Quando falamos sobre a saúde financeira de um empreendimento já pensamos nos lucros obtidos pelas vendas de produtos ou serviços realizados. Mas quando o negócio não vai tão bem, como conseguir sustentar sua empresa sem entrar em dívidas ou até mesmo ir à falência? Se você se encontra nessa situação precisa saber o que é capital de giro. 

É por isso que vamos falar sobre o capital de giro neste artigo! Você vai descobrir o que significa, conhecer seus tipos, como calculá-lo e muito mais, então continue com a gente! 

O que significa capital de giro?

O capital de giro é um dos conceitos fundamentais para garantir a saúde financeira de uma empresa. Mas você deve estar se perguntando, como isso funciona na prática? 

A lógica é simples, é todo o dinheiro necessário para manter o seu negócio funcionando e garantir a continuidade dele, caso haja algum imprevisto, como a queda no atendimento ou a diminuição das vendas. 

De forma geral, é uma parte do investimento total da sua empresa, reservada para o pagamento de despesas e custos que possam surgir ao longo do tempo ou até a data de entrada das receitas para cobrir os custos. 

Independente do tipo de negócio que você tenha, é importante ter um capital de giro que banque as contas no intervalo entre os pagamentos e recebimentos, com o objetivo de manter um equilíbrio financeiro entre ativos e passivos. 

Você pode utilizar o valor disponível do capital de giro para cobrir gastos de:

  • Salários;
  • Internet;
  • Água e energia elétrica;
  • Tributos;
  • Aluguel;
  • Compras adicionais.

Em resumo, o capital de giro vai cobrir os gastos fixos e pontuais da sua empresa, desde gastos como a abertura da empresa com reformas e compras de mobiliário até custos de contas fixas. 

Tipos de capital de giro

Agora que você já sabe o que significa o capital de giro e qual a sua importância, vamos mostrar quais são os tipos existentes. É fundamental entender as diferentes modalidades de acordo com a necessidade da sua empresa. Então, vamos lá:

Capital de giro líquido

Esse tipo de capital vai considerar todos os ativos e passivos de curto prazo da empresa, ou seja, ele é um indicador de liquidez, indicando a capacidade financeira de pagar as contas em dia.

Nesse caso, os imóveis e bens não entram na conta porque não são convertidos em dinheiro a curto prazo.

Capital de giro positivo

O capital positivo refere-se ao momento em que a empresa gasta menos dinheiro do que recebe. Dessa forma, ela está conseguindo pagar as suas contas de forma normal e contínua.

Capital de giro negativo

Ao contrário do capital positivo, o negativo gasta mais do que recebe. Porém, é normal que as empresas tenham esse diagnóstico em algum momento de acordo com o seu desenvolvimento.

Investimento em capital de giro

Esse tipo de capital é usado para cobrir os encargos que a sua empresa possa vir a ter após realizar algum tipo de investimento. 

Como calcular o capital de giro?

O cálculo do capital de giro vai variar conforme o ciclo da empresa, ou seja, quanto maior o prazo de recebimento, mais dinheiro será necessário possuir em caixa. Mas o ideal é fazer com que o cálculo seja parte da rotina do negócio. 

É fundamental construir um planejamento financeiro para calcular o capital de giro e para isso você precisará ter em mãos o histórico e o balanço de sua empresa. Com isso em mãos, você fará o levantamento e a separação dos custos fixos.

Para você entender como o cálculo é realizado, é necessário compreender que o capital de giro significa o valor total dos ativos circulantes (AC), ou seja, o que sua empresa precisa para funcionar, subtraído pelo passivo circulante (PC)

CAPITAL DE GIRO = AC – PC

Para você entender melhor, vamos explicar os conceitos:

Ativo circulante (AC)

São ativos que podem ser convertidos em dinheiro dentro do tempo estipulado pela companhia, o que normalmente gira em torno de 1 ano. Esse ativo pode incluir:

  • Contas a receber;
  • Despesas;
  • Inventário;
  • Outros ativos líquidos.

