Oferecer um bom atendimento ao cliente exige a habilidade de entregar orçamentos completos e transparentes. Afinal, quando falamos em obras, um dos primeiros pensamentos que temos é: “o orçamento vai estourar, preciso colocar X a mais para ficar próximo da realidade”. 

Com essa fama, os consumidores acabam torcendo o nariz e ficando bastante descrentes com os valores apresentados.

Se você precisa oferecer um orçamento arquitetura para algum cliente, respire fundo e venha conferir as dicas que separamos para facilitar esse processo.

1. Detalhe os custos do projeto

Detalhar os custos do projeto permitirá que o cliente faça um planejamento financeiro para dar sequência à obra e concluir cada etapa com tranquilidade.

Por isso, é importante que todos os custos do projeto fiquem claros, de modo que o consumidor consiga visualizar exatamente para onde o seu dinheiro está indo.

Não se esqueça de detalhar, também, quais materiais podem ser utilizados em cada etapa. É interessante oferecer de dois a três cenários diferentes, apresentando produtos e insumos em categorias — top de linha, medianos e de baixo custo.

2. Faça um cronograma indicando as etapas

Outro detalhe que pode enriquecer o seu orçamento de arquitetura e até ajudar a conquistar alguns pontos com o consumidor é a criação de um cronograma indicando cada etapa envolvida no processo da prestação de serviço.

Nesse momento, coloque a média dos valores gastos em cada uma das fases, permitindo que o cliente entenda exatamente como será o andamento e quanto as etapas custarão.

3. Simule valores de acordo com as condições de pagamento

Esse é um grande diferencial que você pode usar na hora de definir seus orçamentos. Portanto, apresente o valor do serviço ou de cada etapa dele se os materiais forem pagos à vista ou se precisarem ser divididos no cartão.

Com as simulações de valores baseadas nas condições de pagamento, o cliente conseguirá se organizar para encontrar a melhor alternativa em cada momento.

4. Faça uma pesquisa de mercado sobre o valor dos concorrentes

Entender quanto o seu mercado está cobrando e quais são as práticas de orçamento dos seus concorrentes é fundamental para que você estabeleça seu preço e consiga trabalhar em cima dele.

Por isso, acompanhe a concorrência: faça uma pesquisa, descubra qual valor seus concorrentes estão cobrando e veja se você está dentro da realidade de mercado.

Em alguns casos, o profissional pode descobrir que estava cobrando abaixo da média, aumentar seu preço e lucrar ainda mais.

5. Utilize ferramentas para envio de orçamento automático

E, claro, para otimizar a sua rotina e deixar tudo muito mais simples, considere a utilização de uma ferramenta que permita o envio automático desses orçamentos!

Inovar é a saída para obter novas oportunidades de trabalho. Quanto mais agilidade você garantir ao entregar o orçamento arquitetura e ouvir o cliente, melhores poderão ser os resultados para o negócio.

Hoje, existem outros meios além de indicações para que clientes possam conhecer e encontrar profissionais capacitados. A plataforma do GetNinjas é um excelente local para prestadores de serviço que precisam aumentar a renda e a carteira de clientes. Cadastre-se no aplicativo e veja como podemos ajudar você!


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Últimos comentários

Thalita Souza

25 setembro 2020

Olá Jorge, tudo bem? Se precisar tirar qualquer dúvida, você pode acessar o link: https://www.getninjas.com.br/ajuda/ ou também enviar uma mensagem através de nossas redes sociais. Espero que dê tudo certo. ? Abraços.

Jorge Martins

8 setembro 2020

Me cadastrei em tecnologia e ..., tenho recebido muitas solicitações, mas acontece que o meu serviço e de Automação Comercial, gestão para mercados e lojas, não sei como fazer para receber pedidos corretos

Ana Paula Dias

29 maio 2020

Olá, Isadora :) Agradecemos o seu feedback sobre a matéria, é muito importante para nós. Vamos repassar as suas considerações para nosso time :) Abraços!

ISADORA ARAUJO

27 maio 2020

Infelizmente o texto está desconectado da realidade. Como arquiteta que dá chances à plataforma há anos, é nítido que falta entendimento sobre este tipo de prestação de serviço que se propõem a facilitar, com este texto ainda mais. Por este motivo fica claro o porque da percepção da categoria de que, para nós, o app é pouco efetivo.