O empreendedorismo tem se tornado cada vez mais forte no cenário brasileiro. Muitas pessoas estão deixando seus cargos em empresas tradicionais para empreender em diversas áreas.

Porém, o processo para se tornar um empreendedor de sucesso não é tão simples quanto parece. É preciso passar por diversas etapas antes da abertura da empresa para que ela gere lucros a longo prazo.

Por isso, vamos trazer neste artigo dicas valiosas para você começar a empreender do zero, ainda vamos falar como você deve fazer e quando começar. Confira!

Empreendedorismo no Brasil

O empreendedorismo tem crescido muito no cenário brasileiro nos últimos anos por conta da facilidade que as tecnologias e as redes sociais trouxeram para o mercado de trabalho.

Segundo os dados do Boletim do Mapa de Empresas do Governo Federal, o Brasil bateu recorde em 2021 com cerca de 4 milhões de empresas abertas. Esse cenário é muito positivo para quem deseja ter o seu próprio negócio. 

Além do empreendedorismo tradicional, temos também o empreendedor digital com um crescimento muito positivo no Brasil, chegando a mais de 100 mil lojas virtuais, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). 

Mas, mesmo com todo o crescimento dentro do mercado, empreender no Brasil ainda tem muitos desafios como a burocracia, falta de acesso a financiamentos e, principalmente, a falta de educação empreendedora e financeira. 

Atualmente, existem diversos programas de fomento ao empreendedorismo como o Sebrae e o BNDES, mas ainda existe uma lacuna grande em relação à estrutura econômica e legal do país. 

Por isso, se você tem interesse em empreender no cenário atual, é fundamental entender o processo desde o início. Assim, você evita problemas futuros no desenvolvimento do seu negócio e garante a sua saúde financeira a longo prazo.

Veja também: Confira 6 livros para quem quer ser empreendedor

Quando começar a empreender?

Como começar a empreender?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta, pois irá depender de várias circunstâncias pessoais e profissionais de cada pessoa. 

Por exemplo, existem pessoas que preferem adquirir uma certa experiência prática antes de abrir um negócio próprio, enquanto outras não querem “perder tempo” e optam por aprender enquanto desenvolvem o negócio. 

Por isso, antes de começar a empreender, é necessário fazer uma autoavaliação para entender como é o seu perfil e o quanto você está disposto a se dedicar no seu negócio. Além disso, outros aspectos devem ser considerados, como:

  • Tenha em mente que tipo de negócio deseja empreender, lembrando que ele precisa ser viável e aplicável;
  • Esteja preparado para assumir o risco de empreender, colocando na ponta do lápis seus recursos financeiros disponíveis dentro do prazo estabelecido;
  • Lembre-se que no início você dedicará um tempo e esforço maior para fazer o seu negócio crescer;
  • Esteja disposto a se adaptar conforme as necessidades, mudanças e sazonalidades do mercado;
  • Tenha um plano de negócios em mãos;
  • Mantenha o foco e determinação para atingir seus objetivos.

De forma geral, você precisa ter o mínimo de conhecimento, recursos financeiros, tempo para se dedicar e estar disposto a mudar conforme as necessidades. 

Com esses aspectos considerados, você pode começar a se planejar para iniciar o seu processo como empreendedor.

Como formalizar a sua empresa?

Formalizar a abertura de uma empresa pode ser uma tarefa menos burocrática se você seguir os passos corretamente. Vamos explicar agora o que você precisa fazer para ter um negócio lucrativo:

Escolha o tipo de empresa

Pode parecer óbvio, mas muitos empreendedores iniciantes não têm conhecimento que existem diferentes tipos de empresas no Brasil. 

As mais comuns são a Sociedade Limitada (LTDA), Sociedade Anônima (SA) e Empresário Individual (MEI). Cada tipo de empresa possui especificidades e características próprias, sendo necessário avaliar cada uma delas para ver qual está mais alinhada com a sua empresa.

Veja também: Mei ou empresário individual: Qual a diferença?

Escolha do nome da empresa

A escolha do nome é muito importante porque será a porta de entrada para as pessoas conhecerem o seu negócio.

A dica aqui é pensar em nomes simples e originais, evite nomes estrangeiros que tenham uma pronúncia difícil ou que sejam muito longos. 

Outra dica é verificar se o nome que você escolheu já está registrado e isso pode ser feito no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). É importante fazer essa verificação, pois se você registrar um nome que já existe, terá problemas futuramente. 

Escrituração da empresa

É necessário registrar os documentos da sua empresa como o contrato social, as atas de assembleias e estatutos. 

Verifique mais documentos necessários para a abertura da empresa e onde deverá fazer os devidos registros.

Veja também: Razão social: o que é, para que serve e como criar uma?

Registros e licenças

Como falamos acima, você precisa ter os registros e licenças junto aos órgãos competentes como a Junta Comercial, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e o Imposto de Renda (IR).

INSS e FGTS

Faça o registro no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Esses registros são importantes para o funcionamento da sua empresa.

Dicas de como empreender do zero

Agora que já falamos sobre o cenário do empreendedorismo no Brasil, sobre como fazer uma autoavaliação antes de abrir uma empresa e como formalizá-la, vamos mostrar como começar a empreender do zero.

Encontre um nicho de mercado

Para empreender é necessário saber fazer algum tipo de produto ou serviço e isso abre uma gama de possibilidades. Por esse motivo, você precisa identificar as oportunidades de mercado.

Mesmo que tenha algo que você saiba e goste de fazer, encontre brechas e tente nichar o máximo possível, pesquise por demandas que ainda não existem no mercado.

Além disso, avalie quais necessidades de consumo não estão sendo totalmente satisfeitas pelas empresas e entenda quais os motivos desse problema para que você aplique de forma a satisfazer as necessidades dos consumidores. 

Análise de mercado

Agora que você já escolheu um nicho, chegou a hora de analisar a concorrência e entender como o mercado funciona.

Entenda como seus concorrentes fazem a divulgação do produto ou serviço, quais cores mais usam, como é o tom de voz, para qual tipo de cliente eles falam e também como se posicionam nas redes sociais e no blog.

Ter esse entendimento é muito importante, não para copiar o que seus concorrentes fazem, mas para pensar em algo original a partir de coisas que já funcionam e que seu público-alvo está acostumado.

Estude seu público-alvo

Como falamos acima, entender o comportamento de consumo do seu público-alvo é a base para que o seu negócio se desenvolva.

Por isso, é fundamental você definir as personas que representam o seu tipo de cliente ideal, baseando-se em dados reais. Lembre-se de sempre atualizar as suas personas conforme necessidade de mercado ou mudanças no seu negócio. 

Outra dica é criar uma pirâmide de Maslow, ou seja, um diagrama para identificar as necessidades humanas em ordem de prioridade. Essa pirâmide irá ajudar a entender como os seus consumidores fazem a busca por produtos e serviços e como você pode atraí-los.

Crie um plano de negócios

Já falamos sobre o plano de negócios aqui, mas vamos enfatizar porque ter um planejamento a longo prazo fará com que a sua empresa tenha estabilidade e crescimento saudável.

Este documento será o seu guia com todas as atividades de forma detalhada. Além das atividades, deverá constar informações sobre a visão estratégica e financeira do seu empreendimento, com os devidos custos e serviços estimados.

Você pode inserir informações como:

  • Plano financeiro;
  • Modelo de negócio;
  • Detalhamento das atividades;
  • Detalhamento sobre fornecedores de produtos e serviços;
  • Análise de mercado.

Diferencial competitivo

Se você nunca ouviu falar em diferencial competitivo, não se preocupe! Vamos explicar o seu significado e você vai entender como é importante aplicá-lo no seu negócio.

De forma geral, o diferencial competitivo é o valor que você oferece para o cliente, fazendo com que a sua empresa se destaque no mercado. 

É fundamental você agregar valor com o seu produto ou serviço para o consumidor, visto que ele comprará de você independe do preço cobrado, pois o que vale é a sua satisfação.

Você pode aplicar o diferencial competitivo de várias formas, como:

  • Atendimento personalizado;
  • Produto e serviço de qualidade;
  • Variedade no catálogo;
  • Melhor custo benefício
  • Entre outros benefícios.

Divulgue o seu negócio

Saber divulgar o seu negócio é fundamental para o crescimento dele. Invista em campanhas de marketing tradicional e digital. 

Além disso, esteja presente nas redes sociais e crie um ambiente mais amistoso entre a sua marca e o cliente. Isso trará mais segurança e confiabilidade para a sua marca.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado com dicas valiosas para você começar a empreender. 

Se você está começando agora e ainda não tem clientes, cadastre-se no GetNinjas! Você pode conquistar muitos clientes e fazer o seu negócio empreendimento mais rápido. 

Como começar a empreender?

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