Passivo circulante (PC)

Nesse caso, os passivos são pagos utilizando os ativos atuais ou criando novos passivos, pois estamos falando sobre as obrigações do seu empreendimento, são as dívidas que a empresa precisa pagar em até um ano. Podem incluir:

  • Contas a pagar;
  •  Notas a pagar;
  • Receitas não obtidas;
  • Passivos acumulados.

Para você entender melhor, os ativos são os recursos que entram e os passivos são os recursos que saem do caixa da empresa.

Como adquirir o capital de giro?

Para adquirir o capital de giro é necessário que a empresa levante um montante que seja 6 vezes o valor de suas despesas mensais. E para as empresas que estão começando ou mesmo para as que estão com dívidas, é um desafio levantar esse valor.

Por esse motivo é fundamental calcular o capital de giro quando iniciar a abertura da sua empresa, mas caso não seja possível, invista o quanto antes e faça um planejamento financeiro contínuo.

Fontes de capital de giro

As fontes de capital de giro são utilizadas nos momentos em que a sua empresa necessita de fontes terceiras para agregar no capital. Vamos mostrar alguns tipos de fontes mais utilizadas.

Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES)

O BNDES foi fundado em 1952 e é uma empresa pública federal, vinculada ao Ministério da Economia. Ela realiza financiamentos de longo prazo e investimento nos diversos setores da economia brasileira. 

IPO e Follow On

Nesse caso você pode colocar os títulos da sua empresa na Bolsa de Valores, buscando por investidores que possuam afinidades com o seu tipo de negócio. 

Fintechs de crédito

As fintechs são empresas ou startups que focam no desenvolvimento de produtos e serviços 100% digitais. Esta pode ser uma boa opção por oferecer crédito de modo rápido e sem complicações. 

O que é capital social?

O capital social de uma empresa diz respeito ao valor que é investido para dar início às atividades da companhia, e esse valor pode vir de forma direta, por meio de investidores, como no caso das fontes de capital de giro.

Para ficar mais claro, esse valor é referente ao montante de dinheiro que o dono do negócio ou mesmo os sócios, colocam a disposição para a abertura da empresa, devendo ser planejado no início das atividades. 

Veja também: Razão social: o que é, para que serve e como criar uma!

Dicas para gerenciar o capital de giro

Agora que você já sabe todos os detalhes sobre o que é um capital de giro e como realizar o seu cálculo, vamos dar algumas dicas importantes para manter o seu capital saudável.

  1. Faça um planejamento

Como já comentamos muito por aqui, planejamento é a base para o seu negócio dar frutos e ter muito sucesso. Por isso, antes mesmo de iniciar a abertura da sua empresa, monte um plano financeiro e organizacional.

  1. Separe a documentação necessária 

Além do planejamento, outro ponto muito importante para que seu negócio funcione da melhor maneira possível é a organização dos documentos. Sempre tenha em salvo os documentos em um arquivo na nuvem ou em softwares de gestão.

Ainda, se possível, tenha a cópia física dos documentos mais importantes para que você consiga acessar de forma rápida caso seja necessário.

  1. Tenha disciplina e paciência

Para um empreendimento gerar resultados e ter sucesso é preciso ter muita paciência e disciplina. Isso porque, na grande maioria das vezes, as empresas começam gerando poucos resultados até atingir um nível de estabilidade.

  1. Tenha sempre dinheiro no caixa

Como falamos ao longo do texto, ter um capital de giro é fundamental para que a sua empresa cresça de forma sustentável e sem grandes prejuízos. Faça o seu plano financeiro e mantenha-o sempre atualizado.

Se você é contador e está precisando de uma ajuda para conseguir mais clientes, se cadastre no GetNinjas! Você pode divulgar o seu trabalho e conquistar mais clientes.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a organizar a vida financeira da sua empresa!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *