Qual a diferença entre criação de logos e criação de marca?
Maçã mordida? Apple. Cartão roxinho? Nubank. Amarelo e vermelho? McDonald 's. Esses símbolos ficam na cabeça, né? Mas, falando na prática, você sabe se isso é logo ou marca?
Entenda de uma vez por todas a diferença entre logo e marca!
Logo ou marca?
Maçã mordida? Apple. Cartão roxinho? Nubank. Amarelo e vermelho? McDonald ‘s. Esses símbolos ficam na cabeça, né? Mas, falando na prática, você sabe se isso é logo ou marca?
Por mais que não pareça, é super comum não entender ou não perceber a diferença entre os dois. Mas, é sempre importante entender os dois.
Afinal, esse é um assunto que está ganhando muita popularidade ultimamente.
E, como as empresas globais provam diariamente, para um negócio de sucesso é vital ter uma logo e uma marca bem estruturada e conectada.
Pensando nisso, criamos esse conteúdo para te explicar o que são essas duas coisas, o que elas têm de comum e o que elas têm de tão diferente.
Leia até o final para não ficar com nenhuma dúvida.
O que é criação de logo?
Começando pelo mais visual e estético, a logo é, literalmente, a representação visual da sua marca.
Mesmo parecendo algo simples, não se engane. A logo é, geralmente, a primeira impressão do seu cliente com a marca. E, por isso, deve ser bem pensada para transparecer a essência e a personalidade do seu negócio.
A maçã mordida, por exemplo, é a logo da Apple, pois ela é um símbolo visual capaz de representar a marca.
Afinal, qualquer pessoa do mundo que ver esse desenho, já sabe do que se está falando.
Uma logo bem estruturada e bem posicionada no mercado tem o poder de ser um atalho visual dentro do mercado, podendo ser a sua vantagem competitiva.
A logo é capaz de deixar a sua marca conhecida e lembrada, criando uma conexão com o seu público.
Inclusive, existem diversos tipos de logos, como:
- Lettermark: são as logos que destacam as letras iniciais ou abreviações da marca, como a Cable News Network ou CNN;
- Símbolo ou ícone: são as logo que possuem apenas o símbolo visual, não havendo letras, como a maçã da Apple ou os quatros quadrados coloridos da Microsoft;
- Wordmark: são as logos que utilizam do próprio nome da marca por completo, geralmente criando uma fonte personalizada para a marca, como a Disney e o Google;
- Combination mark: são as logos que utilizam do texto e do símbolo para se formar, como a Dove, a Adidas ou a Amazon.
- Emblema: são as logos que inserem o nome dentro do símbolo gráfico, ou seja, todos os elementos são integrados em um único emblema, como a Ford e a Nivea.
Na hora de fazer a logo da sua marca, é importante entender os tipos existentes, para que você consiga selecionar qual o mais adequado para o seu tipo de negócio.
Afinal, uma logo certeira gera uma empresa reconhecida.
Quem pode fazer?
Mas e aí, quem pode fazer essa logo?
Para a criação de uma logo, é necessário possuir um nível de conhecimento técnico em softwares de edição de imagens.
Por isso, o mais comum é que profissionais dentro da área de Design e da Publicidade realizem esse tipo de projeto.
Além disso, dentro do Design, existe um cargo específico para essa função: o designer de logotipos. Seu objetivo é única e exclusivamente projetar e criar conceitos para as logos de empresas que o contratam.
Dentro desse serviço, é comum ser solicitado a criação da logo juntamente com a criação de uma identidade visual para a empresa.
A identidade visual é o conjunto de elementos que representa visualmente a empresa, ou seja, suas cores, símbolos, tipografia e todos os outros quesitos visuais.
Ela é utilizada nos posts do Instagram, no panfleto que ficará na loja, no cartaz da porta ou até mesmo no outdoor de divulgação.
É importante a definição e a constância desses elementos para que o consumidor consiga aprender e reconhecer a sua marca.
Saiba mais: Quanto custa Fazer um Logo?
Quais cursos precisa?
Como já dito, para criar uma logo, é importante ter o conhecimento de programas de edição de imagem, como o Illustrator ou Photoshop, do programa Adobe.
Isso quer dizer que é possível, para se profissionalizar, fazer cursos específicos desses programas e, assim, já poderá iniciar a sua carreira na área.
Mas, o mais comum, é que o indivíduo seja formado ou, no mínimo, estudante em cursos como Publicidade e Propaganda ou Design.
Confira também: O que é freelancer?
O que é criação de marca?
Jeff Bezos, CEO da Amazon, afirma que a marca é o que as pessoas falam quando você não está na sala. Mas será que é verdade?
Diferente da logo, a marca é um conceito amplo, envolvendo diversos fatores e perspectivas.
Isso quer dizer que a marca engloba toda a experiência e emoção do consumidor.
A marca, então, engloba a logo, a identidade visual, o nome, o slogan, a forma de se comunicar, a personalidade, o atendimento e todos os outros fatores que influenciam na opinião do cliente sobre o negócio, pois esse conjunto possibilitará a identificação da empresa.
Isso quer dizer que a construção de marca está em quando escutamos “feito para você” e, automaticamente, lembramos do Banco Itaú. Ou até mesmo um “amo muito tudo isso” e lembramos do McDonald ‘s.
No geral, como dá para perceber, a construção da marca é muito mais complexa, envolvendo diversos fatores.
Mas, uma coisa é fato, é essa definição que gera a maior percepção da sua marca.
É necessário um investimento a longo prazo para a construção de uma marca sólida, bem posicionada no mercado e coerente.
Um ponto importante é a gestão de marca. Afinal, a empresa não pode se posicionar como diversa, mas não ter representatividade dentro dos seus funcionários.
Por isso, o trabalho e manutenção da marca não acaba. É preciso continuar trabalhando e construindo um ambiente que seja condizente com o que a marca prega.
Quem pode fazer?
Para a construção de marca, é essencial que você entenda o principal agente: você.
Afinal, ninguém conhece mais o seu negócio do que você mesmo, né?
Mas, para um suporte profissional e estratégico, há a possibilidade de você contratar pessoas da área da publicidade que trabalham com gestão de marca.
Com esse serviço, é possível construir em conjunto diversas coisas, como:
- Tom de voz;
- Percepção de valor e excelência;
- Pilares;
- Missão;
- Propósito;
- Visão;
- Arquétipos;
E muito mais! Essas são algumas das construções feitas por uma equipe, juntamente com você, para estruturação da marca.
A construção da gestão de marca em um único documento – serviço adequado – serve como um “guia” para que a marca consiga ser na prática o que ela acredita.
Saiba mais: Quanto custa Projeto de Branding?
Quais cursos precisa?
Como dito, para a construção de um livro de gestão de marca, é necessário um nível de conhecimento técnico sobre esses conceitos.
Essa área, em inglês, é chamada de branding.
Em um olhar direto, é possível realizar cursos de branding e gestão de marca e, dessa forma, iniciar a carreira.
Mas o comum é que o profissional possua graduação em áreas como Marketing, Publicidade e Propaganda.
Leia também: Descubra o que significa os logos das grandes marcas
Quais as principais diferenças entre eles?
Agora que os dois estão bem explicados, acredito que é claro a sua diferença.
Mas, para reiterar, a logo é o símbolo visual da empresa. Enquanto a marca é a essência e personalidade da empresa, proporcionando a experiência do cliente.
A logo, então, é um dos elementos da marca que forma a empresa.
Essa é a sua diferença principal.
Quais pontos têm em comum?
A grande similaridade entre as duas é o poder de reconhecimento e a sua complementação.
Para uma empresa ser sólida e bem posicionada no mercado, não basta apenas uma logo bonita ou uma marca bem estruturada, é necessário que os dois sejam complementares.
A logo, então, deve estar condizente com a essência da marca. E vice e versa.
É nessa constância e complementação que a empresa consegue se destacar na mente do consumidor, ganhando sua devida vantagem competitiva.
Além disso, mesmo que a marca tenha como foco a experiência e emoções do cliente, é importante saber que a logo também tem esse processo.
A escolha da cor para ser usada em um símbolo, por exemplo, pode mudar toda a percepção do cliente. Não só ela, mas como os símbolos, a tipografia, a disposição dos elementos e todos os outros fatores.
Por exemplo, quando é utilizado a cor amarela e vermelha de maneira forte na logo do McDonald ‘s, já é uma maneira de estimular o consumo e a fome.
Cada detalhe deve ser pensado junto com o profissional de designer.
Percebe a diferença entre logo e marca?
Reforçando o de antes…
Maçã mordida? Apple. Cor roxinha? Nubank. Amarelo e vermelho? McDonald ‘s.
Ficou mais fácil de entender, né?
Agora que você já sabe todas as diferenças entre logo e marca, já tem ideias sobre como vai soar no seu negócio?
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