O brasileiro não tem uma fama tão boa quando o assunto é finanças, mas você sabia que é possível aprender sobre gestão financeira durante os momentos de diversão? As séries já fazem parte do cotidiano e muitas produções passam ensinamentos importantes, inclusive em relação a dinheiro.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) mostra que em abril de 2022 quase 78% das famílias brasileiras estavam endividadas. Embora esse número seja assustador, uma grande parcela dos inadimplentes estão nessa situação por falta de conhecimento sobre o assunto.

Gestão financeira é um assunto urgente, mas a boa notícia é que podemos extrair bons aprendizados de forma divertida por meio de séries. 

Por isso, neste post você vai conhecer 8 produções que têm muito a ensinar sobre finanças!

O que é gestão financeira?

Antes de mais nada, temos que entender o que é gestão financeira. Afinal de contas, o conceito é a base para começar a compreender o assunto.

Gestão financeira diz respeito a métodos, processos e ações que permitem planejar, controlar e analisar atividades financeiras — seja ao nível pessoal ou empresarial.

Sendo assim, a gestão financeira une técnicas e estratégias que envolvem ganhos, gastos, economias e investimentos que estão ligados a um projeto de vida mais duradouro. Portanto, é o que você faz pensando no futuro. 

De maneira geral, o projeto pode ser feito para atingir um objetivo pessoal, ou para realizar conquistas em um negócio. Independentemente do caso, planejar e gerenciar a vida financeira é o caminho para conseguir o que você quer, seja comprar um carro ou expandir a empresa. 

Na prática, você passa a entender quais são seus recursos e como administrá-los para atingir o objetivo traçado. Isso envolve a relação que você tem com o dinheiro, controle financeiro, ampliação de ganhos, despesas e outros fatores que pesam na balança — e é preciso mantê-la equilibrada para alcançar o seu sonho. 

Se você figura entre quase 78% dos endividados do país, lembre-se que é possível reverter esse jogo a seu favor. Nesse caso, uma boa oportunidade de aprender sobre finanças é assistindo séries.

Como aprender sobre gestão financeira com séries?

Fantasia, drama, romance, terror e outros gêneros fazem muito sucesso entre os amantes de séries, mas tem um segmento em especial que merece atenção: aquelas produções que abordam temas relacionados às finanças.

Esse é um tema muito atual, sobretudo pela quantidade de pessoas que estão endividadas e com o nome negativado — sem contar o alto índice de micro e pequenas empresas que fecham antes de completar 5 anos. 

Para muitas pessoas esse não é um assunto tão interessante de se aprender, é compreensível. Porém, é possível adquirir conhecimentos de outras formas sem precisar ler livros, assistir videoaulas e outros meios mais tradicionais. Na verdade, as séries são uma boa fonte de informação — mas, claro, elas não substituem a educação financeira.

As obras cinematográficas têm muito a ensinar, seja para o mal ou para o bem. Por exemplo, o filme “A Grande Aposta” mostra que correr riscos é válido, mas que não pode ser feito de qualquer jeito. É necessário entender sobre o mercado, analisar onde alocar recursos e muitas outras questões.

Pode parecer sorte, mas a grande maioria das vezes é o conhecimento que está do lado de quem tem sucesso financeiro. Nesse contexto, as séries podem ser mais do que uma mera distração, elas podem ser uma maneira de ampliar o que você sabe sobre gestão financeira e até começar a colocar os ensinamentos em prática. 

Cada seriado tem um tipo de abordagem e as histórias nem sempre deixam o ensinamento mastigado. Às vezes é preciso um pouco de interpretação para absorver o que é importante. 

8 séries para aprender sobre gestão financeira 

Se você focar a atenção no que realmente importa, verá que essas séries têm muito mais a oferecer do que mera diversão. Cada uma delas pode passar diversos ensinamentos sobre gestão financeira.

Por isso, confira essas 8 produções e veja o que pode absorver de conhecimento para melhorar sua relação com as finanças.

1. Succession

Succession é a primeira indicação para começar bem a lista. A série foi vencedora de várias categorias do Emmy 2020 e está fazendo muito sucesso. A trama aborda um drama familiar que envolve uma empresa gigante e seus herdeiros disputando pelo negócio.

Nessa história, questões profissionais e pessoas são misturadas e geram impactos na saúde do empreendimento. Ganância, sede de poder e outros aspectos permeiam a trama e mostram como uma sucessão de erros e decisões erradas afetam a sustentabilidade do negócio, enquanto a família luta para mantê-lo de pé.

2. Billions

Essa série trata de uma batalha judicial bilionária, assim como o próprio nome da produção indica. A história é sobre a disputa de um promotor público americano (Chuck Rhoades) e um líder de fundo multimercado bilionário (Bobby Axe). 

A trama mostra elementos do cotidiano dos grandes negócios e passa muitos ensinamentos sobre o mercado financeiro, poder, política e, claro, finanças. Cheia de suspense, drama e ação, o seriado conta como Bobby, um rapaz que nasceu em uma família pobre, chegou a faturar muito dinheiro e se tornar um investidor muito famoso em Wall Street. Billions apresenta a realidade por trás do  funcionamento do mercado de ações — assim como disputas jurídicas, conflitos e possíveis irregularidades.

3. Wall Street Warriors

Assim como é mostrado em “Billions” e no filme “O Lobo de Wall Street”, a série Wall Street Warrios aborda como é a vida de um investidor americano. A trama é cheia de obstáculos, conflitos, dramas e superações, mostrando como funciona o mercado financeiro e os investimentos.  

São três temporadas com episódios que mostram muitas dicas boas para aprender sobre investimentos e riscos. Além disso, é possível aprender como conseguir segurança financeira, mesmo em um mercado instável.

4. Girlboss

A série da Netflix foi um sucesso em sua estreia e é baseada em uma história real. O seriado conta a trajetória de Sophia Amaruso, até então uma jovem que faliu e que começa um novo negócio quase sem querer. A personagem começa um negócio online com a venda de roupas e, aos poucos, se torna uma empreendedora de sucesso.

Girlboss mostra os perrengues, dificuldades e problemas que a jovem teve no início do seu negócio, uma vez que ela aprendeu a ser chefe, tesoureira e todas as funções no início de sua empresa. A série dá lições importantes sobre autoconfiança, a coragem de encarar riscos e a importância de controlar as finanças de forma estratégica. 

5. Mad Men

O seriado se passa nos anos 1960, mas aborda muito bem o contexto das agências de publicidade da época, que na história fictícia se chama Sterling Cooper. O mais interessante é que a série aborda marcas reais, entre elas Kodak, Lucky Strike e Heinz.

O enredo mostra a parte profissional dentro da agência, mas também envolve particularidades de seus personagens, como o protagonista Don Draper. Mad Men aponta a importância de investir nos colaboradores para criar uma empresa em constante crescimento. 

Outra lição é que é necessário conhecer muito bem o perfil dos clientes e saber quais riscos podem ser tomados. Para empreendedores, Mad Men está recheada de aprendizados valiosos, como ter autoconfiança, se adaptar e aprender a lidar com situações inesperadas e transformar o tempo em algo produtivo.

6. Chef’s Table

Quem gosta de programas de culinária vai se identificar com essa série de primeira. Porém, não é apenas um programa de receitas ou de desafios na cozinha, Chef’s Table vai muito além e mostra as histórias de diferentes chefs ao redor do mundo. No Brasil, o seriado ficou ainda mais conhecido após a participação do chef brasilero Alex Atala.

A série não fala apenas de comida, a intenção é abordar os desafios que esses profissionais passaram e seus segredos para serem um sucesso. Afinal de contas, não basta ter talento, é preciso aprender sobre empreendedorismo, liderança, negócios, inovação e manter a autenticidade para se destacar no mercado. 

7. Narcos

A dica aqui não é começar para ganhar dinheiro, não entenda errado! Em Narcos, série que se passa nos anos 1970 e conta a história de Pablo Escobar, um dos maiores traficantes do mundo. O império construído pelo colombiano mostra como empreender, até mesmo em um mercado extremamente arriscado e violento.

Pablo começou seu “negócio” aos poucos, e sua visão empreendedora o ajudou a ganhar muito dinheiro. É claro que esses ensinamentos são metafóricos e devemos fazer analogias das situações que acontecem na série, não segui-las de forma literal.

8. American Greed

A série é um drama documental que conta diferentes casos de fraudes e golpes famosos. Cada episódio aborda uma história, como os esquemas Ponzi, peculato e muitos outros casos de crimes do colarinho branco. 

O velho ditado que diz que “quando a esmola é demais, o santo desconfia” se encaixa perfeitamente nessas histórias. Por isso, o que se pode extrair dos episódios e histórias contadas é que todo cuidado é pouco, sobretudo quando se trata de dinheiro. 

Aprender sobre gestão financeira não precisa ser difícil e entediante. Essas séries têm conteúdos que mostram de forma prática diversos aspectos importantes, como aprender a lidar com dinheiro, ter controle sobre as finanças e o que mais você achar interessante para absorver dessas histórias. 

Falando nisso, comece a conquistar clientes anunciando seus serviços no GetNinjas!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *