Crie seu diferencial competitivo como prestador de serviço

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No mercado atual, o número de profissionais informais e autônomos tem crescido bastante, especialmente nas áreas de prestação de serviços. E graças à maior presença da tecnologia digital, ficou mais fácil para esses grupos encontrarem seus clientes. Porém, para conseguir alcançar um público maior, é necessário criar um diferencial competitivo para o negócio.

A concorrência crescente em todos os setores de trabalho aumenta a importância de oferecer algo a mais para o seu público, desde a eficiência do atendimento até a qualidade do serviço. Pode parecer óbvio, mas muitos profissionais autônomos têm dificuldade para colocar isso em prática.

Se esse é o seu caso, não se preocupe. Listamos algumas dicas simples que vão te ajudar a construir um diferencial competitivo em sua área. Confira!

Invista em especialização

Você provavelmente teve que desenvolver várias habilidades, como autogestão e comunicação, para atuar no mercado de prestação de serviço. Porém, ainda é importante manter sua principal formação em mente e continuar se especializando.

Além de ser valorizado pelo público em geral, um especialista em determinada área tende a ganhar mais. O resultado é ainda melhor se ele atua em um campo em que não há grande número de profissionais com o mesmo nível.

Saiba fazer a precificação adequada

Outro fator importante para construir um diferencial competitivo é a escolha dos seus preços. O problema é que alguns profissionais autônomos acabam fazendo isso de forma incorreta.

A princípio, você deve levar em conta as suas despesas e o lucro que pretende obter com cada serviço prestado. Além disso, é importante valorizar seu próprio trabalho. Quando um prestador de serviço cobra muito pouco, alguns clientes interpretam tal prática como um sinal de que não podem esperar boa qualidade.

Analise a concorrência

Pode parecer mais importante se concentrar em seu próprio trabalho, mas há muito para você aprender ao observar seus concorrentes. Isso ajuda, por exemplo, a compreender as expectativas do mercado com relação a preços, qualidade do serviço, tempo de atendimento etc. Além disso, há muitas coisas que os concorrentes fazem que você pode adotar em sua empresa.

Esteja nos canais certos

Divulgação é fundamental ao prestador de serviço que deseja ter um diferencial competitivo. Para isso, você precisa estar nos espaços certos e alcançar o seu público.

Vale a pena aproveitar as redes sociais, ter o próprio site, estar cadastrado em aplicativos de prestação de serviços, participar de avaliações, entre outros. Da mesma forma, não há motivo para usar canais onde o seu público não está.

Aposte na mobilidade

Por fim, a tecnologia móvel abre várias possibilidades para os prestadores de serviços. Um cliente pode entrar em contato com você a qualquer momento e em qualquer lugar, aumentando consideravelmente as suas chances de fechar mais serviços.

Com essas dicas, você já pode começar a construir um diferencial competitivo para o seu trabalho e se destacar no mercado. Com um pouco de planejamento, isso trará um altíssimo retorno.

Achou essas dicas interessantes? Então, compartilhe-as em suas redes sociais e mostre a mais pessoas como elas podem destacar o próprio trabalho.

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