Quando falamos sobre a vida profissional existem diversos fatores a serem considerados como a perspectiva de crescimento, interesse em novas áreas ou desejo por salários e benefícios maiores e isso pode gerar uma dúvida sobre fazer uma transição de carreira. 

E para muitas pessoas, em algum momento da carreira pode surgir um interesse em realizar uma mudança de área, principalmente quando se encontram insatisfeitas de alguma forma com o seu trabalho atual.

Pensando nisso, se você está pensando em migrar para uma nova profissão, vamos dar algumas dicas bem úteis de como você pode se planejar para dar esse passo tão grande e muitas vezes tão sonhado. Confira! 

O que é transição de carreira profissional?

A transição de carreira pode ser entendida como o momento em que um profissional decide mudar de área de atuação. 

Não existem regras específicas para que essa movimentação ocorra, por isso vamos listar os motivos mais comuns para quem realiza uma mudança de carreira:

  • Insatisfação com a área;
  • Dificuldades de se posicionar no mercado de trabalho;
  • Busca por melhores salários e benefícios;
  • Novos desejos;
  • Desenvolvimento de novas habilidades;
  • Falta de motivação;
  • Escolha precoce;
  • Qualidade de vida;
  • Outros motivos.

Muitas pessoas acabam transitando de uma carreira para outra por diferentes motivos e isso pode acontecer em qualquer momento da vida profissional, independente da idade e do tempo de carreira.

Como iniciar em uma nova profissão?

Fazer uma transição de carreira é uma decisão muito importante na vida das pessoas. Isso porque, normalmente, passamos oito horas por dia em horário de trabalho, sem contar as horas extras e a dedicação para aprender sobre a área. 

Por isso, você deve refletir sobre muitos fatores e analisar as vantagens e desvantagens para migrar de área. O ponto mais importante é que essa decisão precisa vir de você. 

O primeiro passo é entender se essa mudança faz sentido para o seu momento de vida e carreira, e principalmente, se você tem o necessário para iniciar em uma outra área. 

Veja também: 10 dicas para ser um bom profissional autônomo

7 dicas para quem deseja começar uma nova profissão

Se você já começou a analisar essas questões, vamos falar agora sobre como fazer a transição de carreira. Vamos dar o passo a passo para você se sentir preparado e começar com o pé direito em uma nova profissão. 

  1. Tenha em mente os seus objetivos profissionais

Essa dica é a primeira e a mais importante. Você precisa definir quais são as suas metas e objetivos a longo prazo. Tenha em mente onde você deseja chegar profissionalmente, liste quais bens materiais e intelectuais você quer atingir por meio do seu esforço profissional.

Se você não tiver um objetivo específico, dificilmente conseguirá se manter de forma saudável em qualquer área que atue. Os seres humanos são movidos pelo desejo de conquista, sejam eles profissionais ou pessoais. 

E como falamos acima, passamos grande parte do nosso tempo dedicando ao trabalho, por isso é fundamental você se sentir confiante na sua escolha profissional. 

  1. Escolha da nova profissão

Agora que você já tem um objetivo profissional definido, chegou o momento de escolher dentre as tantas áreas existentes no mercado de trabalho.

Para te ajudar nessa escolha, você pode começar definindo quais são as suas hards e soft skills. Ficou confuso? Não se preocupe, vamos falar agora mesmo o que esses conceitos significam!

Hard Skills

São as capacitações técnicas que um profissional adquire de forma comprovada, seja por meio de diplomas, cursos, testes e outros métodos. De forma geral, é todo o aprendizado adquirido de forma técnica e/ou prática. 

Soft Skills

Diferente das hard skills que podem ser testadas e comprovadas, as soft skills são intangíveis e tem relação direta com a convivência diária, a troca de experiências com outras pessoas, o famoso boca a boca. 

Alguns exemplos de soft skills são a capacidade de liderança, facilidade de comunicação, espírito de equipe, ter um perfil ético e ser um profissional flexível.

Depois que você mapeou as suas hard e soft skills, já pode listar quais áreas tem mais a ver com o seu perfil e o que mais chama a sua atenção. Você pode começar pesquisando em sites de empregos sobre o perfil ideal que os recrutadores estão buscando dentro das suas áreas de interesse.

  1. Faça cursos profissionalizantes

Agora que seus objetivos estão traçados e você já sabe qual é o perfil ideal para aquela área de atuação que você almeja, chegou o momento de conhecer mais sobre a profissão e buscar a profissionalização.

Hoje em dia está cada vez mais fácil se profissionalizar. A internet é uma grande aliada para quem busca por informações. Existem diversas plataformas que oferecem cursos gratuitos ou pagos e podem ser de rápida duração ou cursos mais longos.

Mas, se você prefere aulas presenciais, também é possível encontrar uma infinidade de professores disponíveis em várias áreas do conhecimento. Por isso, não tem desculpa para quem tem vontade de aprender! 

  1. Realize pesquisas sobre o mercado de trabalho

Essa dica é muito importante para quem está pensando em fazer uma transição de carreira. Independentemente da área que você escolher, pesquise sobre como anda o mercado de trabalho.

Muitas áreas, antes consideradas tradicionais, vem passando por grandes transformações e algumas delas já não existem mais. Por isso, veja como a área que você busca está se comportando, se ela vem crescendo com a tecnologia ou se é uma área que se encontra estagnada.  

Além disso, pesquise sobre questões salariais, oportunidades de crescimento e benefícios que a maioria das empresas oferece para esse tipo de vaga que você está almejando. 

  1. Converse com profissionais da área que deseja trabalhar

Conversar com profissionais da área que você interesse em trabalhar pode ser muito importante porque além do relato de experiência, você também pode fazer um networking e ficar mais conhecido.

Mesmo não tendo experiência na área, mostrar interesse já é um ponto muito legal para os recrutadores que estão buscando por cargos para júnior. Assim, se surgir uma oportunidade, seu nome poderá ser citado para a contratação. 

Veja também: Profissões em alta no trabalho remoto

  1. Converse com um consultor profissional

Se você busca por um aconselhamento mais profissional e objetivo, conversar com um consultor de carreiras pode ser a melhor opção. Esse profissional irá guiar você pelo caminho mais simples e rápido, para que você passe pelo processo de transição de carreira mais rápido.

No GetNinjas você encontra diversos consultores de carreiras que podem te ajudar a chegar no tão sonhado cargo! Você pode ver as avaliações de diferentes profissionais e receber até 4 pedidos gratuitos. 

  1. Faça um planejamento de carreira

Com todas essas dicas em mãos, o próximo passo é se programar financeiramente para a sua transição profissional. Essa dica é muito importante para as pessoas que estão desempregadas ou que estão decididas a pedirem demissão.

Você precisa estar preparado financeiramente para arcar com os seus custos diários como aluguel, compras de mercado, combustíveis, internet, cursos, dentre outras contas.  

Tenha uma planilha com todos os gastos mensais e os possíveis gastos que possam surgir. Além disso, coloque a quantidade de dinheiro que você terá caso não esteja trabalhando naquele momento. 

Fazendo isso, você poderá ter um controle e liberdade financeira maior caso queira somente pensar na transição nesse momento e trabalhar em cima dela. 

Se você é consultor de carreira e está querendo conquistar mais clientes, acesse o GetNinjas e se cadastre como profissional! Você pode divulgar os seus serviços de forma rápida e sem sair de casa. 


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *