Construir equipes de alta performance é um dos desejos de qualquer empresa ou organização. 

Afinal, profissionais qualificados, experientes e comunicativos são capazes de conquistar resultados positivos e ainda possuem a habilidade de gerenciar a si mesmos, sem a total dependência de um gestor.

Entretanto, para encontrar colaboradores com este perfil e montar uma equipe engajada e competente, é preciso que os gestores conheçam mais sobre essas qualidades e atributos necessários para que saibam quais pessoas contratar.

Continue essa leitura e descubra o que é uma equipe de alta performance, quais são as características, qual a importância, como formar essa equipe e como mantê-la.

O que é equipe de alta performance?

Uma equipe de alta performance é composta por pessoas que compartilham das mesmas visões e valores e, portanto, caminham juntos em direção a um mesmo objetivo.

Para alcançar os melhores resultados, as equipes com alto desempenho possuem sintonia e sabem ouvir uns aos outros e alinhar pensamentos para chegar aos melhores resultados.

Além de saber como colaborar entre os membros, esse time também sabe como trabalhar de forma integrada através de uma comunicação clara e objetiva. Um atributo muito importante para qualquer equipe atualmente, é visualizar não apenas o momento presente, mas também o futuro.

Essa é uma das habilidades de uma equipe de alta performance: antecipar situações. Saber como gerenciar o tempo e possuir uma liderança bem definida também são competências presentes no dia a dia desse time multifuncional.

Quais características

Agora que você já entendeu o que é uma equipe de alta performance, vamos nos aprofundar um pouco sobre as características necessárias para que este time consiga trabalhar em conjunto e render um alto desempenho.

A liderança e o autogerenciamento são habilidades fundamentais para equipes de alta performance. A liderança fará com que essas pessoas tenham clareza sobre a quem devem recorrer para tomarem a decisão final.

Já o autogerenciamento, como o próprio nome diz,  refere-se à capacidade de cada membro da equipe em ser responsável por suas próprias funções. 

Portanto, enquanto a liderança envolve a necessidade de ter um líder definido para a solução de quaisquer problemas e organização das entregas, o autogerenciamento envolve a competência de desenvolver tarefas sem a necessidade de uma terceira pessoa para guiar o trabalho.

Você já ouviu falar da multidisciplinaridade?

Um time multidisciplinar é aquele que é formado por diversos tipos de profissionais, cada um com a sua especialidade. Portanto, uma equipe multidisciplinar é composta por pessoas com diferentes habilidades e experiências.

E, mesmo com vivências e perfis diversos, esse time sabe como reunir diversas ideias para trabalhar de maneira coletiva e chegar a um mesmo objetivo. 

A comunicação assertiva também é uma qualidade muito importante em qualquer equipe. Por meio de bons relacionamentos, o trabalho em equipe se torna mais direto e transparente, algo que, irá refletir diretamente no bem-estar do time e, consequentemente, nas entregas.

Por que ter uma equipe de alta performance?

Como ter uma equipe de alta performance

Ao construir uma equipe de alta performance, a empresa se torna muito mais competitiva no mercado. Isso porque, conforme comentamos acima, um time conectado sabe como caminhar junto para alcançar as metas da organização e conquistar bons resultados.

Além disso, a equipe de alta performance também é responsável por amenizar a quantidade de erros e problemas. Se você já lidou com imprevistos na sua empresa, sabe que falhas e acidentes podem custar prejuízos bem altos.

Corrigir estes erros é sempre uma dor de cabeça para quem administra o caixa e recursos da empresa. Sendo assim, ao contar com uma equipe de alta performance, você aumenta as chances de mitigar riscos e minimizar erros.

Você sabia que uma equipe bem preparada também é capaz de aumentar o retorno sobre o investimento das empresas?

Ao investir no pagamento de funcionários e recursos, as empresas esperam obter um retorno sobre o investimento: o famoso ROI. De forma bem resumida, este indicador irá revelar se a empresa está ganhando mais do que gastando.

Para deixar essa métrica sempre positiva, é preciso que o gestor consiga contribuir para formar times que saibam como valer a remuneração, de forma a trabalhar em grupo da melhor maneira possível de acordo com as metas pré-estabelecidas.

A rentabilidade é outro fator importante. Essa é uma das principais formas de medir o sucesso de uma empresa, pois, é através da rentabilidade que os investidores avaliam o quanto a organização consegue gerar em termos de lucratividade.

