ponto que vale a pena reforçar, principalmente para você, empreendedor que acabou de chegar no mercado, é que as redes sociais são uma alternativa barata de divulgação. Criar uma conta e publicar conteúdos não exige nenhum investimento.

Sendo assim, sem precisar tirar 1 real do bolso, você já pode começar a sua estratégia online. E, claro, no futuro, se achar interessante, patrocinar os seus anúncios, opção que precisa de investimento, mas que não é fundamental logo de início.

Depois de entender as vantagens de utilizar as redes sociais para divulgar o seu negócio, vamos para a parte prática: entenda como usar bem as redes sociais e fortalecer a sua marca perante o mercado.

Como usar bem as redes sociais

Até aqui, vimos que as redes sociais são ferramentas fundamentais para quem deseja se aproximar do público alvo e fidelizar clientes. No entanto, sem uma estratégia bem definida, muitos empreendedores podem sofrer com a perda de oportunidades de divulgação e venda.

Sendo assim, antes de criar o perfil do seu negócio nas redes, busque descobrir o que a sua clientela gostaria de ver. Quais são os gostos, páginas que seguem, postagens que curtem diariamente. 

É por meio dessa amostragem e observação, que você poderá desenvolver um conteúdo interessante para os seus clientes e ganhar um diferencial competitivo no mercado. 

Lembre-se que, o principal objetivo ao abrir uma rede social para a sua empresa, é desenvolver uma comunicação com o seu público e estabelecer um canal aberto para esclarecimento de dúvidas e sugestões.

Para atingir esse objetivo, é necessário que o seu conteúdo deixe claro para a sua audiência quais são as vantagens práticas do seu portfólio, assim como dicas sobre o que a sua empresa oferece.

Quanto mais informações e detalhes sobre os seus produtos e serviços, mais os seus clientes se sentirão seguros e propensos a compra. 

Um receio comum entre os empreendedores, é a forma de administrar a gestão das redes. Mas, é válido reforçar que, hoje em dia, existem diversas plataformas pensadas para auxiliar na gestão das redes do seu negócio.

Essas plataformas oferecem diversos benefícios de maneira gratuita como: análise de engajamento das publicações, programação de postagens e até mesmo sugestões para impulsionar ainda mais o alcance do conteúdo, o que irá ajudar ainda mais você a divulgar a sua empresa para o seu público alvo.

Como usar as redes sociais para divulgação

Utilizar as redes sociais para divulgação de empresas é uma estratégia muito comum como forma de impulsionar resultados. Mas, para que tudo ocorra conforme planejado, confira nossas dicas de boas práticas a seguir.

Ao criar o perfil da sua empresa nas redes, não se esqueça de que é fundamental preencher informações como: logo, nome da empresa e uma descrição bem completa sobre o produto ou serviço oferecido e um link para o seu site (caso já possua um).

Um erro muito comum na hora de administrar uma rede social de negócios é confundir os perfis e publicar conteúdos pessoais na conta da empresa e expor postagens desnecessárias.

Portanto, tome muito cuidado antes de realizar cada postagem. Revise, e se possível peça ajuda para que alguém que entenda do assunto dê um segundo ok e assim você consiga clicar no botão “publicar” mais tranquilamente. 

Ao escrever as postagens, tenha em mente qual será o tom e a linguagem que você deseja utilizar com o público. Isso irá depender da ideia que você deseja passar e do tipo de pessoa que deseja alcançar.

Outra dica muito importante é monitorar as páginas todos os dias. Após abrir um canal de comunicação com os consumidores, as chances de surgirem mensagens com dúvidas e até mesmo solicitações de orçamento são grandes. 

Dessa forma, para evitar a frustração do consumidor por um longo período sem resposta, esteja de olho na caixa de mensagens sempre que possível para responder a sua clientela prontamente.

É comum que muitos consumidores publiquem as dúvidas diretamente nos comentários das suas postagens. Portanto, caso você não responda, outros possíveis clientes podem ver e avaliar mal o seu negócio.

Muitos consumidores se baseiam em comentários e avaliações antes de finalizar uma compra ou contratar um serviço. Sendo assim, busque obter uma boa reputação para demonstrar aquela boa primeira impressão.

Calendário de posts

Com muitos compromissos e decisões para tomar, é comum sentir dificuldade em realizar a gestão das redes diariamente. Uma dica valiosa para evitar a ausência nas redes e gerar engajamento com os seus clientes, é o calendário de posts.

Para te ajudar, faça um passo a passo com dicas de como criar um calendário personalizado de acordo com o seu objetivo e alcançar clientes em potencial.

O calendário de posts é uma ferramenta estratégica para otimizar o seu tempo e gerar impulsionamento nas redes sociais. Utilizado como uma forma de visualizar o planejamento das mídias sociais, esta ferramenta ajuda os empreendedores a organizar o conteúdo ao longo de cada mês.

Imagine o calendário como um cronograma que irá te ajudar a organizar o agendamento de posts e campanhas, definir prazos e ainda rastrear e testar algumas estratégias de marketing digital, visando o engajamento do que será publicado.

O cronograma de postagens é a melhor forma de estruturar um conteúdo que faça sentido a longo prazo, sem repetições e com frequência. 

Com um planejamento mensal de postagens nas redes sociais, você poderá acompanhar o engajamento dos resultados dos posts com mais facilidade, além de entender com detalhes quais são os interesses do seu público, assim como melhorias dias e horários para postagens.

Ao criar um cronograma, você também poderá se antecipar quanto às datas comemorativas e feriados, de forma a criar previamente possíveis campanhas e promoções especiais para atrair o seu público nessas datas.

Após entender os benefícios de criar um calendário de posts, acompanhe o passo a passo para desenvolver o seu e começar a gestão das redes sociais do seu negócio.

O primeiro ponto importante a se lembrar é: em qual rede social eu quero fazer essa postagem? O público que desejo atingir está presente nessa rede?

Antes de criar cada conteúdo, pesquise quais são os interesses dos seus clientes. Para isso, você pode utilizar ferramentas como Google Trends e Answer The Public. Essas ferramentas irão te ajudar a entender o que o usuário está buscando na internet através de palavras-chave.

O terceiro passo é fazer uma lista de possíveis conteúdos ligados a sua empresa e a sua marca. Com essa lista pronta, é o momento de você definir qual será a frequência de postagens na rede social do seu negócio.

Lembre-se que, para ser lembrado pelos seus seguidores, o ideal é que as postagens sejam feitas diariamente. Portanto, defina em quais horários você deseja que os posts sejam feitos.

Depois de estabelecer esse fluxo, é hora de colocar a mão na massa e fazer o seu calendário de posts. Este calendário pode ser semanal ou quinzenal e deve conter a data, formato, conteúdo e a rede social em que será feita a publicação. Inclua também quais serão os recursos necessários para a criação dos posts.

Quanto mais informações estiverem presentes neste cronograma, maior será a otimização do seu tempo.

Existem algumas ferramentas gratuitas que podem te ajudar a montar o seu calendário de maneira prática e rápida, como: Google Calendar ou Google Agenda, planilhas no Excel e o Trello, um aplicativo de gerenciamento de projetos que oferece funções como checklists, data de entrega e calendário.

Ambas as ferramentas podem ser acessadas pelo celular e pelo computador. Algo que facilita ainda mais a produção e organização desses conteúdos.

Escolha a rede social adequada

Como saber qual a rede social para publicar os posts do seu negócio?

Para responder essa pergunta, é importante entender como cada mídia funciona e principalmente qual é o seu público alvo. A seguir, vamos falar sobre as redes mais populares e formatos de postagem mais utilizados.

A ideia é que você tenha a visão de qual rede as postagens que você planeja fazer mais farão sentido. 

Facebook

Lançado em fevereiro de 2004, o Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil. Permitindo a postagem de textos, fotos e links direcionados para outros sites, o Facebook tem mais de 110 milhões de usuários e, além das postagens orgânicas, também permite a publicação de anúncios patrocinados, como forma de atingir um público específico.

Instagram

Já o Instagram, é uma rede focada em imagens. Portanto, o conteúdo é mais curto e objetivo. Sendo assim, capriche no conteúdo escrito por meio de imagens que chamem a atenção e prendam os seus consumidores.

YouTube

O YouTube por sua vez, é um canal de vídeos que tem crescido muito no Brasil. Neste formato, que tal pensar em vídeos que possam explicar com clareza como os seus produtos e serviços atendem a necessidade dos seus clientes?

LinkedIn

Mais utilizada no mundo corporativo, o LinkedIn é focado em criar relacionamentos entre empresas, executivos e colaboradores. Através dessa rede, também é possível inserir anúncios de vagas. 

TikTok

E, por fim, mas não menos importante, a rede social popular mais recente e que tem crescido constantemente: TikTok. Essa rede permite a criação de vídeos rápidos, sem textos e com áudios prontos. 

Veja onde está o seu público

Depois de analisar cada rede social e formato aceitos, é válido reforçar que você não precisa obrigatoriamente ter um perfil em cada uma dessas redes. O que vai definir onde você entrará em contato com os seus consumidores, é o seu público alvo.

Imagine por exemplo que você criou um perfil no TikTok, pensou em muitos conteúdos que poderiam engajar pessoas interessadas nos seus produtos e serviços, porém na hora de fazer a postagem, se lembrou que o seu público alvo não costuma interagir nessa rede social. 

Para evitar essa frustração e fazer uma estratégia direcionada para a sua clientela, pense em perguntas como: qual a idade do meu público? O que eles gostam? O que assistem com frequência? Quais páginas seguem nas redes? Qual formato de conteúdo costumam consumir?

Quanto mais a fundo você for em responder essas perguntas, mais direcionada será a sua estratégia. Continue conosco, pois, no tópico seguinte, vamos detalhar melhor como usar as redes sociais de maneira estratégica para divulgar o seu negócio.

Criar estratégia para as redes sociais do seu negócio

Ao longo deste conteúdo, demos diversas dicas sobre como usar as redes sociais para a divulgação do seu negócio. Mas, com tanto aprendizado, por onde começar?

Definir objetivos é o primeiro passo para criar uma estratégia para as redes sociais da sua empresa. Antes de criar conteúdos e medir resultados, tenha em mente quais são os seus objetivos em determinada rede.

É a partir dessa meta definida que você irá estruturar o caminho para atingi-la. Qual o seu objetivo? Criar um relacionamento com a sua audiência? Elevar o tráfego do seu blog? Ter um canal de venda direta? Ou aumentar a visibilidade da sua marca?

São diversos objetivos possíveis que irão variar de acordo com o momento e a área de atuação de cada empresa. Lembrando que esses objetivos podem variar ao longo do tempo, de acordo com o desenvolvimento da sua marca nas redes sociais.

Com os objetivos definidos de maneira clara, chega a hora de identificar qual é a sua persona. É essa escolha que irá te ajudar a definir quais são as redes sociais que você terá como ferramenta na sua estratégia de marketing digital.

Como falamos acima, para definir a sua persona, pense em quem é o seu público alvo, em quais redes ele está presente e quais os hábitos desses usuários no mundo virtual. Quanto mais detalhes você der a essa persona, mais fácil será o planejamento da sua estratégia. 

Acompanhe nosso exemplo para ter uma ideia de como elaborar esse perfil:

  • Maria Clara, 24 anos, analista de marketing,  apaixonada por rock, gosta muito de andar de bicicleta e assiste a vídeos no TikTok durante o dia com frequência. Entre os conteúdos mais assistidos, estão vídeos sobre como fazer pratos diferentes para receber amigos em casa.

Agora, visualize como seria o público da sua empresa e elabore um relatório com o máximo de detalhes que conseguir. Persona definida? Então chegou a hora de entender como funciona cada rede social e quais as oportunidades de formato que cada uma oferece.

Depois de explorar cada rede utilizando seu perfil pessoal mesmo, comece a planejar o seu calendário editorial para as páginas da sua empresa. crie um cronograma de postagens com um conteúdo relevante, e mostre para o seu público que sua marca é confiável.

Ao criar os perfis nas redes e começar as postagens, é preciso medir se a sua estratégia de marketing está funcionando conforme planejado. Para isso, tenha em mente quais serão as métricas de sucesso. Alcance? Tráfego? Engajamento? Crescimento do canal? Número de seguidores ou de curtidas?

Não se esqueça de considerar as métricas que realmente movem os ponteiros do seu negócio. Pode ser que você esteja com muitos seguidores, mas olhando no detalhe, não possui curtidas nas publicações. Portanto, há algo de errado. Olhe e investigue todas as possibilidades.

Outro passo importante e fundamental, mas que é esquecido por muitas empresas é a interação com a audiência. Responda os seus seguidores, curta, interaja com as postagens deles, faça brincadeiras, sorteios e perguntas que ajudem a evoluir o crescimento da sua marca.

Ainda neste tópico, lembre-se de fazer promoções de marketing nas redes sociais para atrair a atenção dos seus consumidores para a sua página. Não economize na criatividade para investir em ações que possam estimular os usuários a interagir com o seu conteúdo.

Com isso, além de elevar as métricas, o seu negócio ganhará mais visibilidade e, consequentemente, um aumento no seu número de vendas. 

Por fim, lembre-se de sempre rever todo o planejamento. Conforme comentamos acima, é possível que, ao longo do desenvolvimento do negócio nas redes sociais, seja preciso mudar a rota e estabelecer uma nova estratégia ou um novo calendário de postagens. 

É importante também sempre observar quais são as estratégias que os concorrentes do mesmo segmento estão fazendo. Isso pode te munir de novas ideias e acender aquela lâmpada que faltava para o seu plano de marketing digital.

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo sobre como usar as redes sociais para a divulgação do seu negócio.

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