A internet se tornou uma grande aliada para quem deseja oferecer produtos e serviços. Mas você deve estar se perguntando, as pessoas realmente conseguem captar clientes pela internet? E a resposta é sim!

Como sabemos, o desenvolvimento e sucesso de uma empresa depende da satisfação dos compradores, e para conseguir mais clientes, é preciso mostrar que sabe fazer. 

Por isso, vamos te ajudar a conquistar mais clientes de forma online, com dicas e estratégias de marketing digital para fazer o seu negócio decolar. Confira!

O que é captação de clientes?

Todos os empreendedores e comerciantes querem vender seus produtos e serviços e para isso precisam atrair novos compradores. Mas você sabe, afinal, o que significa a captação de clientes e como ela funciona? Se a resposta for não, você vai descobrir agora!

A captação nada mais é do que uma forma de atrair novos clientes, ou seja, conquistar novos compradores por meio de campanhas, promoções, brindes e, claro, produtos e serviços de qualidade. 

Você pode utilizar diversas estratégias de marketing e vendas para conseguir atingir o seu público-alvo e muitas delas podem ser aplicadas de forma online. Para te ajudar nesse processo de captação, vamos trazer as estratégias mais utilizadas no mercado, confira!

Veja também: Como prospectar novos clientes

Conheça seu público alvo

De nada adianta investir em campanhas publicitárias de alto custo, oferecer diversas promoções e criar conteúdos ricos se você não sabe para qual público precisa direcionar. 

O primeiro passo para ter sucesso é conhecer o perfil das pessoas que vão consumir seus produtos ou serviços. Você pode utilizar estratégias como a criação de personas para conhecer profundamente seu cliente, entender suas necessidades e definir uma linguagem de comunicação mais adequada para ele.

Invista em conteúdos para blog

Agora que você já tem as suas personas definidas, é hora de criar conteúdos ricos e direcionados para atingir o público que você deseja. Aqui a dica principal é: produza conteúdos completos e de qualidade!

Além de um conteúdo completo, você poderá produzir materiais educativos como e-books, infográficos, mapas mentais, podcasts e outros formatos para chamar a atenção dos clientes com conteúdos agregadores. 

O ideal é que você crie uma landing page (LP) para os usuários cadastrarem os dados como e-mail e telefone para contato, assim, você pode usar esses dados para entregar outros tipos de conteúdo e campanhas que desejem oferecer futuramente. 

Veja também: Como fidelizar os clientes

Estratégia de SEO

SEO é uma estratégia orgânica que utiliza conteúdos completos, palavras-chave otimizadas, dados estruturados e outros métodos para aumentar a visibilidade do seu negócio nos motores de busca como o Google. 

Utilizar a estratégia de otimização para mecanismos de busca vai ajudar não só o seu site ou blog a ranquear melhor como também irá atrair novos clientes que estão procurando pelo produto ou serviço que você oferece. 

Assim, quanto mais otimizado seu site, maior será a chance de aparecer nas primeiras posições do Google, fazendo com que mais pessoas acessem as páginas e, consequentemente, comprem seus produtos ou peçam por algum tipo de serviço.

Estratégia de CRM

Você já ouviu falar em CRM?  Essa estratégia significa gestão de relacionamento com o cliente, ou seja, é um processo usado para gerenciar a relação da sua marca com os clientes. 

Além disso, existem diversas ferramentas usadas em CRM para retenção e aquisição de clientes. Você pode, por exemplo, usar o e-mail para enviar uma newsletter para seus clientes uma vez na semana, a cada 15 dias ou mesmo a cada mês.

Investir em CRM é fundamental porque ajuda a organizar e otimizar o desenvolvimento do seu negócio, além de automatizar os processos e fornecer conteúdos personalizados. 

Veja também: Como gerar pedidos e converter em clientes

Produza conteúdos para redes sociais

Nos dias de hoje é muito importante que as empresas estejam presentes e disponíveis nas redes sociais. Muitos clientes usam as redes para analisar se a marca tem um perfil semelhante ao que eles procuram e também para ver as avaliações e comentários feitos por outros clientes.

Além disso, você pode usar as redes para publicar conteúdos em datas comemorativas, interagir com seus seguidores, fazer parcerias com outras marcas ou mesmo com influenciadores digitais.

Invista na estratégia de vídeos

Além do Google, o Youtube se tornou um dos maiores motores de pesquisa online e pensando nisso, é muito importante que a sua marca esteja presente nesses canais de comunicação.

Você pode atrair novos usuários e agregar valor para eles, oferecendo conteúdos que consigam sanar as suas dúvidas e também informar sobre o assunto pesquisado. 

Tenha um calendário para datas comemorativas

Como mencionamos acima, as datas comemorativas são momentos muito importantes para captar clientes. Essas datas vêm carregadas de conexões afetivas como o Dia das Mães ou o Dia dos Namorados.

Por isso, é interessante você produzir conteúdo e adaptar seus produtos e serviços com objetivo de gerar valor para seu público nessas datas comemorativas. 

Outra dica legal é se planejar e usar ferramentas como o Google Agenda ou o Notion para montar um cronograma e estar preparado quando esses eventos estiverem próximos.

Analise questões de sazonalidades para a sua empresa, veja como os sites concorrentes fazem e entenda qual a melhor estratégia para o seu negócio.

Personalize seu site

Esse tópico está muito atrelado às datas comemorativas mencionadas acima, isso porque você pode personalizar seu site ou mesmo os produtos oferecidos de acordo com o evento. 

Por exemplo, para a Copa do Mundo você pode usar as cores verde e amarela e símbolos de cornetas e confetes, além de utilizar palavras-chave como futebol, jogos ou bater um bolão. Use sua criatividade para conquistar mais pessoas!

Invista em anúncios pagos

Muitos canais de marketing como o Facebook Ads, Google Ads, Instagram e outras plataformas possuem ferramentas para produzir anúncios pagos. 

Essa estratégia é muito útil porque facilita o processo de ranqueamento das palavras-chave necessárias conforme o investimento realizado. Isso não garante as primeiras posições no Google, mas facilita seu caminho.

Porém, se você não quer gastar dinheiro, é possível usar as estratégias mencionadas acima, como a produção de conteúdos completos e a inclusão de palavras-chave relevantes para aumentar a visibilidade do seu negócio.

Faça parcerias com influenciadores digitais

A profissão de influenciador digital vem crescendo cada dia mais e estão praticamente em todos os nichos de mercado. Não importa o assunto que você queira saber, sempre terá alguém falando sobre ele, seja no Youtube, no Instagram ou mesmo no Tik Tok.

Por isso, fazer parcerias com esses profissionais vai aumentar o alcance do seu público, fazendo com que mais pessoas saibam que a sua marca existe.

Mas lembre-se de fazer parcerias com influenciadores que realmente tenham a ver com o seu nicho e que irão te direcionar para o público-alvo que você necessita. Não adianta vender maquiagem e atrair clientes que estão pesquisando sobre jogos, não é mesmo? 

Se você quer conquistar clientes pela internet, mas ainda está perdido ou mesmo sem tempo para usar essas estratégias, fique tranquilo que vamos te dar a solução! No GetNinjas você encontra diversos especialistas em marketing online para te ajudar. Você pode receber até 4 pedidos e ainda verificar as avaliações de outros clientes na plataforma. 

Esperamos que esse conteúdo te ajude a captar muitos clientes e fazer com que seu negócio cresça cada vez mais! 


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