Por este motivo, para ser uma empresa de alta rentabilidade, é preciso possuir grupos de alta performance. 

Afinal, o nível de eficiência das equipes de trabalho está totalmente ligado aos níveis de lucratividade, dado que, além dos bons resultados, essas equipes solucionam problemas e ainda sabem como encantar os clientes.

Juntos, todos esses fatores fazem com que a empresa ganhe uma vantagem competitiva e saiba se diferenciar da concorrência.

Como formar uma equipe

Para formar uma equipe de alta performance, é preciso que, antes de avaliar perfis ou preparar treinamentos, o gestor saiba como contratar as pessoas certas. Este é o pontapé inicial para possuir uma boa equipe de trabalho.

Os colaboradores que possuem baixa performance não conseguem se integrar com facilidade e podem levar o rendimento do time para baixo por não conseguir acompanhar os colegas de trabalho.

Uma dica para usar durante a contratação é avaliar o perfil comportamental dos candidatos durante a seleção. Avalie se possuem as mesmas crenças e valores da empresa e do time de trabalho.

Além disso, busque analisar também qual é competência técnica, assim como as principais habilidades que este candidato possui para compor o time e oferecer o que a empresa necessita no momento. 

Como manter a alta performance da equipe

Após o processo de contratação e seleção dos funcionários, a preocupação em montar uma equipe de alta performance deve continuar. A integração é um processo fundamental para que este novo colaborador se sinta acolhido pelo time e saiba como trabalhar em conjunto com os novos colegas de equipe.

Para ajudar neste ponto, o gestor ou coordenador da equipe, pode promover programas de team building. O team building é uma dinâmica que tem como objetivo aproximar os membros do time para que todos tenham confiança uns nos outros e saibam quais são os principais objetivos e metas do grupo.

Essa dinâmica pode ser de maneira online ou presencial, por meio de jogos que terão como objetivo fazer com que todos se conheçam melhor e ainda consigam entender melhor qual o papel de cada um dentro da equipe.

Nesta mesma dinâmica de team building, é importante definir metas de acordo com o objetivo de negócio proposto. Essa é uma maneira de garantir que os integrantes da equipe estejam alinhados em todos os projetos.

Comunicação

Para manter essa equipe, também é importante que o gestor sempre comunique quais são os planos de ação, tais como as metas pré-estabelecidas e ferramentas que devem ser utilizadas por este time, aproveitando para deixar claro o papel de cada membro dentro da equipe.

Por meio desses comunicados e alinhamentos, o líder irá se assegurar que será criado um ambiente de colaboração em que cada um reconhece a própria relevância dentro da empresa, de forma a se sentir confiante para ajudar os colegas em conflitos e dúvidas que possam surgir.

Compartilhar as metas e visão da empresa, é uma forma de fazer com que o time compreenda o quão importante serão as tarefas executadas para que a organização consiga atingir os resultados.

Com essa comunicação efetiva vinda dos líderes, o time se sentirá cada vez mais engajado, algo que aumenta também o senso de pertencimento dos colaboradores, que, por sua vez, estarão cada vez mais seguros em continuar trabalhando no mesmo ambiente.

Alinhamentos

Além da boa comunicação sobre metas e objetivos da empresa, é preciso que haja reuniões frequentes de alinhamento com o time. Por meio destes encontros, todos estarão cientes do andamento do trabalho, assim como os resultados que foram atingidos até o momento.

Esses encontros também são uma boa oportunidade para entender se o time possui alguma dúvida ou se precisa de ajuda com alguma complicação que pode ter surgido ao longo do caminho.

As reuniões não precisam ocupar a agenda dos colaboradores diariamente, mas devem ser em uma frequência capaz de sanar todas as dúvidas e fazer novos comunicados com relação a alguma mudança ou novidade no time.

Feedbacks

Por fim, não se esqueça de dar e receber o tão temido feedback. Por meio dele, os colaboradores compreendem se devem seguir com o trabalho atual ou mudar de rota e seguir novos objetivos com relação aos projetos ou até mesmo ao perfil comportamental.

Lembrando que, além de dar este feedback aos colaboradores, o papel do líder também é oferecer abertura para que os membros do time forneçam alguns toques e aceitá-los.

Com esses comentários de feedback, o gestor ou líder poderá refletir sobre pontos positivos ou negativos relacionados ao time que precisam mudar ou evoluir para que todos estejam com o bem-estar em dia para entregar o que foi proposto pela organização.


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