Confira todas as dicas que você, profissional autônomo, precisa para conquistar mais clientes! 

Você já cogitou ser um profissional autônomo?

Nos últimos anos, essa modalidade empregatícia ganhou fama e popularidade, tornando-se mais conhecida pela população. Seu reconhecimento, aliás, influenciou diretamente no número de profissionais.

Neste ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou uma pesquisa e divulgou que, no segundo trimestre de 2021, o país atingiu o maior número de pessoas trabalhando por conta própria. 

O resultado mostrou que 24,8 milhões de brasileiros atuam como autônomos, correspondendo a quase ⅓ da população (28,3%).

Uma coisa é fato: o trabalho autônomo ajudou muitos brasileiros a aumentarem sua fonte de renda e sustentarem suas famílias.

Essa modalidade é predominantemente flexível, em jornada de trabalho e valor salarial e, por isso, alguns trabalhadores por conta própria podem sentir dificuldade e considerar uma jornada desafiadora.

Uma das maiores dificuldades do trabalhador autônomo é a conquista de clientes.

Afinal, seu salário não é fixo, por isso é sempre necessário renovar a sua cartela de clientes e garantir que sua fonte de renda se manterá, no mínimo, estável.

Pensando nisso, separamos dicas valiosas para você conquistar ainda mais clientes.

Por tanto, se você é um profissional autônomo à procura de clientes, acompanhe a leitura até o final e anote todas as dicas.

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O que é o trabalho autônomo?

Antes de saber como conquistar clientes, é preciso entender o que é essa modalidade de trabalho.

O trabalho autônomo, de maneira resumida, é o profissional que presta serviço sem vínculo empregatício.

O trabalhador, então, não terá um papel de funcionário efetivo em nenhum local, possuindo autonomia financeira e profissional.

Inclusive, é comum que o profissional autônomo preste serviço para diferentes pessoas, empresas e clientes ao mesmo tempo.

Além disso, ele tem a possibilidade de trabalhar onde quiser, seja em casa, em um escritório próprio ou até mesmo em uma cafeteria.

Aliás, você pode estar se perguntando: ah, mas que profissão preciso ter para ser um autônomo?

E essa é a melhor parte!

Praticamente qualquer profissão pode ser exercida de maneira autônoma.

Advogados, contadores, professores, psicólogos, engenheiros, publicitários, manicures, maquiadores, cabeleireiros, encanadores, detetives particulares, jardineiros, vidraceiros, marceneiros, cuidadores, eletricistas, diaristas e outras diversas profissões que você possa imaginar.

Inclusive o seu trabalho também!

E, se você está pensando em se tornar autônomo, agora precisa descobrir como conquistar muitos clientes.

Dicas de como conseguir mais clientes

Como conseguir clientes sendo um profissional autônomo?

A vida de um profissional autônomo precisa de muita flexibilidade, adaptação e conhecimento.

A cartela de clientes do autônomo, por exemplo, é a base de qualquer profissional bem-sucedido. Ela definirá sua fama, sua renda, seu sucesso, sua popularidade, sua qualidade de serviço e muito mais.

Por isso, separamos as 5 melhores dicas para você ter clientes promotores do seu serviço.

Lembre de anotar todas as dicas e, principalmente, colocá-las em prática.

#1 – Pesquise o mercado

É mais fácil apresentar uma melhor performance no escuro ou em um cenário que você conhece todos os aspectos?

A segunda opção, certo? Em qualquer tarefa que exercemos, será sempre mais simples oferecer um melhor resultado quando sabemos com o que estamos lidando.

Por isso, antes de tudo, é importante pesquisar sobre o mercado de trabalho em que está inserido.

Entenda como o mercado funciona, esteja em constante busca de informações sobre o seu nicho, estude um pouco de economia, analise as tendências de mercado e confira como outros trabalhadores do seu ramo estão comunicando e divulgando seu serviço.

Além disso, reconheça que esse trabalho não vai terminar, pois você sempre estará em um constante processo de evolução.

A divulgação de qualquer serviço começa com a coleta de informações, por isso entenda seu mercado e, principalmente, seu público.

Qual seu gênero? Qual sua faixa etária? Quais seus interesses e desgostos? Quais são suas dores? 

O que você, prestador de serviço, pode fazer para melhorar a qualidade de vida do seu cliente? Uma boa dica para esse momento: construa o público-alvo e as pessoas da sua marca.

A persona é um personagem semi-ficcional que representa o seu cliente ideal e, ao conhecê-lo é possível entender para quem você está comunicando.

É a resposta para essas perguntas que vão fazer você entender as melhores estratégias de crescimento. 

#2 – Invista em marketing

Você já ouviu falar em marketing? E, principalmente, marketing digital?

Nos dias de hoje, a utilização de estratégias de marketing é fundamental para o bom posicionamento no mercado. Inclusive, o marketing digital tornou-se um assunto muito popular ultimamente e sua fama advém justamente dos seus grandes resultados.

E para provar é fácil: tente pensar em uma marca bem posicionada mercadologicamente que não esteja presente digitalmente. Difícil, né?

Isso ocorre porque o marketing é fundamental para o oferecimento de um serviço. Um conteúdo pode dar visibilidade para você em diferentes locais, cidades e até mesmo países.

Mas como começar? Se você seguiu o nosso primeiro passo, provavelmente já conhece o seu público. Em que redes sociais eles estão?

Seja no Twitter, Instagram, Facebook, Telegram, esse será o local que você deverá começar a divulgar seus serviços.

Além disso, lembre sempre da possibilidade de criar o seu próprio domínio, ou seja, um blog para chamar de seu.

Nele, você poderá falar sobre sua jornada profissional, seus serviços e conteúdos sobre o seu ofício. Essa realização dá visibilidade e credibilidade ao seu trabalho.

Independente da plataforma que escolher, o marketing sempre deve ser uma prioridade.

#3 – Fidelize os clientes atuais

Mais fácil do que conseguir novos clientes, é fidelizar o que já temos, né? É mais barato, mais eficiente, mais rápido e mais estratégico.

Inclusive, manter um bom relacionamento com os seus clientes atuais pode ser o motivo de você conseguir novos.

Afinal, quando a gente recebe um serviço bem feito, a gente sai querendo anunciar para todo mundo, né? O seu cliente fiel, para além de continuar comprando de você, sempre que tiver a oportunidade irá promover seu serviço para outras pessoas, tornando-se uma divulgação orgânica.

Por isso, nutra o relacionamento com os clientes atuais. Ofereça um serviço de qualidade, preste um atendimento humanizado, se interesse pelas dores do seu cliente, faça um acompanhamento pós-venda, e seja sempre simpático.

Crie a sua rede de recomendações já. O depoimento de um cliente satisfeito carrega credibilidade e autoridade do profissional.

#4 – Ofereça diferenciais

Não tem nada melhor do que ter suas expectativas superadas. E, para o cliente, é do mesmo jeito.

Seu cliente sempre deve ser o seu foco número 1. Por isso, você deve sempre se perguntar: o que posso fazer de diferente? 

Novamente, estude seus clientes e seu público-alvo e entenda como oferecer soluções inovadoras. 

Possua um atendimento humanizado, preste um serviço de qualidade e, sempre que possível, entregue mais do que o solicitado pelo cliente.

Não precisa ser um grande esforço, mas existem esforços, dentro da sua profissão, que podem ser pequenos para você e muito significativos para o seu cliente.

Um presente ao realizar a compra, uma mensagem de aniversário, uma oferta de diferentes formas de pagamento, um lanche em uma reunião presencial, um brinde de pequeno serviço… Existem diversas possibilidades.

Entenda sua realidade, suas possibilidades e seu atual cenário para entregar o melhor ao seu público.

#5 – Conte com o GetNinjas

Tem coisa melhor do que uma plataforma apenas para a contratação de serviços? É isso que nós fazemos! Somos o GetNinjas, um site com o propósito de conectar quem precisa e quem sabe fazer. 

Desde 2011, conectamos clientes e profissionais e temos mais de 500 tipos de serviços disponíveis, sejam contadores, jornalistas, jardineiros, diaristas e muito mais.

Buscamos desenvolver, em todo profissional, suas habilidades ninjas e acreditamos que todo mundo tem uma história de sucesso a aguardando. Aqui, a cada 30 segundos um negócio é fechado.

Temos o objetivo de ser a primeira opção na mente do cliente e a principal fonte de renda do profissional autônomo.

Por isso, você, trabalhador à procura de clientes, não perca tempo. Basta cadastrar-se como prestador de serviço e crescer exponencialmente.

Você está pronto para ser um profissional autônomo ninja cheio de clientes?

Como conseguir clientes sendo um profissional autônomo?

Nessa altura do campeonato, aposto que você já entendeu o suficiente sobre o dia a dia do profissional autônomo.

Inclusive, você conferiu as melhores dicas de como se tornar um profissional de qualidade.

Até porque, aposto que nesse momento você já percebeu, mas só para reiterar: o segredo de um profissional com muitos clientes é a prestação de um serviço de muita qualidade e com muitos diferenciais.

O aumento da cartela de clientes começa, sempre, em você. Mas, claro, o marketing digital e nós, do GetNinjas, estamos sempre aqui para te ajudar. 

Por isso, não perca tempo. Estude sobre o mercado, conheça seu cliente, inicie seu marketing digital, fidelize seus atuais clientes, ofereça diversos diferenciais e utilize a nossa plataforma.

Cadastre-se no GetNinjas e conquiste ainda mais clientes sendo um profissional autônomo!

Como conseguir clientes sendo um profissional autônomo?

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