Como usar a criatividade no seu negócio
Criatividade é importante para tudo. É preciso ser criativo para escrever este texto, por exemplo. Afinal, qual palavra vai vir depois da outra? Quando uma coisa não está dada, é preciso criar.
Criatividade é importante para tudo. É preciso ser criativo para escrever este texto, por exemplo. Afinal, qual palavra vai vir depois da outra? Quando uma coisa não está dada, é preciso criar.
E quando não estamos satisfeitos ou quando temos um problema em vista, saímos em busca de uma nova solução. Isso diz respeito a uma característica nossa, dos seres humanos.
Entenda o que é criatividade, por que é importante ser criativo nos negócios e dicas de como potencializar sua criatividade.
O que é criatividade?
Como você responderia essa pergunta?
Criatividade significa ser criativo ou criar. É uma capacidade que os seres humanos têm de inventar coisas. E as invenções ou criações só existem pela necessidade. Isso nos levou a caçar, a criar refrigeradores para conservar alimentos e por aí vai. Também nos levou às grandes invenções, como a da roda, que nos levou, e ainda nos leva, a vários lugares e a várias outras criações.
É a criatividade que nos faz sair do lugar. Se tudo estivesse bem e não houvesse nada a ser feito, não iríamos para lugar nenhum. É muito por causa dela que chegamos à Lua e já estamos em Marte.
E nas empresas, a criatividade é mesmo necessária?
Afinal, a roda já foi inventada, os cientistas têm a função de descobrir coisas, como a produção de novas vacinas para a COVID-19 e suas variantes, e minha empresa já funciona de um jeito há tanto tempo…
Pois é aí que a gente se engana. Não é porque as coisas estão funcionando agora e seu negócio está no lucro que está tudo bem. Até pode estar tudo bem, mas o mundo gira e se sua empresa não for flexível ou não souber como lidar com mudanças, é muito provável que ela seja engolida pelas concorrentes.
Por que é importante ser criativo?
Entenda por que a criatividade precisa fazer parte de seu negócio.
Para sobreviver
Pode parecer bem dramático isso, mas é verdade. Hoje em dia, se seu negócio não mostrar diferenciais ou se colocar numa busca constante por melhorias e inovações, ele dificilmente vai ocupar um lugar de destaque no mercado.
Estamos falando aqui da concorrência. Como se manter à frente? Justamente por oferecer novidades aos clientes e otimizar os processos de produção ou execução de um serviço. Todo mundo sai ganhando. Tanto quem compra ou consome, quanto quem produz ou executa o serviço.
Aumento da produtividade
Nem sempre o mundo foi assim ou as coisas foram feitas do jeito que são feitas hoje. Isso é efeito da criatividade, da capacidade de não seguir pelo mesmo caminho. Isso não quer dizer que criar seja um ato revolucionário. Isso seria pedir demais a nós, reles mortais. Ser criativo não significa inventar algo totalmente novo ou reinventar a roda, como dizem.
Ser criativo significa mudar pequenas coisas, ajustar a ordem de alguns fatores, por exemplo, para que a máquina funcione melhor. Traduzindo para o meio empresarial: ao invés de repetir o processo, um gestor ou colaborador criativo pode sugerir cortar algumas etapas, implantar um novo fluxo de trabalho, facilitar processos complicados ou muito burocráticos. O rearranjo das ações ou novas maneiras de executar um serviço podem otimizar, e muito, a produtividade.
Vamos citar um exemplo atual.
Com a pandemia, muita gente continuou trabalhando na modalidade de home office. Muitos gestores surtaram, especialmente os mais tradicionais, por seguirem modelos menos flexíveis de trabalho. As startups, em contraposição, por serem movidas pela criatividade em ambientes menos hierarquizados, não sofreram com as mudanças impostas pela realidade.
Ser criativo também significa saber lidar melhor com o que é diferente ou com o não esperado. Somente quando estamos com dúvidas ou não temos tanta certeza se as coisas precisam ser feitas de tal maneira, é que podemos pensar em mudanças. É a tal da mente aberta. Isso porque nem sempre nossas soluções dão conta dos problemas. Quando isso não acontece, é importante investigar, experimentar, testar outras propostas.
Saiba mais: O que é startup e como montar uma
Melhora o relacionamento da equipe
Se a criatividade for um valor cultural da empresa, os colaboradores vão se sentir incentivados a inovar. No geral, vão se sentir mais seguros para participar de brainstorms ou atividades de promoção de novas ideias porque o lugar de criação está aberto para todo mundo. Neste sentido, não tem certo ou errado, mas um ambiente de compartilhamento de ideias diversas.
Isso nos leva a outro ponto: a importância da diversidade. Você já observou que muitas empresas estão contratando pessoas para formar um time representante da diversidade? Sabe por quê?
