A sua geladeira está fazendo um barulho alto, estranho ou, ainda, vibrando? Pois saiba que essas são situações que costumam acontecer com diversos aparelhos desse tipo. E, naturalmente, muitas pessoas ficam preocupadas pensando que há algo de errado com ele.

Porém, nem sempre isso é verdade, sabia? Alguns barulhos emitidos por geladeiras são normais e não indicam que o eletrodoméstico está com defeito. Entretanto, há outros ruídos que podem ser, sim, um sinal de problema.

Quer saber mais sobre o assunto e descobrir se o barulho que a sua geladeira está fazendo é normal? Então não deixe de conferir as informações desse conteúdo!

Quais os tipos de barulho que as geladeiras costumam fazer?

Quando o assunto é geladeira fazendo barulho, é válido saber que ele pode ser de diferentes tipos — desde estalos, zumbidos e ruídos no motor até sons de clique, de água escorrendo, de grilo e de ventilador.

Nem todos esses barulhos indicam problemas, vale ressaltar. Inclusive, alguns deles são até informados no manual que vem junto com o aparelho. No entanto, outros podem indicar defeitos e até mesmo ser um incômodo na rotina das pessoas.

A seguir, conheça os ruídos mais comuns em geladeiras — dos normais até aos que exigem atenção!

Zumbido

É comum ouvir um zumbido suave enquanto a geladeira está funcionando. Afinal, ele indica que o compressor está trabalhando para resfriar o interior do eletrodoméstico e, assim, manter a temperatura adequada. Não há nada de errado nisso.

Estalos

Também é normal ouvir estalos ocasionais. Eles geralmente acontecem quando os materiais da geladeira se expandem e se contraem devido a mudanças de temperatura — muitas vezes, essa situação ocorre à noite.

Além disso, esse tipo de barulho pode acontecer quando o gelo está se desprendendo da parede da geladeira ou do freezer. Em todo caso, esses ruídos não devem ser motivo de preocupação.

Água escorrendo

Outro tipo de som considerado normal é o de água escorrendo, em especial, durante os ciclos de congelamento e descongelamento, presentes em geladeiras frost free. Nessas situações, é possível ouvir a água fluindo pelo dreno do eletrodoméstico.

Gotejamento

Relacionado à circunstância anterior, vale mencionar que, durante o ciclo de descongelamento automático, também pode ser comum ouvir gotejamento dentro da geladeira, pois o gelo derretido é drenado para fora.

Ventilador

Mais um tipo de ruído que pode ser considerado normal em uma geladeira diz respeito ao barulho de ventilador — em especial, em modelos que possuem esse dispositivo em sua parte interna.

Agora, é válido ressaltar que existem alguns tipos de ruídos que podem sugerir a necessidade de um reparo, manutenção ou troca de peças — principalmente se eles acontecem com frequência e se a geladeira não está funcionando como deveria.

É o caso, por exemplo, de zumbidos altos e contínuos, cliques ou chiados frequentes,  rangidos ou raspagens, e vibração excessiva. 

Quais as possíveis causas desses problemas?

Agora que você conhece os tipos de barulho que as geladeiras costumam fazer, entenda, com mais detalhes, as possíveis causas relacionadas a esses ruídos problemáticos citados no parágrafo anterior.

Quando a geladeira está fazendo um barulho alto de zumbido, principalmente de forma constante, pode indicar que o compressor está com problemas, necessitando de uma manutenção. Talvez ele esteja sobrecarregado ou com algum defeito.

Cliques ou chiados frequentes também podem indicar um problema relacionado ao compressor ou outros componentes da geladeira, como o ventilador interno. Se ele estiver sujo ou danificado, a tendência é que gere ruídos.

Já os rangidos, raspagens ou até batidas são um sinal de que a geladeira pode estar com problemas mecânicos, rolamentos desgastados ou, ainda, peças soltas.

Por fim, se a geladeira estiver vibrando excessivamente, pode ser que haja componentes soltos, problemas no compressor ou, talvez, que ela não esteja nivelada de forma adequada, sendo recomendado reposicioná-la no chão.

Ainda sobre a vibração, especificamente, existem alguns outros pontos que valem ser mencionados. Veja!

Observações sobre a geladeira vibrando

Às vezes, a geladeira em si pode não estar vibrando, mas sim suas prateleiras, bandejas ou gavetas. Sendo assim, vale a pena verificá-las, tirá-las e recolocá-las.

De repente, elas apenas estavam soltas ou mal encaixadas e, ao arrumá-las, a vibração e o barulho vindos da geladeira podem diminuir. 

O mesmo vale se houver itens encostados na geladeira ou sobre o aparelho. Ao removê-los, talvez o ruído suma ou, pelo menos, fique mais baixo.

Também é válido ressaltar que a vibração ou até o barulho da geladeira pode estar relacionado ao condensador (a grade que fica na parte de trás do aparelho). 

Você pode removê-lo e reinstalá-lo, ou colocar algum objeto entre ele e a geladeira para verificar se a trepidação e o ruído param.

Por último, além das ações anteriores, verifique se a geladeira não está encostada na parede. Isso porque a sua parte de trás deve ficar 15 cm afastada e as suas laterais pelo menos 10 cm. Caso ela esteja muito próxima, afaste-a um pouco.

Agora, se essas medidas não surtirem efeito, é necessário investigar melhor o problema e buscar outras soluções.

Como resolver problemas de geladeira fazendo barulho?

Com as informações apresentadas até aqui, você já conhece os principais tipos de barulhos que as geladeiras fazem e quais são normais e quais não são. Além disso, você viu as causas mais comuns desses problemas. Mas afinal, como resolvê-los?

Se você acredita que a sua geladeira está fazendo um barulho anormal, é importante buscar soluções para que essa situação seja resolvida. Hoje em dia, até existem dicas e tutoriais na internet que podem ajudá-lo nessa tarefa.

Porém, o mais indicado é que você busque os serviços de uma assistência técnica. Assim, um profissional especializado em conserto de geladeira, freezers e outros aparelhos poderá avaliar o problema e corrigi-lo adequadamente.

Se você tentar fazer um reparo ou uma troca de componente por conta própria sem ter experiência, pode correr o risco de aumentar o problema e até de estragar a geladeira. 

Como consequência, você teria gastos elevados para substituir o eletrodoméstico ou para pagar um conserto — que, provavelmente, sairia mais caro.

Portanto, se a sua geladeira está fazendo barulho e você deseja resolver esse problema, procure uma assistência. Dessa forma, além de evitar riscos, você economiza tempo, afinal, um técnico qualificado é quem fará o serviço.

Com as informações desse conteúdo, você pôde conhecer melhor os principais pontos referentes a uma geladeira fazendo barulho. E como você viu, nem sempre isso significa um problema. Porém, quando ele existe, é indicado procurar um profissional especializado.

Para continuar ampliando seus conhecimentos, confira esse outro post sobre as melhores dicas para organizar a sua casa!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *