Afinal, devo atuar como nutricionista ou endócrino? Qual é a diferença entre esses dois profissionais? Ou, então, quando um paciente deve consultar cada um deles?

Essas dúvidas são muito recorrentes, já que tanto o endocrinologista quanto o nutricionista auxiliam na prevenção de doenças e no alcance de uma melhor qualidade de vida. 

No entanto, mesmo que tratem de problemas semelhantes e possam ser integradas para potencializar o tratamento, a endocrinologia e a nutrição são especialidades completamente distintas. 

Se você quer entender mais sobre o assunto, leia o artigo que preparamos abaixo com os principais pontos sobre as profissões, desde as funções realizadas no dia a dia até quais os requisitos necessários para atuar. Boa leitura!

O que faz um nutricionista?

Um nutricionista atua na nutrição e alimentação das pessoas, ensinando boas práticas alimentares para que as pessoas consigam alcançar objetivos específicos, como emagrecer ou ganhar peso de forma saudável, por exemplo.

Seu foco é viabilizar o bem estar e uma vida mais saudável. Nesse sentido, esse profissional busca o equilíbrio do nível de nutrientes para a execução das atividades básicas do corpo, de modo a prevenir doenças, potencializar tratamentos e garantir a saúde global do paciente. 

Para isso, o nutricionista considera a história alimentar, clínica e familiar do paciente, além de desconfortos, hábitos e como é o dia a dia. Desse modo, monta um plano alimentar personalizado, com sugestões de cardápios e receitas com instruções.

O nutricionista trabalha no alinhamento alimentar, orientando sobre o que comer, quanto comer, quando e como, sempre priorizando o prazer e a saciedade para que a alimentação continue uma experiência agradável.

Qual a diferença entre nutricionista e endocrinologista?

Vale enfatizar que esse profissional também ajuda na mudança de hábitos, adequando variáveis como individualidade, rotina de trabalho e estudos ao objetivo traçado (ex: ganhar massa muscular, regular a tireoide, etc.). Além disso, relaciona o consumo alimentar a pensamentos e sentimentos que possam ter alguma influência na forma como a alimentação se realiza.

Leia mais: O que você precisa saber para trabalhar como nutricionista?

Onde um nutricionista pode atuar?

Sem dúvidas, as atividades do nutricionista são cruciais na promoção do bem estar e da saúde das pessoas. Por isso, esse profissional é cada vez mais valorizado e está em um mercado de trabalho cheio de possibilidades.

Entre alguns lugares em que um nutricionista pode trabalhar podemos citar os seguintes:

  • Clínicas;
  • Consultórios;
  • Buffets de festas;
  • Cruzeiros;
  • Clubes esportivos;
  • Hospitais;
  • Academias;
  • Indústria de alimentos;
  • Programas governamentais;
  • Fiscalização sanitária;
  • Escolas;

A Nutrição Clínica, em que o nutricionista atua na própria clínica ou de terceiros, é uma das áreas mais seguidas. Nesse ramo, o profissional avalia os pacientes e realiza o acompanhamento clínico para garantir que a pessoa mantenha o equilíbrio alimentar e bom estado nutricional. 

Outro campo de atuação que vem crescendo bastante é a Nutrição Esportiva. Nesse caso, o nutricionista acompanha atletas de diversas modalidades (fisiculturismo, futebol, atletismo, vôlei, etc) com o objetivo de ajudá-los quanto ao consumo de suplementos e alimentos saudáveis para melhorar o rendimento em suas rotinas esportivas.

Quais cursos precisa para se tornar nutricionista?

Para trabalhar como nutricionista é obrigatório fazer um curso de Nutrição e ter um diploma de bacharel em uma instituição reconhecida pelo MEC. Também é necessário obter o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).

Um curso de Nutrição geralmente possui duração média de 4 a 6 anos e contempla disciplinas como anatomia, avaliação nutricional, composição de alimentos, bioquímica e dietética. 

Além disso, para se tornar um nutricionista de sucesso é importante saber ouvir o paciente e estar sempre se atualizando para potencializar cada vez mais a qualidade de vida dos pacientes.

O que faz um endocrinologista?

Um endocrinologista, ou médico endocrinologista, é responsável por estudar o sistema endócrino e suas secreções. O sistema endócrino é formado pelas glândulas endócrinas e suas secreções que são chamadas de hormônios.

Quando essas glândulas sofrem alguma alteração, isso costuma refletir na produção excessiva ou deficiente de hormônios, ocasionando uma série de doenças e desconfortos no corpo humano.

O endocrinologista irá receber os pacientes, analisar a situação e histórico, solicitar exames, definir o diagnóstico e traçar uma estratégia de tratamento. Ele também poderá receitar medicações, orientar sobre hábitos e até indicar intervenções cirúrgicas.

Qual a diferença entre nutricionista e endocrinologista?

Nesse sentido, entre alguns problemas que podem ser tratados pelo endocrinologista estão:

  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Hipotireoidismo;
  • Ovários policísticos;
  • Andropausa;
  • Menopausa;
  • Osteoporose;
  • Disfunções de crescimento;

No caso da obesidade, por exemplo, existem quadros em que a causa está no excesso dos hormônios, os quais acabam influenciando no apetite. Assim, o médico atua prescrevendo medicamentos que reduzem a fome, controlando o ganho de peso.

Em suma, o médico endocrinologista possui um amplo conhecimento sobre as alterações hormonais para tratar as patologias e auxiliar no pleno funcionamento dos órgãos dos pacientes.