Porque quanto mais gente diferente, com pontos de vista diferentes, com experiências e histórias de vida diferentes, e assim por diante, estiverem trabalhando juntas para uma mesma meta, mais caminhos serão apresentados.
Imagina um ambiente em que todos têm personalidades e vivências similares? A tendência é que vão seguir caminhos parecidos para encontrar uma mesma solução ou vão lidar de forma parecida com os mesmos problemas.
Em ambientes colaborativos, em que o compartilhamento de ideias é estimulado, o engajamento e a cooperação surgem quase que naturalmente, assim como as soluções.
Essa comunicação mais aberta também facilita a resolução de conflitos e problemas, tanto entre os próprios colaboradores, quanto entre gestores e colaboradores. Isso porque ser criativo significa compartilhar algo que é, também, pessoal e, neste sentido, se sentir responsável pelas resoluções coletivas.
Ideias inovadoras
Nem sempre as inovações aparecem nas reuniões com aplicações de técnicas específicas ou de novas metodologias, como o design thinking.
Às vezes, o problema é resolvido no bate-papo na hora do café, mas não do nada, como um passe de mágica. Muitas vezes, as ideias precisam de um tempo até se conectarem de outras maneiras, formarem outros caminhos.
A criatividade não é um processo linear, ou seja, não é possível dizer que o problema estará resolvido em 1 hora, quando se trata de inventar uma nova proposta. Quem nunca passou horas remoendo o mesmo problema e nada de achar uma solução adequada? E, então, ao sair para fazer outra coisa na rua, encontra algo no caminho que era exatamente o que estava procurando?
O processo de criatividade é favorecido em um ambiente adequado, com uma equipe integrada que utiliza ferramentas e metodologias capazes de estimular o surgimento de outras soluções. É romper com o que está dado, com os paradigmas. É sair da caixinha para atingir uma meta comum.
E, é claro que sair da caixinha significa arriscar, ter coragem para transmitir uma ideia, sem que ela esteja, necessariamente, pronta. É testar e, por isso mesmo, muitas vezes se sentir fracassado. Mas não é disso que se trata. Em termos de criação, a tentativa é sempre válida, desde que dentro do objetivo proposto ou visando a solução de um problema específico.
E isso não vale apenas para o trabalho. Vale para a vida.
O que você faz quando o Plano A não dá certo? Parte para o Plano B. Arrisca. Vai funcionar? Não sabemos de antemão, mas significa outra tentativa, percorrer o caminho de outra maneira.
Você se acha criativo?
Como você lida com algo que deu “errado” ou que não fluiu conforme o esperado?
Se você não se considera uma pessoa criativa, dê uma olhada nas nossas dicas.
Formas de impulsionar a sua criatividade
De criatividade, todos temos um pouco. Desde muito cedo, aprendemos a ser criativos, especialmente para conseguirmos o que queremos. Se algo não está dando certo, tentamos outra coisa. Isso tem a ver com estratégia ou como fazemos algo para atingir uma meta, essencial nos negócios.
Por outro lado, a educação mais tradicional muitas vezes nos ensina a fazer as coisas de um único jeito, o que nos coloca novamente nas caixinhas. E são várias as caixinhas.
Mas como competir com uma empresa muito similar fazendo as mesmas coisas?
É nessa hora que a criatividade faz a diferença.
Confira nossas dicas de como ser mais criativo.
Dê tempo ao novo
As ideias não aparecem quando queremos que elas apareçam. Dê uma volta, tome uma água. Leve seu cérebro para passear e ver outras coisas. Nossa mente se abre quando percorremos outros caminhos.
Experimente
Quanto mais contato você tiver com coisas novas, mais ideias você terá. Ler livros, ver filmes, fazer aulas vão te nutrir com outros conhecimentos.
Use suas ideias
Não deixe suas ideias morrerem na praia. Teve uma ideia interessante para resolver aquele fluxo de trabalho? Então, coloque ela em prática, compartilhe. O melhor ditado para representar isso é: feito é melhor do que perfeito.
Colabore
De novo, o ambiente colaborativo. Seja um facilitador para sua equipe se sentir à vontade para expor suas ideias e criar algo inovador. Não importa se sua empresa for pequena ou grande. A importância está na criação de ambientes inovadores. Criar espaços para criar. Necessariamente redundante.
Não complique, simplifique
Isso pode ser resultado de uma ação criativa: analise os processos implementados na sua empresa. Todas as etapas são necessárias? É preciso gastar tanta energia para fazer algo tão operacional?
A dica é usar recursos – financeiros e humanos – e tempo para ações mais estratégicas envolvendo a criação. Às vezes temos a impressão de que todo mundo trabalhando 8 horas por dia rende muito mais. Mas não é bem assim. Muita gente rende mais em um período intenso de 4 horas, sabendo que terá tempo para fazer outras coisas, o que vai aumentar, inclusive, suas chances de ser mais criativa.
Saiba mais:
Escrever comentário: