O advogado é um profissional formado em Direito que defende os interesses dos seus clientes, levando em conta, sempre, a legislação do país. Ele pode atuar defendendo tanto pessoas físicas quanto jurídicas, e até mesmo ser o responsável por uma empresa, ou seja, existem diversos tipos de advogados. 

Na maioria das vezes, o advogado é contratado quando alguém se sente prejudicado e quer acusar uma pessoa ou empresa. Mas ele também pode ser requisitado quando uma pessoa precisa de ajuda para fazer a sua defesa. 

O advogado também recomenda procedimentos e faz o encaminhamento de processos nos fóruns, além de acompanhar e ir às audiências. 

E com tantas áreas de especialização, como saber qual é o advogado ideal para a sua causa? É o que você confere no conteúdo abaixo! 

Áreas de atuação do direito

Quem se forma em Direito pode seguir carreira em duas frentes: a carreira privada ou a carreira pública. 

Carreira privada 

Ao escolher atuar com a advocacia privada, o profissional pode representar empresas, instituições e pessoas, defendendo seus interesses. É possível se especializar em:

Direito Civil

O advogado civil que atua nessa área, que é a maior em atuação desses profissionais, representa os interesses individuais que se referem a bens, propriedades, questões familiares (divórcio, pensão, herança, etc.), entre outros.

Nesta área ainda é possível encontrar advogados especializados em Direito Contratual, das Pessoas, da Família, etc. 

Por exemplo, se você está precisando fazer um contrato de trabalho, o indicado é ter um advogado especialista em Direito Contratual; mas se você precisa fazer um inventário, pode contratar um advogado especialista em Direito de Família. 

Falando em advogado de Família, este profissional ainda atua com questões como casamentos, acordos pré-nupciais, divórcios, adoções, pensão alimentícia, guarda de filhos, entre outros. Ele ainda pode atuar em processos de partilha de bens, inventários e testamentos.

Direito do consumidor

O advogado do consumidor, ou advogado consumerista, é o profissional responsável pela defesa dos interesses de seus clientes no que diz respeito a relações comerciais de compra e consumo. 

Este profissional pode defender tanto os clientes quanto os fornecedores das mercadorias de consumo.

Direito Penal

Já o advogado penal, ou criminalista, atua nas ações de crimes e contravenções, tanto na defesa quanto na acusação dos envolvidos nos processos.

Ao longo de todo o processo penal, ele acompanha o acusado que representa e trabalha para que nenhum abuso de legalidade aconteça a ele.

Entre suas obrigações nesse processo, estão:

  • participar de audiências;
  • fazer petição (resposta à acusação);
  • fazer os recursos da área criminal;
  • atuar nos júris.

Leia também: Existe diferença entre advogado criminalista e penalista?

Direito Tributário

O Direito Tributário, como o próprio nome diz, lida com questões referentes aos impostos, pagamentos de taxas, erros na arrecadação, entre outros assuntos similares.

O advogado tributário precisa, portanto, ter domínio sobre a legislação e, além disso, gostar de áreas complementares ao direito, como a Contabilidade e Administração.

Direito Trabalhista 

O Direito Trabalhista lida com questões sobre o trabalho, como ações empresariais, sindicais, ou mesmo disputas entre empregados e empregadores. 

O advogado trabalhista atua com base no cumprimento das leis trabalhistas, em especial a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Sobre os assuntos que pode atuar, estão: 

  • cálculo de rescisão trabalhista;
  • horas extras;
  • férias;
  • acidentes de trabalho;
  • pagamento de comissões;
  • demissões;
  • desvio de função;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • seguro-desemprego;
  • entre outros.

Direito Empresarial

O Direito Empresarial é uma área voltada às questões referentes ao comércio. Por exemplo, o advogado pode defender causas que envolvem a abertura ou fechamento de estabelecimentos, realizar contratos de patentes e marcas para empresários, entre outros assuntos.

Dentre as tarefas do advogado empresarial estão o acompanhamento e a realização de contratos e acordos, garantindo a manutenção da estrutura societária; execução de processos de falência (quando necessário); acompanhamento da abertura e da fusão de empresas; e apoio na recuperação de empresas em crise.

Direito Ambiental

O profissional de Direito Ambiental é responsável por acompanhar processos de licenciamento e infrações em áreas naturais protegidas, processos civis ou judiciais vinculados ao meio ambiente e outras questões ambientais.

O advogado ambiental pode trabalhar: 

  • mediando de conflitos relacionados ao meio ambiente;
  • fazendo a assessoria ambiental preventiva;
  • participando da elaboração de estudos e relatórios de impacto ambiental e de planos de recuperação de áreas degradadas;
  • dando apoio técnico na análise e elaboração de leis ambientais;
  • acompanhando processos administrativos de licenciamento e infrações ambientais.

Saiba mais: Guia do profissional: advogado

Carreira pública

Já na carreira pública, o profissional formado em Direito, pode atuar em órgãos públicos de uma cidade, estado ou União, bem como conduzir investigações e acompanhar a intermediação do julgamento de ações ou processos. O profissional pode trabalhar como:

  • Juiz;
  • Delegado;
  • Promotor de Justiça;
  • Procurador;
  • Defensor Público.

Formas de classificação do advogado

Além dos tipos de especialização dos profissionais de Direito, também podemos classificar os advogados em: 

  • consultivo ou contencioso;
  • civilista ou penalista;
  • público ou privado;
  • de pessoa jurídica ou de pessoa física;
  • autônomo, de escritório, ou associado.

Advogado consultivo ou contencioso

O advogado consultivo trabalha para minimizar os riscos de litígio, ou seja, ele atua como uma consultoria, orientando os clientes sobre as melhores práticas jurídicas. 

Já o advogado contencioso cuida de todas as demandas contestadas ou que estão em disputa. Assim, a maior carga do advogado contencioso costuma estar relacionada aos processos judiciais, como elaborar peças, participar de audiências e gerir os processos. 

Advogado civilista ou penalista

Como comentado mais acima, o advogado civil atende demandas relacionadas não apenas ao Direito Civil, mas também a suas subáreas, como o Direito Empresarial, de Família e de Sucessões. 

Já o advogado penalista trata de temas diretamente ligados ao Direito Penal, mas também suas ramificações. Direito Processual Penal, Criminologia e Direito Penal Empresarial. 

Advogado público ou privado

Como o próprio nome diz, o advogado público é aquele que atua na representação e na defesa do Estado, seja no nível municipal, estadual ou federal, e para isso precisa fazer um concurso público.

Já o advogado privado, atua representando e defendendo os direitos particulares, tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas, ou seja, trabalha em todo tipo de causa que envolve entes privados. 

Advogado de pessoa jurídica ou de pessoa física

Aqui, podemos considerar o tipo de cliente atendido pelo advogado. Advogados de pessoa física atendem pessoas de direito único, ou seja, indivíduos concretos.

Já o advogado de pessoa jurídica atende pessoas abstratas, ou seja, empresas, associações, ONGs, cooperativas, partidos políticos, entre outros. 

Advogado autônomo, de escritório, ou associado

Esta é uma classificação baseada no modelo de atuação do advogado. 

O advogado autônomo é um profissional que não tem vínculo empregatício ou associativo com um escritório, ou com um grupo de profissionais, e ele pode ser empreendedor individual, fazendo a captação e gestão de clientes, cuidando do financeiro, do atendimento, etc. 

Já o advogado de escritório é o que opta por se vincular a um escritório, trabalhando como colaborador de uma empresa. Ele pode representar clientes do escritório, fornecer pareceres, orientar ações de assistentes e estagiários, entre outras atividades.

O advogado associado, como a própria denominação sugere, é o profissional com participação societária no escritório. Além das demandas dos clientes, ele também se preocupa com questões financeiras, de gestão de pessoas, de planejamento estratégico, entre outros aspectos fundamentais em qualquer empresa. 

Agora que você já sabe tudo sobre os diferentes tipos de advogados, e sobre como escolher uma especialização de acordo com o que você precisa, conte com o GetNinjas para te ajudar.

Seja pelo app ou pelo site, aqui você encontra mais de dez tipos de especialidade de Direito e os melhores advogados perto de você. 

Como escolher o tipo de advogado para o seu caso?

Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *