O grande sonho de todo empreendedor é ser a marca número 1 de produtos ou na mente dos consumidores. Entretanto, ganhar destaque entre os concorrentes não é algo simples. Afinal, a cada ano, surgem novas empresas e o mercado se torna cada vez mais competitivo em diversos segmentos.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para te ajudar a disputar com grandes concorrentes através de uma estratégia empresarial bem definida.

Continue lendo nosso conteúdo e saiba como desenvolver um diferencial competitivo para se destacar da concorrência e obter um melhor desempenho no mercado.

Diferencial competitivo: o que é?

O diferencial competitivo é um pilar fundamental para quem deseja impactar positivamente todos os públicos de um negócio, sejam eles clientes, fornecedores, colaboradores ou até mesmo parceiros estratégicos.

Isso porque, além de gerar mais receita, destacar-se da concorrência garante  a conquista de novos consumidores, impulsiona as vendas e a frequência de compra.

De forma simples, o diferencial competitivo é aquilo que torna uma empresa única perante os concorrentes.

Hoje em dia, quando vamos ao supermercado, geralmente já temos em mente quais produtos queremos comprar.

Mas, quando nos deparamos com uma prateleira de produtos de diversas marcas, é comum surgir a dúvida: qual devo escolher?

Para fazer essa escolha, as pessoas geralmente levam em consideração diversos critérios e é aqui em que de fato o plano de ação do grande ou microempreendedor se inicia.

Afinal, ao estudar o sistema de avaliação utilizado pelos clientes para escolher determinado produto ou serviço, as grandes e pequenas empresas ganham recursos para desenvolver estratégias e ganhar destaque no mercado.

Portanto, o primeiro passo para criar um diferencial competitivo é levar em consideração o que os clientes gostariam de ter como benefício ou valor que a sua concorrência ainda não oferece.

Para entender qual é o benefício que o seu negócio pode oferecer como um diferencial entre os concorrentes, busque saber mais sobre o seu público alvo e suas necessidades. 

Entenda como a sua empresa pode facilitar ou melhorar a vida das pessoas em algum aspecto e como esse benefício único pode fazer com que o cliente escolha o seu produto e não o da concorrência.

Como se destacar da concorrência? 

Depois de identificar quais são os seus pontos de destaque em relação aos concorrentes, é preciso saber como utilizar esses recursos de diferenciação a seu favor para trabalhar com estratégias que gerem resultados.

Continue acompanhando nosso conteúdo e saiba como se destacar dos concorrentes.

Crie uma marca forte e agregue valor

O diferencial competitivo de qualquer negócio começa no nome e identidade da marca. Pense em um nome que seja fácil de memorizar e em uma representação gráfica que destaque o seu produto entre os concorrentes, passando uma impressão de maior confiança e qualidade.

Estudo da concorrência e benchmarks 

Saber quem são os seus concorrentes é um passo fundamental para analisar seus pontos fortes e suas limitações. 

Pesquise empresas do mesmo segmento que o seu com o objetivo de identificar quais são as necessidades que ainda não estão sendo atendidas e que você poderia oferecer para o seu público alvo.

Para isso, faça uma lista dos seus principais concorrentes diretos e avalie quais são os produtos e serviços prestados, preços cobrados, no que são bons e no que são ruins e qual a reputação desse concorrente na internet.

Fique à vontade para explorar outros aspectos da sua concorrência. Conhecendo competidores do mesmo segmento, você será capaz de se antecipar e até mesmo saber como destacar ainda mais os seus diferenciais.

Se diferencie no atendimento de qualidade

Os diferenciais oferecidos pelo seu negócio não precisam, necessariamente, estarem conectados às características do produto, mas também ao serviço oferecido.

Portanto, o seu diferencial pode envolver: um atendimento personalizado, promoções exclusivas, brindes, programas de vantagens, entre outros. Entre esses diferenciais, o atendimento de qualidade é fundamental e, portanto, não pode faltar.

Afinal, após receber um atendimento amigável e eficiente, as chances de um consumidor voltar a procurar por produtos da sua empresa podem aumentar de maneira significativa.

