Hoje em dia é fácil encontrar qualquer produto no mercado, especialmente por causa da globalização e da alta oferta resultante do e-commerce, ou seja, das lojas virtuais.

Com tantas opções de produtos, dá para encontrar diversos tipos de máquinas de lavar com descontos ou em promoção e descartar sua máquina usada quando ela começa a dar problemas.

Mas, como saber se vale a pena arrumar a máquina de lavar ou comprar uma máquina nova? Quando o conserto de máquina de lavar vale a pena?

A resposta para essas e outras perguntas você vai descobrir agora. Continue a leitura!

O que é máquina de lavar?

Assim como a geladeira e o fogão, a máquina de lavar roupas se tornou um eletrodoméstico essencial nas residências, até porque lavar roupas é uma tarefa frequente, assim como as demais atividades domésticas.

Em termos gerais, uma máquina de lavar roupas, também chamada de lavadora de roupas, é uma máquina feita para a limpeza de roupas, panos, tapetes e itens semelhantes.

No geral, a máquina de lavar tem:

  • um recipiente no qual são colocados os itens a serem lavados
  • uma tampa
  • outro recipiente, chamado de gaveta distribuidora, para sabão e outros produtos, como amaciante e removedor de manchas
  • um painel de controle com botões ou controle remoto para acionar o tipo de lavagem
  • um cesto
  • um filtro para fiapos
  • um agitador

A higienização das peças é feita em 3 etapas:

  1. Lavar
  2. Enxaguar
  3. Centrifugar

Porém, hoje em dia, há diferentes tipos de máquinas, algumas com mecanismos mais básicos e outras mais complexas.

Tipos de máquina de lavar roupas

As máquinas de lavar mais comuns podem ser separadas em 4 tipos:

Centrífuga de roupas

Esta máquina serve apenas para retirar a água das roupas, ou seja, não serve para efetuar todo o ciclo da higienização.

Ela é mais compacta do que outros tipos de máquinas de lavar, consome menos energia e é muito utilizada para quem utiliza tecidos mais delicados e que precisam de uma secagem rápida, como as roupinhas de bebês.

Máquina de lavar semiautomática

Por ser semiautomática, este tipo de máquina de lavar não faz todo o trabalho sozinha. É preciso manusear a mangueira para encher ou esvaziar a máquina, além de selecionar o nível que será usado.

Apesar disso, ela é mais econômica do que a automática e tem um batedor mais forte, ideal para lavar roupas muito sujas.

Máquina de lavar automática

Este tipo de máquina faz tudo sozinha conforme a programação selecionada e é a mais comum hoje em dia.

Algumas têm abertura na frente, outras, em cima, o que modifica a forma como as peças são lavadas. O modelo com abertura em cima desgasta menos o tecido, sendo melhor para as peças delicadas.

O consumo de energia é praticamente o mesmo, independente das variações. O que muda é a opção de água quente, o que aumenta o consumo.

Máquina lava e seca

Este é o tipo de máquina mais completa. Ela é capaz de lavar e secar não só roupas de vestuário, mas também roupas de cama, mesa e banho.

São várias as programações possíveis e este tipo de máquina ajuda ainda mais na economia do tempo usado para as atividades domésticas. O único porém é que elas geralmente custam muito mais do que os outros tipos de máquinas de lavar roupas. 

Tipos de problemas comuns na máquina de lavar

Tudo na vida precisa de manutenção, e não é diferente com as máquinas de lavar. Porém, dificilmente lembramos de fazer reparos preventivos, chamando o conserto apenas quando acontece algum problema mais grave.

Conheça os problemas mais comuns nas máquinas de lavar.

Enchimento de água

Se a máquina não parar de encher de água, o problema pode ser a válvula de entrada de água ou sensor de nível de água, chamado de pressostato.

Vazamento de água

As causas mais comuns são problemas na vedação do motor, defeito ou entupimento na mangueira de entrada ou saída, além de problemas na bomba d’água.

Máquina enrosca as roupas

Quando isso acontece, pode ser por problema em algum botão, na programação, na eletrobomba, na parte do motor ou no sistema elétrico.

Máquina não liga

Quando a máquina não estiver ligando, pode haver problemas com alguma peça:

  • o timer, peça que controla o funcionamento da máquina, pode estar queimado
  • a haste da micro chave pode estar torta ou quebrada
  • uma ou as duas placas podem estar queimadas

Estes são apenas alguns problemas que a máquina pode apresentar e algumas das causas possíveis. No entanto, quem vai saber dizer exatamente o que está acontecendo é um assistente técnico especializado no conserto de máquina de lavar.

Vantagens de contratar um profissional para consertar a máquina de lavar

A primeira vantagem é que o assistente técnico vai saber exatamente o que está acontecendo com a sua máquina, depois de uma visita técnica.

Agora confira quais as outras vantagens em contratar um profissional para o conserto de máquina de lavar roupas.

Valor do conserto comparado a uma máquina nova

Quando o valor do conserto, incluindo custos com a mão de obra e peças, for entre 30% a 40% do valor de uma máquina nova, vale a pena mandar arrumar a sua máquina de lavar.

Também é interessante avaliar o tempo de uso da máquina e o consumo de energia. Faça orçamentos com técnicos de confiança e converse sobre essas questões.

Garantia do serviço

Ao realizar um serviço de conserto de máquina de lavar, o técnico precisa te dar um tempo de garantia do conserto, que não pode ser inferior a 1 semana, nem superior a 180 dias.

Ferramentas certas

Um técnico especialista tem as ferramentas corretas para a execução do serviços, além de peças sobressalentes e, muitas vezes, difíceis de serem encontradas. 

Manutenção preventiva

O técnico também pode realizar a manutenção preventiva dos componentes da máquina de lavar, conforme a tabela de manutenção especificada pelo fabricante. Assim, ele faz as vistorias necessárias também para evitar possíveis problemas no filtro ou com o óleo, por exemplo.

Quer saber mais sobre consertos?

Consertos de casa: chame um profissional

Como reconhecer um bom marido de aluguel

Está em busca de um técnico especializado para o conserto de máquina de lavar ou para a manutenção de máquina de lavar? Aqui no GetNinjas, você encontra assistentes técnicos para resolver o seu problema ou prevenir que ele aconteça. Entre em contato e receba até 4 orçamentos!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *