Investir em marketing significa investir no seu negócio. Uma coisa leva à outra e não tem outro jeito. O marketing serve como uma espécie de mediador entre o seu negócio e o mercado. Já brincou de telefone sem fio? Hoje essa brincadeira nem faz mais sentido, mas o objetivo do jogo era alguém falar uma frase ou contar uma breve história no ouvido do outro, que passaria a história escutada para o outro da fila e assim por diante, até a mensagem voltar a quem iniciou a roda. 

No geral, a brincadeira resultava em muitas gargalhadas, porque a mensagem emitida voltava muito diferente ao emissor. E o que isso tem a ver com o marketing?

É que o marketing faz justamente o contrário. Ele é responsável por realizar uma comunicação perfeita, se não tanto, pelo menos adequada com seus potenciais clientes. 

Vamos supor que você tenha aberto uma pastelaria. É o marketing que vai fazer a ponte entre seus pastéis e o público-alvo a que eles se destinam. Uma das questões essenciais ao marketing é: para quem você quer vender seus pastéis? Não conheço ninguém que não goste de pastéis, você pode estar pensando. Para quê público-alvo específico então? Bom, porque nem todo mundo pode comer pastéis, por exemplo. 

Esse produto não é adequado para quem tem diabetes, colesterol elevado, quem está de dieta, bebês, etc.  

Há muito o que levar em consideração quando entramos na esfera do marketing, começando pela sua importância. 

Importância de investir no marketing

Vamos voltar a repetir: sem marketing, é difícil manter seu negócio. Você sabe quantas pastelarias existem na sua cidade? Imaginando que seja uma capital, tipo Belo Horizonte, famosa pelos botecos, pode haver mais de uma pastelaria no seu bairro. Dá um Google aí para ver. 

O que vamos dizer também pode parecer óbvio, mas precisa ser dito: tem de tudo no mercado. Isso quer dizer que a concorrência existe e pode ser enorme. Por isso, investir em marketing é uma maneira de fazer seu negócio aparecer e ocupar um lugarzinho ao sol, mesmo que apinhado de gente. 

O principal objetivo do marketing é oferecer longevidade e lucratividade ao seu negócio. 

Mesmo assim, talvez a grande questão aqui seja a ideia de investimento. Investir não significa um retorno imediato, mas apostar que seu negócio vai dar certo. E, para isso, é preciso contar com as ferramentas mais adequadas, o marketing sendo uma delas.

Tipos de marketing para investir

Estamos acostumados a associar marketing com marketing digital. Mas esse não é o único tipo de marketing existente. Aliás, o marketing nasceu muito antes disso.

Marketing digital

Imprescindível para qualquer negócio hoje em dia. O marketing digital representa a maneira como sua marca vai ser visualizada na internet pelos possíveis consumidores. Virou prática comum acessar o Google para pesquisar sobre qualquer assunto. O Google serve como um norteador para as demais páginas, sejam websites, redes sociais, etc. 

Vamos supor que um morador de Belo Horizonte tenha passado pela sua pastelaria de carro e que tenha ficado com vontade de saber mais a respeito. A primeira coisa que ele vai fazer é pesquisar no Google. E se ele não encontrar nada a respeito? No mínimo, vai estranhar. Esse estranhamento pode fazer com que ele se desanime. Afinal, estamos acostumados a receber as informações que queremos em um clique. 

Estar na rede equivale a estar no mundo e a ser reconhecido pelos outros. Não estar no “mundo” pode gerar desconfiança.

Marketing de conteúdo

Agora, vamos mudar o rumo da nossa história. Vamos supor que, ao pesquisar sobre sua pastelaria, o morador descubra seu perfil no Instagram ou uma página com diversos conteúdos sobre como fazer a melhor massa de pastel ou dicas das melhores combinações entre diferentes recheios e bebidas. Esse é o marketing de conteúdo. Falar sobre o que você vende e demonstrar autoridade no assunto dá credibilidade para a sua marca. Você pode fazer isso pela publicação de textos, vídeos e/ou podcasts, o que mais tiver a ver com sua estratégia de marketing. 

Vamos imaginar que o morador não tenha se lembrado do nome de sua pastelaria, mas usado termos gerais para fazer a pesquisa, tipo: pastelaria, bairro Ipiranga (nome fictício aqui). Outras ações de marketing digital, como uma boa prática de SEO, vai levar o pesquisador à sua página ou ao seu perfil ou vai fazer com que ele encontre sua página antes de muitas outras.

Marketing offline

Apesar de nem sempre parecer assim, ainda habitamos um mundo real. Por isso, é importante não esquecer de ações de marketing fora do digital. Talvez seja interessante divulgar sua pastelaria em feiras e em eventos por meio de panfletos ou outras mídias impressas. 

Para alinhar com o marketing digital, é importante referenciar seu Instagram ou página na Internet. Afinal, o marketing é um investimento que precisa de ações integradas em busca de um mesmo objetivo. 

Propagandas na rádio e TV tem potencial de atingir muita gente. Dependendo da estratégia de marketing, ela pode estar voltada ao público geral ou ser transmitida na hora de um programa com seu público-alvo, por exemplo. A isso chamamos de merchandising. 

Visibilidade do seu negócio

Para vender e continuar ativo no mercado, você precisa tornar seu negócio visível, ou seja, as pessoas precisam saber que você existe e que seu pastel dá de 10 a 0 no pastel do vizinho. 

O marketing digital e o marketing offline vão te ajudar neste quesito. Mesmo que você não vá vender pastéis online, ao criar um site ou um perfil no Instagram, por exemplo, as pessoas vão saber da existência do seu negócio e onde ele está localizado, podendo, inclusive, indicar para amigos e familiares, e vão entender porque seu pastel é tão diferente ou como fazer uma massa de pastel mais saudável, por meio do marketing de conteúdo.

Agora, se você quiser buscar o pessoal do bairro, um folheto convidativo com desconto bem na hora do almoço, naquele dia de 40 graus, pode funcionar perfeitamente. Além do cheiro do pastel, que é praticamente um “marketing orgânico”. Essa é uma das ações do marketing offline.

Rede de relacionamentos

Aqui o marketing digital tem vantagens. Independentemente do canal, como site ou rede social, você tem contato direto com seus clientes ou possíveis clientes. É uma maneira de criar laços muito rapidamente. 

Se a gente for pensar, nunca foi possível ter feedbacks tão imediatos sobre nossos produtos. Se o seu pastel for tudo aquilo mesmo, pode ter certeza que as avaliações, com fotos e dizeres de agradecimento, vão bombar. Importante, como sempre, é manter um bom atendimento.

Melhorar as vendas

O marketing serve para fazer seu negócio aparecer e crescer. Mas não de qualquer forma, investindo em qualquer coisa. É necessário fazer um planejamento das estratégias de marketing e definir, com muita clareza, quais serão usadas, quando e para qual finalidade.

É quase como uma cadeia: uma ação leva para a outra.

Se você realizar uma campanha voltada a um público específico, com um conteúdo interessante em uma linguagem adequada e investir no SEO, ou seja, aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Google, por exemplo, as pessoas já vão chegar a você. 

Vai ficar mais fácil vender. Basta garantir a qualidade dos pastéis. 

Vantagens X Desvantagens

Conheça as vantagens e desvantagens dos dois tipos de marketing, o digital, que inclui o marketing de conteúdo, e o offline.

Marketing digital

Vantagens:

  • Baixo custo
  • Medir o resultado das ações imediatamente, o que permite mudança de rotas com prontidão
  • Direcionar campanhas para um público específico, o que é chamado de segmentação
  • Interatividade direta com clientes e potenciais clientes, o que permite a construção de bons vínculos, além de ficar por dentro das avaliações do seu negócio

Desvantagens:

  • Não atinge quem não tem acesso à Internet
  • Pode não atingir um público mais tradicional
  • O consumidor não tem contato direto com o seu produto, porque o produto aparece como imagem na tela. O cheiro de um pastel acaba sendo uma excelente propaganda, não é mesmo?

Marketing offline

Vantagens:

  • Credibilidade das mídias tradicionais, como a televisão e o jornal
  • Alcance de um público determinado que não tem acesso à Internet

Desvantagens:

  • Difícil medir o seu alcance
  • Pode ser muito mais caro
  • Não permite interatividade, porque o produto é apresentado
  • Pode ser percebido como intrusivo, especialmente se a pessoa não tiver interesse e achar que está perdendo tempo. 

Em função de vantagens e desvantagens específicas a cada um dos tipos de marketing, o ideal é usar um pouco dos dois para fazer uma boa propaganda do seu negócio.

Veja como começar.

Passo a passo para começar a investir

Por que investir no marketing para o seu negócio?

Siga as dicas de como investir sem gastar muito:

  1. Conheça seu público-alvo
  2. Crie seu funil de vendas, ou seja, as etapas que seu cliente em potencial vai percorrer até escolher seu produto e fechar negócio
  3. Defina orçamento só para as ações de marketing
  4. Defina sua estratégia: você vai usar redes sociais? Quais? Ou marketing de conteúdo? Onde? Ou prefere participar de eventos presenciais? Ou fazer um mix de ações do marketing digital e do marketing offline?

Podemos pensar que esse é o passo a passo mais básico, talvez, para começar a investir em marketing. Se você não se sente preparado, nem capacitado em fazer seu próprio marketing, pode contar com os profissionais da área. 

E não se esqueça, a propaganda é a alma do negócio. 


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