Saiba o que é e como estimular a criatividade em você!

O que é criatividade? Você se considera uma pessoa criativa?

Em um mundo cada vez mais acelerado e inovador, a criatividade é um grande diferencial competitivo.

Albert Einstein, físico famoso globalmente, afirmava que a criatividade é a inteligência se divertindo. Mas como isso acontece?

Mesmo que algumas pessoas não se sintam criativas, a criatividade vai muito além de uma habilidade, sendo um aprendizado constante. Ela é importante em diversos momentos da nossa vida.

E, para cada vez mais fazermos mais uso, trouxemos esse conteúdo explicando tudo sobre a criatividade: seu conceito, sua importância, como utilizá-la no seu negócio e até mesmo dicas valiosíssimas!

Leia até o final e saia um verdadeiro criativo.

O que é a criatividade?

Afinal, antes de entender sua importância, é necessário entender seu conceito.

Apesar de sua complexidade e diferentes tentativas de definição, a criatividade é a capacidade do uso da imaginação para criar, alterar ou inovar dentro de algo. Resumidamente, é a sua capacidade de conceder novas ou diferentes ideias.

Mas se engana quem pensa que para ter ideias inéditas é preciso ter uma habilidade inerente em você.

A criatividade não envolve apenas feitos gigantes, e sim das pequenas ações até as maiores. Na própria resolução de um problema complexo do dia a dia, é possível utilizar da criatividade e da inovação.

Aliás, existem 04 tipos de criatividade:

Deliberada e cognitiva

É uma criatividade propositiva. Deliberação vem da consciência e reflexão sobre o que está sendo feito e cognitiva significa uma grande quantidade de conhecimentos. Basicamente, é uma pessoa que possui muito conhecimento e é capaz de propor uma solução analisando a situação como um todo.

Esse tipo de criatividade requer conhecimento e dedicação, sendo comum em pessoas especialistas em uma área, pois a visão crítica se torna mais apurada.

É comum na área de pesquisa, investigação, experimentação e solução de problemas, como o Thomas Edison, o inventor da luz.

Deliberada e emocional

Pessoas dessa categoria geralmente são mais emotivas, deixando seus sentimentos afetar o seu trabalho. Mas, por serem pessoas deliberativas, na hora da tomada de decisão, conseguem ser analíticas e fazer uma escolha assertiva.

Uma característica é que esse tipo de criativo, geralmente, precisa de um momento sozinho e tranquilo para pensar, criando a partir da reflexão e subjetividade, carregando suas histórias e bagagens pessoais para ideias.

Essa é a famosa criatividade dos insights, em que a pessoa consegue, em um momento inesperado, encontrar uma solução inesperada para um problema.

Espontânea e cognitiva

Sabe quando você passa horas pensando em uma solução e não sabe por onde começar? Aí você decide ver TV e, alguns minutos depois, você tem um estalo e pensa tudo que precisa?

Essa é a rotina do criativo espontâneo e cognitivo! Geralmente, é preferível um momento fora do ambiente de trabalho e, ao se descontrair, é possível produzir ideias incríveis.

Esse tipo de criatividade é famosa com a descoberta de Isaac Newton sobre a Teoria da Gravidade quando estava descansando e a maçã caiu em sua cabeça.

Afinal, quem não ama um ócio criativo?

Espontânea e emocional

Parecida com a epifania, é comum acontecer em momentos de repouso, em espaços que não há correria, prazos ou pressão.

Artistas, músicos ou escritores têm uma tendência para este quadro criativo.

Esses são os 4 tipos de criatividade. Você sabe qual o seu tipo de mais afinidade?

Por que ela é importante?

Para começo de tudo, antes de entender a importância da criatividade, é necessário desvincular sua ideia a algo inatingível.

A criatividade é, principalmente, muito repertório e reflexão. Coisa que todo mundo pode ter e fazer!

Ela é importante para qualquer ser humano, independente das suas características ou do seu trabalho, sendo uma característica pessoal que permite o desenvolvimento e versatilidade.

A criatividade é a capacidade de criar e transformar. Então me diz, o que é de um negócio ou até mesmo de um profissional sem essa habilidade?

Por que investir na criatividade?

Dentro do contexto empreendedor, a criatividade pode ser a base que trará as soluções mais eficientes para o seu negócio.

Mas não apenas nisso, a criatividade:

  • Promove um espaço colaborativo e integrado
  • Proporciona um maior senso crítico
  • Promove mais espaços de comunicação
  • Incentiva o diálogo e a comunicação
  • Prepara para saber lidar com diferentes realidades e cenários
  • Ajuda na resolução de crises e conflitos
  • Cria um senso aventureiro para a utilização de ideias mais ousadas no mercado
  • Gera ideais mais assertivas
  • Promove melhores resultados 

E, o grande benefício de todos, traz muito desenvolvimento para o seu negócio.

Um grande benefício da criatividade é que ela permite uma maior adaptação a diferentes tipos de situações, tendo em vista que amplia a nossa visão e gera diferentes ideias.

Afinal, um ambiente que incentiva a criatividade, a ousadia, o diálogo e a ação só tem a ganhar e crescer! 

Como usar a criatividade no seu negócio

Mas como posso aplicar a criatividade no meu dia a dia?

A primeira coisa que você deve fazer é olhar para a situação da sua empresa hoje: 

  • Seus colaboradores estão satisfeitos? 
  • Vocês utilizam métodos engessados para trabalhar? 
  • Seus funcionários possuem flexibilidade e espaço criativo? 
  • Como alguém pode implementar uma nova ideia na rotina de trabalho?
  • Qual foi a última vez que vocês inovaram em um processo?

É importante reconhecer que a criatividade não está em ideias enormes e difíceis de serem executadas, mas nas pequenas mudanças do dia a dia.

Com uma autoanálise da situação atual do seu negócio, é possível saber exatamente onde você deve atuar.

A partir daí, você pode buscar por métodos e processos diferentes que estimulem a criatividade. Além de conversar com os colaboradores e entender – e, se possível, acatar – as ideias deles.

Pesquise nas redes sociais e converse com outras pessoas para ver como esse processo está sendo implementado em outros negócios.

E, por último, crie um bom clima organizacional. Um espaço confortável para todos é um local em que seus colaboradores não terão medo de expor suas ideias.

Por que não fazer uma confraternização mensal para melhorar o engajamento e a relação de todos?

Confira também: Como ter mais criatividade em tempos de crise?

Todo mundo pode ser criativo?

Nesse momento da conversa, já é esperado que você saiba a resposta, mas é claro que sim!

Antes de tudo, saiba que criatividade não é uma característica que você nasce com ela, ou que você adquire do nada ou que seja um dom.

Criatividade é treino. É a capacidade de olhar para um cenário ou situação de dez perspectivas diferentes e, dessa visão, sair uma ótima ideia que vai resolver o seu problema.

Nesse sentido, o repertório é o principal fator. Mas o que é repertório?

É toda a sua bagagem de vida: os livros que você leu, os filmes que você assistiu, as situações que você viveu, os lugares que você visitou, as pessoas que você conhece…

É importante entender que toda a sua vivência pode contribuir em um processo criativo e que, principalmente, todo mundo é criativo!

Dicas de como desenvolver a criatividade

Então como colocar em prática?

Steve Jobs, fundador da Apple, afirma que criatividade é a arte de conectar ideias. E ele não poderia estar mais certo.

A criatividade é treino. É preciso que, todos os dias, você tente ver o seu redor com um olhar diferente.

E, para você entender esse processo na prática, aqui estão algumas dicas que podem te ajudar:

  • Fuja da sua rotina: que tal, hoje, ir para o trabalho por um caminho diferente, mesmo que mais longo? Ver e vivenciar coisas novas é a chave para uma mente com mais repertório e, consequentemente, mais criativa.
  • Fale as suas ideias, mesmo com medo: uma mente criativa calada é a mesma coisa de uma mente sem ideias. Em um momento de resolução de problemas e criação de ideias, qualquer pensamento é válido. 
  • Acredite nas suas ideias: de nada adianta pensar em 50 coisas e não ter coragem de colocar nenhuma em prática. É preciso que você acredite nas suas ideias, mesmo que comece aos poucos.
  • Aventure-se: da mesma forma que você está acostumado com uma rotina, seu cérebro também está. Tente aprender coisas novas, como jogar algo diferente ou um novo instrumento. Por que não ir para uma aula experimental de natação?
  • Mantenha o conhecimento ativo: é importante que você se mantenha em busca de conhecimento, seja com livros, séries, palestras, debates ou o que preferir.
  • Questione: quem disse que você precisa concordar com todas as ideias que escuta? Pelo contrário, o questionamento inicia o diálogo e promove ideias ainda mais criativas. Não se contente com o que não concorda ou não entende.

Leia também: Nova rotina com coronavírus: quais cuidados vieram para ficar?

Pronto para aflorar a sua criatividade?

Por que a criatividade é importante para o seu negócio?

Agora que você já sabe, de fato, o que é criatividade, porque é importante, como aplicar no seu negócio e como estimulá-la em você, tá na hora de colocar tudo na prática! 

Nós, do GetNinjas, somos a maior plataforma de contratação de serviços do Brasil e queremos um país cada vez mais empreendedor. Temos mais de tipos 500 serviços ofertados pro profissionais em todo o Brasil! 

Conheça nosso aplicativo e inspire-se na criatividade com a gente.


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *