Marketing online e offline: como vender o seu serviço

Mulher mexendo no celular com alguns ícones saindo da tela.
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Faz bastante tempo que investir em estratégias de marketing se tornou essencial para as vendas de qualquer negócio em qualquer lugar. Basicamente porque são essas estratégias que captam novos clientes, além de manter seus clientes fidelizados.

A internet só veio favorecer esse tipo de prática, porque a disseminação em rede acontece simultaneamente e em potência nunca antes vista. Vejam os bloggers de sucesso. Muitos chegaram lá por meio de uma única publicação que foi visualizada e compartilhada por muitas pessoas. Cada um que compartilha, disponibiliza o conteúdo para toda sua rede de contatos, que segue no compartilhamento. Isso pode acontecer em instantes. Esse tipo de estratégia faz parte do marketing online ou marketing digital.

Mas o marketing já existia antes da internet e tinha tanta eficácia quanto possível, dado o contexto da época. Tinha? Será que o marketing offline foi substituído pelo marketing online? Ou, será que o marketing offline ainda funciona plenamente?

Neste texto, você vai entender porque vale a pena investir nos dois tipos de marketing, o offline e o online, para potencializar as vendas do seu serviço.

Mas, para isso, vamos retomar os conceitos de marketing digital e de marketing offline e entender sobre os custos e benefícios de cada um deles.

O que é marketing digital?

Em termos gerais, o marketing digital é a promoção de produtos e serviços usando as mídias digitais para:

  • atrair clientes
  • criar e manter um bom relacionamento com os clientes
  • desenvolver uma identidade de marca

A principal estratégia do marketing digital é usar canais digitais, como blogs, redes sociais, motores de busca, e-mails, entre outros, para se apresentar como empresa ou marca que está apta a resolver ou solucionar o que as pessoas estão buscando.

Atualmente, muitas vendas são feitas online. O e-commerce veio com tudo. Mas não basta apenas jogar algumas informações sobre o seu produto ou serviço em um site ou marketplace para que as pessoas cheguem até você.

Tem muita gente fazendo a mesma coisa que você faz, então você precisa de uma estratégia específica para conseguir o que você quer: que as pessoas cheguem até você e se interessem pelo seu serviço. 

Veja como fazer isso seguindo nossas dicas:

  • Saiba quem são seus clientes, por onde eles circulam e o que eles buscam
  • Construa um canal ou mais de um canal, como sites ou redes sociais, com uma comunicação clara, para que os clientes identifiquem sua marca e entendam sua proposta
  • Ofereça conteúdo relevante com a intenção de buscar o interesse das pessoas
  • Alimente seus canais atualizando conteúdos e tirando dúvidas
  • Invista em mídias pagas para atingir diretamente seu público-alvo

Custo-benefício

Por que vale investir no marketing digital?

  • É mais econômico, especialmente para empresas pequenas ou para os profissionais autônomos
  • É mensurável, ou seja, você pode acompanhar os resultados de sua campanha e ajustar o que for preciso em pouco tempo
  • É segmentável, ou seja, você pode direcionar sua propaganda para seus clientes ideais, usando plataformas como o Facebook
  • Seu cliente em potencial te localiza no início da sua jornada de compra, o que aumenta suas chances de venda

Agora vamos entender um pouco mais sobre porque o marketing offline ainda pode, e deve, ser usado para otimizar suas vendas. 

O que é marketing offline?

O marketing offline é o marketing tradicional, ou seja, as estratégias de divulgação de um produto ou serviço por meio de:

  • panfletos
  • outdoors
  • placas
  • jornais/revistas impressas
  • folders
  • rádio/tv
  • call centers ou campanhas por telefone
  • eventos
  • cartão de visita

O marketing offline atinge uma parcela menor do público, justamente por estar localizada em uma região específica. Um outdoor em Florianópolis não chega até o Rio de Janeiro. Panfletos com desconto em um restaurante de São Paulo não vai ser entregue em toda a cidade, mas no bairro em que o restaurante está localizado. 

Por ter uma abrangência geográfica mais limitada, tem a vantagem de aproximar o negócio do possível cliente, principalmente pelo contato presencial em ações mais pontuais.

Custo-benefício

Assim como no marketing digital, é preciso ter um plano estratégico bem definido para as ações do marketing tradicional. Não adianta investir em um monte de panfletos, que são baratos, se não souber em quais pontos devem ser entregues. 

Tudo vai depender do objetivo da campanha de marketing.

Conheça estratégias de marketing offline com ótimo custo-benefício:

Networking

Basta entregar um bom serviço que as pessoas vão te indicar. Por isso, ter uma boa rede de contatos é fundamental. Muita gente busca indicações antes de procurar na Internet.

Realização e participação em eventos

Lugar de contato direto com seus clientes em potencial. Excelente maneira de fazer seu networking e aproximar possíveis clientes de sua marca.

Cartão de visita

São muito usados em eventos e servem para que outros empreendedores ou interessados tenham seu contato em mãos, literalmente. 

Local de atendimento

Ter um local de atendimento oferece confiança e segurança para quem quer contratar seus serviços. Pode até custar um pouco mais, mas, dependendo do seu negócio, dá um excelente retorno.

Como juntar os dois marketings?

O melhor de tudo é que você não precisa investir em apenas um tipo de marketing. Ao contrário, está provado que integrar o marketing digital com o marketing offline vai te ajudar a vender mais.

Vamos explicar porquê.

Uma decisão de compras envolve vários canais. Muita gente vai a uma loja de tênis para experimentar o produto real. Depois, compra o produto em uma loja virtual porque o preço é menor. Se você tiver uma estratégia de marketing integrada, vai poder direcionar esse cliente em potencial para sua loja online, por exemplo. Assim, ele não vai comprar do seu concorrente.

Dois homens e uma mulher conversando em colta de uma mesa de trabalho.

Não podemos esquecer que, independente do tipo de marketing, estamos querendo vender nosso produto ou serviço para pessoas. O atendimento presencial e personalizado tem muito mais valor agregado do que o atendimento pelo chatbot ou computador, que muitas vezes não resolve nosso problema. 

A ideia da integração entre o marketing digital e o marketing tradicional, ou offline, é fazer uma ponte entre o e-commerce e o comércio tradicional. Por isso que no planejamento financeiro, deve estar especificado quanto vai ser investido em cada tipo de marketing, tendo em vista que as ações estão conectadas.

Conheça algumas maneiras de fazer essa ponte:

  • Usar o verso da nota fiscal para levar seu cliente até as redes sociais ou o site da sua empresa ou do seu negócio, com o ícone, endereço online e todos os canais de comunicação disponíveis 
  • Usar embalagens de produtos para divulgar suas redes sociais ou canais de comunicação online
  • Indicar sua redes sociais, sites ou outros canais de comunicação online nos outdoors e panfletos
  • Incluir os dados de seus contatos digitais no seu cartão de visita

Mas lembre-se de manter a mesma identidade visual nos dois tipos de marketing, para que as pessoas identifiquem e reconheçam sua marca à primeira vista.

Para que esse investimento tenha o retorno previsto, preste atenção nos seguintes cuidados.

Cuidados que precisam ser tomados

  • Saiba tudo sobre seu cliente

Já falamos disso, mas é preciso repetir, porque esse é o começo da nossa jornada. Quanto mais detalhes você tiver sobre seu cliente ideal, mais personalizado será o seu serviço ou produto. 

Da mesma forma, mostre ao seu cliente quem você é e o que está oferecendo. Em loja física, o vendedor precisa saber o que está vendendo para atender bem o cliente. Online, mostre fotos, vídeos, descrições detalhadas e avaliações dos clientes. 

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  • Esteja preparado

Se você estiver planejando uma ação específica online ou offline, esteja preparado para atender bem quem chegar, porque, a princípio, vão chegar os potenciais clientes. Isso inclui preparação na loja, no call center, na produção ou oferta do serviço, com a equipe, etc.

  • Cuidado com a segmentação

Há várias ferramentas online para segmentar seu público-alvo e direcionar propaganda especificamente para eles, como o Google AdWords. A segmentação por região pode deixar de fora clientes potenciais de outras regiões. Ao saber o que os consumidores de cada região estão buscando, você pode direcionar produtos e serviços específicos para cada região.

  • Investimento não é sobra

Muitas empresas ou empreendedores não direcionam valores específicos para cada tipo de marketing e usam “o que sobrou” para ações digitais. Se a estratégia de marketing do seu negócio for contemplar ações digitais e offline, as verbas devem ser direcionadas para às duas finalidades.

  • Gestão de relacionamento com seu cliente

Envie a mensagem certa ao seu cliente. E-mails disparados a todos os contatos podem ser um problema. Qualifique sua base e identifique as pessoas. Quantas vezes não recebemos mensagens aleatórias sobre produtos que não têm nada a ver simplesmente porque já compramos em determinada loja?

Uma comunicação personalizada faz com que o cliente se sinta especial.

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  • Call to action

Independentemente do tipo de campanha de marketing e dos canais usados, o que você quer é chamar o cliente para agir, para comprar seu produto ou experimentar seu serviço. Portanto, inclua todas as formas de contato possível com sua empresa, No marketing offline, telefone e endereço físico, se houver. No marketing digital, redes sociais, sites, botões chamativos e formulários. 

Agora que você entendeu sobre a importância da integração entre marketing digital e marketing offline, entenda como fazer seu marketing pessoal.

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