O fim do ano é o momento em que as pequenas, médias e grandes empresas param para analisar os resultados conquistados, avaliar a situação financeira e planejar as próximas ações para o ano seguinte.

Mas, para cumprir com essas tarefas de forma a manter o fluxo de caixa organizado e sem risco de dívidas no futuro, é preciso ter organização e total controle das finanças.

Para te ajudar nessa missão, preparamos um artigo com dicas para manter o seu controle financeiro em dia e se planejar com calma para o próximo ano!

Mantenha o controle financeiro

O controle financeiro é uma das chaves do sucesso de qualquer empresa. Ao manter as finanças organizadas, é possível garantir mais segurança para investir em projetos já existentes e até mesmo colocar novas ideias em prática.

Além disso, manter o fluxo de caixa em dia também reduz os riscos de surgirem despesas inesperadas ou até mesmo uma possível queda nas vendas. Algo que, pode gerar ainda mais prejuízos como multas e juros ao negócio.

O controle das finanças de uma empresa é o que irá garantir que as operações do dia a dia sigam a todo vapor. Afinal, para que a organização seja capaz de seguir com o trabalho, é preciso possuir caixa para pagar todos os gastos.

Por este motivo, é preciso levar em consideração quanto é gasto com o pagamento dos funcionários, fornecedores e até mesmo a conta de energia. Com tudo na ponta do lápis, é possível prever o orçamento necessário para o próximo ano e ainda pensar em formas de economizar mais.

Manter o controle financeiro de uma organização também é muito importante para que haja segurança na tomada de decisão. Com as finanças em dia e com tudo anotado, você poderá compreender com facilidade o que cabe ou não no seu caixa.

Portanto, ao se preocupar com a organização e planejamento da organização, você estará consequentemente preparado para atingir as metas pré-definidas, fazer planos para o futuro, expandir a empresa e ainda se preparar para possíveis imprevistos que possam aparecer no caminho.

Saiba mais: A importância do planejamento empresarial

Como ter as finanças organizadas

Para evitar complicações e despesas inesperadas no caixa da empresa, é preciso saber como ter as finanças organizadas. A seguir, veja nossas dicas de como fazer o planejamento de fim de ano da organização.

Fluxo de caixa

A avaliação do fluxo de caixa é uma das primeiras tarefas para entender o cenário econômico atual da empresa. O objetivo principal aqui é entender se o saldo está positivo e quais são as principais receitas e despesas.

Busque compreender como essas movimentações ocorreram ao longo do ano. Através dessas perguntas e da análise completa de todo o histórico do seu caixa, você poderá ter diversas ideias que irão te ajudar a manter as finanças organizadas ao fim do ano e para os primeiros meses do ano seguinte.

Para isso, é importante que você tenha guardado todos os comprovantes, notas e documentos de recebimentos e pagamentos realizados durante o ano. Se você já anotou previamente todos os valores em uma planilha, o caminho para avaliar o fluxo de caixa será ainda mais fácil.

Mas, se ainda não dedicou um tempo para realizar essa tarefa, este é o momento. Busque anotar todas as despesas fixas e variáveis que a organização obteve ao longo do ano para avaliar o fluxo de caixa de maneira mais assertiva.

Controle de despesas

Manter o controle sobre as despesas é fundamental para um bom planejamento financeiro. Entretanto, reduzir os custos e equilibrar o fluxo de caixa é um grande desafio para muitas empresas. 

Sendo assim, antes de começar a cortar as despesas, é ideal avaliar com calma quais são os principais gastos da empresa e quais podem ser reduzidos ou até mesmo cortados.

Aqui, você pode considerar todas as despesas relacionadas à estrutura da empresa, tais como: áreas de marketing, atendimento, produção, vendas, logística, entre outras. 

Essa pausa para reavaliar os gastos é muito importante, pois é através dessa ação que você poderá compreender quais são os maiores e menores gastos da organização e quais são de fato essenciais para o mantimento das operações e do funcionamento da empresa como um todo.

Planejamento financeiro

Após a avaliação do fluxo de caixa e do estudo para controle das despesas, você poderá estimar quais serão as receitas e despesas que a organização terá nos próximos meses. 

Depois do balanço dos gastos do ano, chega a hora de se ater aos movimentos previstos para o ano seguinte. Dessa forma, você evitará surpresas desagradáveis no caixa da organização.

Imagine que, mesmo que o saldo do mês atual esteja positivo, é preciso estar atento ao próximo mês para saber se esse saldo também irá se manter verde ou se pode surgir algum gasto extra no negócio.

Balanço financeiro do ano

Com todas as informações em mãos, chega o momento de realizar a análise dos resultados obtidos ao longo dos últimos 12 meses. Essa é uma forma de avaliar o que você repensar quais foram as ações que mais trouxeram lucro e quais mais trouxeram despesas desnecessárias.

Além disso, é um momento de entender como está a saúde financeira da empresa para o próximo ano. Aqui você também será capaz de realizar um plano de ação de forma a garantir que o fluxo de caixa esteja sempre positivo.

PJ: como se organizar

Você que atua como PJ – Pessoa Jurídica e também deseja encontrar dicas de como se organizar na virada do ano, acompanhe nossas dicas de planejamento para evitar apuros no orçamento e respirar livre de preocupações.

Dicas para se planejar

O período de fim de ano é ideal para fazer aquele balanço financeiro e entender quais foram os lucros, o que saiu e o que entrou no bolso. Dessa forma, você poderá avaliar se os trabalhos realizados renderam o quanto você esperava ou se será necessário mudar de rota para os próximos 12 meses seguintes.

Além de organizar a sua vida financeira, essa avaliação também irá te direcionar quanto aos gastos que devem ser repensados e a quantidade de dinheiro que deve ser redirecionada para despesas e investimentos futuros.

Sabemos que, diferente do profissional CLT, a PJ não recebe o 13º em dezembro. Entretanto, é importante ressaltar que, através de um planejamento pessoal, este profissional pode garantir essa quantia extra no fim de cada ano.

Para colocar essa ideia em prática, basta definir um valor mensal para poupar durante os próximos 12 meses. Com essa economia anual, ao final de cada período, você terá o décimo-terceiro garantido.

O mesmo planejamento pode ser feito com relação ao FGTS. Este benefício, previsto apenas para profissionais CLT, define que as empresas devem pagar uma quantia mensal de acordo com o tempo de trabalho do funcionário.

Por ser um outro modelo de reserva financeira, podemos estender essa dica também para quem atua como PJ certo?

Economizar uma quantia mensal é uma das formas mais inteligentes de poupar dinheiro e alcançar metas pessoais e profissionais. Uma dica bem legal é investir esse dinheiro poupado e montar uma boa reserva de emergência que poderá ser muito útil durante algum possível imprevisto nas finanças.

Leia também: Dicas para economizar dinheiro

Com a chegada do fim do ano, também é preciso se preparar para os possíveis eventos do ano seguinte. No caso do PJ, não é diferente. Este profissional deve se atentar com relação a algumas datas importantes.

O Imposto de Renda de Pessoa Jurídica – IRPJ, é uma declaração que deve ser preenchida anualmente seguindo todos os rendimentos recebidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro.

Este imposto será calculado conforme o modelo de tributação de cada empresa, algo que pode variar dependendo da organização.  Sendo assim, o imposto de renda do PJ será definido de acordo com o lucro real apurado dentro do trimestre.

Já a Escrituração Contábil Fiscal – ECF, é um outro documento que as pessoas jurídicas também devem apresentar com informações relacionadas às operações que influenciaram toda a composição da base de cálculo, assim como o valor do IRPJ e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL.

Depois de deixar esses eventos programados no calendário para não se perder, lembre-se de fazer uma reflexão pessoal e profissional para avaliar se, durante os últimos 12 meses, você obteve um bom controle das suas finanças.

Este deve ser um momento de aprendizado para compreender quais ações trouxeram mais resultados e/ou prejuízos e principalmente se você soube como documentar todas as entradas e saídas do caixa.

Após esses aprendizados, busque fazer uma lista com tudo que você deve repetir e melhorar para os próximos anos. Assim, você estará pronto para enfrentar as possíveis surpresas que virão e ainda fazer uma reserva extra que poderá te ajudar em momentos de crise ou até mesmo para investir em novos projetos.

Esperamos que esse conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre como manter o controle financeiro, como ter as finanças organizadas e como planejar as finanças no fim de ano sendo PJ. 


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *