Como começar a empreender?
Muitas pessoas tem deixado os seus cargos tradicionais em empresas para se tornar empreendedoras. Se você tem interesse em empreender mas não sabe por onde começar, leia o artigo completo!
O empreendedorismo tem se tornado cada vez mais forte no cenário brasileiro. Muitas pessoas estão deixando seus cargos em empresas tradicionais para empreender em diversas áreas.
Porém, o processo para se tornar um empreendedor de sucesso não é tão simples quanto parece. É preciso passar por diversas etapas antes da abertura da empresa para que ela gere lucros a longo prazo.
Por isso, vamos trazer neste artigo dicas valiosas para você começar a empreender do zero, ainda vamos falar como você deve fazer e quando começar. Confira!
Empreendedorismo no Brasil
O empreendedorismo tem crescido muito no cenário brasileiro nos últimos anos por conta da facilidade que as tecnologias e as redes sociais trouxeram para o mercado de trabalho.
Segundo os dados do Boletim do Mapa de Empresas do Governo Federal, o Brasil bateu recorde em 2021 com cerca de 4 milhões de empresas abertas. Esse cenário é muito positivo para quem deseja ter o seu próprio negócio.
Além do empreendedorismo tradicional, temos também o empreendedor digital com um crescimento muito positivo no Brasil, chegando a mais de 100 mil lojas virtuais, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Mas, mesmo com todo o crescimento dentro do mercado, empreender no Brasil ainda tem muitos desafios como a burocracia, falta de acesso a financiamentos e, principalmente, a falta de educação empreendedora e financeira.
Atualmente, existem diversos programas de fomento ao empreendedorismo como o Sebrae e o BNDES, mas ainda existe uma lacuna grande em relação à estrutura econômica e legal do país.
Por isso, se você tem interesse em empreender no cenário atual, é fundamental entender o processo desde o início. Assim, você evita problemas futuros no desenvolvimento do seu negócio e garante a sua saúde financeira a longo prazo.
Veja também: Confira 6 livros para quem quer ser empreendedor
Quando começar a empreender?
Não existe uma resposta certa para essa pergunta, pois irá depender de várias circunstâncias pessoais e profissionais de cada pessoa.
Por exemplo, existem pessoas que preferem adquirir uma certa experiência prática antes de abrir um negócio próprio, enquanto outras não querem “perder tempo” e optam por aprender enquanto desenvolvem o negócio.
Por isso, antes de começar a empreender, é necessário fazer uma autoavaliação para entender como é o seu perfil e o quanto você está disposto a se dedicar no seu negócio. Além disso, outros aspectos devem ser considerados, como:
- Tenha em mente que tipo de negócio deseja empreender, lembrando que ele precisa ser viável e aplicável;
- Esteja preparado para assumir o risco de empreender, colocando na ponta do lápis seus recursos financeiros disponíveis dentro do prazo estabelecido;
- Lembre-se que no início você dedicará um tempo e esforço maior para fazer o seu negócio crescer;
- Esteja disposto a se adaptar conforme as necessidades, mudanças e sazonalidades do mercado;
- Tenha um plano de negócios em mãos;
- Mantenha o foco e determinação para atingir seus objetivos.
De forma geral, você precisa ter o mínimo de conhecimento, recursos financeiros, tempo para se dedicar e estar disposto a mudar conforme as necessidades.
Com esses aspectos considerados, você pode começar a se planejar para iniciar o seu processo como empreendedor.
Como formalizar a sua empresa?
Formalizar a abertura de uma empresa pode ser uma tarefa menos burocrática se você seguir os passos corretamente. Vamos explicar agora o que você precisa fazer para ter um negócio lucrativo:
Escolha o tipo de empresa
Pode parecer óbvio, mas muitos empreendedores iniciantes não têm conhecimento que existem diferentes tipos de empresas no Brasil.
As mais comuns são a Sociedade Limitada (LTDA), Sociedade Anônima (SA) e Empresário Individual (MEI). Cada tipo de empresa possui especificidades e características próprias, sendo necessário avaliar cada uma delas para ver qual está mais alinhada com a sua empresa.
Veja também: Mei ou empresário individual: Qual a diferença?
Escolha do nome da empresa
A escolha do nome é muito importante porque será a porta de entrada para as pessoas conhecerem o seu negócio.
A dica aqui é pensar em nomes simples e originais, evite nomes estrangeiros que tenham uma pronúncia difícil ou que sejam muito longos.
Outra dica é verificar se o nome que você escolheu já está registrado e isso pode ser feito no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). É importante fazer essa verificação, pois se você registrar um nome que já existe, terá problemas futuramente.
Escrituração da empresa
É necessário registrar os documentos da sua empresa como o contrato social, as atas de assembleias e estatutos.
Verifique mais documentos necessários para a abertura da empresa e onde deverá fazer os devidos registros.
Veja também: Razão social: o que é, para que serve e como criar uma?
Registros e licenças
Como falamos acima, você precisa ter os registros e licenças junto aos órgãos competentes como a Junta Comercial, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e o Imposto de Renda (IR).
INSS e FGTS
Faça o registro no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Esses registros são importantes para o funcionamento da sua empresa.
Dicas de como empreender do zero
Agora que já falamos sobre o cenário do empreendedorismo no Brasil, sobre como fazer uma autoavaliação antes de abrir uma empresa e como formalizá-la, vamos mostrar como começar a empreender do zero.
Encontre um nicho de mercado
Para empreender é necessário saber fazer algum tipo de produto ou serviço e isso abre uma gama de possibilidades. Por esse motivo, você precisa identificar as oportunidades de mercado.
Mesmo que tenha algo que você saiba e goste de fazer, encontre brechas e tente nichar o máximo possível, pesquise por demandas que ainda não existem no mercado.
Além disso, avalie quais necessidades de consumo não estão sendo totalmente satisfeitas pelas empresas e entenda quais os motivos desse problema para que você aplique de forma a satisfazer as necessidades dos consumidores.
Análise de mercado
Agora que você já escolheu um nicho, chegou a hora de analisar a concorrência e entender como o mercado funciona.
Entenda como seus concorrentes fazem a divulgação do produto ou serviço, quais cores mais usam, como é o tom de voz, para qual tipo de cliente eles falam e também como se posicionam nas redes sociais e no blog.
Ter esse entendimento é muito importante, não para copiar o que seus concorrentes fazem, mas para pensar em algo original a partir de coisas que já funcionam e que seu público-alvo está acostumado.
Estude seu público-alvo
Como falamos acima, entender o comportamento de consumo do seu público-alvo é a base para que o seu negócio se desenvolva.
Por isso, é fundamental você definir as personas que representam o seu tipo de cliente ideal, baseando-se em dados reais. Lembre-se de sempre atualizar as suas personas conforme necessidade de mercado ou mudanças no seu negócio.
Outra dica é criar uma pirâmide de Maslow, ou seja, um diagrama para identificar as necessidades humanas em ordem de prioridade. Essa pirâmide irá ajudar a entender como os seus consumidores fazem a busca por produtos e serviços e como você pode atraí-los.
Crie um plano de negócios
Já falamos sobre o plano de negócios aqui, mas vamos enfatizar porque ter um planejamento a longo prazo fará com que a sua empresa tenha estabilidade e crescimento saudável.
Este documento será o seu guia com todas as atividades de forma detalhada. Além das atividades, deverá constar informações sobre a visão estratégica e financeira do seu empreendimento, com os devidos custos e serviços estimados.
Você pode inserir informações como:
- Plano financeiro;
- Modelo de negócio;
- Detalhamento das atividades;
- Detalhamento sobre fornecedores de produtos e serviços;
- Análise de mercado.
Diferencial competitivo
Se você nunca ouviu falar em diferencial competitivo, não se preocupe! Vamos explicar o seu significado e você vai entender como é importante aplicá-lo no seu negócio.
De forma geral, o diferencial competitivo é o valor que você oferece para o cliente, fazendo com que a sua empresa se destaque no mercado.
É fundamental você agregar valor com o seu produto ou serviço para o consumidor, visto que ele comprará de você independe do preço cobrado, pois o que vale é a sua satisfação.
Você pode aplicar o diferencial competitivo de várias formas, como:
- Atendimento personalizado;
- Produto e serviço de qualidade;
- Variedade no catálogo;
- Melhor custo benefício
- Entre outros benefícios.
Divulgue o seu negócio
Saber divulgar o seu negócio é fundamental para o crescimento dele. Invista em campanhas de marketing tradicional e digital.
Além disso, esteja presente nas redes sociais e crie um ambiente mais amistoso entre a sua marca e o cliente. Isso trará mais segurança e confiabilidade para a sua marca.
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado com dicas valiosas para você começar a empreender.
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