Como fazer o cálculo de BTU do ar condicionado? Veja como escolher a capacidade certa!
Aprenda de maneira simples e prática como fazer o cálculo de BTU do ar condicionado. Veja as dicas!
Saber como fazer o cálculo de BTU (British Thermal Unit) do ar-condicionado, é fundamental para escolher o aparelho certo para o seu ambiente.
Hoje, no mercado, existem diversos modelos com características e capacidades variadas.
Ao fazer uma rápida pesquisa na internet, é possível encontrar ar-condicionado de 7.500 BTUs, 10.000 BTUs, 12.000 BTUs e até 30.000 BTUs.
Sendo assim, para não errar na compra do seu ar-condicionado, confira nesse conteúdo como calcular corretamente o BTU do ar-condicionado, além de outras questões relevantes sobre o assunto!
O que são BTUs e por que você deve dar atenção a eles ao comprar um ar-condicionado?
Primeiramente, é válido entender o que são exatamente BTUs. Conforme mencionado, essa sigla significa “British Thermal Unit” que, traduzindo para o português, quer dizer “Unidade Térmica Britânica”.
Na prática, o BTU corresponde a uma unidade de medida, usada principalmente em países de língua inglesa, para descrever a quantidade de energia térmica de um aparelho — neste caso, de um ar-condicionado.
É importante ressaltar que a capacidade necessária de BTU para um ambiente depende de diferentes fatores, sendo os principais:
- o tamanho do ambiente;
- a exposição ao sol;
- a quantidade de pessoas que costumam frequentar o ambiente.
Por esse motivo, para garantir um bom conforto térmico, assim como a eficiência energética do aparelho, é necessário se atentar à escolha do BTU do ar-condicionado.
Se você comprar um aparelho muito pequeno para o ambiente, a tendência é que ele não consiga ser tão eficaz para resfriá-lo.
Da mesma forma, caso você invista em um ar-condicionado grande, ele até pode resfriar bem o ambiente, porém consumirá mais energia do que o necessário — o que significa gastos mais elevados com a conta de luz. Ainda, o custo do aparelho será mais alto.
Sendo assim, para que você tome uma decisão apropriada e não gaste de forma desnecessária, é de grande importância saber como fazer o cálculo de BTU do ar-condicionado corretamente. Para tanto, acompanhe o tópico a seguir.
Ressaltando que, quanto maior o número de BTUs, maior é a capacidade de refrigeração de um aparelho, ok?
Como fazer o cálculo de BTU do ar-condicionado?
Agora que você já sabe o que são BTUs e por que é importante considerá-los ao comprar um ar-condicionado, vale a pena conhecer o cálculo referente a essa unidade de medida.
Assim, você poderá investir no aparelho certo para o seu ambiente.
Para realizar o cálculo de BTU do ar-condicionado, você deve considerar entre 600 BTUs e 800 BTUs por metro quatro (m²).
O parâmetro de 600 BTUs é indicado para ambientes normais e com baixa incidência de sol.
Já a referência de 800 BTUs é voltada para espaços que sofrem mais com os raios solares ao longo do dia.
Veja alguns exemplos para entender esse cálculo na prática!
Exemplo de cálculo de BTU do ar-condicionado para um ambiente de 15 m²
Imagine que o ambiente que você quer instalar o ar-condicionado possui 15 m², e ele não sofre tanta exposição ao sol. Sendo assim, é preciso multiplicar 15 x 600, que dá 9.000.
Logo, para um ambiente de 15 m², é interessante adquirir um ar-condicionado de pelo menos 9.000 BTUs.
Já se o espaço sofre com uma alta incidência de sol durante o dia ou ele é mais quente, basta multiplicar 15 x 800 = 12.000 BTUs.
Exemplo de cálculo de BTU do ar-condicionado para um ambiente de 40 m²
Caso o ambiente que você queira colocar um ar-condicionado seja maior — por exemplo, de 40 m² e ele tem baixa exposição ao sol — é só multiplicar esse número por 600, que dá 24.000.
Sendo assim, nesse segundo caso, você deve investir em ar-condicionado de, no mínimo, 24.000 BTUs.
Já se o espaço sofre com alta incidência de sol, multiplique 40 por 800 = 32.000 BTUs.
Exemplo de cálculo de BTU do ar-condicionado para um ambiente de 60 m²
Por último, se você tiver um ambiente ainda maior para instalar um ar-condicionado e ele não sofre tanta exposição ao sol, o cálculo que você deve fazer é multiplicar 60 x 600, que dá 36.000.
Logo, nesse terceiro exemplo, é interessante comprar um ar-condicionado de ao menos 36.000 BTUs.
Ressaltando que se o espaço sofrer alta incidência de sol ou for muito quente, você deve multiplicar 60 por 800 = 48.000 BTUs.
E então, ficou claro como fazer o cálculo de BTU do ar-condicionado? Como você viu, não é um procedimento muito complexo.
O ponto principal é que você deve se atentar à dinâmica do ambiente — que envolve a orientação solar no espaço, a presença (ou ausência) de janelas e portas etc.
Isso porque todas essas questões influenciam no clima do local.
Por esse motivo, o recomendado é escolher um ar-condicionado com uma capacidade de refrigeração próxima ou ligeiramente superior à quantidade de BTUs calculada.
Para quais tipos de cômodo cada BTU é mais indicado?
Além de saber como fazer o cálculo de BTU do ar-condicionado, é válido conhecer as unidades de medida mais indicadas para cada tipo de ambiente.
Para quartos, por exemplo, sejam de casal ou de solteiro, aparelhos entre 7.500 e 12.000 BTUs costumam atender bem a demanda de refrigeração. O mesmo vale para o escritório (home office).
Já para salas de estar ou de jantar, a capacidade pode ser um pouco maior — entre 12.000 e 18.000 BTUs.
No caso da cozinha, é interessante investir em um ar-condicionado com uma capacidade um pouco mais elevada, devido ao calor gerado pelos eletrodomésticos e às atividades que costumam ser realizadas no ambiente.
Aparelhos entre 12.000 e 22.000 BTUs geralmente funcionam bem para esse tipo de cômodo. Ressaltando que todos esses números são apenas referências.
Para saber com mais precisão qual o BTU de ar-condicionado mais adequado para cada cômodo da sua casa, o ideal é fazer cálculos conforme explicado ao longo do conteúdo, ok?
Agora, qualquer que seja a capacidade ou o modelo do ar-condicionado que você investir, vale saber que no GetNinjas você encontra profissionais capacitados para lidar com esse aparelho e esse tipo de sistema.
Há desde instaladores até profissionais que realizam a manutenção de ar-condicionado — que é uma medida de grande importância para manter o aparelho em perfeito estado de funcionamento.
Portanto, se você precisar de uma ajuda profissional referente ao seu ar-condicionado, saiba que você pode contar com o GetNinjas!
Escrever comentário: