A contratação de serviços online está em uma crescente e com o passar do tempo tende a aumentar ainda mais. Com o mundo se tornando cada vez mais digitalizado e tecnológico, é muito necessário que os consumidores estejam atentos ao momento da assinatura desses serviços. 

A pandemia da COVID-19 mudou a forma como muitas coisas eram feitas, e não podia ser diferente no mercado, trazendo muita inovação. Como a necessidade de trabalhar em casa, o trabalho remoto passou a ser bem aceito pelos empregados e pelos empregadores. Com a flexibilização muitos passaram a não saber qual modelo de trabalho é mais vantajoso, o presencial, o híbrido ou remoto.   

Aumento do modelo de trabalho home office

Devido ao aumento significativo das empresas aderindo à rotina do home office, a pandemia veio e acelerou diversos processos de contratação, trabalho a distância e a forma como são conhecidos os trabalhos no país.

Isso não foi algo exclusivo do Brasil, mas de todo o mundo. Surgiram muitas vantagens desse meio para o mercado de trabalho. Um desafio enfrentado pelas empresas foi com relação à rotina do colaborador em casa, mesmo aumentando a produtividade. Mas a empresa saiu no lucro, pois diversos gastos foram reduzidos. Também sendo algo positivo para o funcionário, que não precisava ficar horas no transporte público, concedendo mais liberdade.

Trabalho presencial, remoto ou híbrido?

Conforme o mundo foi voltando ao normal após uma pandemia, o método de trabalho se expandiu bastante para a contratação e execução de trabalhos. Mas mesmo com toda a mudança, muitos serviços precisam ser presenciais. A prestação de serviço em quase sua maioria, por exemplo. Já os trabalhos administrativos, como assistentes e outras funções, funcionam bem de forma virtual.   

A tendência que viralizou esse ano nas empresas foi o formato híbrido, com a possibilidade do empregador alternar entre o trabalho virtual e o presencial. Esse é o meio-termo ideal tanto para a empresa quanto para o funcionário.  Com esse modelo não se perde o contato com os colegas de trabalho e também melhora a comunicação com os gestores da empresa. 

Qual modelo de trabalho é mais vantajoso?

Para uma empresa, todos os modelos de trabalho possuem suas vantagens e desvantagens. Mesmo existindo um mais vantajoso que o outro, sempre vai ser usado o trabalho presencial, híbrido e remoto. 

Vantagem do modelo presencial:

  • Políticas bem desenvolvidas; 
  • Acompanhar de forma presencial o desempenho do funcionário, colocando observações; 
  • A liderança entre os funcionários pode ser encorajada e o ambiente profissional é melhor desenvolvido. 

Vantagens do modelo remoto:

  • A não necessidade do deslocamento do funcionário até a empresa;
  • Redução de custos da empresa com locação de um espaço físico, tendo maior flexibilidade.

Mesmo apresentando vantagens consideráveis, o modelo remoto ainda encontra grandes desafios, diferente do presencial, que já está consolidado há muito tempo, como a principal forma de trabalho. 

Dentre os três modelos, passa a ser uma grande vantagem para as empresas a utilização do estilo híbrido de trabalho, pois consegue juntar as vantagens do remoto e do presencial. A empresa consegue reduzir custos, divide com o colaborador a responsabilidade do ambiente de trabalho e ainda consegue ter contato presencial com o superior e seus colegas de trabalho.

É notório que o trabalho presencial ganhou um concorrente. Os novos modelos trouxeram bons resultados e ainda vão ser muito usados pelo mercado de trabalho. Mas um ponto importante a se falar é que as leis ainda não abrangem os novos modelos de trabalho e a discussão entre colaborador e gestor se torna essencial para regulamentar o trabalho híbrido e remoto. 

Como contratar um serviço online ou presencial?

O primeiro passo é realizar uma boa pesquisa sobre os profissionais e serviços que você pretende contratar. Verifique as avaliações de outros consumidores e as opiniões deixadas no site sobre aquele determinado serviço ou profissional. Dessa maneira fica mais fácil identificar problemas que a empresa entrega e como solucioná-los. 

Faça o maior número de orçamentos que conseguir e compare os valores e a qualidade de cada prestador de serviço, e lembre-se, o barato pode acabar saindo caro. Quando entrar em contato com a empresa, tenha certeza que o profissional tenha o conhecimento desejado para atender às suas necessidades. Realize uma mini entrevista e tire todas as dúvidas que surgir.

Ao fechar o contrato exija a nota fiscal e sempre que possível formalize a contratação da prestação de serviços. O que possui registro é mais fácil de ser comprovado. Se for viável, acompanhe a evolução do serviço e realize o pagamento de acordo com o desenvolvimento e finalização do mesmo. 

No caso de contratação que envolva compra de peças, certifique-se que essas peças são de origem confiável e peça detalhes de todos os custos extras que possam vir a surgir.

Quando contratar? 

Não existe um momento certo ou errado para contratar serviços online ou presenciais. Tudo vai depender da sua demanda, do tipo de serviço que você ou sua empresa buscam e se existe uma determinada urgência ou não. 

A contratação de freelancer, por exemplo, é uma prática comum no mercado. Em sua maioria são feitos de forma remota ou online. Isso acontece porque a maioria que se tornam freelancer é para fazer um complemento de uma renda fixa. Dessa forma podem prestar seus serviços de onde estiverem. 

O maior atrativo desses profissionais é contar com orçamentos competitivos e flexíveis. Além de poder contratar um serviço completo, também é possível encontrar soluções personalizadas.  

GetNinjas: tudo em um só lugar

A GetNinjas é uma plataforma bem eclética que serve como uma espécie de classificadores online. Nela é possível escolher qual área encontrar um profissional ou serviço específico, se prefere serviço online ou presencial (caso o serviço conte com essa disponibilidade) e depois de fazer a escolha basta preencher algumas informações. 

O site vai te enviar quatro orçamentos de graças, em até 1 hora. Para cada área e serviço existe uma quantidade de pessoas que avaliam os profissionais disponíveis e a média de notas recebidas varia dentro de uma escala de 0 a 5. 

Se você busca serviços online ou presencial de qualidade e confiança, conte com o GetNinjas!

Somos a maior plataforma de conexão entre quem precisa e quem sabe fazer, oferecendo serviços de profissionais autônomos para clientes por todo o Brasil.

Leia também:


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *