12 ferramentas para marketing digital
Temos diversas ferramentas de marketing digital que vieram para facilitar o processo de organização e planejamento. Conheça 12 delas!
Com a chegada da era digital, vemos surgir cada vez mais ferramentas de marketing digital que vieram para facilitar o processo de organização e planejamento, buscando aumentar a produtividade.
Se você trabalha ou mesmo possui uma empresa que utiliza estratégias de marketing digital, então esse conteúdo é para você!
Vamos apresentar as principais ferramentas usadas na gestão de marketing que vão facilitar muito a sua rotina de trabalho e aumentar a produtividade da sua empresa!
O que são ferramentas de marketing digital?
Eu sei que você está doido para descobrir quais são as ferramentas mais utilizadas para marketing digital, mas antes disso, precisamos explicar o que, de fato, significa marketing digital, então vamos lá!
De forma objetiva, nada mais é que um conjunto de ações e conhecimentos que podem ser aplicados em diferentes meios digitais visando a promoção da sua marca e também à venda de produtos e serviços.
Se você tem uma marca, provavelmente o seu objetivo é atrair novos clientes, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade para ela e existem diversas estratégias que podem ser aplicadas quando falamos de marketing digital.
Agora que você já entendeu o que significa marketing digital, vamos mostrar quais são as ferramentas mais usadas dentro de cada área.
Veja também: MEI: como entrar no marketing digital?
Ferramentas de SEO
Search Engine Optimization, conhecido como SEO, é uma estratégia dentro do marketing digital muito importante que realiza as otimizações de conteúdos das páginas de sites e blogs e aplica outras estratégias, com objetivo de melhorar o posicionamento das páginas nos motores de busca..
Existem diversas ferramentas de SEO no mercado, mas vamos trazer aqui as principais e mais utilizadas por especialistas da área.
Google Search Console
O famoso GSC é um serviço oferecido gratuitamente pelo Google que tem como objetivo monitorar os sites, resolver problemas relacionados à links com erros, mostrar métricas de aparência do site, tráfego, entre outros recursos.
Essa ferramenta é uma poderosa aliada para quem deseja fazer com que a sua marca cresça e seja reconhecida e, principalmente, encontrada pelo Google. Para isso, você precisa seguir as diretrizes do Google e acompanhar os dados diariamente.
Google Analytics
Outra poderosa ferramenta muito utilizada por empresas e também fornecida pelo Google é o Google Analytics. Seu principal objetivo é analisar o comportamento dos usuários e entender como eles chegaram até seu site ou blog.
Você pode analisar os relatórios apresentados na ferramenta ou mesmo customizar dashboards de acordo com as necessidades e objetivos da sua empresa.
O GA apresenta diversos filtros com informações sobre a audiência, idade, gênero, afinidades e dados relacionados a visitas, metas, origens do tráfego, entre outros.
SemRush
A ferramenta SemRush permite monitorar as palavras-chave orgânicas, oferecendo diversas funcionalidades para realizar esse monitoramento.
Você pode pesquisar long tails, ver as perguntas mais frequentes daquela palavra-chave, analisar dados de concorrentes, ver o nível de dificuldade da palavra e tantas outras funcionalidades que a ferramenta oferece.
O SemRush possui uma versão gratuita, mas para analisar dados com mais detalhamento é necessário fazer a assinatura dos planos, de acordo com a sua necessidade.
Ferramentas para CRM
CMR vem do termo Customer Relationship Management, que traduzido para o português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, termo este muito aplicado para o marketing digital.
De forma geral, o CRM é uma estratégia que visa aperfeiçoar o processo de atendimento ao consumidor, ou seja, contribui para melhorar a experiência do cliente.
No marketing, o CRM é conhecido como uma plataforma de automação com objetivo de atrair e nutrir potenciais clientes ou leads. Além disso, o CRM realiza outras atividades como a publicação de posts em redes sociais, faz campanhas de e-mail marketing e se integra com a parte de vendas.
Agora que você já sabe o que significa CRM, vamos mostrar as ferramentas mais usadas dentro dessa estratégia.
SalesForce
A ferramenta SalesForce é uma plataforma de CRM integrada, que oferece uma visão detalhada com foco no cliente.
