Inevitavelmente, os botões físicos, em geral, tendem a dar problemas com o tempo, por causa do desgaste de uso ou por conta de algum acidente. E quando o botão de ligar e desligar para de funcionar fica impossível de utilizar o aparelho já que ele apaga e você não consegue usar nem o seu touch screen. E ainda se esse problema ocorre após o término da garantia, é ainda pior.

Hoje em dia, existem diversos celulares que ativam com a impressão digital ou biometria facial, porém nem todos os usuários gostam de esses recursos, fazendo com que utilizar o dispositivo quando o botão power não funciona pode parecer impossível.

Mas para resolver isto de imediato e para não “ficar na mão”, veja o que você pode fazer para conseguir ligar e desligar o celular sem utilizar o botão power, seja o seu smartphone Android ou iOS.

O que fazer quando o botão power não funciona mais?

Para Android

Se o botão de ligar e desligar do seu celular Android parar de funcionar, realize as técnicas abaixo para tentar fazer com que ele volte a funcionar:

Faça uma reinicialização forçada

A maioria dos dispositivos Android permite que você reinicie forçadamente o smartphone. Para isso, pressione o botão power por 10 a 15 segundos. Isso pode ajudar a resolver problemas temporários, porém, se o botão não estiver funcionando nem para esse comando, siga para as próximas dicas.

Utilize botões virtuais

Alguns dispositivos Android oferecem botões virtuais para ligar e desligar o dispositivo. Para saber se o seu possui essa funcionalidade, acesse as configurações do seu celular e busque pelas configurações de acessibilidade ou de exibição.

Utilize outras funções do dispositivo

Vários celulares oferecem outras funções para ligar e desligar o dispositivo, como o toque duplo na tela. Isso pode ser ativado nas configurações do seu celular. Porém, caso o seu não tenha essa opção, pode ser uma boa ideia seguir para a próxima dica.

Use um aplicativo de ligar e desligar

Pois é, impossível não pensar em algo para o qual não exista um aplicativo ainda! No Google Play você encontra vários aplicativos que podem substituir a função dos botões físicos em geral, não só o “liga/desliga”, mas também o “volume”, “voltar”, entre outros.

Com alguns deles você pode ativar ou desativar a tela automativamente por meio de um sensor de proximidade ou até mesmo ao tocar duas vezes na tela do celular. Dessa forma, você não precisa mantê-lo ligado o tempo todo, o que fará com que economize bateria.

Use o assistente de voz

Caso seu smartphone tenha um assistente de voz, como o Google Assistant, utilize comandos de voz para ligar e desligar o dispositivo.

Por exemplo, quando quiser ligar o celular, diga “Ok, Google, ligar o celular”. Já quando quiser desligá-lo, dia “Ok, Google, desligar celular”.

Procure uma assistência técnica

Caso nenhuma das estratégias anteriores tenha funcionado, ou você não queria ficar ligando e desligando o celular por meio de outras funcionalidades, então a melhor solução é buscar por uma assistência técnica de celular. Essa é a única forma de fazer com que o botão power do seu celular volte a funcionar normalmente.

Na hora de procurar por uma assistência técnica, lembre-se de garantir que os profissionais tenham experiência nesse tipo de conserto e que utilizem peças confiáveis para realizar a manutenção. No GetNinjas você encontra as assistências técnicas mais próximas a você e ainda pode ver a avaliação dos profissionais para escolher o que melhor atenderá suas necessidades!

O que fazer quando o botão de ligar e desligar do celular não funciona mais?

Para iPhone

Caso seu celular seja um iPhone, as dicas abaixo podem te ajudar a resolver o problema:

Faça a reinicialização forçada

Assim como no Android, alguns dispositivos iOS também permitem que seja feita uma reinicialização forçada. Veja como fazer em cada modelo de iPhone:

  • iPhone 8 ou posterior: Pressione e solte rapidamente o botão de aumentar volume, pressione e solte rapidamente o botão de diminuir volume e, em seguida, mantenha pressionado o botão lateral até que o logotipo da Apple apareça.
  • iPhone 7 e 7 Plus: Mantenha pressionados simultaneamente os botões de diminuir volume e o botão lateral até que o logotipo da Apple apareça.
  • iPhone 6s e modelos anteriores: Mantenha pressionados simultaneamente o botão de início e o botão superior (ou lateral) até que o logotipo da Apple apareça.

Use o AssistiveTouch

Essa função do iPhone substitui os botões físicos do seu celular por um virtual, que pode realizar várias funções, dentre elas as de ligar e desligar o dispositivo.

Para ativá-lo acesse: Configurações > Acessibilidade > Toque > AssistiveTouch. Assim, você verá um botão cinza no canto da tela e poderá movê-lo para onde achar melhor.

Use a Siri

Nos casos em que o botão de liga e desliga não está funcionando, você pode utilizar a Siri para realizar essa função.

Para isso, basta dizer, por exemplo: “E aí, Siri, desligar o iPhone” ou “E aí, Siri, ligar o iPhone”, dependendo da ação que desejar realizar.

Procure uma assistência técnica

Caso nenhuma dessas técnicas funcione, o ideal é buscar por uma assistência técnica de iPhone para avaliar as opções de reparo. Mas não se esqueça de avaliar se o profissional escolhido possui de fato experiência com conserto de iPhone, principalmente em relação a esse problema.

Como você pode ver, existem algumas alternativas que você pode utilizar caso o botão de ligar e desligar do seu celular não esteja funcionando. Porém, a opção definitiva para consertar mesmo os botões físicos do seu celular é mandando para o conserto. Por isso, acesse o GetNinjas, faça seu pedido e encontre profissionais de assistências técnica perto de você para arrumar o botão do seu celular!


Quanto esse artigo foi útil?

1 Review

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos comentários

Fatima

28 agosto 2023

Se não consigo ligar, não consigo seguir essas dicas...

GetNinjas

24 fevereiro 2023

Oi, Ana! Para solicitar um serviço por aqui, é só baixar o nosso aplicativo GetNinjas – Clientes, buscar pela categoria de desejada e preencher o formulário do pedido. Após isso, até 4 profissionais entrarão em contato com você para o envio do orçamento. 💛

Ana maria

21 dezembro 2022

Boa tarde meu celular tem 3 meses de uso e já deu defeito botão liga desliga eu uso pouco, nesse caso o que fazer? Pois mora distante alguma loja autorizada. Fico grata com o auxílio aguardo resposta .

Carla

23 novembro 2022

Não gostei

Weberson

7 dezembro 2021

Coloca ele na tomada e pressiona junto o botão volume menos ou mais não lembro, na tela de botloader pode ter a opção de ligar.