Você tem uma empresa e está preocupado em como gerar confiança no cliente? Então, saiba que essa preocupação é muito comum, o que nos fez criar esse conteúdo especialmente para você.

Afinal, investir em estratégias para passar confiança e credibilidade para o cliente é uma das receitas em prol do objetivo de conquistar espaço no mercado.

Contar com uma reputação positiva e que seja valorizada pelo público-alvo do seu negócio é um ótimo começo. Isso você provavelmente já sabe, mas como gerar confiança no cliente? Fique calmo, pois a seguir traremos todos os passos. Acompanhe! 

O que é confiança e como conquistá-la?

A confiança é a condição pela qual acreditamos em alguém ou em algo, de modo que temos segurança sobre aquela pessoa ou situação.

Quando temos uma relação de amizade com um amigo, por exemplo, é natural que esse sentimento esteja presente. 

Essencial em diferentes momentos, a confiança é base de qualquer relação, seja ela de amizade, amorosa ou também entre cliente e empresas. Já que, uma vez que temos confiança em algo, tendemos a estreitar o vínculo e, com isso, aumentam-se as chances de parceria. 

No caso das empresas, esse cenário é fundamental, considerando que clientes que confiam nos produtos/serviços de uma marca geram menos custos a ela, dado que a prospecção é facilitada.

Diante de menos esforços e maiores oportunidades de venda, conquistar a confiança do cliente é essencial, o que demanda tempo e trabalho. 

Gerar confiança no cliente é um processo, uma conquista. Portanto, conseguir esse feito depende de algumas variáveis, como:

  • Oferecer um atendimento de qualidade;
  • Assumir a culpa e resolver os problemas, não transferindo-os para o consumidor;
  • Ser ético e transparente sempre;
  • Cumprir o prometido;
  • Entre outros pontos.

Como passar confiança para seus clientes?

Existem alguns métodos e ações que ajudam na tarefa de passar confiança para seus clientes, veja algumas dicas:

  • Enumere evidências: mesmo que o cliente não tenha experimentado sua marca, ele vai procurar indícios que seus produtos/serviços são bons. Logo, enumere e liste em local visível (como o site), dados como número de clientes atendidos, tempo de atuação, empresas que são consumidoras do seu negócio etc.;
  • Invista em associações: Descubra quais as associações o seu público-alvo valoriza e feche parceria com elas. Associações de classe, sindicatos e órgãos de defesa do consumidor são bons exemplos de que sua empresa possui credibilidade, o que gera uma melhor reputação para a mesma;
  • Liste depoimentos de clientes: Mais do que a fala do empresário, as pessoas valorizam o testemunho de consumidores (sejam eles finais ou clientes organizacionais) sobre o empreendimento. Isso é claro, considerando que esses depoimentos sejam espontâneos e reais;
  • Mostre sua autoridade no mercado: empresas que entendem do seu ramo de atuação tendem a chamar mais atenção da clientela, já que ela de fato procura saber o quão boa é a marca perante a concorrência e o mercado. Com isso, destaque os selos de qualidade conseguidos, os troféus de performance, bem como toda e qualquer certificação ou reconhecimento que comprove o grau de expertise do estabelecimento;
  • Exponha os meios de contato do negócio: gerar confiança no cliente também passa por disponibilizar meios de contato ágeis, que tirem dúvidas e resolvam problemas relacionados aos produtos e serviços do negócio. Assim, chats, telefones, e-mails e redes sociais são locais que precisam demonstrar eficiência;
  • Ofereça uma prestação de serviços de qualidade: é aqui que as demais promessas de reputação da empresa são testadas pelo consumidor. Desse modo, seja no atendimento gentil até o pagamento no caixa, o estabelecimento precisa se mostrar solícito em todas as etapas da compra.

Leia mais: Como conquistar e cativar seu cliente

Que tipos de estratégias usar para gerar confiança?

Não há uma receita de bolo na hora de passar confiança para o cliente. Contudo, algumas estratégias são válidas nesse momento. Confira as que separamos!

#1 – Entregue soluções de valor

Expor os reais atributos do seu produto é o melhor jeito de passar confiança para o cliente.

Um produto ou serviço de qualidade garante uma boa credibilidade para o negócio, o que nasce a partir de uma confiança mútua entre as partes.

Por ser um bem intangível, a confiança do cliente é algo que deve ser sempre mantido, e isso não pode ser conquistado com qualquer oferta fora de contexto. Portanto, oferece soluções que acrescentem na vida do consultor, e se possível, entregue mais do que o prometido.

#2 – Trabalhe no pós-venda

O trabalho pós-compra exige atendentes pacientes e solícitos, já que é comum o contato de consumidores irritados e insatisfeitos.

Sendo assim, a tarefa de gerar confiança no cliente não termina na compra, se estendendo a um atendimento eficaz em relação a possíveis dúvidas sobre a utilização do produto ou defeitos nas mercadorias, por exemplo.

Leia mais: Por que o pós-venda é tão importante quanto a venda?

#3 – Não transfira responsabilidades

Mesmo que um erro de comunicação tenha sido do cliente, procure não colocar a culpa nele, seja nessa ou em outra situação similar.

Transferir a culpa para outros setores ou dar mil desculpas não vai resolver o problema. Então, procure entender o que realmente aconteceu e foque na resolução do problema, não deixando margens para uma imagem manchada da sua marca.

#4 – Respeite os concorrentes

O cliente tende a fazer comparações do seu negócio com os concorrentes, mas isso não é motivo para você atacar o seu competidor.

Ao invés de fazer um ataque, mostre seus diferenciais, suas vantagens e o porquê sua empresa é a melhor escolha.

Por que é importante passar confiança para seu cliente?

Passar confiança para o cliente é a chave para relações duradouras, além de ser um indicador se a empresa se preocupa com questões sociais além do lucro, algo que importa bastante para os consumidores atuais. 

Assim como uma relação de amizade ou amorosa, a confiança também é o principal pilar de uma relação de negócios.

Com isso, os empresários estão entendendo que, mais relevante que vender pontualmente, é mais lucrativo e interessante vender com frequência para um mesmo consumidor, pois isso demonstra a qualidade do seu produto ou serviço ofertado.

Em segundo lugar, o público consumidor tem valorizado cada vez mais os empreendimentos que são pautados em causas sociais. Logo, se sua empresa visa apenas o lucro, é provável que a clientela passe para um concorrente a curto ou médio prazo.

5 dicas para sua marca ganhar mais credibilidade

“Como passar credibilidade para o cliente” tem se tornado a principal preocupação para as equipes de venda dos negócios. Isso porque, clientes que têm confiança possuem muito mais chances de se fidelizarem a uma marca.  

Saiba então como passar confiança para o cliente, gerando credibilidade na jornada de compra e pós-venda.

#1 – Se mostre sempre relevante

Nunca sabemos o quanto um pequeno gesto pode representar, logo, é primordial oferecer um atendimento impecável em todos os momentos, seja atendendo um cliente num chat ou conversando com um gestor de uma grande empresa.

As pessoas confiam em quem se mostra relevante em todas as situações, desde as mais simples até as mais extraordinárias.

#2 – Esteja presente nas mídias sociais

Redes sociais podem (e devem) ser usadas para anúncios, porém esse NUNCA deve ser o único intuito desse meio de contato.

Leia mais: Por que investir nas redes sociais do seu negócio?

Sendo assim, saiba se diferenciar da concorrência e com isso passar credibilidade para o cliente.

Invista na interação com seu público-alvo, responda comentários, tire dúvidas e principalmente poste conteúdos relevantes que agreguem a sua clientela.

#3 – Saiba educar os clientes antes da venda

Uma das melhores formas de gerar confiança no cliente se trata de vender o produto certo, na hora certa. Em outras palavras, estamos falando de ouvir as necessidades do cliente e oferecer o melhor produto/serviço para o atendimento de sua demanda.

Outra coisa: esse melhor produto ou serviço deve ser o ideal para o cliente e não para a empresa (como por exemplo, aquele mais caro do catálogo).

Sabendo disso, é interessante produzir conteúdo relevante para esse público, de modo que ele entenda suas reais necessidades, dado que, uma vez que precise de algo, vai buscar sua empresa para solucionar o problema.

Leia mais: Marketing de Conteúdo: Como otimizar um texto?

#4 – Solicite (e valorize) a opinião dos consumidores

Empresas de valor buscam ouvir a opinião dos compradores, e isso não é sinal de fraqueza, mesmo que o resultado dessa escuta sejam críticas.

No entanto, mais que ouvir um feedback desse público, é preciso aplicar as sugestões dadas, uma vez que elas sejam possíveis. Depois, é necessário passar essas modificações ao cliente. 

Leia mais: Como pedir um feedback de um cliente

Isso mostrará o quanto seu negócio se preocupa com a opinião dos clientes, além de indicar uma relação transparente, que contribui para passar confiança para o cliente.

#5 – Entregue o que foi prometido

Nunca prometa o que não poderá cumprir. Se você estiver vendendo um produto ou serviço, foque apenas no que pode entregar ao seu cliente.

O ideal é superar as expectativas, mas nunca o contrário. Lembre-se que a confiança é difícil de se conquistar, o que significa que uma quebra de acordo pode impactar negativamente o início de uma relação comercial.

Como o Getninjas pode ajudar na tarefa de gerar mais confiança no cliente?

Como visto, a dúvida sobre como gerar confiança no cliente faz total sentido. Afinal, uma empresa considerada confiável tem muito mais chances de fechar bons negócios e assim aumentar seu faturamento.

Isso porque os clientes não costumam adquirir produtos e/ou serviços com marcas que eles acreditam não serem ‘verdadeiras’. 

Por isso, é tão importante conseguir o crédito desses clientes, não só para que eles comprem na sua empresa, como também se tornem propagadores gratuitos do negócio, o indicando para amigos e familiares.

Pensando nisso, o Getninjas te convida a anunciar no nosso site. Nós oferecemos uma plataforma robusta e moderna, que com certeza vai te auxiliar, tanto em conseguir mais trabalhos, assim como a passar credibilidade para o cliente.  

Agora, se você é um cliente e procura profissionais sérios e confiáveis, acesse nosso site e descubra prestadores de serviço especializados, perfeitos para o atendimento da sua demanda.


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