Se você faz parte desse grupo que está iniciando agora seu caminho no empreendedorismo, provavelmente sua cabeça ainda está um pouco perdida, tentando acompanhar o turbilhão de informações. No meio de conteúdos sobre contabilidade, administração e marketing, você precisa tirar alguns minutos de descanso, para arejar os pensamentos.

E nada melhor do que unir esse tempo de pausa com aquisição de conhecimento, por meio de documentários sobre empreendedorismo! Afinal, todo mundo se inspira na história de alguém, certo? Pode ser algum conhecido próximo, familiar ou até mesmo alguém famoso. Quando falamos do mundo empreendedor, essa realidade se torna ainda mais comum, já que algumas trajetórias servem como um norte para quem está iniciando nesse universo um pouco conturbado. 

Pensando nisso, confira essa lista com 8 documentários para empreendedores e se inspire a criar um negócio de sucesso e a aprender ótimas lições com pessoas de referência na área.

Leia mais: O que é preciso para abrir uma empresa?

O que são documentários?

Os documentários são produções, normalmente em formato de filme ou série, que se baseiam na realidade para a construção da narrativa. Por esse motivo, os documentários são considerados obras não-ficcionais. 

Vale destacar que um documentário não vai necessariamente ser 100% fiel aos acontecimentos, já que costuma ser baseado na visão e memórias das pessoas sobre determinado momento ou acontecimento. 

Confira 8 documentários para empreendedores

Graças ao caráter jornalístico, os documentários são feitos em cima de muita pesquisa, trazendo documentos, entrevistas e relatos de arquivos para a construção da realidade da forma mais fidedigna possível. Esses objetos de pesquisa, em muitos casos, são usados de forma orgânica no documentário. 

Leia mais: O que é empreendedorismo digital?

Os 8 melhores documentários para empreendedores

Voltando para o universo do empreendedorismo, separamos uma lista com 8 documentários para empreendedores que com certeza vão te inspirar:

Vai que dá: A cara das startups brasileiras

O primeiro documentário dessa lista veio em formato de websérie, ou seja, é uma série em que seus episódios são disponibilizados na internet, normalmente de forma gratuita.

Vai que dá: A cara das startups brasileiras, disponível no Youtube, é uma produção que entrevista seis empreendedores responsáveis por startups de tecnologia promissoras. Cada episódio traz um empresário focando em suas trajetórias e na empresa criada. 

Produzida pela Endeavor Brasil, a websérie é perfeita para que você entenda mais sobre o lado brasileiro do empreendedorismo por meio da visão de pessoas que são referência no mercado e que podem apresentar um bom panorama dos desafios, dificuldades e alegrias desse universo. 

Confira os episódios na playlist Vai que dá.

Steve Jobs: O homem e a máquina

É praticamente impossível falar sobre documentários para empreendedores e não trazer nenhuma das tantas obras sobre o criador da Apple. A escolha da vez é Steve Jobs: O homem e a máquina, que nos fornece a visão sobre a vida do considerado gênio, por meio da lente de pessoas próximas. 

Confira o trailer do documentário.

Com o objetivo de mostrar a essência do empresário, a obra consegue focar nos legados que Jobs deixou e em como sua invenção faz parte do dia a dia de muitos, além de ter influenciado toda uma geração do Vale do Silício. 

O filme documentário está disponível nos streamings da Telecine e Star+. 

Bônus: Steve Jobs: Como ele mudou o mundo

Aqui temos mais um documentário focado no criador de uma das maiores empresas de eletrônicos, a Apple. Se você está dedicado a entrar no mundo dos negócios e começar a empreender, a biografia dele é algo a ser estudado. Essa dica é um bônus já que foca grande parte na trajetória pessoal e personalidade de um dos gênios do século XX. 

The Director: Uma criadora na Gucci

Para os fãs de moda, The Director: Uma criadora na Gucci, é um prato cheio de empreendedorismo e roupas bonitas. Nesse documentário acompanhamos o trabalho revolucionário de Frida Giannini durante um ano. A estilista foi diretora de criação da grife italiana de 2006 até 2014. 

Somos inseridos na realidade por trás da cortina, ou melhor, das passarelas, ao trazer momentos íntimos de criação da Frida, focando no olhar artístico da italiana e em todo o trabalho demandado para a confecção das coleções da marca célebre. 

Jiro Deams of Sushi

Trazendo um universo diferenciado, Jiro Dreams of Sushi acompanha o famoso sushiman Jiro Ono e o seu restaurante premiado em Tóquio. O cenário aqui é a transição do negócio das mãos do pai para o filho, com destaque para todo o lado administrativo, como a relação com fornecedores e gerenciamento da equipe. 

O documentário dá destaque à dedicação, trabalho duro e esforço de anos que o chef teve na construção de um restaurante que chegasse perto da perfeição. Disponível no Amazon Prime Video.

Inside: Lego

Mudando o viés da situação, Inside: Lego gira em torno de uma crise que afetou a gigante marca de brinquedos nos anos 2000. Como protagonista nós temos o CEO da época, que buscou reestruturar a empresa dinamarquesa mantendo o legado original ao mesmo tempo que precisava de reinventar para se manter no mercado com as novidades e aumento da concorrência.

No meio de muita história, os telespectadores conseguirão acompanhar estratégias diferentes do convencional, que traduzem em ações as palavras “pensar fora da caixa”. Uma boa lição para aqueles que são jovens na jornada empreendedora.

TED Talks: Life Hacks 

As palestras do TED Talks são amplamente conhecidas por abordarem diversos assuntos e sempre apresentados por especialistas. O Life Hacks reúne 9 palestras que discorrem sobre os principais fatores que afetam a sua vida e seus negócios, sendo assim, essa dica engloba muito mais do que a sua jornada empreendedora. 

A título de exemplo, em uma das palestras, você poderá aprender mais sobre linguagem corporal com Amy Cuddy, psicóloga de Harvard. Em outra apresentação, o especialista Shawn Achor discorre sobre produtividade e diversas dicas. 

Você pode assistir a todas as apresentações no Youtube.

Mark Zuckerberg: A Verdadeira Face do Facebook

Trazendo aqui outro gênio da tecnologia dos últimos anos, a história do Mark Zuckerberg desde o primórdio do Facebook até o momento atual, é admirável. 

Atualmente Mark está na lista como um dos homens mais ricos do mundo, com um patrimônio estimado de 128 bilhões de dólares, e é considerado um modelo a ser seguido por quem procura empreender. Sendo dono das maiores redes sociais do mundo, como Instagram e Whatsapp, o documentário foca tanto na vida pessoal quanto na profissional. 

Abstract: the art of design

Engana-se quem pensa que o mundo dos negócios não está atrelado à arte. Em Abstract, esses dois mundos se colapsam e é uma lição de criatividade, até mesmo no momento de empreender. 

Aqui você acompanha diversos designers e seus processos criativos na produção de propagandas, rótulos, produtos e serviços que são revolucionários na área. 

O documentário é uma série que já conta com duas temporadas, com 8 e 6 episódios em cada, no qual cada um apresenta um design diferente e seu trabalho. Disponível na Netflix. 

The Call of the Entrepreneur 

Para finalizar a nossa lista, vamos fechar com chave de ouro. Isso porque The Call of the Entrepreneur reúne a história de três empresários, de ramos diferentes, que precisam embarcar nesse mundo. Somos apresentados a um banqueiro, um fazendeiro e um refugiado chinês que, dentro de suas vidas e preocupações, precisam aprender a tomar decisões para colocar seus negócios no eixo. 

Com certeza que depois de assistir a todas essas indicações, você sairá mais inspirado e com uma nova gama de conhecimentos que podem facilmente serem aplicados na sua trajetória. Por mais complicado que isso possa parecer, depois de cada uma das dicas, você estará mais familiarizado com o universo e terá na manga alguns dos principais cases de empreendedorismo de sucesso. 

Leia mais: Como uma ideia pode se tornar um bom negócio?

Depois de todas essas dicas é bem porvável que você esteja com vontade de iniciar sua jornada empreendedora agora. Para isso, conte com o GetNinjas para divulgar seu perfil e conseguir mais clientes.

E se você precisar de ajuda, a plataforma conta com vários profissionais, nas mais diferentes categorias, prontos para te auxiliar.


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *