Sabe aquela sua ideia empreendedora que você não sabe se pode dar certo? No episódio #12 do PodNinja, contamos com o Eduardo L’Hotellier, CEO  e Fundador do GetNinjas, que compartilhou com a gente, como fez para tirar a sua ideia do papel e tornar o GetNinjas o maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina. 

Se você quer saber como identificar uma boa ideia e transformá-la em negócio, ouça este episódio:

Como surgiu a ideia de criar o GetNinjas?

A ideia de criar o GetNinjas surgiu no finalzinho de 2010, nessa época o Edu precisou contratar um pintor e viu o quão difícil era encontrar um bom profissional naquelas famosas páginas amarelas. Talvez a geração mais atual não se lembre, mas em 2010 era comum em toda a casa um livro amarelo com telefone de vários profissionais, lojas, etc. 

O Edu ligou para um número e estava errado, ligou para outros e não atendiam, na terceira ou quarta tentativa ele conseguiu falar com um profissional, contratou o serviço mas não ficou bem feito. Para piorar, não tinha avaliações nas páginas amarelas. Foi aí que ele percebeu a oportunidade enorme que existia de criar uma plataforma no qual clientes poderiam encontrar profissionais com avaliações.

Hoje o GetNinjas tem o Pintor, Pedreiro, Personal Trainer, Psicólogo, Professor de Inglês, são mais de 500 categorias e profissionais presentes em mais de 3000 cidades no Brasil.

Leia mais: O que é o GetNinjas?

Como saber identificar uma boa ideia de negócio? 

A forma mais comum de identificar se uma ideia é boa, é perceber se ela serve como solução para algum tipo de problema. O GetNinjas, por exemplo, nasceu do problema em encontrar profissionais de confiança de forma simples e rápida. 

Hoje o app soluciona a dor de milhares de clientes e  profissionais que conseguem fazer a divulgação online dos seus serviços. 

Leia mais: Como uma ideia pode se tornar um bom negócio

Identifiquei que a minha ideia é boa, como tirá-la do papel? 

O primeiro passo, é testar a sua ideia e validar ela. Em 2010, o Edu lançou uma plataforma super simples ao ar, e percebeu que a demanda era muito grande.

Passados seis meses validando a ideia, ele conseguiu trazer alguns investidores para suportar a expansão da ideia e decidiu pedir demissão do seu emprego para se dedicar 100% ao GetNinjas. 

Vale ressaltar que essa solução surgiu num momento ótimo para o negócio, pois em 2010 a internet já  estava em constante crescimento, as pessoas já tinham o interesse em fazer compras e contratar serviços online. O vento conspirou a favor e o GetNinjas foi crescendo conforme o mercado pedia. 

“Talvez se a gente tivesse começado esse negócio, aqui no Brasil, 5 anos antes o negócio poderia ter morrido porque o mercado ainda não estaria maduro para a ideia ou 5 anos depois pudesse ser tarde demais e ter outra empresa que estivesse no nosso lugar”, comenta Eduardo. 

Além da ideia ser boa, identifique se o mercado está pronto para ela, se é o momento certo de lançar sua ideia no mercado e se você vai ter uma boa aceitação do público esperado. Confira aqui embaixo um checklist do que fazer para tirar algo do papel: 

  • Estude sobre a área que você deseja atuar;
  • Faça pesquisas de opinião com perfis diferentes;
  • Divulgue e tente vender seu serviço/produto;

“Meu conselho para quem tem uma ideia de negócio, é testar, validar e colocar ela para funcionar, começar a vender o quanto antes para conseguir ter um pulso do mercado,  e aí você vai dosando o investimento de tempo e recursos que você vai fazer”, finaliza Eduardo.

Leia mais: Qual a diferença entre MEI e Simples Nacional?

E agora, como formalizar no mercado legalmente? 

Nos primeiros meses, o GetNinjas que era chamado ‘Cidade dos Bicos’, sem nem possuir um CNPJ. Quando o Edu teve a felicidade de conseguir um investidor, esse ponto foi levantado, pois já estava mais do que na hora de formalizar o negócio como uma empresa. 

Pensando que isso aconteceu em 2011, Edu comenta que houve uma grande dificuldade e burocracia, sem contar nos custos para realizar essa formalização. 

Hoje, o mercado já está mais evoluído e você consegue formalizar o seu negócio de maneira muito mais rápida, sendo um MEI por exemplo. Consulte a Academia Ninja, o nosso canal de conteúdos exclusivos para profissionais do app e tenha acesso a essa e mais informações sobre como formalizar o seu negócio. 

Leia mais: Você sabe o que é a Academia Ninja? Saiba mais

Como não estagnar depois da formalização? 

Um erro comum cometido por empreendedores, é que quando o negócio passa a dar certo e há uma certa estabilidade, vem com ela a conformidade e acomodação. 

Em suma:

“Crescer dói, mas ficar estagnado dói mais ainda’’, comenta Eduardo. 

Edu pontua que o que o motiva a não estagnar, é se auto provocar, olhar para onde o GetNinjas chegou e o que precisa melhorar. Afinal, sempre há o que melhorar, com o mercado se atualizando cada vez mais é preciso acompanhar essa evolução para se manter nele.

Leia mais: GetNinjas: O mais diverso aplicativo para contratação de serviços do Brasil

Agora que você está por dentro do passo a passo para investir naquela ideia, conte com o GetNinjas para te ajudar em todos os processos. Caso você precise de consultoria jurídica ou financeira, os profissionais cadastrados na nossa plataforma estão sempre dispostos a te auxiliar. Confira!

Por outro lado, se você estiver mais avançado e desejar disponibilizar os seus serviços através do GetNinjas, cadastre-se agora e comece a receber os pedidos!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Último comentário

Carlos Alessandro Segatto

16 novembro 2023

Boa noite !! Tenho uma ideia muito boa para a empresa da Getninjas , estou usando a plataforma e estou gostando muito , mas tenho uma ideia que pode ajudar melhorar mais ainda , como sou um emprededor muitos anos acredito que vai revolucionar a área de serviços .