Além de oferecer um bom atendimento, é de extrema importância avaliar a satisfação dos seus consumidores através de uma pesquisa. 

Dessa forma, você poderá entender qual foi a visão do seu cliente com relação aos seus produtos e serviços para desenvolver melhorias ao longo do tempo.

Elabore estratégias de marketing

Depois de identificar o seu principal diferencial competitivo, pense em como você irá comunicar esse novo benefício para o seu público. 

Um bom plano de marketing e comunicação irá deixar claro quais são os seus pontos de destaque em comparação a concorrência. 

Para garantir a sua presença digital na internet, você pode criar páginas nas redes sociais, um site ou um blog a depender da sua estratégia. 

Independente do meio digital, estar presente na internet é fundamental para que você garanta a visibilidade da sua marca, fazendo com que ela tenha o reconhecimento entre o público e o mercado.

Portanto, lembre-se que, além de ter um produto ou serviço diferenciado, você precisa trabalhar com boas estratégias de marketing para que o seu cliente saiba que o seu negócio existe.

É possível se destacar sendo MEI?

Todas as dicas e estratégias que falamos aqui também podem ser aplicadas por microempreendedores que ainda estão criando um pequeno negócio. 

Afinal, mesmo que seja difícil competir com médias e grandes empresas, com um bom planejamento você ainda pode ganhar destaque através dos seus diferenciais competitivos.

O mais importante é não se esquecer de que o seu foco deverá estar sempre em entregar valor e benefício aos seus clientes. Independente do produto ou serviço oferecido, o cliente é o centro do seu negócio.

Sendo assim, todo o planejamento deve ser feito em torno do seu consumidor e não nos lucros que poderão ser gerados através dele. 

Pensando com foco no cliente, você poderá entender melhor quais são de fato as necessidades que precisam ser atendidas e, consequentemente, ganhará uma grande vantagem em relação à concorrência.

Além disso, ao desenvolver um plano de negócios, não foque tanto em oferecer o menor preço, mas sim em agregar valor ao seu produto. Oferecer produtos e serviços únicos e de qualidade faz com que o público enxergue o real valor da sua marca, sem se importar com o preço em si.

Como exercício, pense em marcas que não cobram barato pelos seus serviços, mas que são famosas e acabaram se tornando referência no segmento. Mesmo sendo caro, as pessoas continuam consumindo, pois sabem que estão adquirindo um produto/serviço de qualidade.

Outra dica para se destacar dos concorrentes sendo MEI é a realização de uma avaliação interna para identificar como você pode evoluir dentro do seu mercado. 

Para isso, avalie quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças no seu negócio. Ao olhar para esses pontos, você poderá entender o que ainda é necessário para que a sua empresa ganhe força entre os concorrentes.

Com essa avaliação interna, você poderá usar seus pontos fortes ao seu favor e, ao mesmo tempo, buscar formas de superar as deficiências do seu negócio antes que se tornem um problema.

Investir em inovação e tecnologia é outra característica de empresas que querem sair na frente e se destacar da concorrência. O mundo está em constante transformação e o seu negócio deve acompanhar essas mudanças.

Para isso, além de observar os competidores do mesmo segmento, esteja sempre de olho no mercado como um todo. Dessa forma, você terá uma visão ampla sobre inovações e estratégias que estão funcionando em outras empresas e que podem levar destaque para a sua marca.

Por fim, a dica principal é: esteja sempre inconformado. Isso mesmo. O inconformismo é uma ótima dica para não se acomodar no mercado de trabalho. Os empreendedores e microempreendedores possuem o desafio de se reinventar a cada dia.

Sempre há algo novo para estudar e, consequentemente, novas formas de satisfazer a necessidade dos clientes para vencer a concorrência e conquistar os resultados esperados.

Para você, microempreendedor, que está começando agora, ganhar destaque entre os concorrentes pode parecer um objetivo bem distante, mas não desanime, com boas práticas, estudos e um diferencial competitivo bem definido, o seu plano de ação pode gerar bons resultados antes mesmo do que você imagina.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender o que é diferencial competitivo, como se destacar da concorrência e como o MEI pode elaborar estratégias para alavancar o seu pequeno negócio.

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