O mercado de trabalho está sempre mudando e isso não é novidade para ninguém. Talvez a grande questão esteja no fato de que as mudanças atuais estão ocorrendo com muito mais velocidade do que antes, devido aos avanços tecnológicos.Aqui entre nós: quem diria, há uns 10 anos atrás, que seria possível trabalhar remotamente e que muita gente optaria por esse estilo?

Já não é mais tão comum seguir o caminho antes tão desejado: curso superior e emprego com CLT ou carreira em órgãos públicos. A Internet estabeleceu, por meio da rede mundial de computadores, conexões que deram vida a outras formas de relacionamentos, inclusive no âmbito do trabalho.

Atualmente, a pandemia da Covid-19 e o consequente isolamento social, fez com que as pessoas aproveitassem, ainda mais, essa ferramenta de rede para continuar exercendo serviços ou oferecendo produtos.

Mesmo que esse movimento não tenha sido possível para todas as profissões, muita gente teve que se virar nos trinta, enquanto outras descobriram novas maneiras de trabalhar, inovando o que já estava praticamente obsoleto.

Você também já deve ter ouvido falar que muitas profissões atuais não serão mais necessárias em um futuro próximo, da mesma forma em que surgirão serviços do futuro.

Leia mais: O que é e como trabalhar com automação residencial?

Pode soar estranho falar em serviços do futuro, pois, como saber, não é mesmo? Mas é aí que nos enganamos. Mesmo sendo impossível saber, ao certo, quais serão essas novas profissões, algumas coisas já estão às claras. 

Com o regime de home office, os regimes de trabalho ganharam produtividade, dentre outros benefícios. A inteligência emocional e o senso crítico, que embasam a face mais estratégica do trabalho, são muito mais valorizados do que o trabalho operacional, que está sendo realizado por máquinas e chatbots há bastante tempo. 

Uma pausa aqui: profissionais que exercem serviços fundamentalmente operacionais já estão sendo substituídos por sistemas que podem, entre aspas, exercer o mesmo tipo de trabalho. Mas isso não quer dizer que as pessoas perderão seus empregos. São os empregos, cargos ou funções que vão precisar ser adaptados.

Por já estarmos bem cientes de algumas considerações a respeito do mercado atual, como as recém citadas, fica fácil prever algumas tendências de mercado de serviços ou o que está por vir.

Além de ser um assunto interessante, saber quais são as tendências de mercado para o futuro e aplicá-las no seu negócio pode te ajudar a se manter vivo nesse mercado tão dinâmico. Já que, do jeito que a coisa anda, não dá para ficar para trás.

O que são tendências na prestação de serviços?

Saber quais serão as tendências na prestação de serviços, ou no trabalho do futuro, significa entender a movimentação do mercado em função das novas demandas dos consumidores. Portanto, o foco é prestar atenção ao que as pessoas estão querendo consumir e o que as empresas estão oferecendo como solução, tendo como base, é claro, a busca por inovação.

É ressaltada a importância do consumidor ou do público-alvo, por isso é preciso levar em consideração o nicho e as especificidades de cada negócio para saber que direção tomar. 

E como os empresários sabem se vale ou não a pena investir em uma nova tendência? Uma das maneiras é analisar seu negócios e o mercado por duas vias, interna e externa:

  • Considerando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio, a chamada análise SWOT;
  • Analisando aspectos demográficos, econômicos, políticos, culturais e tecnológicos de seu público-alvo ou cliente ideal;

Leia mais: 7 ferramentas que todo empreendedor precisa conhecer

Com essas informações, dá para ter uma boa ideia do que mudou no comportamento de sua clientela para seguir na mesma direção. Mas, lembre-se de fazer uma pesquisa e um planejamento eficaz antes de implementar qualquer mudança relativa à oferta do seu serviço, até porque vai ser preciso investir tempo e dinheiro nessa empreitada.

Uma dica é verificar se o que foi percebido como tendência não passa de um simples modismo, o que pode acarretar bastante prejuízo.

Habilidades para profissionais do futuro

Assim como é preciso ficar atento aos rumos que seu público-alvo está tomando, é importantíssimo investir na sua equipe de trabalho ou nos prestadores de serviços. Afinal, um negócio não é feito de apenas uma parte. 

Conheça 4 tendências de mercado para o futuro

Selecionar pessoas que se encaixem na cultura da empresa e promover capacitações ou treinamentos são estratégias essenciais para montar uma equipe de sucesso e estabelecer as principais habilidades do futuro:

  • Resiliência;
  • Tolerância ao estresse;
  • Inteligência emocional;
  • Resolução de problemas;
  • Criatividade;
  • Persuasão;
  • Negociação;
  • Pensamento analítico;
  • Inovação;
  • Liderança;
  • Flexibilidade cognitiva;

Leia mais: Como desenvolver as habilidades para ser um profissional do futuro?

Como se informar sobre tendências de mercado?

A Internet tem facilitado tanto a nossa vida que é quase impossível não encontrar informações a respeito das tendências de mercado para o futuro, pesquisando pelo Google ou qualquer outro mecanismo de busca.

Se você fizer uma pesquisa mais ampla, vale investigar palavras-chave ou seus concorrentes diretos. Ao saber em que estão investindo, por exemplo, e se está dando certo, você pode encontrar alternativas para seu negócio. 

Conheça 4 tendências de mercado para o futuro

É claro que, nesse tipo de análise, não basta apenas incorporar o que estão fazendo ao seu negócio, mas verificar a real viabilidade e as adaptações necessárias. 

Outra opção é utilizar a ferramenta Google Trends, que aborda justamente as tendências do mercado, ao mostrar os termos mais pesquisados no Google em um determinado período. 

Também existem empresas que fornecem informações sobre as tendências mais promissoras do mercado como a Trendwatching. A empresa entrega um relatório com a descrição de análises feitas em todo o mundo em relação ao comportamento dos consumidores.

Análise de tendências de mercado

Por fim, vamos listar as principais tendências de mercado do futuro, tendo em vista, como dito, mudanças relativas ao perfil do profissional e à maneira de trabalhar, assim como fatores ambientais, começando por este.  

Sustentabilidade

As mudanças climáticas e a globalização interferem diretamente nas profissões que estão por vir e naqueles que devem sumir do mapa. A sustentabilidade é uma das maneiras que temos para diminuir o impacto negativo resultante da nossa interação com o meio ambiente.

Portanto, o tema da sustentabilidade deve fazer parte da cultura de sua empresa ou negócio, caso ainda não faça.

O objetivo é diminuir a produção de lixo e utilizar materiais com menor impacto no meio ambiente. Não usar plástico, descartar o lixo de forma apropriada e usar lâmpadas de LED são exemplos de boas ações.

Leia mais: Saiba como calcular a margem de lucro do seu negócio

Tecnologia e automação

Se a tecnologia não estiver incluída nos processos, sistemas e hábitos de sua empresa ou negócio, você está em sério risco. As ferramentas digitais aceleram os processos, evitam erros decorrentes de processos manuais e direcionam os trabalhadores para atividades mais estratégicas.

Vamos usar como exemplo a área financeira de sua empresa. Você pode usar um software, programado para fazer cálculos rápidos e certeiros em um tempo mínimo, para obter um demonstrativo financeiro, ou seja, para realizar uma tarefa operacional. O profissional mais qualificado vai fazer a análise desses dados e tomar as decisões mais adequadas. 

Nesse sentido, não há necessidade de contratar um funcionário para um trabalho operacional. 

Trabalho remoto e híbrido

A tendência para o futuro é que a tecnologia favoreça, ainda mais, a prática do trabalho remoto e híbrido. Há diversas vantagens:

  • A empresa economiza por não precisar bancar uma estrutura física com os adendos necessários, além de manter colaboradores mais felizes e motivados;
  • Os colaboradores ganham tempo e qualidade de vida, principalmente ao não precisarem se deslocar até o local de trabalho. Passam mais tempo com a família, não precisam acordar tão cedo, economizam com a gasolina e não se estressam com o trânsito, entre outros fatores;

Outra vantagem da modalidade do trabalho remoto é poder formar uma equipe com profissionais que moram em qualquer lugar do mundo. 

Quanto ao híbrido, é possível fazer reuniões ou estabelecer dias de encontro presenciais, tanto na sede da empresa, se tiver uma, quanto em espaços de coworking. 

Leia mais: Trabalho remoto: Saiba quais profissões estão em alta

A proposta do híbrido é unir o virtual ao presencial, o que fortalece os laços entre os colaboradores, mantendo vivo o que nos torna humanos. Aí entra a última, mas não menos importante, tendência na prestação de serviços para o futuro.

Leia mais: Como ter uma equipe de alta performance

Diversidade

Quanto mais variedade étnica, de gênero, racial, cultural e tudo o que você conseguir apontar como diverso para compor sua equipe de trabalho, melhor.

Isso é fácil de explicar. Se sua equipe for formada por uma variedade de profissionais, com experiências diferentes, vindo de lugares diversos, menos tradicional ela será.

Isso quer dizer que é possível trabalhar pensando fora da caixa, o que potencializa a criatividade e a chance de inovação. Também está provado que equipes com profissionais de diferentes culturas vendem mais, conseguem mais clientes e mais lucro.

E se esta equipe estiver motivada a compartilhar seus conhecimentos e formas de resolver problemas ou situações inusitadas, todo mundo sai ganhando.

A dica final para ser um profissional do futuro é se cadastrar no GetNinjas. A plataforma conecta diversos prestadores de serviços com pessoas que precisam de uma ajuda. 

Em contrapartida, se você precisa de algum serviço, preencha o formulário no site e aguarde que logo um profissional entrará em contato com você. 


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *