Storytelling: o que é e como aplicar no seu negócio?
O storytelling é uma técnica do marketing, que promove empresas e negócios, e facilita a venda de produtos e serviços. Vem saber mais!
São poucas as pessoas que nunca pararam para contar ou ouvir uma história. Aquele enredo que prende a atenção, com ambientes diversos, conflitos, muitos personagens e muito mistério. Saiba que isso não é algo exclusivo do mundo da ficção, a contação de histórias está mais presente no mundo empresarial do que muitos imaginam.
Acredite, o storytelling é uma técnica bastante usada pelo marketing, com o objetivo de promover empresas e negócios, assim como facilitar a venda de produtos e serviços em todo o mundo.
O que é storytelling?
Quando traduzimos para o português, storytelling significa contar histórias. Para ficar mais claro o entendimento podemos dividir essa palavra em duas partes:
“Story” que representa a moral ou a mensagem que a história contada quer passar, e “Telling” que é a maneira com que a história será contada.
O storytelling tem o poder de humanizar uma marca e dessa forma criar uma identificação com o consumidor. Esse método pode ajudar em outras situações, como na abordagem de clientes, apresentação de informações para os clientes, fornecedores ou diretoria, facilitação da comunicação, compartilhamento de experiências, engajamento dos colaboradores dentre outras situações do dia a dia.
De acordo com estudos, boas histórias podem despertar empatia, apego, dentre outros sentimentos e emoções, todos eles ativam as áreas do cérebro que permite à pessoa lembrar de forma mais fácil o que foi dito.
Por esse motivo, no mundo empresarial o storytelling é utilizado com o objetivo de informar, auxiliar na comunicação e entreter o cliente. Esse método costuma ser aplicado em situações de venda, atendimento, divulgação e na comunicação dentro da empresa. As pesquisas apontam uma taxa de conversão de até 30% ao contar uma boa história.
Storytelling para negócios
A expressão storytelling para negócios está em alta e não é por acaso, afinal se trata de um recurso publicitário em potencial. Essa técnica, que vem ficando cada dia mais famosa, é baseada nos estudos como a jornada do herói, de Joseph Campbell, e busca colocar as marcas como mentores que levarão o cliente a viver reais aventuras a partir do momento que adquire seu produto ou serviço.
As pessoas se sentem naturalmente atraídas por ouvir histórias. Seja para apresentar uma nova ideia, no momento da venda de um produto ou na conscientização de uma causa, contar histórias é uma estratégia fascinante porque mexe com as emoções humanas.
Ao utilizar o storytelling em seu negócio, o empreendedor estará propagando a voz da marca de forma atemporal. Futuramente, essa propaganda ainda será lembrada pelos amantes daquela história ou universo que a propaganda foi criada. Contar uma história é fugir do óbvio, e é exatamente isso que o storytelling faz. É por isso que ele tem sido usado na comunicação, digital e offline das empresas.
Leia também: Marketing online e offline: como vender o seu serviço
Como aplicar Storytelling no seu negócio
A primeira coisa para que uma história seja boa, é que ela seja no mínimo interessante. Seja qual for o meio escolhido, uma narrativa de storytelling bem sucedida consegue chamar a atenção do receptor, o matando interessado e despertando nele o sentimento de empatia por aquilo que está sendo contado.
O storyteller precisa saber:
- O que falar?
- Com quem falar?
- Por que falar?
- Onde falar?
- Quando falar?
- Como falar?
Ao obter as respostas para essas perguntas, o empreendedor terá em mãos um guia para a escrita do seu próprio storytelling.
Lembre dessas dicas no momento de criar sua técnica de storytelling:
- Não coloque informações desnecessárias ao longo da narrativa;
- Não coloque personagens genéricos e rasos na sua história, pois despertar a empatia do público é fundamental;
- Priorize por contar histórias reais de sucesso e que inspirem o público;
- Para envolver e engajar o público, não seja muito direto ao apresentar a história. Mas também evite delongas.
Vantagens de investir no storytelling e em uma boa construção de história
O Storytelling cria conexões com os clientes
Para que isso aconteça é importante conhecer muito bem o seu público-alvo, suas particularidades, problemas e desejos. A criação de personas pode ajudar o empreendedor a definir melhor quem é o seu público-alvo, direcionando mais facilmente o seu storytelling.
Faz a sua marca não ser esquecida
Ser lembrado pelos seus consumidores e clientes é um objetivo talvez tão importante quanto concretizar uma venda, afinal, ser lembrado significa melhorar os resultados de vendas. A maneira como sua história é contada será responsável pela criação dessa imagem e dessa lembrança na cabeça de quem consome seu produto ou serviço.
É uma maneira de entregar conteúdo de valor aos seus consumidores
De forma humana, é basicamente impossível consumir a quantidade de informações que são produzidas diariamente no mundo, sendo natural que as pessoas façam uma seleção de tudo que consomem. As pessoas vão escolher o que mais as interessa, por esse motivo, entregar um conteúdo relevante e que agregue na vida dos seus clientes é essencial.
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7 técnicas de storytelling que vão melhorar os seus conteúdos
- Entenda o seu cliente e suas expectativas
Algumas histórias atraem mais uns do que outros e isso é normal, justamente porque cada pessoa é única e possui gostos diferentes. Na hora de construir storytelling para sua marca é preciso saber exatamente com quem você está falando.
É importante já ter traçado um persona para saber o que o seu cliente busca e espera do seu produto ou serviço. Todas as informações obtidas vão influenciar diretamente na maneira como será estruturada a história e nos recursos que podem ser utilizados na sua construção. Busque se adaptar à realidade do seu consumidor, essa é a forma mais simples de ele se identificar com a sua história.
- Provoque sensações para que sentimentos sejam aflorados
Quando uma história é boa ela é capaz de nos fazer sentir muitas coisas. Para que esses sentimentos sejam acessados é necessário estimulá-los.
Coloque seu cliente como protagonista da história para entender exatamente pelo que ele está passando e suas necessidades. Descreva lugares, incorpore texturas, faça com que ele se sinta inserido na narrativa. Dessa forma será possível conseguir prender a atenção do seu consumidor.
- Escolha o formato certo para sua clientela
Tudo precisa ser construído em ambientes compatíveis com a sua história. Por isso, escolha o formato adequado para seus clientes e para o seu negócio. Tudo vai depender também da maneira como deseja impactar o seu público, seja por meio de vídeo, texto, slides, áudio ou imagem. A formatação é algo que precisa ser decidido antes do início do trabalho.
- Inicie a história de onde faz mais sentido
O começo de uma história não precisa necessariamente ser realmente o seu começo. Saber como iniciar uma história é importante, é nesse momento que a pessoa decide se vai continuar ouvindo ou não. Talvez começar uma história do meio desperta mais curiosidade que do seu início.
O ideal é fazer com que seu interlocutor fique curioso em relação à história que está sendo contada e continue consumindo ela. Não conte tudo de uma única vez, dê motivos para que ele acompanhe seu storytelling até o final. Só assim a mensagem central conseguirá ser passada.
Começar de onde faz mais sentido é escapar da estrutura do início, meio e fim com que todos já estão acostumados e gerar expectativas em quem acompanha sua marca.
- Saiba a hora de encerrar sua história
Assim como dar muitas informações podem entregar o fim da sua história, o excesso delas também pode a tornar cansativa, por isso saiba a hora de parar. O correto é construir uma história que tenha todos os dados necessários para ser entendida e nada além disso.
Demorar na descrição de coisas pequenas demais é pedir para o interlocutor se distrair e buscar outro conteúdo. Seja prático, mas saiba explorar os momentos certos da história, sem se demorar e nem sem ser rápido demais. Equilíbrio é importante.
- Faça uso de CTAS
As CTAS ou call to action são chamadas para ação, geralmente estão presentes em conteúdos digitais, mas também fazem parte das técnicas usadas na storytelling. E devem ser colocadas no fim da história.
Esse momento é o correto para fazer seu cliente refletir ou instigá-lo a fazer uma determinada ação. A ação vai depender do seu tipo de negócio. Pode ser um comentário, uma curtida, assinar sua página, enviar aquele conteúdo para um amigo, dentre outras ações. O objetivo é fazer as pessoas manterem um vínculo com a marca depois da história.
- Não se esqueça da mensagem que deseja transmitir
Cuidado para não focar muito na narrativa e se esquecer da mensagem que deseja passar. O storytelling é diferente da ficção justamente porque ele sempre tem um objetivo claro. Se você deseja mostrar que sua marca ou seu negócio difere dos demais, é preciso guiar seu consumir até essa conclusão.
Imagine que o storytelling é uma fábula, ele não pode só entreter, ele precisa também passar uma mensagem clara para quem o ouve ou assiste.
Se sua marca deseja convencer pessoas, construir relacionamentos e trazer mais atenção para seus produtos, o storytelling é o recurso certo, mas que precisa ser dominado. Com todas as dicas e explicações desse artigo será mais fácil iniciar sua história e gerar mais engajamento e conversões para o seu negócio.
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