Vamos começar este texto imaginando que você tenha aberto uma microempresa de produção de conteúdo que está bombando, não só por ter bastante conteúdo textual disseminado na rede, mas também por ter conteúdo específico para vídeos e podcasts, que podem ser usados em plataformas como o YouTube e o Spotify.

Mas para chegar onde chegou, você provavelmente teve que buscar clientes por meio de estratégias de marketing digital. Com a chegada de clientes, teve que mostrar a eles porque valia a pena investir na sua empresa e adquirir seus conteúdos. 

Já pensou em como as empresas oferecem seus produtos aos potenciais clientes?

Se você está ligado no título deste texto, já sabe que estamos falando da proposta comercial.

Veja, a seguir, o que é uma proposta comercial, o que deve constar em uma proposta e dicas de como montar uma proposta comercial eficiente e persuasiva para não deixar nenhum cliente insatisfeito. 

O que é uma proposta comercial?

Em termos gerais, uma proposta comercial é o documento que apresenta todas as informações referentes ao produto ou serviço a ser comercializado. Neste sentido, é feita pelo vendedor ou pela empresa ao potencial comprador ou cliente. 

É a etapa final de uma negociação. Por isso, é importante que a proposta comercial seja clara, tenha um tom de voz adequado e cumpra com o que está sendo prometido. Isso vai ajudar não só a fidelizar o cliente, mas a garantir uma boa avaliação da empresa e a chegada de mais clientes,

Uma proposta comercial deve conter:

  • Descrição completa do produto ou serviço a ser comercializado
  • Escopo ou metodologia de trabalho
  • Prazos de entrega
  • Valores
  • Formas de pagamento

Quanto mais detalhada for a proposta comercial, mais confiante o cliente em potencial vai ficar. 

Como o objetivo da proposta comercial é persuadir um cliente em potencial específico para comprar determinado produto ou utilizar um serviço, é importante personalizar este documento para que ele ofereça, de forma mais imediata, uma solução ao problema daquele cliente. 

Isso não quer dizer que você não possa usar um modelo de proposta comercial, mas é importante fazer as adaptações necessárias para que o potencial cliente perceba que aquela proposta foi feita especialmente para ele.

Na maioria das vezes, a proposta comercial é encaminhada ao futuro cliente após a reunião de acertos finais. Mesmo que seja entregue por meio digital, é importante cuidar com o layout do documento. Tenha preferência pelo papel timbrado com a logo da empresa, o que confere um ar profissional ao acordo redigido.

Se for entregue pessoalmente, vale a pena investir em uma pasta com a identidade da empresa, o que acaba fortalecendo ainda mais a sua marca. 

E, antes de seguir ao que deve constar no modelo da proposta comercial, não esqueça de revisar o conteúdo e o texto. 

 Veja o que é importante conferir, entre outras coisas:

  • O texto está claro e bem escrito?
  • As imagens, como tabelas e gráficos, estão bem visíveis?
  • O cronograma está correto?

Isso porque é muito fácil deixar erros passarem, o que não transmite uma boa imagem ao possível cliente. 

Como montar uma proposta?

Existem várias maneiras de montar uma proposta comercial, mas existem itens que não podem ficar de fora.

Veja quais são eles:

  • Defina o objetivo da proposta de forma direta, aproveitando a redundância para uma boa causa
  • Saiba quem é seu cliente em potencial, para entregar a ele o que é mais personalizado
  • Escolha o formato da proposta que mais tem a ver com seu futuro, assim esperamos, cliente. Nem só de texto é feita uma proposta. Ela pode ser feita em PPTs, vídeo ou áudio, o que vem bem a calhar se for a empresa de produção de conteúdo mencionada lá no início
  • Determine o conteúdo que deve ser inserido na proposta, nem mais, nem menos
  • Não deixe o cliente em potencial no vácuo. Finalize a proposta com a indicação do próximo passo, também chamado de follow up (FUP). Afinal, a proposta não garante nada.

Veja, a seguir, os itens que devem compor o modelo de proposta comercial.

Modelo de proposta comercial

Como fazer uma boa proposta comercial

Você já viu que dá para inovar, e muito, na elaboração de uma proposta comercial. No entanto, é preciso estar com os pés no chão quanto ao seu objetivo. 

Por isso, elencamos os seguintes itens, essenciais para a eficácia da proposta:

  1. Capa

A capa é a primeira impressão que o cliente em potencial vai ter da sua proposta, portanto, capriche. Vale fazer uma capa estilizada, com o papel mais duro e com a logo da empresa. Serve como uma maneira de mostrar sua marca desde o início e quantas vezes for preciso. 

  1. Índice

Serve para dividir as seções do documento e apresentar a estrutura do documento. Quando impresso, serve para facilitar a busca de uma seção específica.

  1. Introdução

Se você já escreveu alguma redação na vida, sabe do que se trata essa seção. A introdução serve para uma apresentação geral da proposta e do potencial da solução oferecida, que será abordada com mais detalhes a seguir.

  1. Argumentação

Esta é a parte principal da proposta, onde serão apresentados:

  • Motivos pela contratação da empresa, incluindo seu diferencial e pontos fortes
  • Descrição da solução específica, com dados concretos e informações precisas

É nesta seção que você deve persuadir seu cliente em potencial a te escolher, dentre tantas outras opções.

  1. Solução

Nesta seção, você vai apresentar:

  • O escopo da proposta
  • Como será realizada cada ação
  • A metodologia a ser utilizada
  • A estratégia a curto, médio e longo prazo, conforme necessidade

Assim como a seção anterior, esta seção vai fundamentar a proposta comercial

  1. Cronograma de trabalho

Depois de elencadas as ações ou etapas a serem realizadas, é essencial estabelecer o tempo de execução e o prazo de entrega de cada uma delas.

  1. Valores

Tratar de dinheiro não é uma tarefa fácil, por isso é importante apresentar os valores de cada ação ou etapa com transparência e clareza. É também nesta seção que será definida a forma de pagamento. Vale a pena sugerir mais de uma forma de pagamento para oferecer ao cliente em potencial certa flexibilidade e poder de tomada de decisão.

  1. Termo de confidencialidade

Compromisso, de ambas as partes, de não divulgar as informações contidas na proposta comercial. 

  1. Conclusão

Assim como a proposta comercial teve um início, é importante ter uma finalização. Aqui você pode:

  • Escrever sobre o histórico de sua empresa
  • Citar as expertises de seus funcionários
  • Inserir depoimentos de clientes
  • Apresentar sócios e parceiros

A conclusão tem por finalidade dar ainda mais credibilidade e seriedade para a proposta já apresentada.

Dicas

Antes de finalizar o texto, dê uma olhada nessas super dicas de como usar sua proposta não só para cumprir com sua finalidade, mas para promover uma ação ainda mais estratégica com seus clientes em potencial.

Apresente sua empresa e outras soluções

Para além da solução específica apresentada na proposta comercial, vale utilizar deste meio para descrever o funcionamento da empresa e seus diferenciais. Mostrar o que é inovador, por exemplo. 

Apresentar o porffólio e ações da empresa também é uma boa estratégia. Mas, para que o documento não fique muito extenso, use hiperlinks. 

Aproveite para apresentar outras soluções que sua empresa oferece e que têm tudo a ver com as necessidades do cliente em potencial. Mas cuidado para não passar dos limites, pois isso pode prejudicar, e muito, a imagem da empresa. 

Cumpra com o prometido

Se você combinou que enviaria ou entregaria a proposta após o fim da reunião, cumpra com o que prometeu. O que o possível cliente pode pensar: se não enviou nem a proposta, imagine se vai cumprir com os prazos de entrega determinados? Isso pode queimar o filme da empresa. Caso haja imprevistos, entre em contato com o cliente, avise do atrase peça desculpas pelo transtorno.

Esteja disponível e fique de olho

Faça bom uso da ferramenta Call To Action (CTA) e do follow up, que vimos anteriormente. A intenção da CTA é fazer com que o cliente em potencial realize uma ação, por meio de uma sugestão ou de expressões.

Uma ideia é inserir, no fim do documento, uma expressão do tipo: “Saiba mais sobre nossas promoções”.

Follow up significa fazer o acompanhamento. Uma ação deste tipo pode estar inserida na proposta comercial, como citado, no sentido de avisar o cliente em potencial da data da próxima reunião, por exemplo, mas é importante estar presente depois do envio do documento.

A ideia é manter uma proximidade com o possível cliente se colocando à disposição para:

  • Saber se a proposta foi recebida e analisada
  • Esclarecer eventuais dúvidas

É importante dar uma atenção especial à proposta comercial, pois ela também marca o início de um novo relacionamento. 

Saiba maisVenda emocional: aprenda a ser mais persuasivo


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