Há muita literatura sobre como ser um bom vendedor. Afinal, esta é uma função que vem sendo praticada desde sempre, desde quando o ser humano começou a negociar, a colocar em prática a chamada atividade comercial, iniciando pelas trocas dos bens produzidos por eles mesmos.

Com o passar do tempo, as atividades comerciais foram ganhando outras conotações. O dinheiro se tornou referência aos objetos produzidos e comercializados, dando a eles valores específicos, de acordo com suas características. Os mais raros valiam mais do que os mais populares, por exemplo. Os produtos resultantes de um processo de produção mais simples e com materiais mais acessíveis, por exemplo, custavam menos do que produtos com materiais específicos resultantes de processos de produção mais complexos.

Com isso, dentre outros fatores, as coisas ganharam valor. Mas hoje em dia, em um mercado global que tem de tudo, desde afiadores de facas até robôs que fazem faxina, o valor do produto ganhou outras camadas, para além do preço e da qualidade. 

E é aí que entra o vendedor ou a pessoa responsável por vender um produto ou serviço. Com tanta concorrência e produtos tão parecidos no mercado, o vendedor precisa achar outras maneiras de vender seu produto ou serviço. É o que chamamos de diferencial. Mostrar ao cliente em potencial quais as vantagens em comprar aquele robô específico ou por que gastar um pouco mais para comprar aquele afiador de facas.

Mas e se você tiver que vender seu próprio trabalho ou produto? Qual valor você se dá? E é sobre isso que vamos falar nesse texto. 

Como vender?

6 dicas sobre como vender o seu trabalho

Para começar, não somos vendedores de nós mesmos ou de nossos serviços. Fazemos outra coisa e há um nome específico para isso: marketing ou branding pessoal. Diferentemente da venda de produtos ou oferta de serviços, o marketing pessoal trata da maneira como você se apresenta e se promove no seu nicho de atuação.

Vamos tomar como exemplo um profissional autônomo, ou seja, aquele sem vínculo empregatício. 

Para se colocar no mercado de trabalho e mostrar seu valor, o autônomo precisa mostrar suas habilidades, conhecimento e expertise em determinados assuntos, buscando se tornar referência ou autoridade na sua área. 

Ele precisa mostrar para as pessoas – para o mundo, graças à Internet – o que ele sabe fazer, que seu serviço tem qualidade, um preço justo e, ainda, porque o cliente em potencial deve fechar negócio com ele e não com os tantos milhões de concorrentes.

O que queremos dizer é que hoje em dia não basta apenas executar bem um serviço e cobrar o valor do mercado, oferecendo eventuais descontos. É preciso saber fazer seu marketing pessoal, saber se dar valor. 

Se você acha que não tem condições para lidar com isso, está sem tempo ou não tem a mínima vontade de pensar em redes sociais e em manter uma conta ativa e reverberante, existem vários profissionais que trabalham com marketing digital e que poderão te ajudar.

Agora, se você tem curiosidade ou interesse em saber como fazer seu marketing pessoal, temos excelentes dicas!

Conheça 6 dicas de como vender o seu trabalho de maneira eficiente.

  1. Internet: presente!

Seu marketing pessoal tem tudo a ver com os meios de comunicação e, logicamente, com as redes sociais, que conecta milhões de pessoas globalmente. Então, se você quiser aparecer e ser visto pelo seu valor, uma das maneiras mais baratas e rápidas é pelas redes sociais. 

O LinkedIn é um excelente exemplo, por ser um espaço de conexão embasado na profissão ou nas atividades profissionais. Este canal de comunicação possibilita o encontro com profissionais da mesma área, para troca de ideias e parcerias. Vale até como local para formação de uma equipe de trabalho, afinada com os mesmos valores e interesses.

Outras redes, como o Instagram e o Facebook, também têm sido usadas para fins comerciais. Mas esses espaços virtuais requerem uma construção. 

É preciso:

  • Criar uma identidade e/ou uma marca para seu negócio
  • Elaborar e publicar textos com imagens
  • Interagir com seus seguidores ou com que visita a sua página, respondendo comentários e se colocando à disposição, para que seu negócio seja bem-visto e compartilhado 

Você também pode criar com um blog ou um site profissional para incluir seu portfólio, por exemplo, e para marcar mais um ponto de contato na rede, fortalecendo sua presença na Internet. 

Mas não dá para deixar esses espaços virtuais, que te representam na Internet, abandonados. Além de dar a eles, quando mais de um, a mesma cara, para saberem que se trata do seu negócio e de mais ninguém, eles precisam estar vivos. E esse é um trabalho que demanda tempo e criatividade.

Se sua presença na rede estiver bem costurada e seu trabalho for de qualidade, tem tudo para dar certo. 

  1. Entregue valor

Outra dica essencial é saber o que falar de si. Vamos supor que você já tenha organizado um Instagram profissional, já está todo montado, com a identidade que você queria. O que postar?

Aqui estamos falando, essencialmente, de conteúdo de valor, das informações que você quer transmitir aos seus possíveis clientes, da sua marca. Por que você é diferente dos outros? Quais suas particularidades? 

Ao falar de si, priorize uma mensagem curta, direta e impactante, que será lembrada. Diga o que você faz e para quem seu serviço se destina. Além de mostrar que você sabe o que está falando, este tipo de comunicação ajuda a manter seu público-alvo segmentado. 

Você não quer vender fraldas geriátricas para adolescentes, não é mesmo? Sendo curto e direto, você não vai perder tempo oferecendo soluções para os clientes errados ou que não têm nada a ver com o seu produto. Também terá menos chances de frustrar as expectativas dos clientes que estão buscando outra coisa, afinal, sua mensagem é clara. 

  1. Fale do seu processo

Ainda na produção de conteúdo, um diferencial é falar sobre como você faz o seu trabalho, oferece tal serviço ou produz seus produtos. Apresentar bons conteúdos de resolução de problemas ou até mesmo estudos de casos só vai confirmar o quão talentoso você é. Falamos sobre se tornar referência na sua área, lembra? Pois falar disso ajuda a manter e aprimorar sua reputação no mercado. 

  1. Cuide da sua imagem

Você já deve ter ouvido falar que não temos mais vida privada, que está tudo na rede, a ponto de estarmos conversando sobre os tais robôs que fazem faxina e, em questões de minutos, aparecerem ofertas imperdíveis a respeito dos mesmos em nossos celulares.

É um pouco assustador, de fato, pensar que nossa privacidade está sendo invadida. Mais um motivo pelo qual é importante cuidar da sua imagem tanto nas redes públicas quanto na esfera pessoal. 

O cliente potencial vai buscar informações a respeito de ti na Internet e vai aparecer de tudo. Portanto, é importante manter uma imagem coesa. Se for compartilhar textos e imagens, lembre-se de não esquecer de fundamentos como a ética e o respeito. 

  1. Faça networking

Até agora, falamos basicamente sobre espaços virtuais como locais exemplares para fazer networking. Mas nem tudo precisa ser virtual. Participar de eventos, congressos, associações, grupos de estudos e projetos são outras maneiras de te colocar em contato direto com seu público-alvo e colegas de área.

Além de aprender, você tem a chance de formar boas parcerias e de ser indicado para outros projetos e trabalhos. Fazer parte de uma equipe também pode ser bastante vantajoso, desde que seus membros estejam alinhados e em formação coletiva e contínua.

  1. Continue aprendendo

Se você já está inserido no mercado, com um marketing pessoal sólido e ganhando muito bem, obrigado, é importante saber que as coisas não terminam por aí. Muita gente se engana ao pensar que já chegou ou queria, já atingiu suas metas, então agora é só receber, não mais investir.
Mas será que é assim mesmo que funciona o mercado de trabalho? 

Se você tinha alguma dúvida, sinto te informar que não. Em um mercado de trabalho competitivo e global, chegar onde você chegou é só o começo da história. Para manter seu negócio a pleno vapor, você precisar estar ligado no que está acontecendo na sua área, nas novidades e correr atrás de entender mais a respeito para poder dar as soluções que estão sendo buscadas pelos seus clientes e, também, para aprimorar ou desenvolver algumas de suas habilidades, ou, ainda, aprender outras habilidades.

Uma sugestão? Aprender a fazer seu marketing ou branding pessoal, por exemplo, principal assunto do nosso texto. 

Outras? Buscar cursos de formação, online, presenciais, pagos ou gratuitos, para poder se especializar em algo novo, com bastante demanda e pouca concorrência. É aquela ideia de estar além do tempo, ou de prever o que está por vir, por estar muito atento ao que está acontecendo agora e investir nisso. Investir em si e no seu valor, marca de um empreendedor bem-sucedido.

Confira mais conteúdos como esse na nossa plataforma de capacitação, a Academia Ninja:

6 dicas sobre como vender o seu trabalho

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