Qual a diferença entre nutricionista e endocrinologista?

2 minutos para ler

Muitas pessoas acham que um nutricionista e um endocrinologista são a mesma coisa e quando querem emagrecer procuram um dos dois esperando que o profissional passe uma dieta milagrosa que ajude a emagrecer em pouco tempo. É aí que todo mundo se engana, primeiro porque não existe dieta milagrosa e segundo porque nutricionista e endocrinologista são profissionais diferentes, mas que devem trabalhar juntos. Entenda a diferença entre as profissões.

medindo gordura

O médico endocrinologista é responsável por tratar alterações do metabolismo e tem autorização para pedir exames e prescrever remédios. Já o nutricionista é responsável por entender os efeitos de cada alimento no organismo. Por isso, devem trabalhar juntos, o endocrinologista analisa os resultados dos exames e verifica quais as alterações do metabolismo do paciente, já o endocrinologista pode montar uma alimentação saudável de acordo com as necessidades do paciente e de acordo com o que o endocrinologista prescreveu.

nutricionista

Em alguns casos é necessário tomar remédios para emagrecer, mas lembre-se, somente se o endocrinologista prescrever após o resultado dos exames, nada de passar por cima dos conhecimentos médicos, já para a maioria das pessoas, basta fazer uma reeducação alimentar acompanhando as indicações do nutricionista.

Outro profissional encontrado é o nutrólogo, nesse caso, é um médico que fez especialização em nutrição e que pode prescrever remédios, pedir exames e montar a reeducação alimentar do paciente.

No GetNinjas você encontra Profissionais de Saúde, solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região.

Você também pode gostar

Um comentário em “Qual a diferença entre nutricionista e endocrinologista?

Deixe um comentário