Esse profissional deve ser procurado quando a pessoa perceber que o metabolismo não está funcionando adequadamente. Logo, deve prestar atenção se houve alterações no sono, disfunção sexual, rápido ganho de peso e crescimento de pelos – esses sinais geralmente significam que algo está errado.

Também é muito importante que as pessoas com histórico de doenças endócrinas, ou que tenham familiares com as doenças acima mencionadas, procurem um endocrinologista para fazer o acompanhamento e prevenir alterações.

Leia mais: O que faz um médico do trabalho?

Onde o endocrinologista pode atuar?

Como vimos, a endocrinologia é um campo bastante promissor, sobretudo porque problemas relativos ao sistema endócrino são muito comuns. 

Nesse cenário, o endocrinologista pode trabalhar em diversos lugares públicos e privados como:

  • Consultório;
  • Clínicas;
  • Unidades de internação;
  • Ambulatórios;
  • Laboratórios de hormônios;
  • Postos de saúde;
  • Radioimunoensaio;

Além dessas possibilidades, esse profissional também tem a opção de se dedicar à carreira de pesquisa acadêmica, que é fundamental para as evoluções da área.

O médico endocrinologista pode se especializar ainda mais e estudar tratamentos específicos dentro da Endocrinologia. Dessa maneira, existem endocrinologistas especializados em diabetes, distúrbio das tireoides, osteologia e até em públicos segmentados como crianças, adolescentes, homens ou mulheres.

Quais cursos precisa para se tornar um endocrinologista?

Para se tornar um endocrinologista, é necessário se formar na faculdade de Medicina, ou seja, estudar para ser médico. Também será preciso fazer residência em clínica médica por 2 anos e, após isso, mais dois anos de residência em endocrinologia.

A residência em clínica médica é obrigatória, mas caso o profissional não queira fazer uma residência com foco em endocrinologia depois, é possível cursar uma pós-graduação em endocrinologia, que também possui dois anos de duração.

Após a conclusão do curso, o então aluno deve prestar exame perante a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para obter o título de especialista na área.

Qual a diferença entre endocrinologista e nutricionista?

Aí surge a dúvida: nutricionista ou endócrino, quais são as diferenças? Podemos dizer que uma das principais diferenças entre endocrinologista e nutricionista está na formação desses profissionais. 

Enquanto o nutricionista é formado em Nutrição, o endocrinologista tem formação em Medicina e especialização em endocrinologia, portanto, é um médico. Esse detalhe acaba direcionando as ações que cada um realiza no dia a dia da profissão.

Por exemplo, um médico endocrinologista é especialista no diagnóstico e tratamento de problemas do metabolismo e alterações hormonais. Ele pode solicitar exames e prescrever medicamentos, reposição de hormônios, vitaminas e minerais.

Já um nutricionista é um profissional da saúde responsável pelas orientações dietéticas e nutricionais dos pacientes. Ele também pode solicitar exames e prescrever suplementos alimentares, poli e multivitamínicos/minerais, desde que não possuam prescrição médica. 

Para entender melhor, vamos às atividades que tanto um quanto o outro podem realizar:

Endocrinologista

  • Prescrever medicação;
  • Prescrever suplementos alimentares e vitaminas;
  • Dar diagnóstico clínico e endocrinológico;
  • Solicitar e interpretar exames bioquímicos em geral;

Nutricionista

  • Prescrever dieta ou plano alimentar;
  • Prescrever suplementos alimentares e vitaminas;
  • Dar diagnósticos nutricionais;
  • Pedir e interpretar exames bioquímicos referentes à nutrição;

Leia mais: Qual a diferença entre nutricionista e nutrólogo?

Assim, entendemos que a diferença entre endocrinologista e nutricionista está na formação, nas atividades realizadas e no fato de que o primeiro pode prescrever medicamentos para as pessoas.

Quais pontos o nutricionista e o endocrinologista têm em comum?

O principal ponto de contato entre o nutricionista e o endocrinologista é que ambos podem ajudar o paciente a prevenir doenças, ganhar qualidade de vida e ter uma prática de alimentação mais saudável.

Vale lembrar, também, que tanto um quanto outro realizam diagnósticos, prescrevem suplementos/vitaminas, solicitam e interpretam exames bioquímicos.

Com qual consultar?

Para saber com qual consultar, o paciente precisa ter clareza qual seu objetivo e escolher o profissional mais adequado para ajudar. Se o problema é diabetes, por exemplo, é indicado buscar um endocrinologista primeiro.

Todavia, após o diagnóstico do endócrino, é fundamental seguir uma dieta adequada para fazer um tratamento assertivo da doença. Nesse sentido, a pessoa com diabetes ganhará muito fazendo uma consulta com um nutricionista e melhorando os hábitos alimentares.

Entendemos, portanto, que o tratamento interdisciplinar – com acompanhamento tanto do endocrinologista quanto de um nutricionista – pode auxiliar a potencializar os resultados em determinados casos.

Esperamos que tenha compreendido como é a atuação de um endocrinologista e nutricionista, sobretudo qual é a diferença entre esses profissionais. 

Se você quer divulgar os seus serviços de nutrólogo ou endócrino, precisa conhecer a GetNinjas. Cadastre-se e veja a sua cartela de clientes aumentar.

Caso você esteja em busca de um profissional da saúde citado anteriormente, procure no GetNinjas!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Último comentário

Confira algumas dicas nutricionais - Guia do GetNinjas

31 março 2015

[…] alimentação saudável é importante em todas as fases da vida, aqui no Guia já mostramos qual a diferença entre um nutricionista e um endocrinologista porque é importante fazer um acompanhamento com os dois profissionais. Hoje, separamos algumas […]