Profissões em alta no trabalho remoto

9 minutos para ler

Conheça as profissões que estão em alta no trabalho remoto!

A pandemia e o trabalho remoto mudaram completamente a realidade do trabalhador brasileiro.

Antes, estávamos acostumados com uma rotina frenética fora de casa: almoço em restaurantes perto do trabalho, diferentes reuniões em diferentes cantos na mesma tarde e uma noite cansada na cama se recuperando para o outro dia.

O isolamento social, devido à pandemia de COVID-19, mudou tudo. A rotina de trabalho, de lazer e de descanso passaram a se concentrar exclusivamente em um local: a nossa própria casa.

Dessa forma, grande parte das empresas e profissões se tornaram remotas. E, por consequência, grandes profissões estão em alta.

Por isso, construímos esse conteúdo voltado a mostrar quais cargos estão em alta no cenário pandêmico e o que você precisa saber sobre eles.

O que é trabalho remoto?

Após os últimos dois anos, você já deve estar familiarizado com esse conceito.

Esse tipo de trabalho já é uma grande tendência, tendo em vista sua flexibilidade de horários e independência. 

Dessa forma, o trabalho remoto – ou home office – representa o trabalho dentro de casa. Isso quer dizer que sua residência será o seu próprio escritório, realizando as tarefas profissionais nela. 

Entretanto, em um cenário não pandêmico, o trabalho remoto não precisa representar a sua própria casa. O trabalhador pode ir em um café, um coworking, um hotel, uma livraria ou qualquer outra localidade que ele escolha ser apropriada para o seu trabalho.

Assim, o trabalhador home office não precisa ir para o escritório da empresa para trabalhar, ele pode escolher o lugar de sua preferência e melhor produtividade.

Esse modelo ganha mais relevância e popularidade, tanto pelos trabalhadores como pelos empregadores, sendo benéfico para os dois.

O home office permite uma grande liberdade e autonomia e, por isso, é importante garantir um espaço de trabalho organizado, disciplinado e responsável. 

Assim, o trabalho remoto dá a possibilidade de um maior conforto e aumento da produtividade dos colaboradores.

Como funciona o trabalho remoto?

A modalidade funciona não apenas para freelancers, mas também para trabalhadores de todas as áreas e por meio do regime CLT.

Nas Consolidações das Leis de Trabalho (CLT), o artigo 75-B categoriza o teletrabalho, ou seja, a prestação de serviço que não exige a presença nas dependências da empresa.

O colaborador remoto possui os mesmos benefícios de todos os outros, como férias e 13º salário.

Assim, a empresa possui a responsabilidade de fornecer os materiais, os equipamentos e a infraestrutura necessárias para o colaborador, como computador.

E, ao colaborador, cabe o respeito das regras, normas e o entendimento de que, mesmo fora do ambiente de trabalho, existem responsabilidades a serem cumpridas.

Como é o salário do trabalhador home office?

Não há distinção entre a vaga remota e presencial, por isso o salário de um trabalhador remoto deve ser o mesmo.

No regime de CLT, a depender da empresa, há a possibilidade da dela ainda arcar com os seus gastos, como internet e luz e, assim, o salário deve sofrer um acréscimo.

Dessa forma, existem diferentes possibilidades dentro do trabalho remoto. É importante que o colaborador converse e negocie com a empresa até que cheguem em um acordo que funcione para os dois.

Leia também: Como organizar seu home office

Por que trabalhar em home office?

O trabalho em casa pode ser incrível ou improdutivo, depende da forma de trabalho de cada colaborador.

Assim, o trabalho remoto pode gerar:

  • Sobrecarrega do colaborador, caso esteja 100% do tempo em casa;
  • Perda de privacidade pessoal, caso more com muitas pessoas;
  • Confusão de horários, tendo em vista que o trabalhador pode não saber definir seu momento de trabalho e descanso;
  • Tendência ao isolamento, caso a pessoa more sozinha;
  • Interferência de assuntos domésticos no expediente;
  • Dificuldade de concentração;

Mas, em contrapartida, o trabalho remoto também pode proporcionar:

  • Proximidade com a família;
  • Independência de horários;
  • Autonomia de seu ofício;
  • Privacidade;
  • Realização de planejamentos personalizados;
  • Autogerenciamento profissional;
  • Potencialização da produtividade.

A lista de vantagens e desvantagens é enorme, mas é importante que você teste os dois modelos e entenda o que funciona melhor com você.

Com diálogo e transparência com sua equipe, é possível ter um regime remoto, presencial ou híbrido e possuir eficiência e resultados.

Profissões para ganhar dinheiro com trabalho remoto

Com o aumento do trabalho remoto e a demanda do mercado, certas profissões ganharam destaque de popularidade e sucesso.

Por isso, o Linkedin fez uma pesquisa das 15 profissões que estão em alta em 2021. São elas:

1. Empreendedores de e-commerce

A pandemia gerou uma grande procura por vendas online e, assim, as lojas online tiveram um grande crescimento. Dessa forma, é natural que os empreendedores da área ganhem extrema popularidade.

A pesquisa feita pelo Linkedin, por exemplo, aponta que haverá um crescimento de 73% nessas contratações.

2. Especialistas em empréstimos e hipotecas

Para garantir um imóvel, diversas pessoas recorrem a empréstimos e hipotecas. Não só esses dois tipos, mas todo tipo de crédito está em alta, tendo em vista o elevado desemprego, o desejo de compra alto e a presença de juros mais baixos pela Selic.

Ano passado, aliás, houve um crescimento de 5,9% nas concessões de créditos no país. O Linkedin ainda afirma que, de 2019 para 2020, as contratações aumentaram em 59%.

3. Equipe de assistência à saúde

Com a pandemia do Covid-19, é natural que os profissionais da saúde estejam em alta. A crise sanitária mostrou a importância dos trabalhadores da área e, por isso, houve um crescimento de demandas significativo, com a contratação aumentando em 34%.

4. Profissionais de desenvolvimento de negócios e vendas: 

Com um aumento em 45%, o ambiente corporativo passou por inúmeras adaptações nos últimos dois anos. Esse cargo é essencial para o sucesso dos empreendimentos, principalmente no que tange à períodos de crise e soluções para crescimento. 

5. Especialistas em diversidade

A diversidade é cada dia mais importante. Uma marca moderna considera a diversidade e inclusão essencial no seu ambiente de trabalho. E os especialistas na área tiveram ainda mais relevância em 2020, com uma elevação de 90%. 

Seu papel é analisar o contexto empresarial e encontrar oportunidades de inclusão, implementando mudanças.

6. Profissionais de marketing digital

O trabalho em marketing digital envolve ações de comunicação por uma empresa, por meio da internet, para a promoção e divulgação da marca e de produtos ou serviços. Ele possui um papel fundamental no crescimento do negócio, aumento da reputação e atração de clientes e cresceu em 33% de 2019 para 2020.

7. Enfermeiros

Como com especialistas da área da saúde, a pandemia mostrou a importância dos enfermeiros. A profissão cresceu em 30% e a tendência é continuar aumentando.

8. Profissionais da educação

A área da educação é outra que passou por inúmeras mudanças com o isolamento. Os alunos e professores saíram da escola para aprender dentro de casa. A área adotou diferentes metodologias e ferramentas de ensino e sua alta alcançou 20%. 

9. Criadores de conteúdo digital

O meio digital já possuía seu destaque e crescimento, tendo em vista que o mundo está cada vez mais digital.  Entretanto, a pandemia potencializou e multiplicou o processo.

A criação de conteúdo digital, estando acoplada à profissionais de estratégia de marketing digital, cresceu em 49%.

10. Coaches profissionais e pessoais

Infelizmente, a pandemia trouxe muitas perdas, inclusive empregatícias. Assim, os coaches receberam um significativo aumento de demanda. Especificamente, as contratações aumentaram em 51%.

11. Engenheiros de TI especializados

Com um mundo cada vez mais digital, as plataformas e redes devem possuir um bom funcionamento. Aí entra a necessidade de engenheiros de TI especializados, como web developer, engenheiro full stack, desenvolvedor front end ou até mesmo desenvolvedor de jogos. Nessa área, houve um crescimento de 25%.

12. Especialistas em saúde mental

A pandemia trouxe uma deterioração da saúde mental da população brasileira. Assim, a procura de terapias aumenta a cada dia mais. A área teve um aumento de 24% e envolve psicólogos, psiquiatras, conselheiros, terapeutas e outros profissionais.

13. Profissionais de experiência do usuário

Nos últimos anos, as corporações aprenderam uma grande lição: a experiência do cliente é sempre a prioridade.

Assim, no meio digital, a experiência do usuário deve ser sempre pensada, em cargos como designer de experiência de usuário, consultor de design de produto, designer de interface do usuário ou pesquisador de experiência do usuário. Seu aumento foi de 20%.

14. Especialistas de ciência de dados

O meio digital provou que a interpretação e análise de dados é a chave para o sucesso. Assim, a área cresceu em 46%. 

15.  Profissionais de inteligência artificial (AI)

Crescendo em 32%, possui pretensões de manter seu crescimento, tendo em vista que é essencial para a experiência online.

A apresentação dessas profissões permite visualizar o futuro das profissões e, dessa forma, é fácil perceber o denominador comum: a tecnologia voltada para a experiência da atuação online. 

Confira também: Playlist Ninja: 10 músicas para fazer home office

Pronto para começar um trabalho remoto?

Este conteúdo te ajudou a entender o funcionamento do trabalho remoto, suas funções, suas regras, seu salário e sua regulamentação legislativa.

Além disso, você ainda garantiu uma perspectiva sobre o futuro do trabalho e das corporações, conferindo quais são os empregos no trabalho remoto que estão em alta.

Nós, do GetNinjas, somos uma plataforma de contratação de serviços remotos e presenciais. Possuímos mais de 500 especializações disponíveis e conectamos quem precisa com quem sabe fazer.

Venha conhecer nossa plataforma e comprovar como podemos ser uma ótima fonte de clientes para o seu trabalho remoto!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.