O dia do consumidor é uma data muito aguardada pelos consumidores, porém, poucas pessoas sabem a origem do dia do consumidor. Por isso, antes de saber quando é o dia do consumidor, vamos falar um pouco sobre a sua história.

Se você tem interesse em saber mais sobre como esse dia se tornou tão importante para o mercado de compra e vendas e como você pode aproveitá-la entendo a sua importância, continue com a gente!

Vamos falar sobre a origem do dia do consumidor no mundo e no Brasil, qual a sua importância e como as empresas promovem essa data tão esperada, confira!

Origem do dia do consumidor

Se você chegou nesse artigo é porque tem interesse em saber a história do dia do consumidor e como essa data se tornou tão popular e importante para os consumidores e produtores. 

Então, vamos começar contando sobre o surgimento do dia do consumidor no mundo, como ele se difundiu no Brasil e qual é a mensagem que essa data deseja transmitir para os consumidores.

História do dia do consumidor no mundo

O dia do consumidor teve o seu surgimento nos Estados Unidos, no dia 15 de março de 1962. Essa data foi instituída pelo então presidente John F. Kennedy, com o objetivo de ressaltar a importância dos direitos do consumidor para a sociedade moderna.

Kennedy abordou diversos pontos sobre direitos básicos do consumidor como o direito à segurança, à informação, à escolha e também o direito de ser ouvido pela marca.

Esse discurso foi muito importante porque, naquele período, o desenvolvimento econômico estava a todo vapor por conta da Guerra Fria, principalmente para as empresas que visavam uma oportunidade maior de negócio.

Mesmo sendo instituída em 1962, a data foi comemorada oficialmente em 1983, incentivada pelo ativista Anwar Fazal, presidente da Organização Internacional da União dos Consumidores.

Já em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU), reconheceu a data como sendo o dia mundial do consumidor. Dessa forma, a data se popularizou pelo mundo, celebrando essa conquista dos consumidores e gerando oportunidade de atração de clientes para as marcas.

História do dia do consumidor no Brasil

A história do dia do consumidor no Brasil ocorreu por volta da década de 1960 e 1970, sendo protegidos pela Lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1990, entrando em vigor apenas em 1991 pelo então presidente do Brasil, Fernando Collor de Melo.

Nesse mesmo período, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) foi fundado e difundido no país, tendo como objetivo prestar atendimento ao consumidor quando estiver com problemas ou dúvidas referentes ao mercado de consumo.

No Brasil, a data passou a ser comemorada somente em 2002, após a criação da Lei nº 10.504. Porém, essa data só se popularizou somente em 2014 por conta do movimento na internet iniciado pelo site Buscapé, no qual incentivou os varejistas a participarem das comemorações. 

Agora que você já sabe como surgiu o dia do consumidor no mundo e como essa data se popularizou no Brasil, vamos falar sobre a sua importância para o consumidor e também para os varejistas.

Qual a importância do dia do consumidor?

A oficialização da origem do dia do consumidor é muito valiosa porque reforça a importância da luta pelos direitos dos consumidores e também conscientiza tanto o consumidor quanto as marcas sobre os direitos previstos na legislação. 

Além disso, essa data é uma oportunidade para celebrar a importância dos consumidores para a economia e também para pontuar para as empresas que elas precisam tratar seus consumidores com respeito e transparência.

A data também comemora os direitos de liberdade de escolha, de informação e, principalmente, o direito do consumidor em ser ouvido. Já as empresas têm a oportunidade de criar promoções e descontos especiais, possibilitando aos consumidores economizar mais e ainda, fidelizando mais clientes.

Veja também: Dicas de direito do consumidor

Quais ações as empresas podem promover no dia do consumidor?

Origem do dia do consumidor e sua importância

Se você está querendo aproveitar o dia do consumidor para adquirir aquele item tão desejado, fique por dentro das ações que as empresas costumam fazer para promover seus produtos e serviços.

Oferecer descontos e promoções

A maioria das empresas utiliza a estratégia de promoções e descontos para atrair mais clientes. Essa forma é um tipo de incentivo para que o consumidor se sinta mais atraído a adquirir o item, mesmo aqueles itens que nem passavam pela sua cabeça.

Por isso, veja com antecedência quais os valores cobrados pelos produtos e serviços que você deseja adquirir, analise em diversos sites, tanto físicos quanto online, e confira se o valor do desconto está realmente valendo a pena.

Sorteios nas redes sociais

Hoje em dia, com a popularização das redes sociais, se tornou muito comum que as marcas disponibilizem cupons de desconto para os clientes. Além disso, muitas realizam sorteios e concursos com premiações. 

Então, se você já tem uma marca em mente, verifique no site e nas redes sociais se existe algum sorteio ou cupom de desconto rolando, assim você economiza mais dinheiro e ainda pode concorrer a premiações.

Falar sobre a importância dos direitos do consumidor

Além de promover a sua marca, muitas empresas usam esse momento para ajudar seus clientes a se conscientizarem sobre os seus direitos como consumidores. Existem órgãos como o Procon que dão suporte aos clientes em questões mais específicas.

Mas, se você está passando por algum problema de difícil solução com alguma empresa, é possível contratar um advogado especializado em direitos do consumidor para te ajudar.

Origem do dia do consumidor e sua importância

Fidelidade de clientes

Não é novidade que as marcas usam essas datas comemorativas para oferecer programas de fidelidade para os clientes. Mas, o que poucas pessoas sabem é que essa estratégia pode ser muito benéfica para o cliente.

Os programas de fidelidade oferecem diversas vantagens exclusivas como conteúdos de itens que vão chegar no site ou na loja, descontos exclusivos e parcerias com outras marcas.

Maior suporte ao cliente

Em datas comemorativas como no dia do consumidor, as empresas costumam dar uma maior atenção para o suporte ao cliente. Visto que o número de consumidores acessando as lojas físicas e online é maior, o atendimento ao cliente precisa estar de acordo.

Dessa forma, se você deseja comprar um produto ou adquirir um serviço, mas ainda tem muitas dúvidas, fique tranquilo! Você poderá entrar em contato com os fornecedores para tirar as suas dúvidas antes de fechar negócio.

Veja também: Direito do consumidor: não cumprimento da oferta

Campanhas de marketing para o dia do consumidor

Na semana ou mesmo no mês do consumidor, a maioria das empresas já começam a divulgar campanhas de marketing sobre a comemoração da data.

Essas campanhas são importantes para o consumidor porque ele pode se inteirar sobre quais produtos e serviços entrarão em promoção, se terá descontos ou mesmo sorteios.

Então, se você está pensando em comprar aquele produto tão sonhado, acompanhe as campanhas e fique por dentro de tudo o que está rolando na semana do consumidor.

Ações sociais

Muitas empresas usam esse momento para promover ações sociais e criar um espaço maior de interação entre o consumidor e a marca. Além de trazer o cliente para perto, essas ações têm como objetivo ajudar pessoas que estão passando por algum tipo de necessidade. 

Por isso, se a sua marca favorita estiver realizando algum tipo de ação social, é uma chance muito legal de estar mais perto dela e também de ajudar quem precisa.

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