Ela fornece várias funcionalidades como gestão de comunidades, de contratos, qualificação de leads, mensuração de conquistas, fechamento de vendas, organização de atividades, entre outras.
Hubspot
Hubspot é uma plataforma gratuita e pode ser considerada uma das maiores ferramentas de automação. Seu foco é permitir a organização de leads e prospects, visando fazer a gestão das vendas e fornecer um atendimento personalizado.
Além disso, ele rastreia todos os emails enviados, organiza a sua pipeline de vendas e gerencia tarefas, criando dashboards para você visualizar tudo com mais facilidade.
RD Station
O RD Station é uma ferramenta usada para automação de marketing. Ela oferece diversos recursos como segmentação e atração de leads, conversão e fidelização.
Seu objetivo é atrair visitantes qualificados, converter visitantes, fechar negócios e ainda analisar os resultados. Além disso, ela fornece dashboards, auditoria de SEO, conteúdos, landing pages, integração com plataformas de e-commerce e muito mais.
Ferramentas de conteúdo
Se você tem um site ou blog, então o conteúdo é de extrema importância para você conquistar mais clientes e ser visto por mais pessoas. Dentro do marketing digital, temos diversas ferramentas voltadas para conteúdo e vamos apresentá-las para você.
WordPress
A primeira e mais conhecida ferramenta é o WordPress. Conhecido como o principal CMS disponível no mercado, oferece um layout de fácil navegação e ainda pode ser integrado com várias ferramentas de gestão.
Você pode criar conteúdos para seu site, blog ou qualquer outro domínio de forma simples e gratuita.
Esse sistema de gerenciamento de conteúdo facilita a edição sem a necessidade de usar uma linguagem de programação. E ainda, possibilita a integração de diversos plugins que ajudam a deixar o seu conteúdo mais atrativo para os clientes.
Answer the Public
Essa ferramenta é utilizada para realizar pesquisas de palavras-chave, mostrando os resultados com perguntas relacionadas sobre o assunto que você pesquisou.
O Answer the Public é muito importante para quem produz conteúdo porque fornece as perguntas que os usuários mais pesquisam sobre o assunto que você deseja escrever.
Yoast SEO
Yoast é um plugin usado no WordPress que visa facilitar a otimização para mecanismos de busca. Você pode fazer diversas melhorias no seu conteúdo com o objetivo de alcançar as primeiras posições do Google com o seu texto.
Ferramentas de gestão
Por fim, mas não menos importante, vamos abordar as principais ferramentas de gestão para facilitar o dia a dia na sua empresa e tornar os processos mais otimizados e gerar melhores resultados.
Jira
O Jira é um software de gestão usado com as metodologias ágeis como o Scrum e o Kanban. Seu foco é na organização e gerenciamento de tarefas.
Por meio dele, você pode gerenciar projetos e tarefas e monitorá-las em um único local, com o objetivo de facilitar a visualização das atividades que precisam ser realizadas, as que estão sendo feitas e as que já foram finalizadas pelo time inteiro.
Trello
É uma ferramenta gratuita usada para fazer o gerenciamento de projetos. Possui uma interface simples e intuitiva, com diversas funcionalidades como checklist, etiquetas e upload de arquivos.
Por meio do Trello você pode gerenciar os projetos, ver o fluxo e monitorar as tarefas que estão sendo realizadas pelo time.
Slack
O Slack é uma plataforma de comunicação muito utilizada por empresas com objetivo de facilitar a comunicação e o compartilhamento de informações entre as pessoas que trabalham juntas.
Além da versão para desktop, é possível baixar o aplicativo no celular para facilitar o contato entre os colaboradores de onde estiver. Você pode criar grupos, conversas ou fazer ligações pelo Slack.
Veja também: por que investir no marketing para o seu negócio
Se você é especialista em marketing digital, trabalha com essas ferramentas e deseja ajudar empresas a organizarem os seus processos de trabalho, acesse o GetNinjas e se cadastre como profissional! Você pode divulgar o seu serviço e conquistar clientes.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você melhorar os processos no seu negócio e alcançar mais vendas e clientes!
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NELSON ALEX ROSO
15 janeiro 2023MUITO BOM CONTEÚDO, CONTINUEM MELHORANDO.