Quando falamos em organizar as finanças pessoais ou empresariais, a primeira coisa que vem em mente é que precisamos contratar um contador. Porém, muitas pessoas ainda ficam na dúvida sobre qual o momento certo para contratá-lo.

Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe! Vamos explicar o que um contador pode fazer, qual o tipo certo para o seu negócio, quais são os principais motivos para contratá-lo e muito mais! 

O que faz um contador?

Contador é o profissional responsável por lidar com as questões financeiras, fiscais e contábeis de uma empresa ou de uma pessoa. Além disso, ele realiza diversas atividades dentro do seu escopo de trabalho.

De forma geral, o contador precisa garantir que as informações financeiras da empresa sejam confiáveis e precisas e que estejam de acordo com as leis e regulamentos.

As atividades que um contador pode desempenhar incluem:

  • Registro e controle de transações financeiras: todas as transações realizadas pela empresa, como vendas, despesas e receitas, ficam a cargo do contador realizar o registro. 
  • Consultoria financeira: os profissionais podem oferecer consultorias especializadas para alinhar questões estratégicas e legais.
  • Elaboração de demonstrações contábeis: os contadores realizam tarefas como o balanço patrimonial, demonstração de fluxo de caixa e de resultados.
  • Declarações fiscais: é função do contador preparar e apresentar as declarações fiscais da empresa, garantindo que elas estejam em conformidade com as leis fiscais e federais. 

Como você pôde perceber, o contador é um profissional chave dentro da empresa, pois desempenha atividades que são necessárias para o bom funcionamento do seu negócio.

Veja também: O que faz um contador?

Tipos de contador

Existem diversas áreas ligadas a questões financeiras em uma organização, e por conta disso, é necessário ter um contador especializado na sua necessidade. Vamos mostrar quais são os tipos de contadores mais comuns:

Contador de escritório

O contador que trabalha em escritórios desempenha funções relacionadas a lançamento de notas, cálculo de tributos que os clientes precisam pagar, orientação sobre a saúde financeira da empresa, controle de receitas e despesas e outras funções.

Você pode encontrar contadores especializados em diversas áreas como na área da saúde, educação, tecnologia, moda, finanças e tantas outras existentes.

Contador analista

O contador analista realiza análises e interpretação de documentos, fornecendo informações mais detalhadas sobre as finanças da empresa. Ainda, analisa informações sobre lucros e prejuízos para orientar os gestores.

Esse profissional faz toda a diferença, pois ele participa diretamente das decisões empresariais, fazendo com que os gestores tomem decisões mais assertivas. 

Contador auditor

Esse tipo de contador realiza análises das atividades financeiras e patrimoniais da empresa. Além disso, verifica registros e balancetes, analisa as finanças e identifica falhas na gestão. 

Seu objetivo é garantir a regularidade do negócio. Pode ser contratado externamente ou fazer parte da equipe da sua empresa.

Contador perito

O contador perito tem como objetivo comprovar o desvio ou má utilização de recursos financeiros, seja de empresas ou órgãos públicos. 

Esse profissional atua em processos judiciais, analisando provas nos autos processuais e fornecendo informações exatas para subsidiar o magistrado a resolver o litígio. 

Contador de impostos

Esse profissional é responsável por auxiliar pessoas físicas ou jurídicas na gestão dos impostos. 

Ele pode realizar atividades como análise da legislação tributária, identificação de obrigações fiscais, entregar declarações fiscais, realizar o planejamento tributário, acompanhar as fiscalizações, entre outras tarefas. 

Veja também: O que é contabilidade gerencial?

3 motivos para contratar um contador para a sua empresa

Quando contratar um contador?

Agora que você já sabe da importância de se ter um contador para o seu negócio ou mesmo para as suas finanças pessoais, vamos explicar quando você deve contratar esse profissional.

Pensando na saúde da sua empresa, recomenda-se que o contador seja contratado na abertura do seu negócio, pois é com base nas recomendações dele que você colocará as suas ações em prática.

É importante deixar claro que a Lei nº 10.406/2002 determina que o empresário e a sociedade são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, a cargo de um contabilista legalmente habilitado. Ou seja, se você é empresário, precisa, obrigatoriamente, contratar um contador.

Para quem é MEI não existe essa obrigatoriedade, visto que o sistema tributário do MEI é simplificado, não tendo a obrigação de ter uma gestão contábil com um profissional.

Dito isto, existem outros momentos importantes que você pode pensar na contratação de um contador e vamos falar sobre eles agora:

Pagar menos impostos

Com a ajuda de um contador qualificado, é possível que a sua empresa pague menos impostos. Isso porque ele fará um planejamento financeiro para o seu negócio, mostrando quais são as formas de se reduzir a carga tributária.

Veja também: Dicas para quem vai declarar o imposto de renda pela primeira vez

Apoio em questões jurídicas

O contador é fundamental para defender seu cliente usando provas judiciais em casos de disputas legais, envolvendo questões financeiras. 

Ele pode ser fundamental em diversos cenários como casos de disputas entre sócios, denúncias de corrupção, desvios financeiros de funcionários e outros casos relacionados às questões financeiras. 

Estar em dia com as obrigações legais

Estar em dia com as questões legais é fundamental para o desenvolvimento saudável de qualquer negócio. Por isso, com a contratação de um contador você pode ter essa tranquilidade.

Somente um profissional entenderá quais são as obrigações que a sua empresa está sujeita e como você deve proceder nesses casos. 

O que avaliar ao contratar um contador?

Sabendo quais são os motivos principais para contratar um contador para o seu negócio ou individualmente, vamos te ajudar a entender como você deve avaliar um profissional antes de contratá-lo.

Tempo de experiência

Quando estamos falando de dinheiro ou investimentos, é importante contratar um contador que tenha experiência no assunto. Isso porque você terá que pagar, além do serviço do contador, os valores que são impostos nas legislações, dependendo do seu caso.

Por isso, avalie se esse profissional possui experiência comprovada na área em que você precisa.

Especialidade do contador

Além do tempo de experiência do contador, pesquise por profissionais que tenham conhecimento comprovado para resolver os problemas financeiros conforme a sua necessidade.

Pesquise em plataformas de contratação de serviços

Atualmente existem diversas plataformas, como o GetNinjas, onde os profissionais se cadastram e oferecem os seus serviços.

Você pode pesquisar pelo serviço que deseja e entrar em contato com o contador para tirar dúvidas e fechar negócio.

Serviços oferecidos X precificação

Pesquise quais são os valores cobrados por contadores no mercado e avalie se o profissional que você entrou em contato está cobrando um valor justo.

Veja se ele realizará todas as atividades que precisam ser feitas na sua empresa e se o valor cobrado cobre todos os serviços.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender quando é necessário contratar um contador. 


Quanto esse artigo foi útil?

1 Review

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *