Perfil de Clientes: Saiba como lidar com 6 tipos
Você sabia que cada cliente tem um perfil diferente? E que você deve ter um atendimento diferente para cada um? Vem saber mais:
Dentre os desafios que o atendimento traz para as empresas, um dos principais é entender cada perfil de cliente. Lidar com pessoas nunca é tarefa simples, e saber trabalhar com diferentes públicos pode ser o diferencial competitivo que você precisa para se destacar da concorrência.
Leia mais: Por que você deve oferecer um bom atendimento ao cliente?
Saber se relacionar com clientes dos mais diversos tipos vai não só melhorar a sua relação com o mercado, como também construir uma identidade de confiança e transparência perante seus consumidores.
6 tipos de clientes e como lidar com cada um
Mas vamos ao que importa: você realmente conhece cada perfil de cliente e sabe como lidar com eles no dia a dia? Descubra, a seguir!
#1 – O apressado
É aquele ansioso que acabou de contratar o serviço e já quer as coisas prontas. Tudo é “para ontem”. Logo, é importante trabalhar com prazos, explicar todas as etapas do projeto ou do serviço e dizer que, para cada fase, será necessário um tempo específico para a conclusão. Quanto mais claras ficarem as definições, melhor!
Leia mais: Gestão de Tempo: Como organizar o seu dia
#2 – O confuso
É aquele que mal sabe o que quer e, a cada hora, deseja uma coisa. Se você é pintor, por exemplo, espere por mudanças de ideia ou, simplesmente, falta de entendimento sobre o que realmente deverá ser feito.
É preciso ter paciência para poder orientar esse tipo de cliente. Assim, se ele está confuso, mas você conseguiu ler suas necessidades, basta indicar as soluções com clareza.
#3 – O comunicativo
É um dos mais queridos na prestação de serviços, já que saberá falar exatamente o que precisa, como quer, o que espera de você e o que está disposto a oferecer.
Também fornecerá o máximo de informações para que o profissional execute um bom trabalho. Assim, se você é arquiteto ou marceneiro, por exemplo, não faltarão dados e ideias para a criação de um bom projeto.
Leia mais: Como gerar confiança no cliente
#4 – O tímido
Esse cliente é um clássico. O profissional deve ser capaz de desenvolver uma certa confiança e relacionamento com ele, de modo que consiga extrair informações e feedbacks sinceros.
É comum que esse cliente não abra o jogo caso algo não seja do seu agrado. Logo, é papel do profissional fazê-lo se sentir à vontade e aprender a ler esse tipo de consumidor. O objetivo é entender como pode ajudar e as formas de melhorar na prestação de serviços.
#5 – O desatento
Esse cliente exigirá um cuidado diferenciado, já que raramente perceberá detalhes durante a prestação de serviços. Isso ocorre porque, muitas vezes, ele não dá a atenção necessária às etapas do processo.
Por isso, é papel do profissional ser bem detalhista e comunicativo, evitando que o cliente “coma mosca” e acabe não percebendo todas as nuances do trabalho.
#6 – O atrasado
Esse perfil está de mãos dadas com o cliente apressado. O atrasado, no entanto, pode perder prazos e esquecer alguns detalhes. É preciso cobrá-lo sempre que possível para que se lembre de aprovar o projeto, verificar etapas e trabalhar no que foi proposto.
E, claro, assim como o cliente apressado, é interessante sempre reforçar os prazos para que ele tenha em mente que, se não entregar o que é necessário para o profissional, todo o projeto pode atrasar.
Saber lidar com cada perfil de cliente é o que diferencia os profissionais grandes dos medianos. Desenvolver habilidades de comunicação e leitura do público permitirá que você sempre execute um trabalho acima da média, se destacando no mercado e construindo uma excelente reputação.
Confira mais dicas como essa na Academia Ninja. Saiba mais:
Para ter acesso a esse e outros conteúdos, cadastre-se no GetNinjas e passe a trabalhar através da nossa plataforma.
Por outro lado, se você estiver em busca de um profissional, conte com a gente!
Escrever comentário:
Últimos comentários
Márcio Alves
27 setembro 2020Estou há pouco tempo no jetninja,mas até aqui estou satisfeito encontrei bastante clientes e aumentou minha renda e consegui deixar meus clientes satisfeito...
Thalita Souza
25 setembro 2020Olá, Henrique! Agradecemos muito e também te desejamos cada vez mais sucesso ?
Henrique
17 setembro 2020Estou no get ninjas a 9.meses . Desde que conheçi essa plataforma de conhecer clientes não parei mais de ter serviços. Estou muito satisfeito . Tem todos os tipos de clientes. Alguns serviços não conseguimos fechar. Mais faz parte da concorrência. Continuo na luta e vamos em frente. Obrigado.
Ana Paula Dias
6 maio 2020Olá Manoel, ficamos contentes que está conosco há tantos anos. Poxa, o que ocorreu? gostaríamos de entender melhor o seu casa para te ajudar! Entre em contato com o nosso suporte através dos nossos canais de atendimento: chat online, e-mail e redes sociais. Abraços!
Manoel
5 maio 2020Só posso falar que faço parte do Get ninja como profissional anunciante já tem 5 anos.e agora estou me sentindo lesado pela plataforma....