Você já fez algum trabalho para ganhar um dinheiro extra? Foi babá dos filhos de amigos? Revisou o TCC de algum colega para conseguir juntar mais dinheiro para aquela viagem dos sonhos? Ajudou a fazer o layout do site do amigo ou a editar o vídeo da formatura?

Muita gente faz atividades extras para complementar a fonte de renda de um emprego com carteira assinada. Alguns desempregados fazem bicos para conseguir botar comida na mesa. Outros, cansados do emprego fixo e buscando uma relação diferente com o trabalho, trabalham de forma autônoma, fazendo o que sabem, sem precisar depender de ninguém, a não ser deles mesmos. 

O que antes era chamado de bico agora recebe o nome de freelance. Freela, para os íntimos. 

O que é freelancer?

Freelancer é o profissional que realiza algum trabalho sem a necessidade de um vínculo formal com a empresa ou a pessoa que requisitou o serviço. 

Neste sentido, o freelancer é um trabalhador autônomo que faz a gestão do seu próprio negócio, prestando serviços de maneira remota e por um tempo determinado ou conforme prazo acordado. 

Isso quer dizer que um freelancer precisa ter uma empresa? Não necessariamente. O freelancer pode fechar contratos como Pessoa Física, mas há várias vantagens em abrir uma empresa e ter um CNPJ, como:

  • Pagar menos impostos
  • Ser uma exigência da maioria dos clientes
  • Ter mais oportunidades de trabalho
  • Conseguir empréstimos e financiamentos
  • Ser mais valorizado no mercado
  • Dar mais segurança para clientes

Abrir um MEI pode ser um ótimo negócio. Basta conferir se a atividade que você exerce consta na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). 

Quer saber por que muitas pessoas estão optando por trabalhar de forma autônoma como freelancers?

  • Fazem seu próprio horário de trabalho
  • Podem ganhar mais dinheiro
  • Trabalham onde quiserem e para quem quiserem
  • Querem ter mais tempo para a vida pessoal
  • Têm menos despesas com deslocamento e refeições fora de casa

A maioria dos freelas atua na comunicação e tecnologia, como redatores, produtores de conteúdo, desenvolvedores, designers, tradutores e afins, mas qualquer profissional pode trabalhar como freelancer. 

Quer saber mais sobre o profissional freelancer? Então, confira: o que é freelancer.

Como trabalhar como freelancer?

Mas nem tudo são flores. Para trabalhar como freelancer, é preciso saber gerenciar seu próprio negócio. E isso inclui usar tanto tempo livre de forma inteligente, de preferência sem o celular por perto, a não ser que seja usado como ferramenta de trabalho.

Quanta gente se perde nos prazos por ficar muito tempo nas redes sociais ou nas plataformas de streaming? Ser um freelancer significa ser disciplinado, antes de mais nada.

Também é preciso saber lidar com a instabilidade e não só a financeira. Ser freela significa correr atrás de bons trabalhos, mas nem sempre conseguir. Alguns meses serão mais apertados do que outros, por isso, é preciso ter uma boa organização financeira e não gastar tudo de uma vez só. 

Registre seus ganhos e gastos, tenha um planejamento financeiro! Faça uso de uma planilha financeira para ficar em dia com suas finanças, lembrando que o freelancer não recebe os benefícios de quem tem carteira assinada, como férias, 13º salário e afins. 

É importante que o lucro seja direcionado para essa finalidade, antes de ser gasto em qualquer coisa, como o que sobrou. 

Saiba também: Como fazer uma renda extra trabalhando com carteira assinada

Se você acha que tem perfil para trabalhar como freelancer, veja como começar:

  • Defina sua área de atuação e as atividades que você pode realizar
  • Faça um CNPJ 
  • Monte um portfólio, mas se coloque no lugar de quem pode te contratar, mostrando suas competências e sabendo vender seu peixe
  • Faça uma boa divulgação do seu trabalho nas redes sociais e por meio do seu network

Essas são dicas para começar a trabalhar como freelancer. Mas vale lembrar que cada área tem suas especificidades, e, em termos gerais, essas dicas são preciosas.

Se você ainda não tiver experiência para mostrar no portfólio, mostre o que você tem e o que sabe fazer. Registre os dados pessoais que achar relevante, sua formação, cursos feitos, conhecimento em outras línguas. 

No início, uma maneira interessante de conseguir freelas é por meio de permuta. Ofereça seu trabalho por preço promocional, faça o convite de casamento da sua amiga ou um trabalho voluntário em troca de avaliação positiva no seu site. 

Além de usar esses freelas no portfólio, seu serviço vai sendo divulgado e é assim que muita gente vai te achar no meio de tantos concorrentes. 

Outra dica para quem está começando é fazer cursos online para se especializar ainda mais no que você sabe fazer ou aprender coisas novas e ampliar seu campo de atuação. 

Há diversas opções de cursos interessantes e de qualidade oferecidos online na modalidade de educação a distância. E mais: muitos deles são gratuitos. Suas finanças agradecem.

E claro, você também pode se cadastrar no GetNinjas para conquistar seus primeiros clientes e ir crescendo!

Agora confira nossas dicas para crescer e aumentar a sua renda como freelancer.

4 dicas para crescer como freelancer e aumentar a renda

Se você chegou aqui e pensou que para ganhar mais é necessário trabalhar mais, logicamente, ficamos felizes em responder: não necessariamente. 

Um dos maiores problemas atuais no mercado de trabalho é o adoecimento por burnout, stress, depressão e  outros transtornos psíquicos. De fato, muita gente se sente sobrecarregada por achar que deve dar conta de tudo. E tudo é muita coisa. Por isso, a ideia não é deixar todo mundo em pânico. Ao contrário. 

Você certamente já sabe que quantidade não significa qualidade. Se você trabalhar por horas e mais horas para dar conta de um serviço, sem dormir nem comer direito, certamente entregará um trabalho meia boca ou com menos qualidade. 

E é neste sentido que dá para aumentar a renda como freelancer e crescer no mercado de trabalho. Muita atenção às nossas dicas:

Valorize o seu trabalho

Se você já passou pelo começo da vida de freelancer, em que era necessário oferecer seu serviço por um valor menor ou fazer o esquema das permutas, é preciso seguir adiante.

Com o passar do tempo, você ganha mais experiência e é essa experiência que precisa ser valorizada. Equivale a fazer uma comparação entre cargos júnior e pleno em uma empresa. 

Além dessa experiência, que vai fazer de você um profissional mais qualificado, se você não tiver parado no tempo, mas continuado a estudar e se aprimorar, também vai ter adquirido novos conhecimentos e habilidades. Isso tudo vai se somando e tem bastante valor. 

Ao fechar um orçamento, calcule o valor de sua hora conforme a complexidade da demanda e mostre ao cliente, com clareza e objetividade, o que está sendo cobrado e o tempo gasto com cada coisa. 

Deixe claro que seu preço é condizente com a qualidade do trabalho a ser entregue dentro do prazo estabelecido. Esse tipo de atitude vai gerar ainda mais confiança no seu cliente e melhorar ainda mais seu networking, ou o que dizem sobre você na rede.

Veja também: Melhores aplicativos para freelancers.

Crie uma rede de contatos

E por falar em rede, se você não investir na criação de um bom networking, vai ficar para trás. Você precisa ser visto para ser lembrado, não é mesmo? No caso, podemos dizer que você precisa ser visto para ser chamado. 

Use as redes sociais, faça parte de grupos que trabalham na mesma área ou com o mesmo assunto, participe de fóruns de discussão online. Siga os influencers da área, as pessoas que já chegaram em um patamar elevado e são reconhecidas pelo trabalho que realizam. 

Quanto maior a sua rede de conexões, mais chances de ser visto, indicado e de conseguir bons projetos. Mas lembre-se que o networking diz respeito à capacidade de fazer conexões com pessoas que têm a ver com a sua trajetória profissional e que conhecem a qualidade do seu trabalho ou que já trabalharam em parceria com você. Disso, a rede pode se ampliar para atingir os profissionais que estão conectados com os profissionais da sua rede de contatos. 

Não se esqueça de fazer o networking em eventos, congressos e workshops presenciais. Há que se valorizar as conversas durante o coffee break, em que os diálogos são mais espontâneos e o assunto mais fresco.

Faça seu marketing pessoal

Não é tão simples falar bem do próprio trabalho ou, pelo menos, não é para todo mundo. Muita gente não sabe valorizar o que faz, nem o tempo que levou até chegar onde chegou.

Hoje em dia, não vale apenas divulgar seu trabalho nas redes e investir no marketing digital para atrair e fidelizar novos clientes. É preciso investir na sua reputação e saber como se apresentar no mercado de trabalho.

O marketing pessoal é uma área do marketing que utiliza técnicas e estratégias para promover a sua imagem ou como as pessoas vão te ver. Voltando aos nossos ditados: uma imagem vale mais do que mil palavras. 

Em termos gerais, uma boa imagem oferece credibilidade e quanto mais credibilidade, maior a possibilidade de valorização do seu trabalho.

Leia também: Marketing online e offline: como vender o seu serviço

Utilize estratégias de venda

Mesmo que você não se considere um bom vendedor, é importante saber utilizar as melhores estratégias de venda do seu serviço de acordo com seu público-alvo ou sua clientela.

Com um bom perfil profissional, foque em sua prioridade, segundo um planejamento adequado. Se você quiser aumentar sua base de clientes, utilize as abordagens mais apropriadas para esta finalidade. Agora, se você estiver mais focado na fidelização de seus clientes, utilize as estratégias mais indicadas para obter bons resultados neste quesito.

Saiba mais: Como conseguir mais clientes

Pronto para oferecer seu serviço? Faça seu cadastro no GetNinjas e consiga clientes diretamente do seu celular. Mas se estiver precisando da ajuda de profissionais de marketing para divulgar seu trabalho ou captar novos clientes, entre em contato com nossos especialistas. 


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *