Como ter sucesso sendo um profissional autônomo
Interessado em mudar de profissão, fazer o que sempre quis fazer ou, simplesmente, tentar algo novo? Saiba o que significa ser um profissional autônomo, como fazer seu marketing digital e fique ligado nas dicas para ter sucesso.
Interessado em mudar de profissão, fazer o que sempre quis fazer ou, simplesmente, tentar algo novo?
Saiba o que significa ser um profissional autônomo, como fazer seu marketing digital e fique ligado nas dicas para ter sucesso.
O que é um profissional autônomo?
Ser um profissional autônomo significa trabalhar com autonomia, ou seja, por conta própria. É abrir seu próprio negócio, sem dever nada a ninguém, a não ser a si mesmo, é claro. Significa ter flexibilidade quanto ao horário de trabalho, valor do serviço e local de trabalho. Também significa lidar com a instabilidade financeira, dentre outras coisas.
Nesta pandemia de Covid-19, muita gente perdeu o emprego, não aguentou trabalhar para uma empresa no esquema de home office ou simplesmente achou um nicho de trabalho interessante.
Vamos imaginar a seguinte situação: João, professor de matemática de uma escola particular, resolveu oferecer aulas de reforço online, porque tinha muita gente pedindo. Faria o trabalho de casa, usando uma plataforma gratuita, como o Moodle, e ainda ganharia um dinheiro extra.
Seria basicamente isso, certo?
Mais ou menos. Se a ideia for fazer o negócio funcionar e captar mais alunos, precisa organizar o ambiente virtual. Depois, pode investir em algo mais profissional, como gravar vídeos e colocar uma vinheta ou elaborar manuais, o que requer parceria com editores de vídeo ou designers.
Também precisa entender um pouco de finanças. Por exemplo, prever gastos e ganhos, fundo de reserva, fluxo de caixa, grana para investimentos, e etc.
João precisa ser um cara organizado, planejar o funcionamento das aulas, valores, cronograma e tudo mais que fizer parte do negócio.
E aí, é só chamar os alunos para começar a empreitada.
Chamar os alunos?
Bom, João também vai precisar entender um pouco de marketing digital.
Marketing digital para quem é autônomo
Nossa história começa com o João já sendo procurado por alunos. Ótimo. Um aluno fala para o outro que indica para o outro e assim vai. Com a sala de aula pronta, método e técnicas de ensino OK, João já tem o ambiente preparado para novos alunos.
O marketing digital é uma forma de dar visibilidade para o seu negócio por meio da Internet. Para que seu negócio seja visualizado, ou seja, se destaque entre tantos outros, existem várias estratégias, como:
- Criação de um site ou perfil numa rede social para apresentar seu negócio e captar alunos
- Posicionamento no Google com o intuito de aparecer na frente da concorrência
- Formas de se destacar no YouTube
O negócio é fazer seu negócio aparecer. Negócio aparece duplicado de propósito mesmo, para destacar que fazer negócio hoje em dia requer saber usar o marketing digital da melhor forma, tendo em vista, principalmente, a especificidade do seu serviço e o público-alvo a que ele se relaciona.
No caso do João, como ele já tem uma sala de aula virtual, pode ser interessante:
Publicar conteúdo na Internet para atrair clientes, tanto em texto, vídeo ou podcasts para mostrar que você sabe do assunto.
Fazer um Instagram para, por exemplo:
- Apresentar dicas
- Dialogar com os seguidores
- Postar desafios, enigmas e quizes, que todo mundo ama fazer e com premiação, do tipo desconto nas aulas de reforço
Ao dialogar com as pessoas, João vai saber mais sobre seu público-alvo, vai ter ideias novas, como propor outros tipos de aulas, e ajustar o que não está indo tão bem.
Então, vamos às dicas de como ter sucesso com seu próprio negócio.
Saiba mais: Saiba tudo sobre profissional autônomo
Dicas para ter sucesso como profissional autônomo
Agora que você já sabe bastante sobre o que é ser autônomo, confira nossas dicas para se dar bem na profissão.
Tenha um planejamento
Para começar qualquer negócio, é preciso ter um bom planejamento, o que inclui determinar, com o máximo de clareza:
- O que você vai vender?
- Como vai vender (em cursos, módulos, aulas individuais, etc.)?
- Como serão as aulas (tempo de aula, material didático etc.)?
- Quanto vai cobrar?
- Para quem (fazia etária)
- Quais são os horários disponíveis?
Além desse planejamento mais específico das aulas, é importante prever os cenários.
Por exemplo, qual o período em que os alunos estão de férias? Qual a demanda de aulas de reforço nesse período? Se não tiver entrada de dinheiro nesse mês específico, é importante guardar um pouco mais de dinheiro para cobrir os gastos e aproveitar para trabalhar com o planejamento das aulas.
Faça a gestão financeira
Fazer a gestão financeira não significa apenas saber lidar com números. Apesar de alguns gastos fixos, os rendimentos são variáveis.
Por isso é importante:
- Criar um fundo de reserva
- Separe finanças pessoais das profissionais
- Use uma planilha ou ferramentas automatizadas para controlar suas contas
- Contribua para a Previdência Social
- Planeje férias e gastos sazonais
Quanto você vale?
Saber cobrar um preço justo no serviço realizado por você também faz parte da gestão financeira. Pensa em como você chegou até aqui e em quanto você investiu, e continua investindo, na sua formação e qualificação? O professor de matemática teve que estudar muito para aprender o que sabe e para aprender a transmitir esse conhecimento. Usou bastante do seu tempo para se dedicar a isso e precisa saber cobrar um valor que, no fim das contas, supere os gastos do mês. De preferência, que sobre algo para investimentos ou gastos inesperados.
Saiba mais: Gestão financeira para autônomos: 6 erros para evitar
Use o marketing a seu favor
Depois de saber quanto vale seu trabalho, saiba se vender. Hoje em dia, todo mundo pode fazer seu próprio marketing. Use estratégias do marketing digital, algumas mencionadas no início do texto.
Mostrar o que você sabe vai te dar credibilidade na rede, além do que, a publicação de um só conteúdo pode atingir um monte de gente. E não esqueça de deixar seu contato bem visível para que as pessoas possam se comunicar com você. O atendimento via WhatsApp tem sido uma excelente opção atualmente.
Esteja sempre atualizado
O professor é um eterno aprendiz. Estudar faz parte da sua rotina de trabalho, até porque o mundo está sempre girando e o conhecimento vai mudando. Para dar aulas de matemática online, por exemplo, o professor precisa aprender sobre novas tecnologias de informação, como fazer vídeos interessantes ou tutoriais para explicar a aplicação de alguma fórmula, por exemplo.
Além de aprender novas técnicas e recursos, por ser um profissional autônomo, ele vai ter que entender o mínimo sobre gestão, finanças, marketing e o que mais fizer parte do seu negócio.
O bom é que existem diversos cursos e treinamentos disponíveis. Alguns até gratuitos e na modalidade a distância.
Tenha um local para trabalhar
A grande vantagem de ser autônomo é poder trabalhar em qualquer lugar a qualquer hora. Você vai organizar o seu tempo. Isso requer disciplina, é claro, além de um bom espaço de trabalho. Você pode transformar um cantinho da sua casa em escritório, considerando aspectos como ergonomia, iluminação e climatização. Também é importante que esse espaço seja silencioso e que permita uma boa concentração, a não ser que seu trabalho demande barulho.
Muitos profissionais usam espaços de coworking que já foram planejados para o bem-estar físico e mental do trabalhador. Geralmente tem valores bem acessíveis, já estão prontos para uso e oferecem um ar de coletividade, coisa que não se tem fazendo home office.
Faça parcerias
Essa dica pode ser pensada de duas formas: trabalhe com quem saiba fazer o que você não sabe e mantenha uma boa rede de contatos.
Vamos voltar ao exemplo do professor particular de matemática.
O que ele sabe fazer? Ensinar matemática, certo? Ele até pode dar um jeito na gestão financeira, mas talvez não tenha interesse em saber como fazer um Instagram ou uma página na Internet para mostrar e vender seu serviço. É aqui que pode entrar alguém da área de design ou de marketing digital.
Uma boa rede de networking é tudo da vida. Se você estiver fazendo a sua parte, ou seja, a prestação de um serviço de qualidade por um preço justo, essa rede de contatos vai te indicar para outras pessoas, o que vai aumentar seu faturamento.
Seja persistente e proativo
Falando em fazer sua parte, palavras certeiras para o profissional autônomo: persistência e proatividade. O começo vai demandar muito trabalho e investimento para pouco retorno. Tem que ter garra para passar pelos momentos iniciais, de inserção no mercado, ações de marketing, tranquilidade mental, até conseguir alguns clientes e, se tudo der certo, seguir ladeira acima. Ter em mente objetivos de médio a longo prazo é uma boa dica para ajudar na persistência.
Ser dono do próprio negócio tem muitas vantagens, mas é bastante desafiador. Você é o responsável geral e, neste sentido, tomador de todas as decisões. Isso não quer dizer que você esteja sozinho. Vale conversar com seus parceiros e sua rede de networking, sempre que achar necessário.
Além disso, é possível contar com o GetNinjas. Ao se cadastrar no aplicativo você tem cliente chegando a toda hora no seu celular e negocia diretamente com ele. Conheça o GetNinjas e tenha sucesso como profissional autônomo.
Conheça as regras do jogo
Mesmo trabalhando de forma mais independente, característica do profissional autônomo, você faz parte de uma sociedade com leis e regulamentações. Por isso, é importante saber o que diz a legislação sobre o trabalho autônomo:
- Quem pode atuar como profissional autônomo?
- Precisa pagar alguma taxa?
- Tenho direitos? Quais?
- Tenho obrigações? Quais?
Você sabia que o profissional autônomo pode ser MEI? Procure saber quais são as vantagens e desvantagens em ter um CNPJ.
Além de ser uma atitude ética, trabalhar legalmente imprime mais credibilidade ao seu negócio.
Saiba mais: Trabalhador autônomo: saiba mais sobre seus direitos
Dicas dadas! Agora é com você.
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