Com a chegada do e-commerce e as novas tendências tecnológicas, estamos cada vez mais transferindo o carrinho de compras de lojas físicas para as lojas virtuais e, dessa forma, mudamos também a forma de pagamento das nossas compras para os meios eletrônicos de pagamento. 

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar no termo meios eletrônicos de pagamento, mas com certeza você já utilizou alguns ou mesmo todos os tipos para pagar as suas contas físicas e online.

Pensando nisso, hoje vamos mostrar quais são os principais meios eletrônicos de pagamento e por que é importante para a sua empresa aderir a essas novas formas de finalização de compras visando facilitar a vida de seus clientes. 

O que são meios de pagamento eletrônico?

Os meios de pagamentos eletrônicos nada mais são do que sistemas que realizam transações financeiras de forma online. É por meio dele que você pode adquirir seus produtos e serviços de forma simples e rápida. 

Esse tipo de movimentação pode ocorrer para valores em depósitos, débito automático ou mesmo compras por boletos, e tudo isso acontece de forma virtual. Os meios de pagamento mais comuns são os cartões de crédito ou débito, mas hoje em dia já existem outros meios que vamos falar mais adiante.

Vantagens de usar o pagamento eletrônico na sua empresa

Existem diversas vantagens para os empreendedores que vendem produtos ou oferecem serviços ao utilizar os meios de pagamento eletrônicos e vamos elencar aqui os principais:

Segurança

Se você tem um estabelecimento físico, ficar com o dinheiro em caixa pode não ser uma boa opção, dado que vemos que o número de assaltos está cada vez maior, principalmente em regiões centrais.

Por isso, esse tópico é de extrema importância. O pagamento por meio eletrônico possibilita maior segurança e garantia de que você receberá o seu dinheiro. 

Faturamento

Hoje em dia, poucas pessoas andam com o dinheiro em papel no bolso, não é mesmo? Você pode lucrar muito mais aumentando a possibilidade de formas de pagamento do seu cliente com as opções em cartões, pix e outras modalidades. 

Quantidade de vendas

Essa vantagem está relacionada com o benefício do faturamento. Se você tiver mais formas de pagamento, seu cliente vai se sentir mais livre para comprar uma quantidade maior de itens.

Os cartões de crédito oferecem a possibilidade de parcelamento das compras, fazendo com que os clientes queiram gastar um pouquinho a mais, se aquele produto ou serviço lhe agradar. 

Satisfação do cliente

Hoje em dia queremos tudo para ontem, vivemos de modo acelerado e a forma como realizamos compras e fazemos o pagamento não pode ser diferente.

Se você oferece várias opções de pagamento, seu cliente se sentirá mais à vontade para escolher a forma que mais lhe agrada e também a que será mais rápida para concluir a sua compra.

Controle diário do caixa

Outra vantagem para os comerciantes é a facilidade de controle das suas vendas. Fica muito mais fácil você se organizar de forma online, usando planilhas ou mesmo softwares de gestão financeira do que ter a relação de vendas no papel físico.

Esse ponto é muito importante porque caso você necessite conferir algo com urgência, o controle pelas maquininhas de compra e extrato bancário se tornam uma mão na roda. 

Veja também: Meios de pagamento: qual o melhor para o seu negócio?

Tipos de pagamentos eletrônicos

Agora que já falamos o que significa meios de pagamento eletrônico e quais são as principais vantagens de adquiri-la no seu empreendimento, vamos mostrar quais são os principais tipos existentes no mercado.

Pagamento com cartão de crédito

O pagamento por meio de cartão de crédito é um dos meios mais populares e utilizados no Brasil. É por meio dele que o cliente pode pagar a sua compra sem que tenha, necessariamente, dinheiro na conta no momento exato em que for pagar, pois o valor será cobrado no momento posterior à compra.

Outro benefício do cartão de crédito é que o cliente pode parcelar o valor da compra por mês, e o valor da parcela será estipulado pelo comerciante e pela empresa do cartão de crédito, podendo ser cobrado juros conforme a quantidade de parcelas.

Pagamento com cartão de débito

Ao contrário do cartão de crédito em que o pagamento é feito após a compra, no débito o cliente pagará o valor imediatamente. Ou seja, você precisa ter o dinheiro disponível no seu cartão para usar essa modalidade.

A compra no débito é feita debitando o valor da conta bancária, por isso, sem dinheiro disponível, a compra não poderá ser finalizada. 

Transferência bancária: DOC e TED 

Outro meio bastante utilizado no Brasil é a transferência bancária. Nessa modalidade o cliente realiza a compra e por meio da ordem de pagamento o valor é descontado da sua conta. Existem duas formas de transferência:

  • Transferência eletrônica disponível (TED): o valor é transferido automaticamente para a conta, sem limites de valor. Porém, você precisará pagar uma taxa de transferência, e o valor poderá variar de acordo com o banco escolhido. 
  • Documento de crédito (DOC): nessa modalidade, a transferência pode ocorrer em até um dia útil após a transação. Existe um valor de limite de até R$ 5.000,00 reais. Se você está com pressa em receber o valor, talvez essa não seja uma boa opção. 

Veja também: Como emitir uma nota fiscal eletrônica

Pix

O pix é o novo queridinho do mercado financeiro. Essa forma de pagamento foi lançada em 2020 pelo Banco Central e se tornou um fenômeno no mundo inteiro. 

As principais vantagens de utilizar o pagamento via pix é que você só precisa ter o aplicativo do seu banco instalado no celular e criar uma chave pix. A transferência é feita de forma rápida, segura e gratuita para outros bancos.

Você pode deixar uma lista com os contatos mais utilizados para facilitar no momento em que precisar enviar um valor para alguém, além de poder compartilhar o comprovante para quem irá receber o dinheiro.

 WhatsApp Pay

Outra nova modalidade de pagamento eletrônico é por meio da rede social WhatsApp Pay. Mas até o momento, essa forma de pagamento está disponível para pessoas físicas.

A transferência pode ser feita a qualquer momento, basta que você tenha realizado o cadastro com o cartão pré-pago, de débito ou cartões múltiplos com a função débito.

Essa modalidade é aceita por alguns bancos e não conta com taxas de cobrança, porém, o banco cadastrado pode cobrar algumas taxas em casos de uso do cheque especial.

QR Code

O QR Code é muito semelhante ao código de barras que aparece nas embalagens de produtos ou nas contas de energia ou água, por exemplo. 

Para utilizar esse meio de pagamento é preciso liberar as informações contidas nele, escaneando o código por meio da câmera do celular ou do leitor em casos de uso de aplicativos.

Esse método vem sendo muito utilizado por conta da sua praticidade e versatilidade, além da facilidade de compartilhamento com outras pessoas. Além de pagamento, você pode incluir imagens, links e vídeos por meio do código.

Criptomoedas 

Por fim, temos as moedas digitais descentralizadas, conhecidas como criptomoedas. Essa modalidade não é controlada por nenhuma instituição governamental, e foi criada em uma rede blockchain por meio de sistemas avançados de criptografia.

Essas moedas só existem na internet, ou seja, elas são verdadeiras, mas você não consegue pegá-las fisicamente. O benefício das criptomoedas é que não é necessário ter intermediadores para finalizar a transação. 

Se você é um consultor especializado e deseja aumentar a sua clientela, você pode se cadastrar no GetNinjas! Dessa forma você pode divulgar o seu serviço e conquistar mais clientes de forma rápida e sem sair de casa. 

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre os meios eletrônicos de pagamento para você utilizar nas compras de seus clientes. 


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *