Guia do profissional: personal organizer
"O que faz um personal organizer?” é uma dúvida muito comum. Este é um termo inglês que significa organizador profissional ou consultor de organização. Vem saber mais!
Se você não sabe o que é personal organizer e o que ele faz, chegou ao lugar certo, pois hoje trouxemos um verdadeiro guia sobre esta ‘nova’ profissão.
Neste conteúdo, vamos abordar conteúdos como:
- Entender o que é um personal organizer;
- Quais suas áreas de trabalho;
- Qual a situação do mercado de trabalho para esta profissão;
- Qual a média salarial, em diferentes níveis da carreira;
- Vantagens de se trabalhar nesse setor;
- Quais conhecimentos e habilidades são precisas para trabalhar nesse segmento.
Também abordaremos outros tópicos, como dicas de como ser um trabalhador de sucesso nesse tipo de negócio, além dos melhores livros e um glossário completo com os principais termos do ramo. Acompanhe!
O que faz um personal organizer?
De fato, “o que faz um personal organizer?” é uma dúvida muito comum. Pois bem, personal organizer é um termo inglês que significa organizador profissional ou consultor de organização.
Esse profissional, na sua maioria mulheres, são pessoas que trabalham organizando os ambientes, auxiliando os clientes a acharem ideias inteligentes que se encaixem na melhoria do ambiente ou rotina.
O trabalho desse profissional é bem específico e diferenciado, já que cada cliente terá um projeto diferente desenhado por esse trabalhador para aquele projeto.
Assim, são criadas soluções reais para facilitar o dia a dia dos envolvidos naquele espaço.
Podendo atender tanto em espaços comerciais como residenciais, o personal organizer também presta consultorias e efetua propostas de organização dos locais atendidos.
O objetivo é sempre otimizar o ambiente e o tempo dos moradores, melhorando, dessa maneira, a qualidade de vida dos clientes.
Logo, muito além de apenas organizar uma sala ou quarto, o personal organizer ajuda o contratante dos serviços a ter uma nova rotina pessoal, possibilitando que assim ele tenha uma vida mais tranquila.
O trabalho desse profissional começa com uma consultoria, onde é realizado uma reunião com o cliente para que ele possa externar suas dificuldades de organização e quais suas prioridades de melhorias.
Após um breve diagnóstico, são levantados os principais objetivos e quais as modificações são necessárias para se chegar aos resultados esperados.
Com isso, o personal organizer irá inserir o cliente em uma nova rotina, que seja adequada às necessidades do contratante e que, principalmente, seja simples de ser feita/seguida.
Para tal, são usadas técnicas e metodologias próprias para cada tipo de pessoa atendida, de acordo com o seu perfil.
Desse modo, o atendimento a uma pessoa que possui pouco tempo para organizar a casa é diferente de alguém que possui uma compulsão por acumular objetos, por exemplo.
O que você precisa saber para ser um personal organizer
Se você quer trabalhar organizando ambientes, provavelmente quer saber como ser um personal organizer, certo?
Por isso, trouxemos alguns dados para te motivar a investir sério nessa profissão que só cresce:
- Praticamente todo local tem necessidade de organização, logo, você pode ser frequentemente chamado para atuar nesses espaços;
- No entanto, é importante saber respeitar o ambiente de cada cliente, de forma que o seu lado organizador não ultrapasse aquilo que foi planejado junto do contratante;
- É preciso também ter disciplina e saber lidar com situações desafiadoras, como quando o cliente quiser se recusar a efetuar mudanças necessárias. Nesses casos, é necessário paciência e muito jogo de cintura e, claro, um bom diálogo;
- Uma boa notícia é que a carreira está em expansão no Brasil, até porque é uma profissão autônoma, onde você pode fazer seus próprios horários;
- Se você gosta de organizar ambientes e rotinas, esse trabalho é perfeito para você, que acaba de ganhar uma profissão;
- Após iniciar o trabalho, você pode se especializar em uma determinada área, como famílias com filhos recém-nascidos, casas com idosos, espaços de home office, espaços corporativos, e em situações de viagens e mudanças.
Áreas de atuação
Nesta parte do nosso guia iremos abordar como está o mercado de trabalho para o profissional personal organizer, quais os tipos de serviços podem ser prestados por ele e qual a média salarial da profissão.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o personal organizer está cada vez mais amplo, haja visto que esse trabalhador pode ofertar seus serviços de duas maneiras diferentes: planejando e executando projetos e fazendo consultorias.
No projeto de planejamento e execução, você irá realizar visitas técnicas e conhecer o espaço a ser organizado.
Depois, é hora de entender as necessidades do cliente e, para isso, é preciso investir nesse primeiro contato, afinal, depois dele você deverá enviar o orçamento para o contratante com todas as fases do projeto.
Já no serviço de consultoria personal organizer, também é feito uma primeira visita, assim como nos projetos de planejamento. São levantadas as necessidades do cliente e é aqui que está a diferença da consultoria.
Isso porque, nesse modelo de trabalho, os encontros podem ser presenciais ou onlines, dado que o projeto pode ser entregue das duas maneiras.
Funciona assim:
O personal organizer explica e demonstra (presencialmente ou de modo virtual) qual o melhor jeito de organizar determinado espaço, além das melhores maneiras e soluções para agilizar a rotina do contratante. Nesse caso, quem realiza o serviço é o próprio cliente.
Dessa forma, durante o trabalho de consultoria, são passadas as melhores técnicas para que os proprietários do ambiente o organizem da melhor maneira possível.
Como personal organizer, você poderá oferecer um leque de serviços, como:
- Organização de espaços
Mais que uma simples arrumação, a organização de ambientes cuida para que você sempre ache aquilo que procura no espaço, isto é, mantendo-o organizado.
Assim, a organização passa pela padronização e seleção dos itens por categorias, além da arrumação dos utensílios, documentos, pastas e objetos por finalidade.
Para isso, se usa a lógica, buscando colocar cada peça no seu devido espaço.
E, mais que achar os objetos quando necessário, a arrumação garante uma sensação de harmonia, paz e serenidade para todos os habitantes daquele ambiente, o que é maravilhoso.
- Organização de mudanças
Sabemos que mudanças são sempre uma caixa de surpresas, o que geralmente resulta em imprevistos para se resolver.
Sendo assim, no papel do personal organizer nesse tipo de situação consiste em fazer um monitoramento e controle de todas as etapas da mudança.
Isso significa desde etapas primárias, como a contratação da empresa de mudanças, até etapas mais complexas, como supervisão das embalagens e organização dos objetos, incluindo a saída do antigo espaço para o atual.
Por meio de altos padrões de organização, o personal organizer pode simplificar essa parte complicada de mudanças e otimizar o seu tempo em 100%.
- Capacitação de colaboradores
Se você tem uma empregada em casa, com certeza ele tem muitos ensinamentos a te passar e vice-versa. E é aí que entra o trabalho do organizador de ambientes.
Afinal, é natural que essas colaboradoras também precisam e/ou querem se aperfeiçoar na profissão, e esta é uma excelente oportunidade.
Portanto, elas podem ser ensinadas a deixarem de lado erros, falsas intuições e serviços feitos com técnicas trabalhistas antiquadas ou que ocupam muito tempo.
Seu papel nesse caso é respeitar o espaço de trabalho dessa funcionária, ao mesmo tempo em que a capacita para a realização de arrumações através das melhores técnicas de organização.
Ademais, você também pode investir na capacitação de colaboradores, onde você passa seus conhecimentos para outras pessoas que, no futuro, também podem se tornar personal organizer.
Qual a média salarial da profissão?
Muitos também se perguntam qual o preço do personal organizer, bem como qual o salário desse trabalhador.
Segundo o site Vagas.com, um personal organizer começa ganhando, em média, R$ 2.146,00. Ele pode, após um tempo, ganhar até R$ 4.925,00.
Uma vez que esses dados representam o Brasil, no nosso país o personal organizer tem uma média salarial de R$ 3.413,00.
Por outro lado, temos que pensar que esse colaborador trabalha, na grande maioria das vezes, por serviço ou por hora.
Com isso, o preço do profissional varia bastante, visto que alguns aspectos são incluídos nessa conta, como tempo de experiência, tempo dos serviços prestados e também se houve intermediação por parte de uma empresa.
Geralmente, após visitar o imóvel a ser organizado, realizar o orçamento, ter aprovação do cliente e executar o trabalho, o personal vai receber, em média, de R$ 80,00 a R$ 200,00 após o término do serviço.
Se a atuação for baseada num projeto, o valor por hora vai depender do tempo que o profissional levará para terminar a tarefa.
Veja alguns exemplos de valores cobrados para organização de espaços e/ou ambientes:
- Armário de cozinha: entre R$ 300 e R$ 400;
- Guarda-roupa, dormitórios e closets: entre R$ 500 e R$ 800 ou mais.
Ou seja, o preço do personal organizer é muito variável e vai depender de inúmeros fatores, como vimos até aqui.
Saiba mais: Quanto custa Organizar Armários?
Por que trabalhar como personal organizer
Existem inúmeras razões para você se tornar e trabalhar com um personal organizer.
Apenas para ilustrar esse fato, traremos agora outros campos de atuação desse trabalhador, que é um verdadeiro organizador por natureza.
- Triagem e separação de itens para doação (em comum acordo com o cliente), conserto e/ou para jogar fora;
- Mudanças empresariais, quando o cliente muda seu escritório ou consultório de trabalho para outro endereço;
- Organização para noivos, com a organização do novo ambiente de moradia;
- Baby organizer, uma especialidade do personal organizer, em que se cuida da separação e organização de itens no quarto do bebê;
- Organização do espaço onde mora pacientes com necessidades especiais;
- Estruturação de malas de viagens;
- Desocupação de espaços onde há muitos objetos, no caso, geralmente nas residências com moradores acumuladores;
- Organização de fotos e materiais digitais;
- Organização de documentos;
- Seleção e organização de estoques físicos.
Viu só como vale a pena ser um personal organizer? Afinal, o que não vai faltar é trabalho para quem quiser adentrar nesse segmento, não é mesmo?
Isso pode ser comprovado também por meio de uma pesquisa realizada pela empresa Cognizant, no ano de 2018.
Os dados revelaram que a empresa, especialista em organização de ambientes estaria entre as vinte e uma profissões mais promissoras nos próximos dez anos.
Portanto, se você ficou animado (a), não deixe de aprender sobre os conhecimentos e habilidades necessárias para exercer essa profissão com eficácia. Acompanhe o próximo tópico!
Conheça também: Guia do profissional: personal stylist
Pré-requisitos para esta profissão
As habilidades necessárias para a profissão de personal organizer vão além do gosto por organização. Na verdade, esse é o primeiro ponto que o pessoal deve atender, porém, ele não é o único.
Isso porque, esse profissional estará lidando com as residências e os objetos de outras pessoas, o que demanda que ele seja uma pessoa empática e sensível, já que existem inúmeras personalidades, cada uma à sua maneira.
Por isso, ele tem que gostar de conversar e socializar, e principalmente, deve ter paciência para explicar ao cliente que as mudanças sugeridas pelo personal organizer são realmente necessárias e podem ajudar o cliente.
Formação desejada
Apesar de reconhecida, a profissão de personal organizer ainda não é regulamentada no Brasil, assim como diversas outras profissões.
Isso significa que não há um curso padrão de formação para exercer essa profissão, como uma faculdade, por exemplo.
No entanto, quem deseja se tornar um personal organizer precisa procurar certificações em cursos livres e profissionais, principalmente realizados por pessoas que já atuam na área.
Por isso, procure realizar um curso presencial, se possível ou, então, opte por uma formação com aulas práticas, dado que você vai precisar lidar com a mão na massa, não é mesmo?
Existem inúmeros cursos de personal organizer, alguns presenciais, mas a maioria a distância, com aulas teóricas e práticas. Separamos uma lista com algumas dessas formações, para que você escolha a melhor para você:
- Curso presencial de “Organização Residencial”, de Deborah Destefanis Personal Organizer;
- Curso de “Personal Organizer”, do Inap;
- Curso livre do SENAC, “Personal Organizer: ambientes residenciais”;
- Curso de “Como se tornar Personal Organizer”, do IPED;
- Curso de “Organização do Lar – Personal Organizer”, do site Complementar;
- Curso de “Personal Organizer”, da Refuturiza;
- Curso de “Capacitação para Personal Organizer – Turma Presencial”, da Organon.
Dicas
Vamos trazer agora algumas dicas para você ser um personal organizer de sucesso, bem como traremos alguns livros essenciais para quem almeja seguir nesse ramo.
Como ser um profissional de sucesso
Ser um bom profissional personal organizer não é como uma receita de bolo, que contém todos o passo a passo, no entanto, existem algumas dicas que você pode seguir para ter sucesso nessa profissão. Confira:
- Veja primeiro tudo que precisa ser arrumado: veja tudo que se tem no ambiente, esvazie os armários, coloque os objetos na mesa ou cama e separe aqueles que serão organizados e os que estão ali apenas para suprir uma carência emocional (acumuladores);
- Foque apenas no necessário: continuando o item anterior, opte por explicar ao cliente quais itens ele realmente precisa e quais podem ser doados ou jogados fora;
- Categorize os objetos: após ter os objetos que ficarão no ambiente, é hora de categorizá-los por tipo e subtipo. Separe, por exemplo, as roupas de casa e as de sair;
- Utilize cestos, pastas e caixas: ideais para armazenar diversos itens, as pastas, cestos e caixas podem ser muito úteis para guardar desde as roupas, objetos de higiene pessoal e documentos e/ou fotos;
- Monte um padrão: prefira separar os objetos por cabides de uma mesma cor ou pilhas de um mesmo formato, pois isso ajuda a harmonizar o aspecto visual do espaço e dar aquela sensação de tranquilidade;
- Siga a máxima “pegou, guardou”: nunca deixe para guardar um objeto depois, já que isso pode ir se acumulando. Logo, sempre que usar algum objeto/peça de roupa, guarde-o imediatamente no local de origem para não virar aquele caos.
Melhores livros sobre a profissão
Uma das melhores maneiras de se atualizar, seja em qualquer trabalho, é buscar novos conceitos e conhecimentos sobre a área de atuação da profissão.
Por isso, se faz tão necessária a leitura de livros e matérias sobre o cargo de personal organizer, ou se preferir, sobre a organização de ambientes, numa linguagem mais abrasileirada.
Se você não tem noção de onde começar, não se preocupe, pois fizemos uma seleção com as melhores obras sobre esse vasto mercado. Veja algumas sugestões e coloque as suas leituras em dia:
- “Lições de uma personal organizer: Abra espaço para o que realmente importa”, de Cora Fernandes;
- “Organize sem frescuras”, de Rafaela Oliveira;
- “Organize seu Lar: 52 maneiras de acabar com a bagunça”, de Naiara Raggiotti;
- “Planner Organizer: Guia prático para organização básica: Ambiente – Agenda – Finanças – Corpo – Mente”, de Monica Audrey;
- “Casa arrumada, vida leve: o poder da organização”, de Nalini Grinkraut;
- “A mágica da arrumação: A arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida”, de Marie Kondo;
- “Limpe e Arrume A Sua Casa”, de Anna Shepard.
Outra forma excelente de adquirir saberes sobre a profissão é séries e documentários sobre o assunto.
Nossa dica é que você assista à série “The Home Edit – A Arte de Organizar”, na qual as personais organizer Joanna e Clea ajudam famosos e anônimos a arrumar a bagunça e organizar os espaços.
No campo de documentários, uma boa pedida é o “Minimalism”, um seriado que mostra como duas pessoas – Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus – adotam o minimalismo em suas vidas, e como isso pode ser aplicado nas rotinas de cada um.
Boas práticas de como ser um profissional
Chegou o momento de trazermos algumas dicas que podem fazer aquela diferença na hora de atrair mais clientes e fechar o mês com mais renda no bolso e a credibilidade dos seus serviços lá em cima. Vamos saber quais são?
- Evite atrasos, procure não fazer os clientes passar por esse tipo de situação. Porém, sabemos que imprevistos acontecem, logo, caso você precise realmente faltar àquela primeira conversa ou execução do trabalho, avise o contratante assim que possível, explique o porquê da falta e marque uma nova data;
- Como autônomo, você terá dias com muitos trabalhos e outros nem tanto. Por isso, é fundamental ter um controle efetivo da sua agenda, de modo que nenhum cliente seja prejudicado pelo esquecimento de uma triagem, por exemplo;
- Trabalhe pesado nas redes sociais, investindo na sua presença digital, afinal, nos dias de hoje, quem não é visto não é lembrado, como já dizia o velho ditado popular;
- Sempre preste um serviço com qualidade e transparência, seja aberto aos questionamentos do contratante e seja claro e objetivo sobre o seu papel como organizador de ambientes;
- Procure respeitar os limites do seu cliente. Explique como pode ajudá-lo, mas caso ele se negar ao extremo, opte por trabalhar até onde é permitido, isto é, mesmo que você perceba que um espaço precisa de organização, é necessário a autorização do cliente para a efetivação do seu serviço;
- Esteja sempre se aperfeiçoando, fazendo cursos, assistindo palestras, vídeos e lendo materiais que enriqueçam sua atividade laboral. Quanto mais capacitado você for, maiores as chances de conseguir mais clientes e estes o indicarem para novas pessoas.
Veja também: Como gerar confiança no cliente
Agora, com certeza deu para se inteirar dos principais dados sobre a carreira de personal organizer, não é verdade?
Contudo, ainda há uma coisa importante que você precisa saber: os principais termos deste setor. Leia o próximo tópico e saiba tudo!
Glossário da profissão
Agora que você aprendeu as principais informações sobre o trabalho do personal organizer, que tal aprender os principais termos ligados a esse segmento de trabalho? Trouxemos os principais, confira agora:
- Baby organizer: é uma das especialidades do personal organizer, neste caso, se trata de uma pessoa focada no cuidado da organização do quarto e peças dos recém-nascidos.
- Detox: significa a organização e limpeza do ambiente, tanto do ponto de vista físico como do lado emocional, tendo em vista que, um espaço organizado traz uma sensação de paz.
- Minimalismo: é um modo de viver, onde o lema é “menos é mais”, no qual os adeptos acreditam que é possível viver com um número reduzido de objetos e acessórios num determinado ambiente.
- Triagem: é o processo feito após a visita ao local a ser organizado e o detalhamentos dos passos, no qual há a categorização dos objetos e a separação destes por ambientes específicos.
- Acumuladores compulsivos: são as pessoas que guardam uma enorme quantidade de objetos, sem uma necessidade funcional. Essas pessoas costumam possuir algum problema psicológico/psiquiátrico, e por isso, é preciso ter ainda mais zelo e cuidado ao lidar com esse perfil de cliente.
- Marcenaria inteligente: idealizado por um personal organizer especializado, esse trabalho visa a construção de armários adequados ao ambiente, que levem à praticidade e fácil manutenção.
- Manual de consulta: é um documento/folheto, no qual consta todos os locais onde os objetos foram realocados, ajudando assim o cliente a localizar uma determinada peça quando precisar.
- Dedetização: feito por especialistas, é um procedimento de limpeza que visa o controle de pragas (como insetos e ratos). Geralmente esse processo é realizado quando o ambiente está em uma situação além da desorganização, onde há riscos de contaminação de doenças.
Esperamos que este guia seja útil na sua decisão de se tornar um/uma personal organizer. Fizemos ele com muito empenho e esperamos que você tire bom proveito deste material.
Portanto, se você quiser ter uma carteira de clientes como personal organizer, não deixe de cadastrar no banco de profissionais do GetNinjas. Por meio dele, você pode abraçar inúmeras oportunidades de trabalho.
Agora, se você está do outro lado e precisa de um personal organizer para ontem, nós também temos profissionais especializados nessa área, que estão prontos para te ajudar. Conte conosco, sempre!
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